23/Jun
Ao responder esta questão você será incluído na lista de chamada.
A presença somente será atribuída aos listados presentes no final da aula.Boa aula!
Agenda
- Gabarito dos exercícios estudados na última aula: análise dos problemas propostos e discussão dos resultados obtidos sob a ótica dos critérios de avaliação VPLa, VET e custo financeiro da produção (clique AQUI para fazer o download do gabarito).
- Gabarito para os exercícios da apostila: para download do documento com a solução de todos os exercícios propostos na apostila "MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA A GESTÃO FLORESTAL" clique AQUI.
- "Rural Legal" - uma experiência paulista de estímulo ao uso econômico da Reserva Legal: Convidamos a Dra. Silvana R. Nobre, uma das assessoras que participa do projeto "Rural Legal", para uma "live" sobre o projeto e sobre como as ferramentas que acabamos de estudar têm sido usadas para analisar a viabilidade do uso econômico da reserva legal nas propriedades agrícolas.
- Temas para reflexão: Nesta última oportunidade para sugerir assuntos complementares, são recomendados dois temas muito importantes para o desenvolvimento do nosso país nos próximos anos: a Bioeconomia e a Valoração de Serviços Ecossistêmicos. Não deixe de ler e refletir sobre esses assuntos.
- Recomendações para a continuidade dos estudos na área de Economia: É nossa expectativa que a sua percepção sobre a importância dos temas econômicos tenha aumentado. E, caso tenha ficado com vontade de se aprofundar mais nesses temas, fico feliz e otimista, pois vejo que teremos mais um(a) profissional preparada(o) para participar competentemente do desenvolvimento do nosso país. Como já lembrado várias vezes ao longo deste curso, a economia nos ajuda a superar a escassez e o difícil processo de escolhas que a vida nos impõe. Procurem fazer isso com responsabilidade, com competência técnica e demonstrando capacidade de justificar cientificamente e com racionalidade essas escolhas.
- Enquete sobre a disciplina e encerramento: para consolidar e complementar a avaliação institucional, peço que respondam a uma enquete de avaliação específica da disciplina. As duas avaliações nos ajudam a monitorar (i) o desempenho discente e docente, (ii) a escolha de conteúdo e (iii) a estratégia pedagógica. Contribua com sua opinião e deixe o seu comentário. Assista ao vídeo de encerramento, e reflita sobre as as sugestões de continuidade dos seus estudos na área de Economia de Recursos Florestais.
- Gabarito dos exercícios estudados na última aula: análise dos problemas propostos e discussão dos resultados obtidos sob a ótica dos critérios de avaliação VPLa, VET e custo financeiro da produção (clique AQUI para fazer o download do gabarito).
Expandindo os horizontes
O projeto Rural Legal
Silvana R. Nobre, a nossa convidada de hoje, é uma consultora florestal que integra a equipe encarregada de implementar o programa "Rural Legal" (assista o vídeo abaixo). Ela é uma das consultoras que está apoiando a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo na busca por estratégias que viabilizem economicamente o uso da reserva legal. Vários passos já foram dados, e a Silvana nos contará essa estória, mostrando também como as técnicas financeiras de avaliação de projetos a ajudam nesse projeto.
Projeto
Rural Legal
Bioeconomia
Tivemos a oportunidade de conhecer as bases e os princípios da Economia Ecológica no início do curso. Trabalhamos em vídeo-sínteses que nos ajudaram a entender melhor como as nossas vidas são afetadas por questões que parecem pouco relacionadas com aspectos econômicos. Desta vez, o convite envolve um primeiro passo no sentido de conhecer melhor o que significa o termo Bioeconomia. Assista ao vídeo abaixo, produzido pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), para uma introdução ao tema.
O termo Bioeconomia vem sendo usado para caracterizar o mercado de recursos biológicos. Ganhou repercussão a partir do momento que a Comunidade Europeia estabeleceu como meta uma economia inovadora, baseada em baixas emissões, que busca conciliar "manutenção da biodiversidade e da proteção ambiental" com "demanda por uma agricultura e pesca sustentáveis, segurança alimentar, e uso sustentável dos recursos biológicos para fins industriais" (Comissão Européia).
Bioeconomia
Para mais informações:
- Transição para uma bioeconomia sustentável
- Bugge, Hansen, Klitkou (2016) A review of literature on Bioeconomy
- Compromisso com a mudança nos processos produtivos
Valoração de serviços ambientais
Começamos a disciplina assistindo a uma entrevista com o economista Robert Costanza. Na opinião dele, a transição para sistemas de desenvolvimento menos degradantes precisa de visões mais positivas. Dentre as otimistas estratégias que poderiam ajudar nessa transição está a visão de que, uma vez corretamente valorizados, serviços ambientais passariam a ser ofertados e demandados através de mecanismos convencionais de mercado. Assim sendo, para uma introdução às técnicas de valoração de serviços ambientais, sugerem-se as seguintes referências:
Introdução à
valoração de
serviços ecossistêmicos- Mudanças no valor global dos serviços ambientais (Robert Costanza et al., 2014)
- Valoração de serviços ecossistêmicos (2007, Capítulo 4) **
- Valoração Econômica e Pagamento por Serviços Ambientais (Jutta Kill, 2015
- Métodos de Valoração Ambiental - Parte I (Ronaldo Seroa da Motta, 1997)
** An introductory guide to valuing ecosystem services. Department for Environment, Food and Rural Affairs, England