Programação

  • AULA 1

    Aula 1 - Aula presencial (06.03.2020)

    - Apresentação da Disciplina

    • AULA 2

      Aula 2 - aula presencial (13.03.2020)

      - apresentação de modelos de pesquisa. Análise de TCCs de Artes desenvolvidos em anos anteriores. 

      - participação da Oficina de Bioplástico (CAP-ECA), com a professora convidada da Universidade Federal de Goiás, UFG,  Profa. Dra. Rafaela Blanche Pires – organizada pelo ModelaFab – CAP-ECA.


      • AULA 3

        Aula 3 - Primeira aula-remota,  em 27 de março, pela plataforma Google Meet.

        Google Meet:

        Para participar da videochamada, clique neste link: https://meet.google.com/rxq-tnqu-cpv

        Para participar por telefone, disque +1 508-694-3524 e digite este PIN: 842 997 570#


        - Continuação de discussão sobre formatos e modelos de pesquisa em Artes a partir de análise de TCCs de anos anteriores.

        - Apresentação de um plano de atividades para o semestre.

      • AULA 4

        Aula 4 - Aula remota - (03. 04)

        Entrega e discussão sobre o início da pesquisa, a partir das etapas abaixo.

        1. Escolha um assunto de seu interesse:

        Tema é o assunto geral, e que requer ser pensado e pesquisado para se definir o objeto de estudo. O objeto de estudo é o recorte que se faz no tema. Por isso, já aqui você deve começar uma investigação geral sobre o tema.

        Por exemplo, o tema pode ser “Animação”, e o recorte pode ser “animações utilizadas em games”. Mas você deve saber se este tema já foi antes muito discutido, e neste caso, seu recorte pode ser mais específico: “animações em games de arte”.

        Mas fique atento que, se o tema fosse “Games”, e o recorte “recursos de animações em games”, isto mudaria substancialmente a pesquisa!

        Por isso, esta fase é importante, pois definirá os procedimentos e próximos passos da pesquisa.

        2. Defina seu objeto de estudo: ­­­

        a) o que você já sabe sobre esse assunto; b) como ele faz parte de um tema maior; c) qual a questão principal; d) localize-o no tempo; e) qual será o alvo da investigação; f) como será esta investigação.

        3. Justifique sua escolha:

        Por que isso é interessante? Para você e para os outros!

        4. Defina qual o tipo de sua pesquisa:

        Uma pesquisa argumentativa escolhe um lado numa discussão e argumenta através de um ponto de vista. A questão deve ser debatida através de contra-argumentos lógicos. Neste tipo de pesquisa você deve anunciar sua posição quanto ao problema e oferecer diversos pontos que indiquem a razão de sua pesquisa e de sua opinião. Os métodos e procedimentos da pesquisa devem ser coerentes com sua proposição.

        Uma pesquisa analítica oferece um olhar renovado sobre um assunto importante. O assunto pode não ser controverso, mas você deve tentar demonstrar o mérito de suas ideias. Neste caso, anuncie qual sua dúvida inicial, sua questão, sem se posicionar por enquanto. Os métodos e procedimentos da pesquisa devem ser coerentes com sua proposição.

        Se o seu plano for apenas "pesquisar um tema" a partir de diversos autores, escreva os tipos de fontes que você planeja utilizar: livros (da biblioteca ou próprios?), revistas (quais?), entrevistas, e assim por diante. A sua pesquisa preliminar deve lhe dar uma ideia de onde começar. Os métodos e procedimentos da pesquisa devem ser coerentes com sua proposição.

        Se o seu plano for contar também com um trabalho experimental, pense na coerência e aderência da pesquisa e o que será desenvolvido. A pesquisa para o trabalho experimental deve ser também planejada: pesquisa de materiais, aprendizado de dispositivos e softwares, pesquisa sobre aplicativos para o desenvolvimento da proposta, captação de recursos, obras que se utilizam destes mesmos recursos, profissionais que serão necessários para colaborar no trabalho final, etc.

        Entrega: 03.04.2020


        • AULA 5

          Aula 5 (17.04)


          - Retorno dos trabalhos entregues e orientação sobre cada proposta e os ajustes necessários. 

          - Apresentação de cada e studantesobre seu assunto de interesse e definição de seu objeto de pesquisa, agora já reavaliado depois do retorno recebido de seus trabalhos e comentários de todos.

          • AULA 6

            Aula 6 (24.04)

            - apresentação da próxima fase, da pesquisa propriamente dita, seguindo o plano de atividades apresentado.

            - acompanhamento e orientação para cada projeto individualizado.

            - apresentação de parâmetros para o que seria uma fonte confiável;  como fazer uma pesquisa em sites de busca a partir de palavras chaves; como manter claras suas ideias, com coerência e consistência em seus argumentos.

