Programação
-
-
Link para o Meet da aula: meet.google.com/quq-dknc-tkh
-
Link para a aula
https://meet.google.com/fny-cmgf-ibt
Atenção para modificações feitas ao longo das aulas e alguns esclarecimentos sobre o modelo de Plano de Curso que está na apostila:
1) número total de aulas: 20
2) item 3. Situações nas quais se fará uso integrado dos temas de Biologia Molecular deste Plano de Curso com outras disciplinas das ciências naturais (Física e Química).
3) Colunas da tabela do item 4
Aula Conteúdo programático
específicoCompetências e
habilidadesEstratégias de
ensinoMateriais
Instrucionais
4) item 5. Formas e momentos de avaliação - Na resposta contemplem:- que tipo(s) de avaliação e por que,
- quantos e quais os momentos de avaliação
- com quais instrumentos de avaliação
Na apresentação para a classe, concentrem-se nos itens 4 e 5 (tabela por aula e avaliação), procurando explicar as razões das escolhas e os vínculos entre as aulas, estratégias, habilidades, avaliação: 20 minutos (apresentação) e 10 minutos discussão com a classe. Apresentações por ordem de sorteio.
Postem na tarefa abaixo os Planos de Curso completos e os pdf/ppt das apresentações até dia 23/06, 13h30.
-
-
Link para aula às 14h
https://meet.google.com/omy-ympf-woq
-
link para a aula
https://meet.google.com/dyb-bwzo-wxp?pli=1&authuser=0
Link para a aula gravada: https://drive.google.com/file/d/1L49MFiwG8dNiyZAzfLg4qomq8Jp_urss/view?usp=sharing
Link para o chat da aula: https://drive.google.com/file/d/1-uZW26Wa3WUKsD2QPeUNPswBqPYHhgaz/view?usp=sharing
Para quem não conseguiu acessar a aula no site acima, segue esse outro:
https://drive.google.com/file/d/1L49MFiwG8dNiyZAzfLg4qomq8Jp_urss/view
-
13h50: estará postado aqui qual dupla avalia qual mapa, com base no roteiro disponível acima.
avaliam o mapa de Ailine e Maria Clara Alice e Danilo Alice e Danilo Caio e André Caio e André Fernando e Pedro Fernando e Pedro Maurício, Vitória e Igor Maurício, Vitória e Igor Rafaela e Maria Carolina Rafaela e Maria Carolina Ailine e Maria Clara
15h: no Meet: meet.google.com/eaw-akye-gmfExposição dialogada sobre estratégias de ensino e avaliação.
Pessoal, o link da tarefa abaixo está funcionando, mas só dois grupos postaram as Avaliações pelos Pares até 31/05. Por favor, postem as avaliações restantes!
Link para a aula gravada: https://drive.google.com/file/d/1ftQNtrCaPrYVMCdc0rO6tbg6Od70L9yE/view
-
A) Atividade individual de epigenética para os que não estão em atendimento, no link abaixo e siga o roteiro:
https://learn.genetics.utah.edu/content/epigenetics/
1. clicar em “Lick your rats – interactive explore”2. ler o texto e ver o vídeo
3. clicar em “GO” em “What kind of mother are you? Lick a rat pup!”
Clicar em “START” e usar o mouse para mover e lamber o filhote.
Observe o “Timeline” acima do filhote e a região da cromatina (figura à esquerda) onde se encontra o gene GR. Repita várias vezes e sempre observe a cromatina. Quando cansar:
4. clicar em “GO” em “Investigate high and low nurtured rat pups” e explore as 4 opções de animação.
5. ler “A diferent kind of inheritance”
6. ler “Epigenetic patterns are reversible”
7. ler “The glucocorticoid receptor (GR) helps shut down the stress response”
B) Cada dupla deve apresentar seu Mapa de Conceitos provisório para as professoras, para dúvidas e discussão, nos seguintes horários*:
Link para a chamada da aula: https://meet.google.com/rkk-ktwk-zya
14h00-14h30: Ailine e Maria Clara
14h30-15h00: Alice e Danilo
15h00-15h30: Caio e André
15h30-16h00: Fernando e Pedro
intervalo para as professoras
16h15-16h45: Maurício e Vitória
16h45-17h15: Rafaela e Maria Carolina
17h15-17h45: Igor e Marina
*Obs.: caso algum grupo queira mudar seu horário de atendimento, deve negociar diretamente com outro grupo para realizar a troca.
