02/Jun
Aula 13
Esta aula será transmitida ao vivo via Google Meet no dia 02/Jun/2020 no seu horário normal, das 14h00 às 16:50
(clique aqui para entrar na Meet)Ao responder esta questão você será incluído na lista de chamada .
A presença somente será atribuída aos listados presentes no final da aula.Boa aula!
Agenda
- Update sobre o projeto PQP: Mensagem foi enviada para aqueles que ainda não terminaram a avaliação. Solicita-se que concluam as avaliações antes do prazo final, para que todas as vídeo-sínteses recebam a merecida atenção e sejam apreciadas com tranquilidade.
- Introdução à Matemática Financeira e Avaliação de Projetos: Damos continuidade à introdução dos princípios da matemática financeira e às ferramentas básicas de avaliação de projetos. Neste bloco, aprenderemos a usar fórmulas para análise de séries de pagamentos. Faremos uma síntese dessas fórmulas e discutiremos a resolução de alguns exercícios.
- Para reflexão: Ao fim desta página você encontra comentários que podem ajudar a esclarecer questões discutidas na aula passada.
Introdução à Matemática Financeira - Séries de Pagamentos
Esta videoaula apresenta as fórmulas da matemática financeira que nos ajudam a lidar com séries de pagamentos. Séries de pagamentos representam uma sequência de valores idênticos que ocorrem ao longo do tempo. São exemplo dessas séries as parcelas de um financiamento ou os valores depositados para restituir a depreciação de uma máquina. Os slides da videoaula em PDF podem ser obtidos AQUI. A apostila disponibilizada na aula passada cobre boa parte das explicações dadas na video aula nas páginas 9 a 19. Dê uma olhada nos exercícios propostos nessa parte da apostila. Aos poucos, vá resolvendo esses exercícios, além dos propostos neste Quiz, e prepare-se para a discussão em sala de aula.
Séries de
Pagamentos:
fórmulas básicasExpandindo horizontes
Esclarecimentos sobre questões discutidas na aula passada :- sobre a questão de presença da aula passada:
A constante de Euler citada na questão de presença da aula passada presta homenagem ao matemático suíço Leonhard Euler. O nome constante de Napier (ou de Néper, ou número neperiano) presta homenagem ao matemático escocês John Napier. A primeira referência a essa constante foi publicada em 1618 na tabela de um apêndice de um trabalho sobre logaritmos de John Napier.
- sobre a menção feita pelo ministro da economia à venda do Banco do Brasil:
Os argumentos usados pelo ministro durante aquela reunião para justificar a venda do Banco do Brasil são resumidos neste artigo do jornal O Estado de São Paulo.- sobre o papel dos bancos públicos federais (BB, CEF e BNDES)
Vale a leitura de Araujo, V.L. e Cintra M.A.M. (2011) O papel dos bancos públicos federais na economia brasileira. IPEA. Texto para Discussão no. 1604, de onde extraímos o seguinte trecho:
"... a atuação dos bancos públicos federais surge como solução adequada para problemas de natureza estrutural da economia brasileira, o que por si só já justificaria a sua existência. ..., a crise financeira mostrou que os bancos públicos podem e devem contribuir para suavizar movimentos recessivos do ciclo econômico, em atuação nitidamente conjuntural. Neste particular, é curioso notar que a atuação dos bancos públicos tende a suprir lacunas deixadas pelos bancos privados, nacionais e estrangeiros, cuja aversão ao risco desencadeou contração abrupta do crédito. Os bancos públicos, com função de preferência pela liquidez diferente dos seus congêneres privados, contribuíram para mitigar os efeitos da crise pelo canal do crédito.
... salienta-se que a despeito do papel relevante que os bancos públicos têm desempenhado na economia brasileira, não parecem capazes de responder sozinhos a uma aceleração persistente da demanda por recursos. Haverá sempre a necessidade de ação compartilhada entre as instituições públicas e as privadas, sobretudo outros agentes financeiros de longo prazo – bancos de investimentos domésticos e estrangeiros, fundos de investimentos em infraestrutura, operações de private equities, fundos de previdência complementar, fundos de venture capital etc. – para sustentar um processo acelerado de desenvolvimento econômico e social."