Programação

  • Aula 1. Apresentação da disciplina. 04/03/2020 (quarta) e 06/03/2020 (sexta)

  • Aula 2. O pensamento evolutivo até Darwin e Wallace 11/03 (quarta) e 13/03 (sexta)

  • Aula 3. O pensamento evolutivo após Darwin e Wallace. Introdução à Genética de populações (25 e 27 de março)

    Essa aula, preparada para ser realizada à distância, consistirá de duas partes. Na primeira parte (das 19h00 às 21h00 na quarta,  das 8h00 às 10h00 na sexta, ou antes disso, em horário escolhido livremente), os estudantes deverão assistir às seguintes vídeo-aulas:

    1. Histórico do pensamento evolutivo após Darwin e Wallace.

    Vídeo aqui: 

    Em pdf aqui: https://srmatioli.ib.usp.br/bio103/Histo_evol_pos_Darwin_2020.pdf

    Teoria: http://srmatioli.ib.usp.br/bio103/Texto_GP_01.pdf

    2. O equilíbrio de Hardy-Weinberg.

    Vídeo aqui: 

    em pdf aqui: http://srmatioli.ib.usp.br/bio103/Aula7_GeneticaPop.pdf

    3. Equilíbrio de Hardy-Weinberg. Teste de hipóteses.

    Vídeo aqui: 

    em pdf aqui: http://srmatioli.ib.usp.br/bio103/Aula7_HW.pdf

    Na segunda parte da aula, que será feita em tempo real, através do aplicativo Zoom*, a Profa. Maria Vibranovski acompanhará, ao vivo, a realização de exercícios sobre a matéria vista.

    Lista de exercícios: https://srmatioli.ib.usp.br/bio103/exerc1.pdf

    * O aplicativo Zoom é gratuito e pode ser usado em computadores, tablets e celulares:  https://zoom.us/pt-pt/meetings.html 

    Não é necessária a criação de uma conta para participar. O link para isso está aqui:

    https://zoom.us/j/983447603?pwd=anhSR2tBTy9aTnMrVjU3dG9vdXp3Zz09

    (Válido para sexta-feira, 27/03/2020)

    A resolução da lista de exercícios pode ser mandada até o início da próxima aula. Pode mandar pelo edisciplinas, ou por email para a Profa. Maria Vibranovski (mdv@ib.usp.br), com cópia para o prof. Sergio (srmatiol@ib.usp.br).

    Vídeos com as discussões durante as aulas: e .




  • Aula 4. A origem da variabilidade. Quarta-feira (01/04) e sexta-feira (03/04)

    Aula proferida pela Profa. Maria Vibranovski. 

    Video aula:


    Em pdf: aqui

    Atividade: Genética da sensibilidade ao PTC.

    Essa atividade deverá ser entregue por email para a Profa. Maria Vibranovski com cópia para o Prof. Sergio R. Matioli até o início da próxima aula.

    mdv@ib.usp.br (Maria)

    srmatiol@ib.usp.br (Sergio)

    Aula na plataforma Zoom: (Programada para iniciar às 20h30 de 01/04/2020)

    https://zoom.us/j/229730611?pwd=dTdEeFhlc2dSWmF5ejZZSEpEcGZUQT09

    Video com a aula no Zoom de 01/04:


    Aula ao vivo no Zoom (03/04, a partir das 9h30):

    https://zoom.us/j/271936700?pwd=eDVJU0tReDlmYXRiQ2grUkxoTEdjZz09

    Video com a aula no  Zoom de 03/04:



  • Aula 5. Seleção natural e adaptação. Em 15 e 17 de abril.

    Video aula:


    Videos opcionais: 


    Atividade para ser entregue (por email para mdv@ib.ib.usp.br e srmatiol@ib.usp.br):


    https://srmatioli.ib.usp.br/bio103/selnat_2014.pdf

    Observação: Você precisará de 13 cartas de um baralho (de ás até rei) de um único naipe. 


