Programação
- ▲ Índice
- Pacote Básico de Programas
- Aplicativos Educacionais
- Professor / Aluno
- Mapa do site
- Usuários Apple
- Mural
- Descrição
- Glossário
-
Nesta seção você encontrará informes do GAED para a comunidade USP, desde a sua criação em face da eclosão da pandemia que afetou o estilo de vida de grande parcela da população.
-
Criação de senha única e e-mail institucional (Suporte para alunos ingressantes)
Prezado aluno,
Seu e-mail e sua senha única são de fundamental importância para sua vida acadêmica na USP. Eles são as portas de acesso para diversos serviços da USP, como a rede sem fio Eduroam, VPN (Virtual Private Network), consulta as bases bibliográficas e ao Sistema Acadêmico JupiterWeb.
Note que todas as mensagens de interesse acadêmico, tais como informativos, notas e frequências, períodos para inscrição de bolsas de estudo, serão enviadas apenas para o seu e-mail institucional @usp.br. Assim, seguem as instruções de como obter seu e-mail institucional, sua senha única e o acesso ao Sistema JupiterWeb.1) Criação da Senha Únicaa) Acesse o endereço https://id.usp.br, clique em "Primeiro Acesso" e informe seu número USP e o e-mail alternativo e siga as instruções de validação para criar a sua senha única.
b) O número que está na sua carteirinha provisória não é o seu número USP e sim da FUVEST ou SISU. Observe que o seu número USP está impresso no seu comprovante de matrícula.
c) Caso seu número USP não tenha 8 dígitos ou se você mudou seu e-mail após sua inscrição no vestibular ou no processo seletivo, dirija-se a seção de alunos de sua unidade para as respectivas soluções2) Criação do E-mail Institucional
a) Entre novamente em http://id.usp.br e utilize o botão "Autenticar" com sua senha única para criar seu e-mail @usp.br.
b) Após a criação do e-mail institucional, o acesso deve ser realizado por meio do endereço http://email.usp.br
3) Acesso ao Sistema JúpiterWeb
Após a criação da senha única, você poderá acessar o sistema JúpiterWeb disponível no portal de sistemas http://uspdigital.usp.br.
Entretanto, isso dependerá de alguns procedimentos de sua unidade para finalização das matrículas das respectivas listas de chamadas.Tutorial de como transmitir áudio pelo Google Meet
Tutoriais da Conta GAED no Youtube
Moodle USP e-Disciplinas: Tutorial GAED FEUSPComo vincular sua conta e-mail USP ao seu e-mail preferencial - GAED Como ver apresentação e pessoas no Google Meet com Dualless - GAED Grupo de Apoio às Estratégias Digitais
O Grupo de Apoio às Estratégias Digitais (GAED) foi constituído em 2020, em plena crise sanitária decorrente da pandemia de Sars-Cov-2, devido ao imperativo de adoção da Educação Remota Emergencial (ERE) e do trabalho remoto.
Membros/as
Biancha Angelucci (docente)
Gabriela Bonelle (estudante)
Marcos Garcia Neira (docente)
Marcos Sidnei Pagotto-Euzébio (docente)
Maurilio Marchi dos Santos (trabalhador técnico-administrativo)
Michela Tuchapesk da Silva (docente)
Raquel Milani (docente)
Rosenilton Silva de Oliveira (docente)
Silvia Regina dos Santos (educadora)
Stela Piconez (docente)
Suzane Bahde (estudante)
Vani Kenski (docente)
Vinício de Macedo Santos (docente)
Objetivo
Tem como objetivo principal auxiliar a comunidade Feusp (discentes, docentes e corpo técnico-administrativo) na produção de soluções didáticas que atendam às diferentes necessidades relativas à Educação Remota Emergencial (ERE).
