Indice degli argomenti
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· LEITURAS INTRODUTÓRIAS:
*Programa da Disciplina “Temas Contemporâneos da Ibero-América” (IRI-USP, 2019.2).
*DALLARI, Pedro. “Laura Chinchilla na Cátedra José Bonifácio” e “Entrevista con Laura Chinchilla: los desafios de América Latina”. In: CHINCHILLA, Laura. (coord.), PEREIRA, Wagner Pinheiro. & LUGO, Carlos. (orgs.). Democracia, Liderança e Cidadania na América Latina. (São Paulo: Edusp, 2019. pp.15-24 e 493-505.)
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O POPULISMO NA AMÉRICA LATINA
LEITURA – PALESTRA (RESENHA) – 1º PARTE DA AULA:
*PEREIRA, Wagner Pinheiro. “A Política das Multidões: Populismo e Neopopulismo na América Latina”. In: GONZÁLEZ, Felipe (Coord.); DAMIANI, Gerson; FERNÁNDEZ-ALBERTOS, José. (Org.). Governança e Democracia Representativa. (São Paulo: Edusp, 2017. pp. 301-322.)
· LEITURAS PARA APROFUNDAMENTO E DISCUSSÃO DA PALESTRA – 2º PARTE DA AULA:
*CAPELATO, Maria Helena Rolim. “Identidade Nacional e Produção de Sentimentos”. In: ______. Multidões em Cena. Propaganda Política no Varguismo e no Peronismo. (São Paulo: Editora UNESP, 2009. pp.263-315.)
*VARGAS, Getúlio. “Carta Testamento (23 de agosto de 1954) – as duas versões do texto”. In: SILVA, Hélio. Vargas. Uma Biografia Política. (Porto Alegre: L&PM, 2004. pp.177-181.)
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AS DITADURAS MILITARES NA AMÉRICA LATINA: LEGADO AUTORITÁRIO E JUSTIÇAS DE TRANSIÇÃO
· LEITURA – PALESTRA (RESENHA) – 1º PARTE DA AULA:
*QUADRAT, Samantha Viz. “Ditadura, Violência Política e Direitos Humanos na Argentina, no Brasil e no Chile”. In: AZEVEDO, Cecília & RAMINELLI, Ronald (orgs.). História das Américas: Novas Perspectivas. (Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011. pp.241-273.)
· LEITURAS PARA APROFUNDAMENTO E DISCUSSÃO DA PALESTRA – 2º PARTE DA AULA:
*COGGIOLA, Osvaldo. Governos Militares na América Latina. (São Paulo: Editora Contexto, 2001. pp.11-107.)
*PEREIRA, Wagner Pinheiro. “A Sombra dos Ditadores: Os Regimes Autoritários nos Romances Hispano-Americanos (1851-2000)”. In: PIÑON, Nélida (Coord.). As Matrizes do Fabulário Ibero-Americano. (São Paulo: Edusp, 2016. pp.171-188.)
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O “VIR A SER” DA DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA: PERSPECTIVAS DE INTERPRETAÇÃO
· LEITURA – PALESTRA (RESENHA) – 1º PARTE DA AULA:
*CASTRO, Rita de Cássia Marques Lima de. & CASTRO, Paulo Sérgio. “Razões para o estado de ‘vir a ser’ democrático na América Latina: a contraditória relação entre democracia, cidadania, soberania, poder e desigualdade”. In: CHINCHILLA, Laura. (coord.), PEREIRA, Wagner Pinheiro. & LUGO, Carlos. (orgs.). Democracia, Liderança e Cidadania na América Latina. (São Paulo: Edusp, 2019. pp.313-334.)
· LEITURAS – SEMINÁRIO 01 – 2º PARTE DA AULA:
*BONOMETTI, Petra Bonometti & RUIZ SEISDEDOS, Susana. “La democracia en América Latina y la constante amenaza de la desigualdad”. Andamios, Volumen 7, número 13, mayo-agosto 2010, pp.11-36.
*OLIVARES-LAVADOS, Alejandro A. & CANALE-MAYET MARTIN, Antonio V. “Calidad de la democracia en América Latina. Reconstruyendo algunos RANKINGS internacionales”. Díkaion, vol. 23, núm. 18, diciembre, 2009, pp. 329-347.
