Programação
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Coloque aqui o Relatório Final (contendo o projeto), anexos e apresentação.
PRAZO FINAL: 06/12 (DATA LIMITE COM ATRASO: 13/12)
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Anotações da aula da Profa. Nídia Nacib Pontuschka.
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Compartilhem aqui os arquivos e documentos pesquisados para a elaboração do estudo do meio.
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As leituras dos textos devem ser feitas previamente às aulas e as postagens das resenhas no Moodle (E- disciplinas USP) serão permitidas até o meio dia desse mesmo dia.
As atividades do Moodle (E-disciplinas USP) não serão recebidas por outros meios, email ou impresso.
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INTRODUÇÃO
Parte 1: Aplicação do questionário inicial.
Levantamento dos conhecimentos prévios sobre estágio supervisionado e didática. Relato de experiências dos alunos sobre estágios anteriores, considerando as perguntas do questionário inicial.
Estratégias de ensino: questionário, think-pair-share, discussão em grupo, síntese no quadro das respostas (cada grupo coloca no quadro o que discutiu), com discussão sobre dificuldades e expectativas dos alunos em relação ao estágio.
Parte 2: Leitura e discussão do Programa da disciplina e das orientações do estágio supervisionado, com possibilidades de modificações para atender às necessidades dos alunos. Os alunos deverão discutir em grupos de 3 ou 4 e fazer apontamentos em relação à 3 categorias: coerência, clareza e rigor.
Produto: análise do programa da disciplina. Esse produto não será avaliado, mas servirá de base para orientação das ações futuras e modificações possíveis.
Parte 3: Ferramenta: Explicação sobre o Moodle (E-disciplinas USP) e como será o desenvolvimento da disciplina, avaliação e o que será esperado dos estágios.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PRÁTICAS E PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- Concepções de estágio
- Planejamento do estágio
- Regulamentação do estágio
Atividade em sala de aula envolverão elaboração de mapa conceitual.
Leitura Prévia:
(Leitura Texto 1) - PIMENTA, S.G. & LIMA, M.S.L. (2010) - Estágio: diferentes concepções. 1ª. Parte, Cap. I do livro Estágio e Docência. Cortez Editora. 5ª edição. p. 33-56.
(Leitura Texto 2) - PIMENTA, S.G. & LIMA, M.S.L. (2010) - Planejando o Estágio em forma de projetos. 3ª. Parte, Cap. II do livro Estágio e Docência. Cortez Editora. 5ª edição. p. 219-247.
Tarefa: atividade E-disciplinas Postagem da Resenha conjunta dos textos 1 e 2. Responda a pelo menos 1 questão do questionário - até dia 09/08 às 18h.
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Tema: Elaboração de Projetos de EA e Objetivos Educacionais de Aprendizagem
Nesta aula continuaremos a discutir a elaboração dos projetos de estágio, por meio de mapas conceituais. A partir da atividade realizada em sala de aula, os alunos irão elaborar o mapa conceitual individual sobre seu próprio projeto de estágio.
O texto auxiliar: Novak, J.D.; Cañas, A.J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p. 9-29, jan.-jun. 2010. Disponível em <http://www.periodicos.uepg.br, é um bom caminho para compreender a elaboração dos mapas conceituais e sua aplicação no ensino.
Em seguida, serão apresentados os objetivos de aprendizagem com base na Taxonomia de Bloom. O texto 3 explica de forma clara tais objetivos educacionais: PELISSONI, AM.S. Objetivos educacionais e Avaliação da Aprendizagem. Anuário da produção Acadêmica Docente. 2009. v.III, n.5
O Texto 4 auxiliará na compreensão da elaboração dos projetos: SANTOS, V.M.N. (2010) - Capítulo 3: O projeto escolar e o estudo do ambiente In: Educar no Ambiente: construção do olhar geocientífico e cidadania. Annablume. 2011. (p.65-107).
Para esta aula, os alunos deverão trazer seus mapas conceituais para avaliação em sala.
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Tema: Reflexões sobre práticas educativas em ambientes formal e não-formal.
Objetivos de Aprendizagem:
- Compreender a diferença da prática e da pesquisa em educação ambiental.