Ações desenvolvidas
* Criação de email para contato direto com equipe do GAED a fim de tirar dúvidas ou criar conjuntamente soluções didáticas que impliquem utilização de tecnologias de informação e comunicação a distância (TIC);
* Disponibilização de arquivos com informações a respeito de diferentes estratégias digitais (tutoriais de elaboração de ambientes como e-disciplinas e google classroom, de ferramentas de vídeo e de áudio; indicação de procedimentos da FE como agendamento de eventos, transferência de ramais, entre outros.) que podem ser acessadas por arquivo excel ou por ambiente virtual de aprendizagem no moodle da Universidade de São Paulo ( AVA do GAED);
* Desenvolvimento de tutoriais sobre usos de ferramentas e plataformas moodle e google, que poderão ser acessadas por arquivo excel ou pelo AVA do GAED;
* Oferta de agenda de plantões e oficinas a fim de atender a diversidade do conjunto de docentes, monitoras/es e trabalhadoras/es técnico-administrativas/os na preparação das atividades didáticas e administrativas.
Público-alvo
São ofertadas diferentes ações para toda a comunidade FEUSP
Contato: apoioticsfe@usp.br
Calendário de Atividades
Plantões (as informações sobre participação são enviadas por email)
MARÇO
- Trabalhadores/as técnico-administrativos/as
12/3 (das 10h30min às 12h)
19/3(das 10h30min às 12h)
- Docentes
26/3 (das 17h30min às 19h)
ABRIL
- Docentes
09/4 (das 17h30min às 19h)
Oficinas (as informações sobre participação são enviadas por email)
MARÇO
- E-Disciplinas 1
Público alvo: Monitoras PFP e estagiárias PAE
15/3 (das 17h30min às 19h)
- E-Disciplinas 2
Público alvo: Monitoras PFP e estagiárias PAE
22/3 (das 10h30min às 12h)
- Google classroom
Público alvo: Monitoras PFP e estagiárias PAE
17/3, das 17h às 19h
ABRIL
- G-Suite
Público alvo: monitoras PAE e PFP
09/4, das 10h30min às 12h
- E-disciplinas
Público alvo: Ingressantes 2021 – Licenciatura em Pedagogia
19/4, das 10h30min às 12h
20/4, das 17h30min às 19h
22/4, das 17h30min às 19h
23/4, das 10h30min às 12h
- Google classroom
Público alvo: Ingressantes 2021 – Licenciatura em Pedagogia
19/4, das 17h30min às 19h30min
21/4, das 17h30min às 19h30min
23/4, das 17h30min às 19h30min
- Sistemas USP
Público alvo: Ingressantes 2021 – Licenciatura em Pedagogia
26/4, das 10h30min às 12h
27/4, das 17h30min às 19h
29/4, das 17h30min às 19h
30/4, das 10h30min às 12h
MAIO
- G-Suite: administração (drive, agenda, meet)
Público alvo: Ingressantes 2021 – Licenciatura em Pedagogia
03/5, das 10h30min às 12h
04/5, das 17h30min às 19h
06/5, das 17h30min às 19h
07/5, das 10h30min às 12h
- G-suite: google docs
Público alvo: Ingressantes 2021 – Licenciatura em Pedagogia
10/5, das 15h às 16h30min
12/5 – 19h30min às 21h
13/5, das 15h às 16h30min
14/5, das 18h às 19h30min
19/5 das 15h às 16h30min
21/5, das 18h às 19h30min
- G-suite: google PPT
Público alvo: Ingressantes 2021 – Licenciatura em Pedagogia
12/5, das 15h às 16h30min
14/5, das 15h às 16h30min
17/5, das 15h às 18h30min
19/5, das 19h30min às 21h
20/5, das 15h às 16h30min
21/5, das 15h às 16h30min
-
Esta pasta contém o documento
Cuidados éticos na utilização de estratégias digitais no contexto de ensino remoto: diretrizes gerais
- Cuidados éticos com o ensino remoto.