-
14h: Trabalho em grupo. Painel Integrado / Café ComPartilha – 1ª etapa: leitura dos textos sobre os temas: reprodução assistida, clonagem terapêutica e reprodutiva, teste genético, nos grupos abaixo, respondendo, por escrito, como itens, esquemas ou mapas, as 6 questões da página 68
- texto 3 (p. 70): Igor, Pedro, Marina (?)
- texto 5 (pp. 73-74): Caio, André, Fernando
- texto 6 (pp. 75-76): Maurício, Vitória, Rafaela, Maria Carolina (se Marina não continua, Maria Carolina vai para o texto 3)
- texto Teste genético (p. 120): Ailine, Maria Clara, Alice, Danilo.
15h: Início da aula no Meets: meet.google.com/xkw-ckag-qzb
Painel Integrado / Café ComPartilha – 2ª etapa: formação de novos grupos pelas professoras e compartilhamento das conclusões.
15h20: Painel Integrado / Café ComPartilha – 3ª etapa: discussão final sobre as implicações éticas e exposição-dialogada sobre as Linguagens da Comunicação Científica.
16h: Palestra Bárbara Ladeira: Bioética, acesso à aula gravada no link: https://drive.google.com/open?id=1P7XDCvkNTVAO1-Rdum-GoIczuPybTDKh -
A aula terá início às 14h. Link para aula virtual: https://meet.google.com/fzz-ipmx-cka
Para se preparar para o trabalho com o Plano de Curso que será feito durante a aula, sigam o Estudo Dirigido à Leitura do capítulo "Molecular Biology"
(Referência completa: Dunkan, R. G. and Boerwinkel, D. J. Molecular Biology, in: Kampourakis, Kostas and Reiss, Michael J. Teaching Biology in Schools: Global Research, Issues, and Trends. New York: Taylor and Francis, 2018. Edição do Kindle)
-
Para a aula do dia 14.4 é necessário:
1) ler as páginas 32 a 65 da apostila (capítulo Células-Tronco)
2) assistir aos vídeos
Nosso encontro virtual terá início às 15h. Utilizem o tempo antes do encontro para terminarem a leitura/vídeos.
link para Google Meet https://meet.google.com/dir-vbmy-gxg
Até lá!
-
1) A aula sincrônica começa às 14h50 para que cada um possa fazer os exercícios da Eliana Dessen sobre genes e desenvolvimento colocados abaixo.
2) Na segunda parte da aula, faremos um mapa de conceitos formado por molduras (contendo apenas o conceito) e conexões por setas (identificadas por palavras de ligação, isto é, verbos) no programa Canva, cujo link segue abaixo.
-
A aula de 24/3 foi gravada e está disponível aqui: https://drive.google.com/file/d/1CywTQAV6xgL0t9f23h7RhVuxZGM-B0_F/view
Com o cancelamento da aula de 17/03, estas tarefas estão reagendadas para a aula virtual de 24/03.
1) Assistam nesta semana os dois vídeos (links abaixo) sobre regulação gênica.
Cada aluno deverá redigir uma página contextualizando as semelhanças e diferenças desse processo molecular entre os organismos procariotos e eucariotos.
http://vcell.ndsu.nodak.edu/animations/lacOperon/movie-flash.htm
http://vcell.ndsu.nodak.edu/animations/regulatedtranscription/movie-flash.htm
2) Lembrete para a aula: leitura prévia das Competências Específicas 1, 2 e 3 das Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Médio: Competências específicas e habilidades, da BNCC (Pp. 207-213 da apostila).
-
Palestra profa. Maria Elena Infante-Malaquias: Epistemologia da Ciência