Programação
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O trecho a seguir foi reproduzido do documento público GUIA DE APOIO AO DOCENTE NO USO DE MÍDIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE GRADUAÇÃO. Este Guia foi elaborado pelo Grupo de Apoio Didático-tecnológico (GADt), instituído pela Comissão Organizadora de Curso (CoC) da FOUSP. O Grupo de Apoio Didático-Tecnológico (GADt) é composto pelos docentes Ana Estela Haddad, Celso Zilbovicius, Fernanda Campos de Almeida Carrer, Luciana Corrêa, Mary Caroline, Skelton Macedo, Neide Pena Coto, pelo servidor do Setor de Informática Leandro Costa, e por um representante da graduação - Mariana Marconi, e um da pós-graduação - Bruna di Profio Daibs, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. E por sua natureza pública, está sendo reproduzido, difundido e publicizado para o grande público.
"Quais são os objetivos desta publicação?
• Conceituar o processo de ensino-aprendizagem não-presencial e semipresencial, bem como descrever as principais características de cada modalidade.
• Enfatizar as diferenças do material didático utilizado em aulas presenciais em relação às aulas semipresencial e não-presencial.
• Sugerir formas de aplicação das mídias digitais no ensino de graduação da FOUSP.
• Sugerir abordagens de avaliação não-presencial.
O que é ensino-aprendizagem não-presencial e semipresencial?
Como planejar a aplicação de recursos educacionais no ensino não-presencial?
A seguir, são elencados os aspectos a serem considerados para o planejamento da aplicação de recursos educacionais no ensino não-presencial. A adoção dessas estratégias depende em larga medida do manuseio de programas, aplicativos e outros recursos tecnológicos, os quais podem ser desconhecidos ao docente. Em função disso, estão sendo preparados tutoriais de como manipular essas ferramentas, os quais estarão disponíveis em breve (os docentes serão informados do acesso a esses tutoriais). Para o planejamento de estratégias e recursos educacionais no ensino não-presencial, deve-se levar em consideração os seguintes aspectos:
Trabalhar em grupo é possível e bem-vindo nas atividades remotas. Em função do acordo da USP com a Google, é possível aos alunos utilizar ferramentas de webconferência do pacote Google (Hangout e Meet, por exemplo) de forma gratuita e sem restrição de tempo. Eles podem se reunir como preferirem (de forma síncrona ou assíncrona), realizando uma tarefa específica. Os alunos podem, ainda, gravar os vídeos das suas reuniões, que podem constituir um rico material de avaliação para o docente quanto ao conteúdo assimilado e às estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas.
Quais recursos de ensino-aprendizagem aplicar no segundo semestre?
Recursos de entrega de conteúdo digital
• Procurar não utilizar a webconferência para entrega de conteúdo “obrigatório”, ou seja, de conteúdos que seriam equivalentes às aulas expositivas; os alunos estão com dificuldades de acesso à internet, o que tem limitado a participação em webconferências; por vezes, o aluno consegue se conectar e entrar, mas tem limitações em permanecer conectado à apresentação.
Plataformas para entrega de conteúdo
• O docente deve utilizar a plataforma que estiver mais familiarizado.
para facilitar a atribuição de atividades e tarefas, registrar notas e divulgar comunicados. Em função disso, por intermédio dela, não é possível desenvolver plenamente a interatividade não-presencial entre professor e aluno. No Classroom, o docente cria uma sala de aula e, nesta, insere uma turma. Essa ferramenta está sendo sugerida como a preferencial para a entrega de conteúdo para a graduação no segundo semestre de 2020, considerando-se os seguintes aspectos:
Sugestões de uso do Google Classroom:
• Ter uma sala de aula por disciplina, na qual todos os docentes centralizamos conteúdos.
• Utilizar videoaulas previamente gravadas para entrega de conteúdo.
• Estimular a interação professor-aluno e aluno-aluno, por meio do uso do mural do Google Classroom (que pode funcionar como uma espécie de fórum) e atividades em grupo mediadas por ferramentas não-presenciais (Google Meet, Whatsapp etc.) (para mais informações sobre interatividade, consulte o item "Quais materiais didáticos e metodologias ativas são utilizados no ensino-aprendizagem não-presencial?).
Moodle (e-Disciplinas e Moodle Teleodontologia)
O Moodle é uma plataforma de ensino-aprendizagem a distância, com vários recursos de disponibilização de conteúdo e, sobretudo, de interação entre professor e aluno. O Moodle está disponível no e-Disciplinas, um sistema de apoio à criação de cursos não-presenciais desenvolvido pela Universidade de São Paulo, vinculado à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e à Pró-Reitoria de Graduação.
Quais são as formas de avaliação não-presencial?
Em vista do exposto, pode-se inferir que o planejamento das atividades avaliativas na forma não-presencial também requer uma nova compreensão e novas abordagens. A despeito da amplitude do tema, estão listadas a seguir algumas sugestões para apoiar e orientar as atividades de avaliação no contexto imediato do ensino não-presencial. Vale considerar que essa orientação poderá ser revista e ajustada, na medida em que o contexto atual da pandemia e das atividades didáticas voltarem ao presencial.
• Não aplicar provas com recursos síncronos.
Como entrar em contato com o GADt?
Revista Grad+ - Revista da Graduação USP 2017; 2: 169-172.
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