-
Cuidados éticos na utilização de estratégias digitais no contexto de ensino remoto: diretrizes geraisEstimada comunidade Feusp, esperamos que estejam bem e em segurança.Compartilhamos o documento Cuidados éticos na utilização de estratégias digitais no contexto de ensino remoto: diretrizes gerais, fruto de elaboração coletiva realizada ao longo do segundo semestre de 2020 nas diferentes instâncias da Feusp.A equipe do GAED coloca-se, como sempre, à disposição.Documento em anexo (ver acima)FEUSP | Grupo de Apoio às Estratégias DigitaisAlerta de segurança do STI contra golpes via whatsappA Superintendência de Tecnologia da Informação identificou uma nova variante do golpe de clonagem do WhatsApp onde os golpistas se passam por funcionários do SUS fazendo uma pesquisa com um grupo de pessoas vinculadas à USP. Os golpistas muitas vezes possuem informações pessoais, obtidas a partir dos recentes mega-vazamentos de dados ocorridos no Brasil.
Ao fim da suposta pesquisa o entrevistador diz que é necessário registrar os resultados no sistema e, para tanto, o sistema irá enviar um código de 6 dígitos via SMS e que deve ser repassado ao entrevistador para validação.
Atenção! É neste momento que seu WhatsApp será clonado. Este código é o código de autorização para ativação do WhatsApp em outro aparelho. Não repasse esta informação em hipótese alguma.
Para sua própria proteção, ative assim que possível a autenticação de 2 fatores no seu WhatsApp como forma de reduzir o risco neste tipo de golpe.Consulte as FAQs e a documentação do WhatsApp.
Caso desconfie da abordagem, não prossiga a conversação.
Atenciosamente
Superintendência de Tecnologia da InformaçãoComunicado do Portal de Serviços USP - Novas informaçõesCaros servidores, servidoras, professores, professoras e estudantes,
Como já amplamente noticiado, está em funcionamento o novo Portal de Serviços USP (portalservicos.usp.br).
Nesse novo portal, toda a funcionalidade dos sistemas corporativos da universidade está reunida em um único local, com uma interface intuitiva e diversas outras facilidades.
Inicialmente, optamos por deixar o acesso antigo (www.sistemas.usp.br) disponível até dia 15 de dezembro de 2020. No entanto, vamos mantê-lo por mais um período, até o dia 26 de fevereiro de 2021.
Mas, caso você ainda não esteja utilizando o novo Portal de Serviços, é importante que passe a usá-lo, aproveitando todas as suas novas facilidades.
Atenciosamente,
STI - Superintendência de Tecnologia da InformaçãoUniversidade de São PauloO STIFE reuniu dicas para proteção de seu computador, de seus dados, de suas videoconferências, proteção contra hackers e invasores de uma sessão online ou até mesmo de seu computador.
Sobre as invasões nas salas virtuais, nós passamos algumas orientações aos usuários, que são:
- não tornar público o código da sala do Google Meet
- convidar somente as pessoas que devem participar da reunião
- não permitir entrada de pessoas/emails desconhecidos na sala de reunião
- caso haja uma invasão na sala de videoconferência, finalizar a videoconferência, criar uma nova sala e enviar o novo endereço da videoconferência apenas para os e-mails de pessoas conhecidas
- caso a reunião precise ser pública, transmitir a reunião do Google Meet pelo Youtube
- caso ocorra algum incidente de invasão, reportar à STI da USP.
Acreditamos que a maioria da medidas necessárias para proteger uma sala virtual do Google Meet já foi preconizada. Entretanto, seguem algumas sugestões adicionais:
- Solicitem aos usuários que as reuniões virtuais sejam agendadas utilizando o Google Calendar, pois apenas usuários externos (não possuem email @usp.br) adicionados ao convite da reunião poderão ter acesso à sala sem pedir permissão aos criadores da meeting (meeting creators) ou proprietários da agenda (calendar owners).
- Usuários externos (não possuem email @usp.br) podem ser convidados por usuários internos (possuem email @usp.br) participantes da reunião para se juntarem a esta sem ter a necessidade de solicitar permissão de acesso à sala. Portanto, solicite aos convidados das meetings que não encaminhem os convites das reuniões virtuais a terceiros que não devem ter acesso à sala e seu conteúdo.