    Caso não possua baralho ou queira algo mais eficiente, use esse site:

    https://www.random.org/playing-cards/

    Instruções para embaralhar:

    Step 1: Number of cards

    Preencha:

    Draw  card(s) from  shuffled deck(s)

    >>>>> Coloque 13 depois de "Draw no caso da opção A" <<<<<

    Passo 2

    Step 2: Deck Configuration


    Which suits should be included?

     Spades (♠) Hearts (♥) Diamonds (♦) Clubs (♣)
    Escolha somente um naipe


    Step 3: Display Options

    Your cards will be shown in the order drawn. You can choose from the following extra options:
     Show remaining cards face down
     Show cards as text instead of images

    Mantenha isso (todas as cartas serão mostradas)


    Step 4: Go!

    Be patient! It may take a little while to draw your cards...

     

    Clique em "Draw Cards"

    No caso da opção "B", se uma carta for sorteada na ordem, retire-a das opções  e diminua um valor.

    Por exemplo, se tirou um ás (carta da vez), retire o ás da opção e diminua para 12 o valor depois de "Draw" passo 1.

    No caso da opção "A", é só ir apertando "again" na página que aparecem as cartas e contando quantas vezes foram necessárias.




  • Aula 6. Deriva genética. 22/04 e 24/04

    Aula em pdf aqui

    Vídeo aula: 


    Atividade a ser desenvolvida pelos estudantes:

    Simulação de deriva genética.

    Para ser entregue até o início da próxima aula para mdv@ib.usp.br e srmatiol@ib.usp.br

    Discussão em aula da simulação de deriva genética:



  • Primeira avaliação 29/04 e 08/05

    Para os estudantes matriculados nas quartas-feiras (29/04)


    Você receberá, por e-mail,  uma prova que será a primeira das duas avaliações programadas. A distribuição se dará no início do horário programado (19h00). A prova deverá ser enviada de volta no máximo 24 horas depois, também por e-mail, dirigido a srmatiol@ib.usp.br e também a mdv@ib.usp.br. Por gentileza, comunique qualquer problema ANTES do prazo esgotado.

    As provas não são iguais para todos. Haverá verificação de cópia ou plágio. Cópias da internet ou de colegas poderão causar anulação da prova parcial ou integral. 

    Para os estudantes matriculados nas sextas-feiras (08/05)

    Você receberá, por e-mail,  uma prova às 8h00 do dia 8 de maio, que deverá ser respondida em até 24 horas. 






  • Aula 7. Classificação biológica. Para 06/05/2020 (quarta) e 15/05/2020 (sexta)

    Video-aula:


    Exercício de classificação.

    Material para o exercício: Prancha

    Aula ao vivo por Zoom 06/05 a partir das 19h30. Atividade a partir das 20h00.

    Aguarde convite por e-mail.

  • Aula 8. Origem da vida. Para 13/05 (quartas) e 22/05 (sextas)

    Vídeo- aula:


    Atividade ao vivo, online:

    Discussão sobre o capítulo 1 deste livro:

    Galante et al. (2016). Astrobiologia, uma Ciência emergente. Tikinet Edição : IAG/USP

    Vídeo da discussão na aula de 13/05/2020:


    Para entregar (até o início da próxima aula):

    Fazer uma resenha sobre o capítulo.

    O que é uma resenha?


  • Aula 9. Espécies e especiação. 20/05 e 29/05

     Vídeo-aula:

    Exercício de especiação.

    Planilha em xlsx 

    Planilha em csv

    Entregar os resultados por email até o início da próxima aula por email para srmatiol@ib.usp.br e mdv@ib.usp.br





  • Aula 10. Macroevolução II: Evolução e desenvolvimento. Para 27/05 (quarta) e 05/06 (sexta)

    Vídeo-aula:

            

    Aula em pdf:

     https://srmatioli.ib.usp.br/bio103/Evo_devo_2020.pdf

    Sugestão de vídeos (opcional):

    Esse é imperdível, para ser visto depois da aula:


    Filme sobre desenvolvimento embrionário humano (em francês,  com possibilidade de legendas e tradução automática) 1h22min:


    Excertos do filme acima somente com as partes do desenvolvimento embrionário humano (20 min):