            • AULA 7

              Aula 7 (08.05)

              Atividades a serem desenvolvidas nesta fase conforme plano inicial:

              5. Encontre fontes confiáveis:

              Bibliotecas de instituições reconhecidas, SciELO, Google Scholar, são exemplos de fontes confiáveis. Veja alguns exemplos na web:

              http://www.teses.usp.br/ – Disponibiliza parte das dissertações e teses defendidas na USP.

              http://www.sibi.usp.br/ – Base de dados produzida pelo Institute for Scientific Information.

              http://dedalus.usp.br/ – DEDALUS: Contém dados bibliográficos dos acervos das 38 da USP.

              http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/ – Obras da literatura brasileira e estrangeira e links para concursos literários.

              http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/ – Biblioteca Digital da Unicamp.

              http://bdtd.ibict.br/vufind/ – CCN – Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas. (Dissertações e Teses).

              http://www.periodicos.capes.gov.br – Acesso Livre – CAPES.

              http://www.scielo.org/php/index.php?lang=pt – Scientific Electronic Library Online. Organiza e publica textos de revistas.

              Google acadêmico (Scholar) http://scholar.google.com.br/schhp

              Comece uma pesquisa geral para saber o que mais se destaca no assunto. Perceba que está não é a mesma pesquisa inicial, quando você estava delimitando seu objeto. Agora você já sabe o que, como, e onde procurar. Além disso, a pesquisa para o desenvolvimento prático também deve ser continuada.

              6. Faça fichamentos sobre as informações que encontrar.

              7. Planeje o trabalho experimental:

              Esta fase será estendida até o final do ano. Mas, no primeiro semestre deverá ser definido o projeto com esboços, protótipos, partes já desenvolvidas, bem como análise das dificuldades encontradas até agora e como pretende continuar. Deve ser anexado ainda um planejamento para a realização do projeto e um cronograma para sua execução.

              8. Comece a organizar suas anotações:

              a) nomeie tópicos e diferentes assuntos; b) coloque as anotações na melhor ordem possível dentro do trabalho; c) Separe os dados mais relevantes dos menos relevantes. Estes últimos poderão ser usados ou não posteriormente. Sempre anote as fontes utilizadas com localização específica, caso precise reencontrá-las depois (endereço de site, data de acesso, livro, página de livro, autor...).

              9. Pense numa estrutura para seu trabalho:

              Para cada tópico, adicione exemplos e argumentos que o sustente, tendo o cuidado de relacionar suas fontes.

              Entrega: 08.05.2020


              • AULA 8

                Aula 8 (15.05)

                - Retorno dos trabalhos entregues e apresentação de cada estudante sobre seu projeto agora revisto a partir desse retorno.

                - Orientação de como prosseguir com a pesquisa: com indicação de leituras e exemplos de obras e projetos de artistas para criação de um mapa de referências conceitual e plástico.


                • AULA 9

                  Aula 9 (22.05)


                  - Orientação sobre as pesquisas realizadas até agora e sobre como fazer o planejamento para o trabalho experimental (que será iniciado no primeiro semestre mas terá a continuação e será finalizado na disciplina Projeto de Graduação II - no próximo semestre).

                  • AULA 10

                    aula 10 (29.05)

                    Atividades dessa fase conforme plano apresentado:

                    A escrita do TCC

                    10. Escreva uma primeira versão:

                    Transforme aquelas anotações em verdadeiros parágrafos.

                    11. Faça a primeira revisão do texto e conteúdo:

                    Peça para outra pessoa também ajudar nesta fase. Revise ortografia, gramática, dados e corrija o que for necessário.

                    Entrega: 29.05.2020


                    • AULA 11

                      aula 11 (05.06)

                      - Orientação sobre as pesquisas realizadas até agora e sobre como  continuar apresentando referências e exemplos.

                      • AULA 12

                        aula 12 (12.06)

                        Atividades desta fase conforme plano inicial:

                        12. Escreva uma consideração final:

                        Faça esta etapa verificando se as informações contribuíram para que você respondesse às questões que foram formuladas no início. Reveja o plano inicial e reflita se as questões iniciais foram respondidas e se as informações foram profundamente examinadas e processadas.

                        13. Redija a introdução:

                        Você precisa conhecer totalmente o assunto do trabalho, por isso deve fazê-la depois que terminou a pesquisa.

                        Entrega: 19.06.2020


                        • AULA 13

                          aula 13 (19.06)


                          - Leitura dos textos, comentários, análises e mudanças sugeridas.

                          - Apresentação de regras e normas técnicas da ABNT, estabelecendo formatações específicas para trabalhos acadêmicos.

                          - Apresentação de questões relacionadas a impressão, design gráfico e ilustrações em trabalhos acadêmicos

                          • AULA 14

                            aula 14 (26.06)

                            Atividades dessa fase conforme plano inicial:

                            14. Faça uma segunda revisão:

                            Reveja Bibliografia, índices, pré-textos e pós-textos.

                            15. Escreva a versão final.

                            Faça uma última revisão antes de entregar o texto. Anexe o projeto do trabalho experimental.

                            Entrega Final: 03.07.2020


                            • AULA 15

                              (04.07)

                              Atendimento individualizado para cada estudante sobre seu trabalho final.