Programação

  • Tópico 1

  • AGROINDÚSTRIA - TIPOS DE AGROINDÚSTRIA

    1. História da agroindústria brasileira
    2. Conceito
    3. Complexo agroindustrial
    4. Funções da agroindústria
    5. Tipos de agroindústria: sucroalcooleira, laranja, soja e aves.
    6. Atividade: outras agroindústrias a ser apresentadas pelos alunos, tais como, vinícola, curtumes, peixe, carnes, e café  

  • Tipos de Agroindústria - Agroindústria citrícola


                                                                             Click aqui para assistir o vídeo

  • Boas práticas agrícolas

    Nesta aula são tratados tópicos sobre as boas práticas agrícolas e ganadeiras.


  • Condições para estabelecimentos agroindustriais

  • Atividade de água e isotermas de sorção

    Assistir o vídeo sobre Isotermas de sorção, que mostra o cálculo da umidade na monocamada segundo os modelos de BET e GAB

                                                                 Click aqui para assistir o vídeo

       

  • Prova

    A prova será disponibilizada a partir das 10.00 horas do dia 06/10 e deve ser devolvida pelo e-disciplinas no dia 07/10 às 8.00 horas.


    Boa prova. 

  • Alteração dos alimentos

    Grupo 1: André e Gustavo - Avaliação da intensidade da reação de Maillard, de atributos físico-químicos e análise de textura em doce de leite

    Grupo 2: Antônio e Gabriel - Avaliação da vida de prateleira e da qualidade de amostras de carne bovina resfriada embaladas à vácuo no período de 120 dias

    Grupo 3: Vitória, Natália e Lívia - Principais alterações físico-químicas em óleos e gorduras submetidos ao processo de fritura por imersão: regulamentação e efeitos na saúde 

    Grupo 4: Pablo e João Pedro - RANCIDEZ HIDROLÍTICA E OXIDATIVA EM QUEIJOS DA SERRA GAÚCHA E SUA RELAÇÃO COM PARÂMETROS NUTRICIONAIS E MICROBIOLÓGICOS

    Grupo 5: João Vitor e Paulo - Melhoramento Do Processamento Mínimo Da Manga (Mangifera indica L. Var Tommy Atkins)

  • Matérias primas

    Apresentação dos artigos sobre as  matérias primas:

    Grupo 1: André e Gustavo - "Quinoa – a Review "

    Grupo 2: Antônio e Gabriel - " Yacon [Smallanthus sonchifolia (Poepp. et Endl.) H. Robinson] chemical composition and use – a review"

    Grupo 3: Vitória, Natália e Lívia - "Fatores antinutricionais em alimentos: revisão" 

    Grupo 4: Pablo e João Pedro - "Revisão: Composição química, propriedades funcionais e aplicações tecnológicas da semente de chia (Salvia hispanica L) em alimentos"

    Grupo 5: João Vitor e Paulo - "Utilização de farinhas alternativas em produtos de panificação: uma revisão literária"



  • PRODUÇÃO DE PÃO - AULA PRÁTICA

    Os alunos produzirão uma formulação de pão utilizando misturas de farinhas ou outros ingredientes. Enviar as observações e fotos dos produtos obtidos. Também realizar uma avaliação sensorial utilizando as fichas disponibilizadas no material anexado. 

    Bom trabalho! 


  • Conservação de alimentos

  • Aula de produção de panetones

    O material de aula apresenta a metodologia para a produção de panetones semi-industrial e a produção de panetones em casa. Recomenda-se aos alunos seguir o roteiro para produzir seus panetones. Enviar suas observações e fotos de seus produtos.


    Bom trabalho! 

  • Conservação dos alimentos: Refrigeração e congelamento


                                      Click aqui para assistir o vídeo


  • Processos térmicos usados para a conservação

  • Métodos de conservação não convencionais

  • Prova II

    Caros alunos:


    A prova será disponibilizada a partir das 10.00 horas do dia 08/12 e deve ser devolvida pelo e-disciplinas no dia 09/12 às 8.00 horas.


    Boa prova! 


  • Notas finais

    Caros alunos:

    A nota final  foi calculada a partir da média das provas com peso 3 + média dos seminário com peso 1, tudo dividido por 4. Infelizmente, os alunos  Gustavo, João Vitor e André não conseguiram aprovar a disciplina.  Recomendo a estes alunos maior estudo sobre os tópicos abordados e maior trabalho de pesquisa para a prova de recuperação. As provas requereram uma pesquisa adicional por parte de vcs.  considerando o tempo disponibilizado para a realização das provas, portanto respostas muito gerais e sem informações específicas não foram bem avaliadas.

    Parabéns para aqueles que conseguiram atingir o objetivo desejado, principalmente considerando estes tempos difíceis que vivemos, mas precisamos manter a disciplina e o comprometimento com as responsabilidades que cada um deve ter. 


    Boas festas para todos

     

  • Prova de recuperação

    Caros alunos:


    A prova de recuperação deve ser entregue pelo sistema até amanhã 06/01 às 8.00 horas. Não esqueçam que as respostas não devem seguir só o senso comum senão devem ser fundamentadas com dados obtidos na literatura científica. Podem incluir as referências utilizadas. 


    Boa prova,


    Delia