Attività settimanale

  • 13 agosto - 19 agosto


    • Resumo da Palestra:
      Esta palestra tem como objetivo informar o que é e como funcionará o processo de concessão do Certificado Profissional em Informática em Saúde que será criado pela SBIS a partir de 2012, quais são os seus requisitos e como será o exame de certificação para os interessados em obtê-lo. Também será explicado o projeto proTICS da SBIS: o que é, como funciona, objetivos e breve histórico; e quais são seus.componentes: como o Programa de Aperfeiçoamento Profissional, o Certificado de Atualização Profissional, e o Certificado Profissional de Informática em Saúde. Como foram definidas as competências profissionais e seu nível de profundidade, e como eles são associadas à uma matriz de carreiras. Finalmente, será dada brevemente uma idéia de como se preparar para esse exame.

      Currículo da Palestrante:


      Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini


      Cientista biomédico
      , doutor pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Pauloe professor adjunto aposentado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde fundou e dirigiu por 20 anos o Núcleo de Informática Biomédica e foi chefe da área de Informática Biomédica e Bioestatística da Faculdade de Ciências Biomédicas, e membro do Grupo de Educação a Distância da Universidade. Foi também fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, sendo atualmente seu Diretor de Educação e Formação Profissional. Foi diretor de informática médica da Associação Médica Brasileira, fundador e editor-chefe de várias publicações on-line e revistas de TICs em saúde, como Informédica, RevistaInformática Médica e IntermedicEdumed News,. Telemed Newsletter,SBIS News, etc. Fundador e presidente do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, e coordenador do seu Centro Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde
      Home page: http://renato.sabbatini.com
      Currículo Lattes: 
      http://lattes.cnpq.br/0332149722877197

  • 20 agosto - 26 agosto

    • Resumo da palestra: 

      O objetivo da palestra é abordar a questão das arquiteturas mais adequadas para Sistemas de Informação em Saúde no Brasil, especialmente na saúde pública prímária, utilizando como exemplo a implantação e o funcionamento do sistema SIGA Saúde (Sistema de Informação e Gestão da Atenção em Saúde) implantado na Secretaria de Saúde do Município de São Paulo. Serão discutidos a historia e a motivação para o desenvolvimento do SIGA Saúde, quais foram as principais funcionalidades desejadas, arquitetura e blocos construtores, quais foram as vantagens da abordagem e da arquitetura, aspectos da implantação e continuidade da evolução. Serão apresentados e discutidos os resultados obtidos até aqui, bem como o futuro do SIGA Saúde.

      Currículos dos palestrantes:


      Dr. Lincoln de Assis Moura Jr.


      Engenheiro Eletricista, modalidade Eletrônica, pela EESC-USP (1976), MSc em Engenharia Biomédica pelo Programa de Engenharia Biomédica da COPPE/UFRJ (1979) e PhD pelo Imperial College, Londres (1988). Depois de atuar como diretor de P&D da Divisão de Informática do InCor, Diretor de Informática do HC de São Paulo e Líder de Negócios de Saúde da Atech, hoje é presidente da Zilics Sistemas de Informação em Saúde. Foi presidente da SBIS - Sociedade Brasileira de Informática em Saúde por dois mandatos (2000 a 2004) e, em 2006, foi eleito tesoureiro da IMIA - International Medical Informatics Association para o termo 2007-2010 e seu Presidente Eleito. Foi Coordenador da Comissão de Estudo Especial em Informática em Saúde da ABNT de 2007 a 2009. Possui enorme experiência na concepção, plajnejamento, desenvolvimento e implantação de Sistemas de Informação em Saúde em organizações complexas, tendo liderado projetos premiados nacional e internacionalmente. Sócio propriatádo da empresa Assis Moura eHealth.
      Currículo Lattes: 
      http://lattes.cnpq.br/6432596979190103


      Heloísa Helena Andreetta Corral


      Nutricionista, graduada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (1981), especialista em sistemas de informação em saúde, atualmente é coordenadora da Assessoria Técnica de Tecnologia de Informação (ATTI) da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

  • 10 settembre - 16 settembre


    • Resumo da Palestra:

      A normatização técnica, ou construção e adoção de padrões de informações em saúde tem muitos beneficios, vantagens e desafios. Esta palestra irá discutir este tema. Identificará e relacionará as organizações de padrões em IS no mundo, o que é a ISO, a organização internacional de padrões, que tem comitês e grupos de trabalho específicos, e como se dá o processo de criação de padrões. Também apresentará o trabalho da organização brasileira equivalente e representante da ISO, a ABNT, e como funciona, qual é o histórico e quais são os objetivos da Comissão de padrões em IS, a CEE-78. Outro órgão importante é o COPISS, que desenvolve padrões e nomenclaturas em saúde suplementar (TISS e TUSS, por exemplo), qual a importância e o resultado de seu trabalho; e quais são os padrões que estão sendo desenvolvidos atualmente nessas duas organizações. Também exporemos alguns desenvolvimentos recentes, como a portaria do Ministerio da Saúde que instituiu o HL7, o openEHR, o SNOMED CT, o PIX/PDQ, entre outros. como padrões obrigatórios na área.