- Somente os criadores das reuniões ou proprietários da agenda podem colocar em mudo, remover outros participantes ou aprovar solicitações de acesso à sala feitas por usuários externos (não possuem email @usp.br). Portanto, não há a necessidade de criar uma nova sala caso um instruso seja identificado. O criador da sala ou proprietário da agenda pode facilmente remover o intruso da reunião. Vale salientar que existe uma grande chance deste intruso ter sido admitido previamente de forma equivocada. Uma forma de criar uma camada adicional de autenticação para usuários externos seria adicionar uma "palavra/frase de passe" no convite da reunião como por exemplo "banana caramelada". Se o usuário externo não souber a palavra/frase de passe que será perguntada pelo moderador da meeting logo após sua admissão, o mesmo pode ser removido da reunião. O ideal é que a "palavra/frase de passe" seja renovada a cada reunião virtual e consequentemente no convite desta.
Uma prática que tenho notado ser comum entre os usuários do Google Meet é a concessão de acesso à sala de usuários externos (não possuem email @usp.br) sem a devida autenticação. Se as orientações acima forem seguidas com a criação de um convite e com a definição de uma "palavra/frase de passe" para cada reunião, a probabilidade de termos "invasores virtuais" fica bem restrita.
Segue abaixo o link da Google que serviu de referência para as sugestões acima:
https://cloud.google.com/blog/products/g-suite/how-google-meet-keeps-video-conferences-secure
Destaco, entretanto, que ao incluir as pessoas no G-Calendar, caso haja gravação do encontro, todas as pessoas com email @usp.br recebem uma cópia nos seus emails (e são adicionadas como ‘editoras” do vídeo). Por este motivo, alguns docentes/ secretarias tem preferido divulgar o link ao invés da agenda.
Entendo que na graduação e reuniões internas a recomendação é sempre ingressar com e-mail @usp.br. Para aquelas pessoas convidadas para encontros/reuniões que são de fora da USP, estas sim, podem ser incluídas na agenda. Parece-me que, desta forma, podemos equacionar o problema dos acessos.
Atenciosamente,
STIFE/GAED
Convidado: Flávio Teixeira - Especialista em Segurança da InformaçãoComunicado STIFE sobre plantões de dúvidas remotos oferecidos pela Pró-reitoria de Pós GraduaçãoBoa tarde, espero que estejam bem!Segue canal de apoio técnico remoto por meio do Google Meet.Duas salas virtuais com atendimento diário de segunda-feira à sexta-feira, das 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00, sem necessidade de agendamento prévio:- Atendimento Moodle PRPG - Sala 1 - https://meet.google.com/gxw-
sdfz-iex - Atendimento Moodle PRPG - Sala 2 - https://meet.google.com/tpj-
fsmk-tfw STIFE=====================A partir do dia 16/11/2020 a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo disponibilizará um canal de apoio técnico remoto por meio do Google Meet a tecnologias relacionadas ao ensino. O serviço conta com atendimento de monitores (alunos de pós-graduação) com suporte de servidores da área técnica da Universidade conforme Edital PRPG 19/2020.
Serão duas salas virtuais com atendimento diário de segunda-feira à sexta-feira, das 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00, sem necessidade de agendamento prévio:
- Atendimento Moodle PRPG - Sala 1 - https://meet.google.com/gxw-sdfz-iex
- Atendimento Moodle PRPG - Sala 2 - https://meet.google.com/tpj-fsmk-tfw
O intuito é auxiliar os docentes em dúvidas relacionadas ao moodle (E-Disciplinas), Google Classroom, GSuite e tecnologias gerais de apoio ao ensino.
Complementando o canal de apoio por meio do Google Meet, dúvidas também podem ser enviadas ao seguinte e-mail de suporte: moodle.prpg@usp.br.
