Programação
Aula 1
I. Tópicos da Aula:
i. Apresentação dos objetivos e do formato da disciplina e das motivações do grupo de professores em oferecer essa disciplina; apresentação dos professores.
ii. Apresentação dos alunos
iii. Exercício em sala: Responder em português e com o máximo de 25 palavras a pergunta: Qual a
principal mensagem do seu artigo?
II. Tarefas para casa:
i. Leituras: cap. 1 “Writing in Science”, cap. 2 “Science Writing as Storytelling”, cap. 3 “Making a Story Sticky” e cap. 4 “Story Structure” do livro “Writing Science”.
ii. Escolher um artigo empírico da sua área que você aprecie (não pode ser um artigo de revisão ou de opinião) e responda (em português): a mensagem está clara, ou em outras palavras, o quê você aprendeu com esse artigo? Justifique sua resposta usando os elementos do esquema SUCCES, apresentados no cap. 3 do “Writing Science”.
iii. Revisar o seu outline aproveitando o quê foi discutido na sala e certificando-se que os 4 elementos - ‘Opening’, ‘Challenge’, ‘Action’ e ‘Resolution’ - estejam presentes no seu artigo.
Aula 2
Exercícios em sala:
i. Discussão sobre a leitura (caps. 1 , 2, 3 e 4 do livro “Writing Science”)
ii. Discussão com todo o grupo sobre a leitura do artigo escolhido: (a) a mensagem
está clara? (b) Quais elementos SUCCES do cap. 3 ‘Making a story sticky’ você
identifica no artigo? (c) Que elementos poderiam ter sido usados pra tornar a
mensagem mais clara?
iii. Identificar os elementos ‘Opening’, ‘Challenge’, ‘Action’ e ‘Resolution’ no outline do
parceiro
iv. Discutir com parceiro e professor os pontos fortes e fracos dos outline e sugestões
de melhoria
2. Tarefas para casa:
i. Leituras: Cap. 5 “The Opening”, cap. 6 “The Funnel: Connecting O and C” e cap. 7
“The Challenge” do livro “Writing Science” (24 pags.)
ii. Escrever a introdução do seu artigo. Enviar o texto pelo moodle e para o email do
parceiro até as 14h do dia 18/03 (a próxima aula).
Aula 3
1. Exercícios em sala:
i. Discussão sobre a leitura (caps. 5, 6 e 7 do “Writing Science”)
ii. Usando o formato “Lead/Development” (pags. 29 e 68-69 seção 8.1 do “Writing
Science”), estruture (em bullet points) um dos parágrafos do material & métodos do
seu artigo.
iii. Discussão com parceiro e professor sobre críticas e sugestões do outline
2. Tarefas para casa:
i. Leituras: (a) “Types of feedback” (pags. 222 – 230) do “Writing your journal article in
12 weeks” e Cap. 8 “Action” do livro “Writing Science” (21 págs.).
ii. Revisar outline do seu artigo com base nas sugestões do professor. Enviar em
formato eletrônico para moodle até as 14h as do dia 25/03 (a próxima aula).
iii. Revisar a Introdução do parceiro de escrita. Enviar em formato eletrônico para
moodle e para o email do parceiro até as 14h do dia 25/03 (a próxima aula).
iv. Escrever o Material e Métodos do seu artigo usando o formato “Lead/Development”.
Enviar em formato eletrônico para moodle e para o email do parceiro até as 14h as
do dia 25/03 (a próxima aula).
Aula 4
1. Exercícios em sala:
I. Discussão sobre as leituras: “Types of feedback” do “Writing your journal article
in 12 weeks” e Cap. 8 “Action” do livro “Writing Science”.
II. Usando os princípios das pags. 76-79 do “Writing Science” – i.e. foque nos
dados não na estatística - estruture (em bullet points) um dos parágrafos dos
resultados do seu artigo.
III. Discussão com parceiro e professor sobre críticas e sugestões da introdução.
2. Tarefas para casa:
i. Leitura: cap. 9 “The resolution” do livro “Writing Science” (13 págs.).
ii. Revisar a Introdução do seu artigo com base nas sugestões do parceiro e dos
professores. Enviar em formato eletrônico para moodle até as 14h do dia 01/04
(a próxima aula).
iii. Revisar o Material e Métodos do parceiro de escrita. Enviar em formato
eletrônico para moodle e para o email do parceiro até as 14h do dia 01/04 (a
próxima aula).
iv. Escrever os Resultados do seu artigo. Enviar em formato eletrônico para moodle
e para o email do parceiro até as 14h do dia 01/04 (a próxima aula).