*LAGOS, Ricardo. “América Latina después de la crisis: los desafios del siglo XXI”. In: LAGOS, Ricardo (coord.); DÁVILA, Mireya & ZIBETTI, Fabíola Würst (org.). A América Latina no Mundo. Desenvolvimento Regional e Governança Internacional. (São Paulo: Edusp, 2014. pp.25-49.)
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AULA 05 (24/09) – 1º PARTE – WORKSHOP “A COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE DO BRASIL”
· 1º Parte da Aula: Workshop “A Comissão Nacional da Verdade do Brasil”, a ser realizado pelo Prof. Dr. Pedro Dallari (IRI-USP).
· LEITURA – WORKSHOP (RESENHA) – 1º PARTE DA AULA:
* DALLARI, Pedro B. A. “La Comisión de la Verdad de Brasil: algumas notas sobre su trabajo, informes final, conclusiones y recomendaciones con un enfoque en el sistema de justicia”. Sistemas Judiciales, v. 15, pp. 46-54, 2015.
AULA 05 (24/09) – 2º PARTE – ATIVIDADE POLÍTICA E ALIANÇAS RELIGIOSAS NO BRASIL E NA COLÔMBIA
· Palestra da pesquisadora Nayive Castellanos Villamil (PROLAM-USP)
· LEITURAS – PALESTRA – 2º PARTE DA AULA:
* CASTELLANOS VILLAMIL, Nayive. “Influência religiosa na atividade política latino-americana: Brasil – Colômbia”. Revista Poder & Cultura, Rio de Janeiro, Vol. 4, No 8, pp. 162-171, jul.-dez. 2017.
* ALMEIDA, Ronaldo de. “Bolsonaro presidente: conservadorismo, evangelismo e a crise brasileira”. Novos Estudos, Cebrap. São Paulo, v.38, nº.1, pp.185-213, jan.-abr.2019.
* BELTRÁN, William Mauricio; QUIROGA, Jesús David. “Pentecostalismo y política electoral em Colombia (1991-2014)”. Colombia Internacional, nº.91, pp.187-212, jul.-sep. 2017.
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AULA 06 (27/09) – 2º PARTE – REDEMOCRATIZAÇÃO, NEOPOPULISMO E CRISE DEMOCRÁTICA NA AMÉRICA LATINA
· Palestra do Prof. Dr. Wagner Pinheiro Pereira.
· Exibição de programas televisivos sobre o movimento das Diretas Já no Brasil, programas de propaganda eleitoral de Fernando Collor de Mello, Carlos Menem e Alberto Fujimori, matérias do telejornal Jornal Nacional (Rede Globo, 1989-1992) e dos documentários “A Revolução Não Será Televisionada” (“The Revolution Will Not Be Televised”, dir. Kim Bartley e Donnacha O’Briain, Irlanda, 2003) e “Ao Sul da Fronteira” (“South of the Border”, dir. Oliver Stone, EUA, 2010).· LEITURAS – PALESTRA (RESENHA) – 2º PARTE DA AULA:
*CHINCHILLA, Laura. “Democracia, liderazgo y ciudadanía em América Latina: una introducción”. In: CHINCHILLA, Laura. (coord.), PEREIRA, Wagner Pinheiro. & LUGO, Carlos. (orgs.). Democracia, Liderança e Cidadania na América Latina. (São Paulo: Edusp, 2019. pp.59-88.)
· LEITURAS PARA APROFUNDAMENTO E DISCUSSÃO DA PALESTRA – 2º PARTE DA AULA:
* MOREIRA, Luiz Felipe Viel, QUINTEROS, Marcela Cristina & SILVA, André Luiz Reis da. “A América Latina no contexto da redemocratização, neoliberalismo e globalização (1989 - 1999)” e “A nova América Latina e os desafios da autonomia e da integração (1999 - 2009)”. In: ____. As Relações Internacionais da América Latina. (Petrópolis: Vozes, 2010. pp.291-379.)
*PEREIRA, Wagner Pinheiro. “A Revolução Bolivariana e a Venezuela de Hugo Chávez: História e Interpretações (1999 - 2013)”. In: SCHURSTER, Karl & ARAUJO, Rafael (orgs.). A Era Chávez e a Venezuela no Tempo Presente. (Rio de Janeiro: Editora Autografia/EDUPE, 2015. pp.91-115.)