Fonte: Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Comunicado da Secretaria de Pós Graduação sobre Novos procedimento para Realização de Defesa Online - 20/NOV/2020Senhores Docentes,Tendo em vista a invasão sofrida à uma sessão pública de defesa no último dia 10/11/2020, após ampla discussão e diversos testes, a Coordenação do Programa decidiu adotar novos procedimentos para a realização das defesas de dissertações e teses. Esses novos procedimentos aplicam-se apenas às Defesas de Dissertação e Teses e não as Qualificações.É obrigatório o uso do e-mail USP ativo (_________@usp.br) para orientadores/as (conforme condição da Google).Caso não possua, favor entrar no link https://id.usp.br/A partir de agora:- A secretaria enviará e-mail à todos os membros da banca com o material do/a aluno/a informando a data e horário, porém sem o link da sessão. Na sequência enviará ao/à orientador/a, através do Google um e-mail para "alteração de organizador do evento";
- Após o contato da secretaria, o/a orientador/a deverá aceitar a organização do evento, no prazo máximo de 48 horas. Após isso o/a orientador/a deverá proceder da seguinte forma na sua agenda:
- Entrar em "editar evento" (Passo 1);
- Clicar em "ver detalhes da videoconferência" (Passo 2);
- Clicar em "adicionar transmissão ao vivo". Só com o e-mail da USP é possível fazer essa ação. (Passo 3).
Ao criar a transmissão ao vivo (streaming) o endereço anterior do link mudará automaticamente e a secretaria enviará o convite aos membros e divulgará o link de transmissão da defesa (tese/dissertação) na agenda disponível na página da Pós-Graduação, junto ao site da FEUSP.O streaming deverá ser utilizado apenas para quem possui e-mail da usp. Os convidados que não possuem, deverão participar através do link normal (que será fornecido apenas aos membros da banca, aluno/a e orientador/a) e terão seu acesso controlado pelo/a orientador/a.É importante saber que quem receber o mesmo link dos membros da banca poderá interferir no áudio, vídeo e chat da defesa. Por esse motivo, o link de streaming deve ser divulgado preferencialmente, apesar de estar restrito a e-mails USP.(Passo 1)(Passo 2)(Passo 3)Respeitosamente,Ana Paula Martins BragaSecretaria de Pós-Graduação
Faculdade de Educação da USPComunicado GAED para comunidade FEUSP orientando como denunciar vídeos impróprios - 19/NOV/2020Prezada comunidade FEUSP, esperamos que estejam todos bem.Segue instruções úteis para denunciar conteúdos impróprios veiculados na Plataforma Youtube. Sua denúncia contribui para que tais conteúdos sejam removidos mais rapidamente. Segue link ensinando cada etapa. Clique aqui.Para ter acesso a programas úteis relacionados à educação, tutoriais ensinando como manejar softwares e aplicativos, guias para lecionar durante a fase de ensino não presencial, sugestões sobre os melhores ambientes virtuais de aprendizagem e de videoconferência, e boletins atualizados acompanhe nosso AVA no Moodle. Clique aquiSe você ainda possui alguma dificuldade de navegação no AVA Moodle, acompanhe o Tutorial de ambientação do AVA Moodle.O Grupo de Apoio às Estratégias Digitais (GAED) tem como objetivo principal auxiliar a comunidade Feusp (discentes, docentes e corpo técnico-administrativo) na produção de soluções didáticas que atendam às diferentes necessidades geradas por este momento de caráter emergencial.Nos colocamos à vossa disposição,Atenciosamente.GAED-FEUSP | Grupo de Apoio às Estratégias DigitaisInforme sobre invasões de hackers nas videoconferências via Google Meet e precauções sugeridas. - 17/NOV/2020Estão ocorrendo invasões em salas de reunião do Google Meet, os invasores estão sempre descobrindo formas de burlar