Indice degli argomenti
-
Aula 1 - Aula presencial (06.03.2020)
- Apresentação da Disciplina
-
Aula 2 - aula presencial (13.03.2020)
- apresentação de modelos de pesquisa. Análise de TCCs de Artes desenvolvidos em anos anteriores.
- participação da Oficina de Bioplástico (CAP-ECA), com a professora convidada da Universidade Federal de Goiás, UFG, Profa. Dra. Rafaela Blanche Pires – organizada pelo ModelaFab – CAP-ECA.
-
Aula 3 - Primeira aula-remota, em 27 de março, pela plataforma Google Meet.
Google Meet:
Para participar da videochamada, clique neste link: https://meet.google.com/rxq-tnqu-cpv
Para participar por telefone, disque +1 508-694-3524 e digite este PIN: 842 997 570#
- Continuação de discussão sobre formatos e modelos de pesquisa em Artes a partir de análise de TCCs de anos anteriores.
- Apresentação de um plano de atividades para o semestre.
-
Aula 4 - Aula remota - (03. 04)
Entrega e discussão sobre o início da pesquisa, a partir das etapas abaixo.
1. Escolha um assunto de seu interesse:
Tema é o assunto geral, e que requer ser pensado e pesquisado para se definir o objeto de estudo. O objeto de estudo é o recorte que se faz no tema. Por isso, já aqui você deve começar uma investigação geral sobre o tema.
Por exemplo, o tema pode ser “Animação”, e o recorte pode ser “animações utilizadas em games”. Mas você deve saber se este tema já foi antes muito discutido, e neste caso, seu recorte pode ser mais específico: “animações em games de arte”.
Mas fique atento que, se o tema fosse “Games”, e o recorte “recursos de animações em games”, isto mudaria substancialmente a pesquisa!
Por isso, esta fase é importante, pois definirá os procedimentos e próximos passos da pesquisa.
2. Defina seu objeto de estudo:
a) o que você já sabe sobre esse assunto; b) como ele faz parte de um tema maior; c) qual a questão principal; d) localize-o no tempo; e) qual será o alvo da investigação; f) como será esta investigação.
3. Justifique sua escolha:
Por que isso é interessante? Para você e para os outros!
4. Defina qual o tipo de sua pesquisa:
Uma pesquisa argumentativa escolhe um lado numa discussão e argumenta através de um ponto de vista. A questão deve ser debatida através de contra-argumentos lógicos. Neste tipo de pesquisa você deve anunciar sua posição quanto ao problema e oferecer diversos pontos que indiquem a razão de sua pesquisa e de sua opinião. Os métodos e procedimentos da pesquisa devem ser coerentes com sua proposição.
Uma pesquisa analítica oferece um olhar renovado sobre um assunto importante. O assunto pode não ser controverso, mas você deve tentar demonstrar o mérito de suas ideias. Neste caso, anuncie qual sua dúvida inicial, sua questão, sem se posicionar por enquanto. Os métodos e procedimentos da pesquisa devem ser coerentes com sua proposição.
Se o seu plano for apenas "pesquisar um tema" a partir de diversos autores, escreva os tipos de fontes que você planeja utilizar: livros (da biblioteca ou próprios?), revistas (quais?), entrevistas, e assim por diante. A sua pesquisa preliminar deve lhe dar uma ideia de onde começar. Os métodos e procedimentos da pesquisa devem ser coerentes com sua proposição.
Se o seu plano for contar também com um trabalho experimental, pense na coerência e aderência da pesquisa e o que será desenvolvido. A pesquisa para o trabalho experimental deve ser também planejada: pesquisa de materiais, aprendizado de dispositivos e softwares, pesquisa sobre aplicativos para o desenvolvimento da proposta, captação de recursos, obras que se utilizam destes mesmos recursos, profissionais que serão necessários para colaborar no trabalho final, etc.
Entrega: 03.04.2020
-
Aula 5 (17.04)
- Retorno dos trabalhos entregues e orientação sobre cada proposta e os ajustes necessários.
- Apresentação de cada e studantesobre seu assunto de interesse e definição de seu objeto de pesquisa, agora já reavaliado depois do retorno recebido de seus trabalhos e comentários de todos.
-
Aula 6 (24.04)
- apresentação da próxima fase, da pesquisa propriamente dita, seguindo o plano de atividades apresentado.
- acompanhamento e orientação para cada projeto individualizado.
- apresentação de parâmetros para o que seria uma fonte confiável; como fazer uma pesquisa em sites de busca a partir de palavras chaves; como manter claras suas ideias, com coerência e consistência em seus argumentos.