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UMA DEMOCRACIA INACABADA?: OS LIMITES DA CIDADANIA NO BRASIL
LEITURAS – PALESTRA (RESENHA) – 1º PARTE DA AULA:
* MARCO, Claudio A. Ferreira Di. “Democracia inacabada: uma breve discussão sobre as formas limitadas com que os cidadãos atuam na democracia brasileira”. In: CHINCHILLA, Laura. (coord.), PEREIRA, Wagner Pinheiro. & LUGO, Carlos. (orgs.). Democracia, Liderança e Cidadania na América Latina. (São Paulo: Edusp, 2019. pp.335-352.)
· LEITURAS – SEMINÁRIO 02 – 2º PARTE DA AULA:
* O’DONNELL, Guilhermo. “Democracia delegativa?” Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 31, pp.25-40, out.1991.
*MIGUEL, Luis Felipe. “Resgatar a participação: democracia participativa e representação Política no debate contemporâneo”. Lua Nova, núm. 100, fev-abr. 2017, pp. 83-119.
*DALLARI, Pedro. “Sociedade Civil e a Consolidação da Democracia na América Latina”. Pensamiento Iberoamericano, v. 3, pp. 91-96, 2016.
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AULA 08 (04/10) – A NECESSIDADE DE REGULAMENTAÇÃO DO LOBBY, O COMBATE À CORRUPÇÃO E A BUSCA PELA TRANSPARÊNCIA DEMOCRÁTICA
· Palestra da pesquisadora Mariana Chaimovich.
· LEITURAS – PALESTRA (RESENHA) – 1º PARTE DA AULA:
* CHAIMOVICH, Mariana. “A regulamentação do lobby e a transparência da democracia na América Latina: tendências, desafios e um modelo para a região”. In: CHINCHILLA, Laura. (coord.), PEREIRA, Wagner Pinheiro. & LUGO, Carlos. (orgs.). Democracia, Liderança e Cidadania na América Latina. (São Paulo: Edusp, 2019. pp.369-391.)
· LEITURAS – SEMINÁRIO 03 – 2º PARTE DA AULA:
* MANCUSO, Wagner Pralon. “Lobby: instrumento democrático de representação de interesses?” Organicom 1, ano 8, número 14, 1º semestre de 2011, pp.118-128.
* SANTOS, Manoel Leonardo & CUNHA, Lucas. “Sobre as consequências da regulamentação do lobby: controvérsias e convergências”. In: Percepções sobre a regulamentação do lobby no Brasil: Convergências e divergências: Texto para discussão / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. (Brasília/Rio de Janeiro: IPEA, 2015. pp.27-34.)
* AGUIAR, Asdrúbal. “Transparencia y calidad de la democracia”. In: CHINCHILLA, Laura. (coord.), PEREIRA, Wagner Pinheiro. & LUGO, Carlos. (orgs.). Democracia, Liderança e Cidadania na América Latina. (São Paulo: Edusp, 2019. pp.143-170.)
* LUGO, Carlos. “Cultura de la legalidade y ciudadanía”. In: CHINCHILLA, Laura. (coord.), PEREIRA, Wagner Pinheiro. & LUGO, Carlos. (orgs.). Democracia, Liderança e Cidadania na América Latina. (São Paulo: Edusp, 2019. pp.195-226.)
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OS DESAFIOS IMPOSTOS PELAS MÍDIAS SOCIAIS À DEMOCRACIA EM TEMPOS DE “FAKE NEWS”
· LEITURAS – PALESTRA (RESENHA) – 1º PARTE DA AULA:
*NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. “Os desafios impostos pelas mídias sociais à democracia”. In: CHINCHILLA, Laura. (coord.), PEREIRA, Wagner Pinheiro. & LUGO, Carlos. (orgs.). Democracia, Liderança e Cidadania na América Latina. (São Paulo: Edusp, 2019. pp.353-368.)
· LEITURAS – SEMINÁRIO 04 – 2º PARTE DA AULA:
* MARINO, Catalina Botero. “Estado de derecho, deliberación y posverdad en América Latina”. In: CHINCHILLA, Laura. (coord.), PEREIRA, Wagner Pinheiro. & LUGO, Carlos. (orgs.). Democracia, Liderança e Cidadania na América Latina. (São Paulo: Edusp, 2019. pp.171-194.)
* TANDOC JR., Edson C.; LIM, Zheng Wei & LING, Richard. “Defining ‘Fake News’”, Digital Journalism, 6:2, 137-153, 2018.
