26/Mai
Aula 12
Esta aula será transmitida ao vivo via Google Meet no dia 26/Mai/2020 no seu horário normal, das 14h00 às 16:50
(clique aqui para entrar na Meet)Ao responder esta questão você será incluído na lista de chamada.
A presença somente será atribuída aos listados presentes no final da aula.Boa aula!
Agenda
- Update sobre o projeto PQP: Reformatada a avaliação, solicita-se que todos contribuam para esta fase de análise por pares dos vídeo-sínteses. Espera-se que todos contribuam nesta etapa.
- Introdução à Matemática Financeira e Avaliação de Projetos: Dá-se início ao terceiro bloco de ferramentas básicas de economia aplicadas à área florestal. Apresenta-se uma síntese da primeira vídeoaula
- Indo além do básico: vídeo curto com conceitos básicos sobre finanças, com som e legendas em Inglês, para assimilação de termos que são corriqueiramente usados em inglês, mesmo no Brasil.
- Para reflexão: dois recortes preocupantes de um momento político (desregulamentação no M.A. e aparente falta de harmonia entre os ministérios da Economia e os demais). Nesta semana, que começamos a assimilar princípios de avaliação de projetos, e que ainda temos inúmeras incertezas pela frente decorrentes dos impactos da atual pandemia, vale a pena pensar sobre uma das pressuposições que qualquer análise de projetos exige. A de que trata-se normalmente de exercício sobre expectativas. E precisamos reconhecer que vivemos um momento em que fazer previsões é um exercício de enorme dificuldade.
Introdução à Matemática Financeira e Avaliação de Projetos
No vídeo abaixo, dou início a uma série que apresenta os conceitos e fórmulas básicas da Matemática Financeira. Os slides da videoaula em PDF podem ser obtidos AQUI. Isso nos ajudará a avaliar projetos florestais e a tomar decisões do ponto de vista da rentabilidade das operações e projetos florestais.
Para apoiar esse trabalho, o link acima dá acesso a uma apostila que de forma bastante didática reúne tudo o que iremos aprender. Dê uma olhada nas diversas seções da apostila. Observe que a cada novo conceito, são apresentados exercícios resolvidos e em seguida são propostos exercícios para você resolver. Aos poucos, vá resolvendo também os exercícios da apostila, além dos propostos nos quizes, e prepare-se para a discussão em sala de aula.
Introdução,
à Matemática
FinanceiraExpanda seus horizontes
O mundo das finanças usa muitos termos em inglês
Procure assimilar as explicações sobre o mundo das finanças apresentado neste víde, e identifique termos em inglês que você já tenha ouvido ou lido em textos sobre economia ou finanças.
Introdução ao
mundo das
finanças
em inglês
Para refletir
Numa semana em que acompanhamos com preocupação a investigação de eventual e indevida interferência presidencial em investigações e inquéritos que por lei são conduzidos por órgãos policiais independentes, vimos gravado em vídeo manifestações igualmente preocupantes do ministro do Meio Ambiente, sugerindo uma "estratégia" que visa flexibilizar e desregulamentar certas atividades que põe em risco enormes ganhos que a sociedade civil conquistou nos últimos anos. Procure argumentos que venham sendo usados por ambos os grupos, contrários e favoráveis à desregulamentação e tire as suas próprias conclusões.
Ministro do M.A.
propõe estratégia
para acelerar
iniciativas de
desregulamentação
(23m23s)A reunião tinha como objetivo promover a articulação de todos os ministérios em torno de um programa chamado "Pró-Brasil", que teria como objetivo estimular a economia brasileira. Em determinado momento, o ministro da casa civil (encarregado de fazer o primeiro esboço) se refere a esse plano como se fosse um Plano Marshall para o Brasil. Procure se informar mais sobre o que foi esse plano, e a sua importância.
A ideia de chamar o "Pro-Brasil" de um novo Plano Marshall para o Brasil foi fortemente rechaçada pelo Ministro da Economia nessa reunião. Veja a reação do Ministro da Economia, Paulo Guedes (que certamente também não estava contente com a ideia de um plano desses ter sido esboçado sem contar com a participação dele).
Ministro da Economia
pede coerênciaCom relação à desregulamentação ambiental, fizemos um exercício semelhante no ano passado (2019). Nos posicionamos sobre mudanças que vêm sendo seguidamente propostas no Congresso para alterar o Código Florestal Brasileiro. A posição, de forma resumida, do final das discussões pode ser apresentada da seguinte forma:
Uma conquista que vem sendo aprimorada pela sociedade brasileira, desde a década de 30, é regularmente ameaçada por grupos que querem reduzir as responsabilidades ambientais dos proprietários rurais e a função sócio-ambiental da propriedade rural. Exemplo desse tipo de ação foi o projeto de lei que tramitou no Senado Brasileiro em abril de 2019 (PL 2362, Abril/2019) e que teve a pretensão de revogar a reserva legal prevista no Código Florestal Brasileiro. A constituição brasileira estabelece que o direito de propriedade, além de satisfazer ao seu dono, relaciona-se também com outros interesses, dentre os quais se destaca [o princípio da dignidade da pessoa humana, da igualdade, do aproveitamento do solo para o trabalho e do meio ambiente ecologicamente equilibrado. ... Os dispositivos presentes na Constituição Federal brasileira ... estabelecem ... que a propriedade rural possui uma função ambiental a desempenhar, devendo o proprietário cumprir a legislação ambiental e dirigir a exploração da terra no sentido de melhorar a qualidade de vida dos que vivem na área explorada, bem como dos habitantes da região, com a devida manutenção do equilíbrio ecológico] (Nicoletto***). O Código Florestal Brasileiro, portanto, alinhado com o espírito da nossa constituição, regulamenta e expressa o atual consenso duramente debatido pela sociedade brasileira nos últimos anos para criar um marco regulatório que expresse a função sócio-ambiental da propriedade rural prevista na constituição. E é nesse sentido que nós, estudantes universitários e professores se manifestam contrários e repudiam qualquer ação que venha a enfraquecer essa função.
*** Rodrigo Lucietto Nicoletto (2007)
A função ambiental da propriedade rural: uma análise da constituição federal brasileira acerca do exercício do direito de propriedade.
In: Diritto brasiliano
https://www.diritto.it/a-funcao-ambiental-da-propriedade-rural-uma-analise-da-constituicao-federal-brasileira-acerca-do-exercicio-do-direito-de-propriedade/- Art. 5º, inciso XXIII (sobre a função social da terra)
- Capítulo VI “Do Meio Ambiente”, Art. 225, incisos III e VII, § 4º
Guia para aplicação da nova Lei Florestal em propriedades rurais
Projeto de Lei (PL 2362/2019) que pretendia revogar a Reserva Legal
Consulta pública PL 2362/2019