a segurança, então, para tentar diminuir a chance de invasão, uma dica seria não tornar público o código da sala do Google Meet, convidar somente as pessoas que devem participar da reunião, e caso essa reunião precise ser pública, transmitir a reunião do Google Meet pelo Youtube. O tutorial abaixo mostra como fazer isso. Não é muito simples, mas caso alguém tenha interesse, segue o link.STIFEA Stife está fazendo transmissões de Eventos e Processos Seletivos pelo Youtube, e provavelmente irá transmitir as Defesas de Tese também, portanto, a demanda é grande e é preciso agendar com antecedência.Att.Moisés.Informe sobre o novo Portal de Serviços Computacionais do STI-USP - 27 de outubro de 2020Prezadas e prezados,Hoje, 27 de outubro, às 15h, a Universidade de São Paulo lançará o seu novo portal de serviço, o qual é resultado do trabalho da STI (Superintendência de Tecnologia da Informação).De acordo com a STI/USP, com o novo Portal, será possível acessar os serviços acadêmicos e administrativos da USP de uma forma rápida e personalizada, com menu integrado por funções, lista de tarefas pendentes, busca e localização dos serviços por palavra-chave. Funciona de forma simples e intuitiva em celulares, tablets ou computadores. Em síntese, trata-se de reunir os vários sistemas administrativos numa única interfacePara acompanhar o lançamento do novo portal, acesse: http://e.usp.br/portalservicoscomputacionais Conheça mais sobre o Portal de Serviços: http://e.usp.br/portalusp
Assista ao vídeo de treinamento para docentes e servidores(as): http://e.usp.br/treinamentoportaldocenteservid or Destacamos que caso tenham alguma dúvida ou problema no acesso ao novo portal, é preciso encaminhar uma mensagem diretamente ao STI: sti@usp.brCordialmente,FEUSP | Grupo de Apoio às Estratégias DigitaisInforme STI - 14 de outubro - Cursos em parceria com a Escola USP sobre Lei de Proteção a dadosA Superintendência de Tecnologia da Informação em conjunto com a Escola USP está organizando um curso com a temática da LGPD, com previsão de ocorrer ao longo do mês de novembro.
Até lá, dada a relevância do tema e com o objetivo de difundir e alinhar conhecimentos, sugerimos a participação nos cursos online abaixo. Os cursos são abertos e a inscrição é gratuita.
Os cursos são recomendados não apenas aos servidores ligados à TI, mas a todos os envolvidos no tratamento de dados, incluindo pessoal das áreas Administrativa, Acadêmica, financeira, RH, entre outras. Participe e divulgue em sua Unidade.
Introdução à Lei Brasileira de Proteção de Dados Pessoais
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/153
Proteção de Dados Pessoais no Setor Público
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/290
Governança de Dados
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/270
Atenciosamente,Superintendência de Tecnologia da Informação (STI)Universidade de São Paulo (USP)Informe STI - 15 de outubro - Lançamento do portal de serviços computacionaisPrezado(a)s aluno(a)s, professore(a)s e servidore(a)s,Temos a honra de convidá-lo(a)s para o lançamento do Portal de Serviços Computacionais da USP, em comemoração aos 55 anos de TI, que será realizado às 15h, do dia 27 de outubro de 2020. Esse Portal é o resultado do trabalho da STI (Superintendência de Tecnologia da Informação) e traz mais agilidade e eficiência para o seu dia a dia na universidade.Com o novo Portal, você vai acessar os serviços acadêmicos e administrativos da USP de uma forma rápida e personalizada, com menu integrado por funções, lista de tarefas pendentes, busca e localização dos serviços por palavra-chave. Funciona de forma simples e intuitiva em celulares, tablets ou computadores.