Aula 5
1. Exercícios em sala:
i. Discussão sobre leitura Cap. 9 do “Writing Science”
ii. Escolha a estrutura OCAR ou LDR para estruturar um parágrafo da sua
discussão; a seção 8.3 (“Discussion” das pags. 79-81) do “Writing Science” traz
ótimos exemplos dos uso das duas estruturas.
iii. Discussão com parceiro e professor sobre críticas e sugestões dos métodos.
2. Tarefas para casa:
i. Leitura: Cap. 10 “Internal structure”, cap. 11 “Paragraphs”, e cap. 12
“Sentences” do livro “Writing Science” (18 págs.).
ii. Revisar os Materiais e Métodos do seu artigo com base nas sugestões do
parceiro e dos professores. Enviar em formato eletrônico para moodle até as 14h
do dia 15/04 (a próxima aula – note que dia 08/04 é feriado! Alunos têm duas
semanas para fazer as tarefas).
iii. Revisar os Resultados do parceiro de escrita. Enviar em formato eletrônico para
moodle e para o email do parceiro até as 14h do dia 15/04 (a próxima aula).
iv. Escrever a Discussão do seu artigo. Enviar em formato eletrônico para moodle e
para o email do parceiro até as 14h do dia 15/04 (a próxima aula).
Aula 6
1. Exercícios em sala:
I. Discussão sobre leitura Caps. 10, 11 e 12 do livro “Writing Science”
II. Identificar a mensagem central de cada parágrafo da sua introdução e ordená-los de modo a esclarecer a história do artigo.
III. Discussão com parceiro e professor sobre o exercício e críticas e sugestões dos resultados.
2. Tarefas para casa:
I. Leitura: caps. 13 “Flow”, cap. 14 “Energizing writing” e cap. 15 “Words” do livro
“Writing Science” (13 págs.).
II. Revisar a Discussão do parceiro de escrita. Enviar em formato eletrônico para
moodle e para o email do parceiro até as 14h do dia 22/04 (a próxima aula).
III. Revisar os Resultados do seu artigo com base nas sugestões do parceiro e dos
professores. Enviar em formato eletrônico para moodle até as 14h do dia 22/04
(a próxima aula).
Aula 7
Exercícios em sala:
I. Discussão sobre as leituras: Caps. 13, 14 e 15 do “Writing Science”
II. Revisar as conexões entre os parágrafos da Discussão do seu artigo atentando
também para escrita enérgica (cap. 14 do livro “Writing Science”)
III. Discussão com parceiro e professor sobre exercício em sala e críticas e sugestões dos resultados.
2. Tarefas para casa:
I. Leitura: (1) caps. 16 “Condensing”, cap. 17 “Putting it all together: real editing” e
cap. 18 “Dealing with limitations” do livro “Writing Science” (23 págs.) e (2) texto
sobre Título e Abstract.
II. Revisar a Discussão do seu artigo com base nas sugestões do parceiro e dos
professores.
III. Escrever o Abstract, escolher um título para seu artigo e finalizar seu artigo.
Enviar o artigo completo em formato eletrônico para moodle e para o email do
parceiro até as 14h do dia 29/04 (a próxima aula).
O abstract tem que passar a mensagem principal do artigo, portanto deve ter os elementos OCAR, mas a estrutura pode ser OCAR, LD ou LDR, dependendo das regras das revistas e do seu estilo pessoal.
Apresentem o problema geral (opening), a hipótese (ou hipóteses; challenge), os resultados-chave e sua interpretação (action), e finalmente, uma breve conclusão que indique ao leitor as implicações gerais do trabalho (resolution).O título pode falar do teste que foi feito, da hipótese que foi testada ou até da principal conclusão do artigo, tudo depende da importância que você queira dar a esses elementos.Um bom título é atraente, mas ao mesmo tempo, informativo, e de preferência com linguagem simples e diretaAula 8
1.. Palestra sobre “cover letter” proferida pelo Prof. Glauco Machado.
2. Discussão sobre as leituras.
3. Avaliação do curso: O que funcionou? O que não funcionou? O que mudar para uma
próxima versão?
4. Tarefas para casa:
I. Revisar o artigo completo do parceiro. Enviar em formato eletrônico para moodle
e para o email do parceiro até as 14h do dia 06/05.
II. Quem quiser pode mandar até as 14h do dia 06/05 a cover letter para os
professores pelo moodle. Isso é opcional!
III. Revisar o seu artigo completo e enviar em formato eletrônico para moodle até as
14h do dia 13/05.