05/Mai
Aula 9
Esta aula será transmitida ao vivo via Google Meet no dia 05/Mai/2020 no seu horário normal, das 14h00 às 16:50
(clique aqui para entrar na Meet)Ao responder esta questão você será incluído na lista de chamada.
A presença somente será atribuída aos listados presentes no final da aula.Boa aula!
Agenda de hoje
- Update sobre o projeto PQP: Encerrada a fase de submissão de vídeo-sínteses, entramos agora na fase de avaliação por pares desses trabalhos. Tivemos a adesão de 28 estudantes, e nesta fase esperamos que cada contribuição desses alunos seja avaliada por pelo menos 5 colegas.
- Síntese da vídeo-aula: Ação conjunta das ofertas individuais das firmas no mercado, formando a oferta agregada; encontro das forças de oferta e demanda no mercado; formação de um preço de equilíbrio; e elasticidades.
- Diálogos com a experiência: sendo a formação de curvas de oferta e demanda agregadas e consequente formação de preços de equilíbrio o tema principal da aula de hoje, assistiremos a um vídeo sobre preços praticados em mercados de produtos florestais disponibilizado hoje pela empresas e consultoria Poyry.
- Dinâmica sobre formação de curvas de demanda: Cada aluno deverá responder a uma enquete sobre disposição a pagar por itens básicos de consumo. Na próxima aula, os resultados dessa enquete serão compilados e servirão para ilustrar a formação de curvas de demanda para esses itens.
Introdução à Teoria de Custos
Vimos como se forma a oferta de uma firma em competição perfeita. Agora agregamos a produção de todas as firmas nesse mercado para formar a curva de oferta agregada. Dá-se a demanda e no mercado surge o equilíbrio. Algumas aspectos da interação dessas forças de mercado e considerações sobre o conceito de elasticidade são também apresentados. Os slides da videoaula em PDF podem ser obtidos AQUI. Estude esse material e prepare-se para a discussão em sala de aula.
Oferta,
demanda,
elasticidades
e equilíbrioExpanda seus horizontes
Para refletir
Um dos principais interesses de produtores, gestores florestais e consumidores de produtos florestais envolve saber quais preços e custos são praticados no mercado. Procure na internet fontes que regularmente publicam esse tipo de informação. Uma recente e interessante iniciativa é a promovida pela empresa de consultoria Pöyry Tecnologia Ltda.
Essa empresa se propõe a apresentar em vídeos um canal aberto de comunicação com o público interessado sobre "Tendências do Mercado Florestal". Hoje (5/Mai/2020), foi divulgado o primeiro vídeo desse série, que ficará disponível para acesso até o dia 05/Jun/2020
Vídeo completo
Vídeo-síntese