    Exercício de isometria/alometria:

    https://srmatioli.ib.usp.br/bio103/ex_alo.pdf

    Caranguejos da espécie Uca mordax:

    Papel milimetrado em pdfem jpg

    Papel log-log em pdfem jpg

    Planilha xlsx aqui

    Instruções para o exercício:


    Em sala de aula esse exercício é feito em grupos, onde o material (papel milimetrado e papel log-log) é distribuído pelos grupos. Para essa edição especial da disciplina, o exercício poderá ser feito de três maneiras (escolha somente uma dessas maneiras):

    1. Maneira tradicional:

    Os papéis milimetrado e log-log são impressos, preenchidos à mão, digitalizados ou fotografados e entregues na forma de arquivos anexos.

    2. Preenchimento digital:

    Os arquivos referentes aos papéis em formato jpg são preenchidos digitalmente com um programa qualquer de edição gráfica (paint por exemplo) e enviados.

    3. Por planilha eletrônica:

    Os dados contidos na planilha acima são os mesmos constantes do exercício e podem ser usados para construir os gráficos, podendo-se usar a transformação logarítmica que substitui o uso do papel log-log.

    Entregar a planilha contendo os gráficos por email.

    Prazo: Até o início da próxima aula, para os emails: srmatiol@ib.usp.br e mdv@ib.usp.br.


  • Aula 11. Processos macroevolutivos. Para 03/06 (quarta) e 12/06 (sexta)

    Vídeo-aula:


    Exercício de paleontologia molecular:

    https://srmatioli.ib.usp.br/bio103/Taxamole_2020.pdf

    Prazo: Até o início da próxima aula, para os emails: srmatiol@ib.usp.br e mdv@ib.usp.br.



  • Aula 12. Evolução humana. Dia 10/06 e 19/06

    Evolução humana

    Profa. Maria Mercedes Martinez Okumura. A aula iniciar-se-á às 19h00 na quarta e às 8h00 na sexta.

    Aula em pdf:

    https://srmatioli.ib.usp.br/bio103/Evo_humana_2020.pdf

    Aula online de 10/06/2020:


    Atividade:

    https://srmatioli.ib.usp.br/bio103/quest_ev_hum_2020.pdf

    Discussão de 10/06/2020:


  • Segunda avaliação. 17/06 (quartas) e 26/06 (sextas)

    Para os estudantes matriculados nas quartas-feiras (17/06)


    Você receberá, por e-mail,  uma prova que será a segunda das duas avaliações programadas. A distribuição se dará no início do horário programado (19h00). A prova deverá ser enviada de volta, no máximo, 24 horas depois, também por e-mail, dirigida a srmatiol@ib.usp.br e também a okumura@ib.usp.br. Por gentileza, comunique qualquer problema ANTES do prazo esgotado.

    Haverá verificação de cópia ou plágio. Cópias da internet ou de colegas poderão causar anulação da prova parcial ou integral. 

    Resultados para a turma de quarta:

    Para os estudantes matriculados nas sextas-feiras (26/06)

    Você receberá, por e-mail,  uma prova às 8h00 do dia 26 de junho, que deverá ser respondida em até 24 horas. 

    A distribuição se dará no início do horário programado (8h00). A prova deverá ser enviada de volta, no máximo, 24 horas depois, também por e-mail, dirigida a srmatiol@ib.usp.br e também a okumura@ib.usp.br. Por gentileza, comunique qualquer problema ANTES do prazo esgotado.

    Haverá verificação de cópia ou plágio. Cópias da internet ou de colegas poderão causar anulação da prova parcial ou integral. 


    Resultados das avaliações 1 e 2 com notas individualizadas por questão.


    Resultados gerais




  • Avaliação substitutiva 03/07

    Para aqueles que perderam a primeira ou a segunda avaliação, haverá a possibilidade de fazer uma avaliação substitutiva. Ela será feita durante o período de aula, com hora marcada e será oral, feita através de um sistema de videoconferência que deverá ser gravada para permanecer como registro documental.

    A plataforma será escolhida conforme a conveniência e disponibilidade dos participantes.