Você poderá participar do lançamento do Portal de Serviços USP e encaminhar perguntas referentes ao Portal, por meio dos links abaixo:Link da transmissão:
http://e.usp.br/portalservicoscomputacionais
Link do Formulário para envio de perguntas:
http://e.usp.br/perguntasportalservicos Atenciosamente,Superintendência de Tecnologia da Informação (STI)Universidade de São Paulo (USP)
Informe a comunidade FEUSP sobre início do funcionamento do Moodle GAED - 03 de AgostoPrezada comunidade Feusp,Comunicamos que, a partir de hoje, o Grupo de apoio às estratégias digitais - Gaed passa a manter no Moodle um ambiente virtual de aprendizagem com informações sobre como criar ambientes virtuais de aprendizagem (Moodle e/ou Google Classroom) e como utilizar diferentes ferramentas de interação remota, edição, gravação, etc.Adicionalmente, informamos que as mesmas informações serão organizadas num ambiente Google Classroom, em breve.É possível acessar o ambiente virtual de aprendizagem do Gaed no Moodle aqui.Abraço fraterno,FEUSP | Grupo de Apoio às Estratégias DigitaisProfessoras/es: Biancha Angelucci, Marcos Garcia Neira, Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio, Rosenilton Silva de Oliveira, Samuel Robes Loureiro, Stela Piconez, Vani Kenski e Vinicio de Macedo SantosTrabalhador técnico-administrativo: Maurílio Marchi dos SantosEstudantes: Gabriela Bonelle, Jady Sampaio e Suzane BahdeComunicado GAED a comunidade de professores, funcionários e alunos da FEUSP - 23 de julhoEstimadas/os trabalhadoras/os técnico-administrativas/os,
a equipe do Gaed - Grupo de apoio às estratégias digitais da Feusp oferecerá uma oficina sobre o pacote G-Suite (drive, agenda, meet, etc.) que será ministrada pos Silvia Suarez, que gentilmente aceitou nosso convite.
Esperamos, com isso, auxiliar os processos de trabalho desenvolvidos por vocês.
Abraço fraterno,
FEUSP | Grupo de Apoio às Estratégias Digitais
Professoras/es: Biancha Angelucci, Marcos Garcia Neira, Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio, Rosenilton Silva de Oliveira, Samuel Robes Loureiro, Stela Piconez, Vani Kenski e Vinicio de Macedo Santos
Trabalhador técnico-administrativo: Maurílio Marchi dos Santos
Estudantes: Gabriela Bonelle, Jady Sampaio e Suzane BahdeComunicado a comunidade FEUSP de docentes e funcionários de 13 de Julho de 2020
Estimadas/os colegas, esperamos que estejam bem e em segurança.Apresentamos algumas das ações realizadas por nós no próximo período.
O Grupo de Apoio às Estratégias Digitais (Gaed) tem como objetivo principal auxiliar a comunidade Feusp (discentes, docentes e corpo técnico-administrativo) na produção de soluções didáticas que atendam às diferentes necessidades geradas por este momento de caráter emergencial.
- Ações desenvolvidas
* Criação de email para contato direto com equipe do Gaed, a fim de tirar dúvidas ou criar conjuntamente soluções didáticas que impliquem utilização de tecnologias de informação e comunicação a distância (TIC). Email: apoioticsfe@usp.br.
* Disponibilização de arquivo (formato excel) com informações a respeito de diferentes estratégias digitais (tutoriais de elaboração de ambientes como e-disciplinas e google classroom, de ferramentas de vídeo e de áudio; indicação de procedimentos da FE como agendamento de eventos, transferência de ramais, entre outros.) O arquivo encontra-se armazenado na pasta virtual mantida pela CG . Você pode acessá-lo também clicando aqui.
* Elaboração de dois ambientes virtuais de aprendizagem (um no e-disciplinas e outro no Google sala de aula/classrom), reunindo informações sobre estratégias digitais em arquivos de texto, áudio e vídeo, a fim de facilitar o acesso e a troca entre a comunidade Feusp.
* Desenvolvimento de tutoriais sobre usos de ferramentas e plataformas moodle e google, que poderão ser acessadas desde o arquivo excel e os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA);
* A partir de 20 de julho, oferta de agenda de oficinas com conteúdos distintos, a fim de atender a diversidade do conjunto de docentes e trabalhadoras/es técnico-administrativas/os na preparação das atividades relativas ao segundo semestre.
