Diagrama de temas

  • Aula 1

    I. Tópicos da Aula:

    i. Apresentação dos objetivos e do formato da disciplina e das motivações do grupo de professores em oferecer essa disciplina; apresentação dos professores.


    ii. Apresentação dos alunos


    iii. Exercício em sala: Responder em português e com o máximo de 25 palavras a pergunta: Qual a

    principal mensagem do seu artigo?


    II. Tarefas para casa:

    i. Leituras: cap. 1 “Writing in Science”, cap. 2 “Science Writing as Storytelling”, cap. 3 “Making a Story Sticky” e cap. 4 “Story Structure” do livro “Writing Science”.


    ii. Escolher um artigo empírico da sua área que você aprecie (não pode ser um artigo de revisão ou de opinião) e responda (em português): a mensagem está clara, ou em outras palavras, o quê você aprendeu com esse artigo? Justifique sua resposta usando os elementos do esquema SUCCES, apresentados no cap. 3 do “Writing Science”.


    iii. Revisar o seu outline aproveitando o quê foi discutido na sala e certificando-se que os 4 elementos - ‘Opening’, ‘Challenge’, ‘Action’ e ‘Resolution’ - estejam presentes no seu artigo.


  • Aula 2

    Exercícios em sala:

    i. Discussão sobre a leitura (caps. 1 , 2, 3 e 4 do livro “Writing Science”)

    ii. Discussão com todo o grupo sobre a leitura do artigo escolhido: (a) a mensagem

    está clara? (b) Quais elementos SUCCES do cap. 3 ‘Making a story sticky’ você

    identifica no artigo? (c) Que elementos poderiam ter sido usados pra tornar a

    mensagem mais clara?

    iii. Identificar os elementos ‘Opening’, ‘Challenge’, ‘Action’ e ‘Resolution’ no outline do

    parceiro

    iv. Discutir com parceiro e professor os pontos fortes e fracos dos outline e sugestões

    de melhoria

    2. Tarefas para casa:

    i. Leituras: Cap. 5 “The Opening”, cap. 6 “The Funnel: Connecting O and C” e cap. 7

    “The Challenge” do livro “Writing Science” (24 pags.)

    ii. Escrever a introdução do seu artigo. Enviar o texto pelo moodle e para o email do

    parceiro até as 14h do dia 18/03 (a próxima aula).

  • Aula 3

    1. Exercícios em sala:

    i. Discussão sobre a leitura (caps. 5, 6 e 7 do “Writing Science”)

    ii. Usando o formato “Lead/Development” (pags. 29 e 68-69 seção 8.1 do “Writing

    Science”), estruture (em bullet points) um dos parágrafos do material & métodos do

    seu artigo.

    iii. Discussão com parceiro e professor sobre críticas e sugestões do outline

    2. Tarefas para casa:

    i. Leituras: (a) “Types of feedback” (pags. 222 – 230) do “Writing your journal article in

    12 weeks” e Cap. 8 “Action” do livro “Writing Science” (21 págs.).

    ii. Revisar outline do seu artigo com base nas sugestões do professor. Enviar em

    formato eletrônico para moodle até as 14h as do dia 25/03 (a próxima aula).

    iii. Revisar a Introdução do parceiro de escrita. Enviar em formato eletrônico para

    moodle e para o email do parceiro até as 14h do dia 25/03 (a próxima aula).

    iv. Escrever o Material e Métodos do seu artigo usando o formato “Lead/Development”.

    Enviar em formato eletrônico para moodle e para o email do parceiro até as 14h as

    do dia 25/03 (a próxima aula).

  • Aula 4

    1. Exercícios em sala:

    I. Discussão sobre as leituras: “Types of feedback” do “Writing your journal article

    in 12 weeks” e Cap. 8 “Action” do livro “Writing Science”.

    II. Usando os princípios das pags. 76-79 do “Writing Science” – i.e. foque nos

    dados não na estatística - estruture (em bullet points) um dos parágrafos dos

    resultados do seu artigo.

    III. Discussão com parceiro e professor sobre críticas e sugestões da introdução.


    2. Tarefas para casa:

    i. Leitura: cap. 9 “The resolution” do livro “Writing Science” (13 págs.).

    ii. Revisar a Introdução do seu artigo com base nas sugestões do parceiro e dos

    professores. Enviar em formato eletrônico para moodle até as 14h do dia 01/04

    (a próxima aula).

    iii. Revisar o Material e Métodos do parceiro de escrita. Enviar em formato

    eletrônico para moodle e para o email do parceiro até as 14h do dia 01/04 (a

    próxima aula).

    iv. Escrever os Resultados do seu artigo. Enviar em formato eletrônico para moodle

    e para o email do parceiro até as 14h do dia 01/04 (a próxima aula).