- Compreender problemas de pesquisa e metodologias da pesquisa em educação ambiental.
- Analisar artigos científicos e diferenciar pesquisa de relato de experiência
Nesta aula abordaremos as metodologias de pesquisa em EA e analisaremos as diferenças entre pesquisa e relato de experiência.
Atividade em sala de aula: Divisão em 4 grupos de trabalho que irão analisar um artigo de relato de pesquisa e um artigo de relato de experiência em quatro temáticas: EA + biodiversidade; EA + resíduos; EA + mudanças climáticas; EA + bacias hidrográficas.
Preencher um roteiro de análise dos artigos, procurando destacar as características da pesquisa e da prática em EA.
Ao final, iremos socializar as análises e realizaremos um diálogo final para sistematizar as reflexões.
Leituras prévias: Importante para preparação para a atividade em sala de aula.Escolha um dos textos (5 ou 6) para leitura e discussão em sala de aula. A Resenha, no entanto, deverá incluir os dois textos. Data de entrega da resenha com os textos 5, 6, 7 e 8: será dia 20/09 até às 18h.
(Texto 5) - TOMMASIELLO, M.G.; CARNEIRO, S.M.M.; TRISTÃO, M. Educação Ambiental e a Teoria da Complexidade: articulando concepções teóricas e procedimentos de abordagem na pesquisa. In: Pedrini A.; Saito, C.H. - (Org.) Paradigmas Metodológicos em Educação Ambiental. Editora Vozes. 2014. p. 82-92.
Pesquisa-ação
(Texto 6) - TOZONI-REIS, M. F. C.; VASCONCELLOS, H.S.R. A metodologia da pesquisa-ação em Educação Ambiental: reflexões teóricas e relatos de experiência. In: Pedrini A.; Saito, C.H. ; (Org.) ; Paradigmas Metodológicos em Educação Ambiental. Editora Vozes. 2014. P. 113-131.Sugestões de textos sobre metodologia científica voltada para a área de educação:
SEVERINO, A. J. Metologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MACIEL, L. S. B.; VIEIRA, R. A.; SOUZA, F. C. L. (Orgs.). Pesquisas em Educação: diferentes abordagens teórico-metodológicas. 1. ed. Maringá: EDUEM, 2014. 179p.
LEITE, F. T. Metodologia Científica: Métodos e Técnicas de Pesquisa (monografia, Dissertações, Teses e Livros). São Paulo: Ideias & Letras, 2008.
PÁDUA, E. M. M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 17. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 97 p.
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Nesta aula abordaremos:
- A temática ambiental nos projetos escolares
- Projetos de EA escolares e não-escolares
- Panorama dos Projetos de EA no Brasil
Os textos 7 e 8 são capítulos do livro Vamos Cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola.
Coordenação: Soraia Silva de Mello, Rachel Trajber. – Brasília:Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental : UNESCO, 2007.
Este livro traz uma abordagem sobre os projetos de EA nas escolas brasileiras, mostrando um panorama geral.
Vamos refletir a partir dos textos lidos:
Quais as dificuldades de realização de projetos de EA nas escolas?
Por que a EA ainda não está totalmente inserida nas escolas?
Pode a EA responder às crises social, econômica e ambiental a partir dos projetos nas escolas?
Em sala faremos análise de projetos de Educação Ambiental em escolas e discutiremos aspectos relativos ao desenvolvimento destes projetos, à semelhança do que fizemos com a análise dos textos da aula anterior.
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Leitura do Texto 7) - Carlos Frederico B. Loureiro e Mauricio F. Blanco Cossío - O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental? Cap. 2 - p.57-64.
(Leitura do Texto 8) - Carlos Frederico B. Loureiro - Educação ambiental crítica: contribuições e desafios. Cap 2 -p.65-72
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Na próxima aula (sexta-feira) abordaremos a elaboração de projetos de EA, dando continuidade às aulas anteriores.
Projetos de Educação Ambiental: os alunos trabalham conteúdos e atividades relacionadas às questões ambientais a partir dos fundamentos da Educação Ambiental, nas suas diferentes modalidades e correntes pedagógicas.