      Currículo da Palestrante:


      Daiane Maciel

      Analista de Sistemas, trabalha na área de saúde desde 1998, desenvolvendo soluções e processos para Operadoras de Planos de Saúde. Daiane consegue aliar experiência prática com conhecimentos de Informática em Saúde, pois desenvolve trabalhos na ABNT/CEE 78. Atualmente é coordenadora de sistemas de Operadora de Plano de Saúde, SPA – Saúde,também, é Secretária da ABNT/CEE-78 Comissão de Estudo Especial de Informática em Saúde, comissão especializada em desenvolver padrões de informática em saúde no Brasil, é fundadora e coordenadora da Comissão de Estudo Técnico TISS que busca o estudo e disseminação do padrão TISS da A.N.S., desde 2007.

  • 24 settembre - 30 settembre

  • 8 ottobre - 14 ottobre

    • Resumo da Palestra:
      O sistema SMART (Scalable Medical Alert Response Technology) tem por objetivo a implantação de tecnologia avançada sem fios na área de espera de um Serviço de Emergência Médica e outros locais, para monitorar os sinais vitais dos pacientes de forma autônoma. Os profissionais do departamento de emergência são alertados automaticamente para os problemas que ocorrerem com o paciente na sala de espera, em tempo real. Os alertas e prioridades do paciente podem ser dinamicamente ajustados em função das circunstâncias. O sistema é projetado para responder rapidamente em situações de desastre, onde os pacientes drasticamente superem o número de profissionais disponíveis, ou em hospitais móveis em locais de desastres, desta forma possibilitando a priorização e atenção mais rápida a pacientes mais críticos. Cada paciente recebe um computador de mão e dois sensores, que monitoram o ECG e SpO2, que são transmitidos para um servidor central, o qual monitora os sinais e emite os avisos de alerta aos prestadores de cuidados adequados quando existe um problema. O sistema também usa uma forma de localizar espacialmente os pacientes, equipamentos e profissionais, em um ambiente fechado, usando tecnologia de RFID.

      Currículo da Palestrante:


      Dra Lucila Ohno Machado

      Médica graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, MBA pela Escola de Administração de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, e doutorada (PhD) em Medical Information Sciences e Computer Sciences pela Universidade de Stanford, EUA. Atualmente é Professora de Medicina, Chefe da Divisão de Informática Biomédica e Diretora Associada de Informática e Tecnologia da Universidade da Califórnia em San Diego. Editor Chefe, Journal of the American Medical Informatics Association e Diretor de Pesquisa de Informática Biomédica do Global Health Program. Fellow do American College of Medical Informatics e Fellow do Instituto Americano de Engenharia Médica e Biológica, Membro da American Society for Clinical Investigation.
      Home page: http://dbmi.ucsd.edu/confluence/display/DBMI/Lucila+Ohno-Machado,+MD,+PhD

  • 22 ottobre - 28 ottobre

    • Resumo da palestra: 

      Convergência digital (CD) é o fenômeno em que diferentes funcionalidades convergem para seu uso um único dispositivo. Um smartphone moderno, por exemplo, é um dispositivo que congrega diferentes funções de comunicação, entretenimento e computação, permitindo mensagens instantânes, email, visualização de filmes, fotografia, filmagem, videoconferência e, claro, também serve para telefonar. O desafio da CD não é mais o de se produzir plataformas convergentes, mas sim sistematizar e tornar eficiente o processo de concepção e produção de aplicações e conteúdo multidispositivo. Assim, é necessário criar-se orientações/diretrizes de usabilidade para o desenvolvimento de sistemas de software multi-dispositivo considerando várias formas inovadoras de interação. Atualmente estamos ainda no período de inovação, em um cenário crescente de dispositivos digitais (iPads, telefones celulares, TV digital interativa, etc.). A CD já está demonstrando um enorme impacto no setor saúde, através de aplicativos e utilizações específicas. Nesta palestra falaremos sobre como isto está ocorrendo e as perspectivas da CD para o futuro.

