Programação
-
Assistir ao vídeo:
“ FAZENDO ESCOLA - OS DIFERENTES PROJETOS DA ESCOLA”.
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=BrdImR3G6FI
Elaborar uma resenha com as principais ideias do debate (Resenha 1).
-
Escolha um artigo do Caderno Temático de Química Ambiental disponibilizado, leia e responda as seguintes questões:
a) Qual artigo você escolheu?
b) Qual o assunto do texto?
b) Qual a proposta de ensino de química presente no trabalho? Para qual série? Quais disciplinas estão envolvidas?
c) A proposta tem característica interdisciplinar? Explique.
d) Você reconhece conteúdos de Química Ambiental e Química Orgânica na proposta dos autores? Explicite.
As respostas dessas questões serão denominadas Trabalho 1 e deverão ser postadas em e-disciplinas.
-
Assistir ao filme “Clube de Compras Dallas” e elaborar um resumo do filme, além de responder as seguintes questões:
a) Este filme poderia ser usado como recurso para uma aula de química? Explique.
b) O filme tem potencial para projetos interdisciplinares? Discuta.
c) Você reconhece conteúdos de Química Orgânica e Química Ambiental que poderiam ser abordados a partir do filme?
c) Faça uma proposta de um projeto interdisciplinar a partir do filme. Destaque quais seriam as disciplinas envolvidas. Qual seria a dinâmica nas aulas e com os demais professores da escola?
O texto contendo o resumo do filme, bem como as respostas das questões, será denominado
Trabalho 2. -
Leia a Dissertação sobre proposta de ensino interdisciplinar a partir do filme “Clube de Compras Dallas e elabore uma resenha crítica, discutindo as principais ideias dessa dissertação. Esta será a Resenha 2.
-
Compare as informações da sua Resenha 2 com aquelas que colocou no Trabalho 2. Destaque os conteúdos da Química Orgânica e Química Ambiental. Este será o Trabalho 3.
-
A partir da leitura do artigo disponibilizado, elabore uma síntese de sua compreensão e responda:
a) Você reconhece conteúdos de química orgânica e química ambiental no artigo? Explique.
b) Existem aspectos interdisciplinares propostos pelos autores?
c) É uma proposta para qual(is) séries do ensino médio? Explique.
d) Elabore um organograma com as principais ideias do artigo.
O resumo do texto, bem como as respostas para as questões anteriores comporá o Trabalho 4.
-
Neste item disponibilizaremos as gravações dos encontros remotos.
-
-
Nota final na disciplina Articulação dos Conteúdos Químico-Pedagógicos II, calculada a partir da média aritmética entre a nota dos trabalhos postados e a nota no trabalho apresentado.
-