Em breve, divulgaremos o calendário de oficinas, bem como os ambientes virtuais de aprendizagem (e-disciplinas e google classroom) que poderão utilizar para consulta de materiais.
Por fim, enviamos um vídeo elaborado pela profa. Vani Kenski, sobre o ensino remoto no contexto da pandemia que vivemos, que pode nos auxiliar nas reflexões sobre os desafios que temos enfrentado.
Abraço fraterno,
FEUSP | Grupo de Apoio às Estratégias DigitaisProfessoras/es: Biancha Angelucci, Marcos Garcia Neira, Marcos Sidnei Pagotto-Euzébio, Rosenilton Silva de Oliveira, Samuel Robes Loureiro, Stela Piconez, Vani Kenski e Vinicio de Macedo SantosTrabalhador técnico-administrativo: Maurílio Marchi dos SantosEstudantes: Gabriela Bonelle, Jady Sampaio e Suzane BahdeComunicado geral em 23/6 para comunidade Feusp de funcionários e docentes
Prezadas/os docentes e trabalhadoras/es técnico-administrativas/os,Escrevemos para nos colocar, mais uma vez, à disposição para apoiar no manejo de estratégias digitais neste contexto de trabalho remoto durante a pandemia.O Grupo de Apoio às Estratégias Digitais (Gaed) é composto por docentes, trabalhador técnico-administrativo e estudantes de graduação, que podem tirar dúvidas, indicar ferramentas digitais e/ou tutoriais, bem como auxiliar no contato com outras instâncias da FE e da USP para a produção de soluções didáticas que atendam às diferentes necessidades geradas por este momento de caráter emergencial.Contato: apoioticsfe@usp.brAbraços,FEUSP | Grupo de Apoio às Estratégias DigitaisProfessoras/es: Biancha Angelucci, Marcos Garcia Neira, Marcos Sidnei Pagotto-Euzébio, Rosenilton Silva de Oliveira, Samuel Robes Loureiro, Stela Piconez, Vinicio de Macedo Santos e Vani KenskiFuncionário: Maurilio Marchi dos SantosEstudantes: Gabriela Bonelle, Jady Sampaio e Suzane BahdeComunicado Boletim mensal da Direção n. 26
Grupo de Apoio às Estratégias Digitais
O Grupo de Apoio às Estratégias Digitais (GAED) aprovado na Congregação de 12/05 é composto por docentes (Biancha, Rosenilton, Marcos Euzebio, Samuel, Stela e Vani);
funcionário (Maurílio) e estudantes (Jady, Suzane e Gabriela), para centralizar e coordenar demandas por apoio que se referem a estratégias digitais (uso de ferramentas, criação de soluções didáticas, etc.) podendo ser acionado por docentes e trabalhadoras/es técnicos/as e administrativas/os de toda a Unidade. Mesmo quando não for possível responder à solicitação, o GAED informará a quem endereçar as questões (Stife, STI, outras/os docentes que dominam as ferramentas, etc.)
As ações definidas pelo grupo são:
- e-mail que funciona ao estilo de helpdesk: apoioticsfe@usp.br
- criação de repositório de informações, tutoriais, literatura sobre o tema (ficará dentro da pasta virtual criada pela CG) e também em um - ambiente virtual de aprendizagem dentro do e-disciplinas.
- produção de micro-aulas sobre ambientes (e-disciplinas e google classroom), bem como de ferramentas (Google Meet, Agenda, fóruns de interação entre estudantes, gravação, edição de vídeos e áudios)
- oferta de oficinas para docentes e trabalhadoras/es técnico-administrativas/os, com, no máximo cinco pessoas, organizadas por temas a serem levantados em contatos prévios (reunião pedagógica, conversas com comissões, registro dos pedidos feitos via e-mail).
- levantamento de dificuldades vividas por estudantes no manejo das estratégias e aspectos didáticos delas decorrentes.
-