-
Aula 7 (08.05)
Atividades a serem desenvolvidas nesta fase conforme plano inicial:
5. Encontre fontes confiáveis:
Bibliotecas de instituições reconhecidas, SciELO, Google Scholar, são exemplos de fontes confiáveis. Veja alguns exemplos na web:
http://www.teses.usp.br/ – Disponibiliza parte das dissertações e teses defendidas na USP.
http://www.sibi.usp.br/ – Base de dados produzida pelo Institute for Scientific Information.
http://dedalus.usp.br/ – DEDALUS: Contém dados bibliográficos dos acervos das 38 da USP.
http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/ – Obras da literatura brasileira e estrangeira e links para concursos literários.
http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/ – Biblioteca Digital da Unicamp.
http://bdtd.ibict.br/vufind/ – CCN – Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas. (Dissertações e Teses).
http://www.periodicos.capes.gov.br – Acesso Livre – CAPES.
http://www.scielo.org/php/index.php?lang=pt – Scientific Electronic Library Online. Organiza e publica textos de revistas.
Google acadêmico (Scholar) http://scholar.google.com.br/schhp
Comece uma pesquisa geral para saber o que mais se destaca no assunto. Perceba que está não é a mesma pesquisa inicial, quando você estava delimitando seu objeto. Agora você já sabe o que, como, e onde procurar. Além disso, a pesquisa para o desenvolvimento prático também deve ser continuada.
6. Faça fichamentos sobre as informações que encontrar.
7. Planeje o trabalho experimental:
Esta fase será estendida até o final do ano. Mas, no primeiro semestre deverá ser definido o projeto com esboços, protótipos, partes já desenvolvidas, bem como análise das dificuldades encontradas até agora e como pretende continuar. Deve ser anexado ainda um planejamento para a realização do projeto e um cronograma para sua execução.
8. Comece a organizar suas anotações:
a) nomeie tópicos e diferentes assuntos; b) coloque as anotações na melhor ordem possível dentro do trabalho; c) Separe os dados mais relevantes dos menos relevantes. Estes últimos poderão ser usados ou não posteriormente. Sempre anote as fontes utilizadas com localização específica, caso precise reencontrá-las depois (endereço de site, data de acesso, livro, página de livro, autor...).
9. Pense numa estrutura para seu trabalho:
Para cada tópico, adicione exemplos e argumentos que o sustente, tendo o cuidado de relacionar suas fontes.
Entrega: 08.05.2020
-
Aula 8 (15.05)
- Retorno dos trabalhos entregues e apresentação de cada estudante sobre seu projeto agora revisto a partir desse retorno.
- Orientação de como prosseguir com a pesquisa: com indicação de leituras e exemplos de obras e projetos de artistas para criação de um mapa de referências conceitual e plástico.
-
Aula 9 (22.05)
- Orientação sobre as pesquisas realizadas até agora e sobre como fazer o planejamento para o trabalho experimental (que será iniciado no primeiro semestre mas terá a continuação e será finalizado na disciplina Projeto de Graduação II - no próximo semestre).
-
aula 10 (29.05)
Atividades dessa fase conforme plano apresentado:
A escrita do TCC
10. Escreva uma primeira versão:
Transforme aquelas anotações em verdadeiros parágrafos.
11. Faça a primeira revisão do texto e conteúdo:
Peça para outra pessoa também ajudar nesta fase. Revise ortografia, gramática, dados e corrija o que for necessário.
Entrega: 29.05.2020
-
aula 11 (05.06)
- Orientação sobre as pesquisas realizadas até agora e sobre como continuar apresentando referências e exemplos.
-
aula 12 (12.06)
Atividades desta fase conforme plano inicial:
12. Escreva uma consideração final:
Faça esta etapa verificando se as informações contribuíram para que você respondesse às questões que foram formuladas no início. Reveja o plano inicial e reflita se as questões iniciais foram respondidas e se as informações foram profundamente examinadas e processadas.
13. Redija a introdução:
Você precisa conhecer totalmente o assunto do trabalho, por isso deve fazê-la depois que terminou a pesquisa.
Entrega: 19.06.2020
-
aula 13 (19.06)
- Leitura dos textos, comentários, análises e mudanças sugeridas.
- Apresentação de regras e normas técnicas da ABNT, estabelecendo formatações específicas para trabalhos acadêmicos.
- Apresentação de questões relacionadas a impressão, design gráfico e ilustrações em trabalhos acadêmicos
-
aula 14 (26.06)
Atividades dessa fase conforme plano inicial:
14. Faça uma segunda revisão:
Reveja Bibliografia, índices, pré-textos e pós-textos.
15. Escreva a versão final.
Faça uma última revisão antes de entregar o texto. Anexe o projeto do trabalho experimental.
Entrega Final: 03.07.2020
-
(04.07)
Atendimento individualizado para cada estudante sobre seu trabalho final.