      Currículo do palestrante:


      Prof. Dr. Aldo von Wangenheim

      Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e Doutorado Acadêmico (Dr. rer.nat.) em Ciências da Computação pela Universidade de Kaiserslautern (1996). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, onde é professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação e dos cursos de graduação em Ciências da Computação e Medicina. É também professor e orientador de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Tem experiência nas áreas de Produção de Conteúdo para TV Digital Interativa, Informática em Saúde, Processamento e Análise de Imagens e Engenharia Biomédica, com ênfase em Telemedicina, Telerradiologia, Sistemas de Auxílio ao Diagnóstico por Imagem e Processamento de Imagens Médicas, com foco nos seguintes temas: analise inteligente de imagens, DICOM, CBIR, informática médica, visão computacional e PACS. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital - INCoD. É também Coordenador Técnico da Rede Catarinense de Telemedicina (RCTM), coordenador do Grupo de Trabalho Normalização em Telessaúde do Comitê Permanente de Telessaúde/Ministério da Saúde e membro fundador e ex-coordenador da Comissão Informática em Saúde da ABNT - ABNT/CEET 00:001.78. Atualmente também é membro da comissão ISO/TC 215 - Health Informatics. Foi coordenador da RFP6 - Conteúdo - do SBTVD - Sistema Brasileiro de TV Digital/Ministério das Comunicações. Desde 2007 é Coordenador do Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina no âmbito do Programa Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde e da OPAS - Organização Pan-Americana de Saúde e Coordenador do Núcleo Santa Catarina da RUTE - Rede Universitária de Telemedicina e do InCOD: Instituto para a Convergência Digital.
      Lattes: 
      http://lattes.cnpq.br/2828124381670231

  • 5 novembre - 11 novembre

    • As Aplicações da Realidade Virtual e Realidade Aumentada na Medicina e Saúde

      Hoje, dia 5 de novembro, as 20h (Horário de Verão, Brasilia)
      Por Webvideoconferência: 
      http://meet52658369.adobeconnect.com/ciclo/

      Resumo da Palestra: 

      A Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA), são áreas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico que tiveram grande impulso nos últimos anos graças aos avanços na indústria de eletrônica de consumo. Nesta palestra serão discutidos desafios de pesquisa e exemplos de aplicação do uso da RV e RA na área de saúde com ênfase em simuladores de procedimentos cirúrgicos e reabilitação.

      Currículo da Palestrante:

      Dr. Marcelo K. Zuffo

      Engenheiro Eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1989), mestre em Engenharia Elétrica (1993), doutor em Engenharia Elétrica (1997) e livre-docência na especialidade Meios Eletrônicos Interativos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2001). É Professor Titular (2006) junto ao Depto. de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem atuado junto ao Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) coordenando pesquisas e desenvolvimentos na área de Meios Eletrônicos Interativos ,com foco nos seguintes temas: engenharia de meios interativos, saúde digital, computação de alto desempenho, realidade virtual, computação gráfica, e visualização. Em 2001 desenvolveu o primeiro sistema de realidade virtual totalmente imersivo no Brasil denominada CAVERNA Digital. É coordenador da rede de telemedicina onconet. Foi Coordenador Internacional da ACM-SIGGRAPH em 2000. É coordenador científico do LEA (Laboratório de Ensaios e Auditoria) da ICP Brasil. Tem participado ativamente na definição do Sistema Brasileiro de TV digital SBTVD. Foi agraciado com o Prêmio Personalidade em Inovação Tecnológica pelo Sindicato de Engenheiros do Estado de São Paulo em 2006. Foi agraciado com a Medalha Mérito Tamandaré pela Marinha Brasileira em 2008 e Medalha da Vítória pelo Ministério da Defesa em 2009. Foi coordenador geral do ACM Web3D em 2010. Faz parte do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital desde 2007, compondo o Conselho Deliberativo e o Módulo Técnico, coordenando a norma de Segurança para TV Digital.
      Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0271672292477578

      -- 
      ----------------------------------------------------------
      Seja associado da SBIS!
      Visite o site www.sbis.org.br

  • 3 dicembre - 9 dicembre

    • A Diretoria de Educação e Capacitação Profissional convida a todos a participarem da última palestra do ano do III Ciclo de Seminários On-Line de TI em Saúde, na segunda-feira, dia 3 de dezembro, as 20h de Brasilia (horário de verão), por webvideoconferência:

      Tema: Novas Tecnologias Interativas em Educação a Distância em Saúde 
      Palestrante: Profa. Dra. Maria Elisabete Salvador Graziosi (Hospital São Paulo UNIFESP)

      Docente do Depto de Informática em Saúde da UNIFESP e Assessora de TI da superintendência do Hospital São Paulo, HU da UNIFESP. Possui graduação em Enfermagem pela UNIFESP, 1988. Mestrado e Doutorado pela UNIFESP, 1997 e 2002. É Assessota Técnica Científica das Unidades Afiliadas da SPDM. Tem experiência na área de Informática em Saúde; atua nas seguintes áreas: EaD e Telemedicina/Telessaúde. 

      http://lattes.cnpq.br/2940944860729134 

      Endereço do site do III Ciclo de Seminários (acesso apenas para inscritos):
      http://sbis.virtual.org.br/course/view.php?id=30

      Inscrição em: http://sbis.virtual.org.br/mod/resource/view.php?id=20

      Entrada gratuita, 100 vagas disponíveis.

      --