* TAVARES, Wellington; ALMEIDA, Guilherme Cássio. “Redes Sociais Virtuais e a Democracia 2.0: Dinâmicas e Perspectivas Políticas na Relação entre Políticos e Sociedade”. Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, n. 1, pp.72-94, 2012.
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AULA 10 (11/10) – 1º PARTE – AS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS, O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E OS DESAFIOS HISTÓRICOS NA CONSTRUÇÃO DO ESTADO DEMOCRÁTICO
· Palestra do Prof. Dr. Wagner Pinheiro Pereira.
· LEITURAS – PALESTRA (RESENHA) – 1º PARTE DA AULA:
*PEREIRA, Wagner Pinheiro. “As constituições brasileiras e o Supremo Tribunal Federal: questões, dilemas e desafios históricos na construção do estado democrático de direito”. In: CHINCHILLA, Laura. (coord.), PEREIRA, Wagner Pinheiro. & LUGO, Carlos. (orgs.). Democracia, Liderança e Cidadania na América Latina. (São Paulo: Edusp, 2019. pp.227-287.)
· LEITURAS PARA APROFUNDAMENTO E DISCUSSÃO DA PALESTRA – 1º PARTE DA AULA:
*DALLARI, Dalmo de Abreu. “A Constituição em diferentes sentidos: sociológico, político e jurídico” e “Constituição e constitucionalismo: produtos da acumulação histórica”. In: _____. A Constituição na Vida dos Povos: Da Idade Média ao Século XXI. (São Paulo: Saraiva, 2013. pp.17-44 e 149-166.)
*COSTA, Emília Viotti da. “Do Estado autoritário à reabertura liberal-democrática: O Supremo readquire seu poder”. In: ______. O Supremo Tribunal Federal e a Construção da Cidadania. (São Paulo: Editora Unesp, 2001. pp.159-188.)
AULA 10 (11/10) – 2da PARTE - RACISMO, ESPETÁCULO MIDIÁTICO DA CRIMINALIDADE E SELETIVIDADE DO SISTEMA PENAL BRASILEIRO: MALES CONTRA A DEMOCRACIA E A CIDADANIA
· Palestra da pesquisadora Quezia Brandão.
· LEITURAS – PALESTRA (RESENHA) – 1º PARTE DA AULA:
* BRANDÃO, Quezia. “A seletividade do sistema penal no estado democrático brasileiro: a população negra, um Direito Penal do Inimigo e a cidadania mínima – o caso Rafael Braga”. In: CHINCHILLA, Laura. (coord.), PEREIRA, Wagner Pinheiro. & LUGO, Carlos. (orgs.). Democracia, Liderança e Cidadania na América Latina. (São Paulo: Edusp, 2019. pp.291-312.)
· LEITURAS – SEMINÁRIO 05 – 2º PARTE DA AULA:
* MUÑOZ CONDE, Francisco. “As Origens Ideológicas do Direito Penal do Inimigo”. Revista Justiça e Sistema Criminal, vol.1, nº2, pp.7-32, dez. 2005.
* ADORNO, Sérgio. “Racismo, Criminalidade Violenta e Justiça Penal: Réus Brancos e Negros em Perspectiva Comparada”. Estudos Históricos, nº18, pp.283-300, jul.-dez.1996.
* PEREIRA, Wagner Pinheiro. “A Violência como Espetáculo: O Crime na Televisão Brasileira (1961 - 2016)”. In: PRIORE, Mary Del & MÜLLER, Angélica. (orgs.). História dos Crimes e da Violência no Brasil. (São Paulo: Editora UNESP, 2017. pp.177-231.)
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PROTEÇÃO DA BIODIVERSIDADE AMBIENTAL E CULTURAL LATINO-AMERICANA
· LEITURAS – PALESTRA (RESENHA) – 1º PARTE DA AULA:
* CAMILO, Amanda dos Santos Sousa & ALMEIDA, Paulo Santos de. “Proteção da biodiversidade ambiental e cultural latino-americana: o caso da participação social na avaliação de impacto ambiental nos países do Mercosul”. In: CHINCHILLA, Laura. (coord.), PEREIRA, Wagner Pinheiro. & LUGO, Carlos. (orgs.). Democracia, Liderança e Cidadania na América Latina. (São Paulo: Edusp, 2019. pp.393-411.)
· LEITURAS – SEMINÁRIO 06 – 2º PARTE DA AULA:
* JACOBI, Pedro. “Poder local, políticas sociais e sustentabilidade”. Saúde e Sociedade, São Paulo, v.8, n.1, Feb. 1999, pp. 31-48.
