Programação
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Apresentação do curso (tópicos, cronograma e bibliografia)
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- Processo de coordenação e subordinação;
- Orações Subordinadas (Substantivas, Adjetivas e Adverbiais e Reduzidas);
- Orações Coordenadas.
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- Leitura e Processamento de Informação;
- Semântica: Conceituação;
- Semântica Lexical;
- Objetos da Semântica.
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A linguagem em uso - definições gerais;
As categorias de pessoa, tempo e espaço;
Conceitos gerais: dêiticos; pressupostos e subentendidos; atos de fala; polidez;
A leitura como enunciação.
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- Definições de Leitura;
- Definição de Teoria;
- Principais Teorias relativas à Leitura (Escola de Constança, Sociologia da Leitura , A Materialidade das Práticas Sociais Atreladas à Leitura);
- Processamento de Informação;
- Tipos de Leitura em Diferentes Níveis.
- Vícios;
- Atividade em torno do conto "A Carta Roubada", de Edgar Allan Poe.
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- A institucionalização da leitura como prática social em larga proporções enquanto produto da sociedade burguesa e capitalista;
- Revoluções na história da leitura;
- História da Leitura no Brasil:
- Antes da chegada da família real;
- Depois da chegada da família real – início do século XIX
- Contexto pós-Independência
- Particularidades da circulação dos livros
- Depois da Independência – Paula Brito e Garnier
- Público leitor? - Conscientização do fosso cultural
- Diagnóstico Candidiano
- Sistema literário e leitor de papel
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- Mediação editorial;
- A noção de paratexto;
- Análise de casos:
- "O Alienista", de Machado de Assis;
- Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida;
- "Quatros e Costumes do Nordeste", de Graciliano Ramos.
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A definição do conceito de gênero;
Resumo – concisão, seleção e generalização: definição;
Resenha descritiva e resenha crítica;
Fichamento – definição e utilidades.
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Entrega do trabalho final.
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