Programação

  • Tópico 1

    • Esta apresentação traz fotos sobre o Parque da água Branca. Estima-se uma população de cerca de 1500 aves domésticas. Esta superpopulação tornou-se um problema, pois não há previsão de verba para a compra de ração e elas ocupam uma área extensa do parque. O manejo reprodutivo é muito difícil e há histórico de roubo de aves e de ovos, bem como o de abandono de aves de granja. 

      Muitas aves são encontradas fora das dependências do Parque, nas ruas e avenidas do entorno. 

      Em uma tentativa de diminuir a população surgiu a proposta de levar estas aves para outros locais. Na intenção de obter uma GTA o veterinário solicitou apoio da Defesa Agropecuária do estado de SP, que resolveu fazer a monitoria sanitária. 

      Quais as doenças previstas no PNSA e quais os testes laboratoriais são utilizados para esta monitoria?

  • Tópico 2

    • A Defesa Agropecuária realizou os exames das aves do Parque. Em anexo estão os resultados e o parecer que foi solicitado pela administração do Parque para a tomada de decisão. 

      A tarefa desta semana será: 

      1- Ler o  Laudo do LANAGRO

      2- Ler o parecer sobre o Laudo 

      Após a divulgação do ofício da Defesa Agropecuária houve intensa mobilização de um grupo de frequentadores do local denominado "amigos do Parque". Por meio do Conselho do Parque eles se posicionaram contra a depopulação e acionaram o Ministério Público. Diante do exposto, a administração optou por manter o plantel e propôs um Termo de Ajuste de Conduta. 

      O TAC prevê que as aves devem ser mantidas, mas uma série de ações devem ser adotadas para garantir a saúde do plantel. 

      3- Elabore uma lista breve sobre quais as ações que vc. julga necessária para a manutenção deste plantel em boas condições sanitárias. No seu documento inclua estratégias de confinamento, controle populacional, controle sanitário e melhoria do bem-estar. 

      OBS: estes documentos foram divulgados apenas para finalidade de estudo. Eles não devem ser divulgados ou compartilhados com alunos "não inscritos" na disciplina. 

  • Tópico 3

    Bom dia alunos

    Como parte do Termo de Ajuste de Conduta - TAC ficou acordado com a administração do parque que as aves ficariam confinadas em um espaço zootécnico. 

    Em anexo envio algumas imagens sobre o local, o ambiente, e as monitorias de doenças que foram realizadas. 

    Com base nestas imagens, acredito que seja possível incluir itens na proposta anterior para garantir os três pontos fundamentais da proposta: 

    1- Sanidade ( quais vacinas e medicamentos vcs. indicariam ?)

    2- Controle populacional (qual seria a melhor estratégia de controle ?)

    3- Bem-estar ( quais as necessidades fundamentais baseada nas liberdades para garantir alimentação e manejo adequado). 


    Com estas inclusões, teremos um projeto inicial. Assim que a pandemia terminar, agendaremos uma visita ao local e a apresentação do projeto final para discussão das propostas e ajustes necessários. 

    Bom trabalho! 


     

  • Tópico 4

    Segue arquivo elaborado pela monitora Fernanda, que destaca alguns pontos importantes para a elaboração do projeto. 

    Ela está à disposição para dúvidas, que também poderão ser enviadas pelo fórum ou e-mail. 


    Bom trabalho 

  • Tópico 5

  • Tópico 6

  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10