* LEMOS, Maria Carmen & AGRAWAL, Arun. “Environmental Governance”. Annu. Rev. Environ. Resour, v. 31, pp.297–325, 2006.
* MINKS, Volker. “Novas tecnologias de design verde urbano na América Latina: a construção de cidades autossuficientes e sustentáveis”. In: IGLESIAS, Enrique (coord.); DAMIANI, Gerson; GARCÉ, Adolfo; ZIBETTI, Fabíola Würst (org.). Os Desafios da América Latina no Século XXI. São Paulo: Edusp, 2015. pp.399-423.)
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POLÍTICAS PÚBLICAS E O DIREITO À CIDADE: O FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA PELO LOCAL
LEITURAS – PALESTRA (RESENHA) – 1º PARTE DA AULA:
* AGOPYAN, Kelly Komatsu. “O fortalecimento da democracia pelo local: o direito à cidade em São Paulo”. In: CHINCHILLA, Laura. (coord.), PEREIRA, Wagner Pinheiro. & LUGO, Carlos. (orgs.). Democracia, Liderança e Cidadania na América Latina. (São Paulo: Edusp, 2019. pp.449-470.)
· LEITURAS – SEMINÁRIO 07 – 2º PARTE DA AULA:
* DÁVILA, Mireya. “Gobernar en América Latina: democracia, desarollo y políticas públicas”. In: LAGOS, Ricardo (coord.); DÁVILA, Mireya & ZIBETTI, Fabíola Würst (org.). A América Latina no Mundo. Desenvolvimento Regional e Governança Internacional. (São Paulo: Edusp, 2014. pp.109-126.)
* ZICCARDI, Alicia. “Espacios e instrumentos de participación ciudadana para las políticas sociales del ámbito local”. In: ZICCARDI, Alicia. (coord.). Participación Ciudadana y Políticas Sociales del Ámbito Local. (Cidade de México: UNAM, 2004. pp.245-272.)
* BORBA, Guilherme Galuppo. “Políticas públicas culturais e a cidade de São Paulo: um olhar sobre a democracia cultural participativa no espaço público globalizado”. In: CHINCHILLA, Laura. (coord.), PEREIRA, Wagner Pinheiro. & LUGO, Carlos. (orgs.). Democracia, Liderança e Cidadania na América Latina. (São Paulo: Edusp, 2019. pp.471-490.)
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MULHERES, CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA DEMOCRACIA: AVANÇOS NA CIDADANIA
LEITURAS – PALESTRA (RESENHA) – 1º PARTE DA AULA:
*MAIDA, Marco José Domenici & CABRAL, Edson Mauricio. “Formulação coletiva do Estatuto da Criança e do Adolescente e sua contribuição para o avanço republicano da democracia na América Latina e no Caribe”. In: CHINCHILLA, Laura. (coord.), PEREIRA, Wagner Pinheiro. & LUGO, Carlos. (orgs.). Democracia, Liderança e Cidadania na América Latina. (São Paulo: Edusp, 2019. pp.413-431.)
· LEITURAS – SEMINÁRIO 08 – 2º PARTE DA AULA:
* VILELA, Maria Diogenilda de Almeida. “Legislação que disciplina os conselhos de políticas públicas tanto na esfera federal quanto nas esferas estaduais e municipais”. Consultoria Legislativa – Estudo/Março 2005. (Brasília: Câmara dos Deputados, 2005. pp.03-09.)
* RELATÓRIO AVALIATIVO – ECA 25 ANOS. (Brasília: Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, 2016. pp.02-141.)
* BLAY, Eva Alterman. “Mulher e cidadania na América Latina”. In: CHINCHILLA, Laura. (coord.), PEREIRA, Wagner Pinheiro. & LUGO, Carlos. (orgs.). Democracia, Liderança e Cidadania na América Latina. (São Paulo: Edusp, 2019. pp.119-141.)
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A INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
LEITURA – CONFERÊNCIA (RESENHA) – 2º PARTE DA AULA:
* GRYNSPAN, Rebeca. “Educando para uma mejor ciudadanía”. In: CHINCHILLA, Laura. (coord.), PEREIRA, Wagner Pinheiro. & LUGO, Carlos. (orgs.). Democracia, Liderança e Cidadania na América Latina. (São Paulo: Edusp, 2019. pp.89-117.)