  • Aula 5

    1. Exercícios em sala:

    i. Discussão sobre leitura Cap. 9 do “Writing Science”

    ii. Escolha a estrutura OCAR ou LDR para estruturar um parágrafo da sua

    discussão; a seção 8.3 (“Discussion” das pags. 79-81) do “Writing Science” traz

    ótimos exemplos dos uso das duas estruturas.

    iii. Discussão com parceiro e professor sobre críticas e sugestões dos métodos.


    2. Tarefas para casa:

    i. Leitura: Cap. 10 “Internal structure”, cap. 11 “Paragraphs”, e cap. 12

    “Sentences” do livro “Writing Science” (18 págs.).

    ii. Revisar os Materiais e Métodos do seu artigo com base nas sugestões do

    parceiro e dos professores. Enviar em formato eletrônico para moodle até as 14h

    do dia 15/04 (a próxima aula – note que dia 08/04 é feriado! Alunos têm duas

    semanas para fazer as tarefas).

    iii. Revisar os Resultados do parceiro de escrita. Enviar em formato eletrônico para

    moodle e para o email do parceiro até as 14h do dia 15/04 (a próxima aula).

    iv. Escrever a Discussão do seu artigo. Enviar em formato eletrônico para moodle e

    para o email do parceiro até as 14h do dia 15/04 (a próxima aula).

  • Aula 6

    1. Exercícios em sala:

    I. Discussão sobre leitura Caps. 10, 11 e 12 do livro “Writing Science”

    II. Identificar a mensagem central de cada parágrafo da sua introdução e ordená-los de modo a esclarecer a história do artigo.

    III. Discussão com parceiro e professor sobre o exercício e críticas e sugestões dos resultados.


    2. Tarefas para casa:

    I. Leitura: caps. 13 “Flow”, cap. 14 “Energizing writing” e cap. 15 “Words” do livro

    “Writing Science” (13 págs.).

    II. Revisar a Discussão do parceiro de escrita. Enviar em formato eletrônico para

    moodle e para o email do parceiro até as 14h do dia 22/04 (a próxima aula).

    III. Revisar os Resultados do seu artigo com base nas sugestões do parceiro e dos

    professores. Enviar em formato eletrônico para moodle até as 14h do dia 22/04

    (a próxima aula).

  • Aula 7

    Exercícios em sala:

    I. Discussão sobre as leituras: Caps. 13, 14 e 15 do “Writing Science”

    II. Revisar as conexões entre os parágrafos da Discussão do seu artigo atentando

    também para escrita enérgica (cap. 14 do livro “Writing Science”)

    III. Discussão com parceiro e professor sobre exercício em sala e críticas e sugestões dos resultados.


    2. Tarefas para casa:

    I. Leitura: (1) caps. 16 “Condensing”, cap. 17 “Putting it all together: real editing” e

    cap. 18 “Dealing with limitations” do livro “Writing Science” (23 págs.) e (2) texto

    sobre Título e Abstract.

    II. Revisar a Discussão do seu artigo com base nas sugestões do parceiro e dos

    professores.

    III. Escrever o Abstract, escolher um título para seu artigo e finalizar seu artigo.

    Enviar o artigo completo em formato eletrônico para moodle e para o email do

    parceiro até as 14h do dia 29/04 (a próxima aula).

    O abstract tem que passar a mensagem principal do artigo,  portanto deve ter os elementos OCAR, mas a estrutura pode ser OCAR, LD ou LDR, dependendo das regras das revistas e do seu estilo pessoal.

    Apresentem o problema geral (opening), a hipótese (ou hipóteses; challenge), os resultados-chave e sua interpretação (action), e finalmente, uma breve conclusão que indique ao leitor as implicações gerais do trabalho (resolution).
    O título pode falar do teste que foi feito, da hipótese que foi testada ou até da principal conclusão do artigo, tudo depende da importância que você queira dar a esses elementos.
    Um bom título é atraente, mas ao mesmo tempo, informativo, e de preferência com linguagem simples e direta

  • Aula 8

    1.. Palestra sobre “cover letter” proferida pelo Prof. Glauco Machado.

    2. Discussão sobre as leituras.

    3. Avaliação do curso: O que funcionou? O que não funcionou? O que mudar para uma

    próxima versão?


    4. Tarefas para casa:

    I. Revisar o artigo completo do parceiro. Enviar em formato eletrônico para moodle

    e para o email do parceiro até as 14h do dia 06/05.

    II. Quem quiser pode mandar até as 14h do dia 06/05 a cover letter para os

    professores pelo moodle. Isso é opcional!

    III. Revisar o seu artigo completo e enviar em formato eletrônico para moodle até as

    14h do dia 13/05.

  • Tema 9

  • Tema 10