Tais atividades podem estar relacionadas ao cotidiano da sala de aula, ao contraturno escolar, em relação à atividade docente, se forem em ambiente escolar. Ou podem estar relacionadas ao ensino, divulgação e popularização das Ciências, se desenvolvida em centros de ensino e divulgação, em museus, em ONGs, etc. Em Parques e outros ambientes que apresentem programas de Educação Ambiental, os processos educativos, as atividades implementadas, trilhas e projetos relacionados à conservação.
Os projetos de EA apresentam-se de várias formas e características, com uma grande pluralidade de ideias e metodologias.
Para elaborar um bom projeto, é preciso ter clareza do objetivo, das metodologias, dos resultados que se quer alcançar, ter um bom diagnóstico do lugar (escola ou outro ambiente educativo não-formal), coletar dados relevantes e saber interpretá-los.
Para isso, abordaremos os conteúdos que devem fazer parte de um projeto, bem como sua organização formal.
Atividade em sala de aula: apresentação e discussão dos cenários entregues na última aula. Estruturação de projetos.
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(Documento da Prefeitura de São Paulo - Ano 2014)
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Documento da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Ano 2013)
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Documento da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Ano 2005)
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Aula - abordagem de situações em aulas de ciências.
Responda as questões:
Durante sua formação, a problematização fez parte dos métodos de ensino usado pelos docentes do curso? Relate brevemente sua experiência.
Sugira situações para problematização no ensino de Geociências?
Leitura do Texto 9 - Maria Aparecida Honorato e Rejane Aurora Mion - A importância da problematização na construção e na aquisição do conhecimento científico pelo sujeito. VII ENPEC, Florianópolis. 2009.
Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/874.pdf
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Introdução à Metodologia do Estudo do Meio
Planejamento do Estudo: escolha do local a ser estudado, objetivos do estudo do meio, organização da saída de campo.Elaboração do mapa mental; Separação dos grupos; Escolha do local para o Estudo do Meio; Definição dos objetivos do Estudo do Meio; Elaboração das perguntas dos questionários e entrevistas; Preparação da pesquisa e da aula de campo.
Metodologias de pesquisa e práticas fora da sala de aula em Educação Ambiental
Escolher um dos textos 10 ou 11 para leitura e discussão em sala de aula.
Texto 10 - SULAIMAN, S.N. E TRISTÃO, V.T.V. Estudo do Meio: uma contribuição metodológica à Educação Ambiental. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambiental. v. 21, julho a dezembro de 2008.
Texto 11 - LOPES, C. S.; PONTUSCHKA, N. N. Estudo do meio: teoria e prática. Geografia (Londrina) v. 18, n. 2, 2009 http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/Questões:
Qual a importância das aulas de campo para o Ensino de Geociências e para a Educação Ambiental?
Em que momento do curso/disciplina as aulas de campo podem ser realizadas?
Atividade em sala: elaboraçao de mapa mental
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Mapeamento Socioambiental:
Discussões sobre as possibilidades de aplicação do mapeamento socioambiental
Aula de campo: nesta aula faremos uma saída de campo pelo Campus no período da aula para observação dos locais de interesse para estudo do meio e coleta de dados para a elaboração do mapa socioambiental participativo. -
Conceituação teórica sobre a metodologia do Mapeamento socioambiental
Leitura do Texto 12 - SANTOS, V.M.N. & BACCI, D.C. Mapeamento socioambiental para Aprendizagem Social. In: Jacobi, P.R. Manual de Aprendizagem Social: aprender juntos para cuidar da água. Annablume. 2011.p.63-85.
Questão:
Quais as vantagens e desvantagens das metodologias de trabalho de campo?
Postagem da leitura dos Textos 9, 10, 11 e 12. Até dia 11/10 às 18h.
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Estudo do Meio - Elaboração do mapa síntese
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Leitura do Texto 13 - COSTA; N.M.C.; COSTA.V.C.C. Educação em Unidades de Conservação da Natureza. In: Pedrini A.; Saito, C.H. (Org.) Paradigmas Metodológicos em Educação Ambiental. Editora Vozes. 2014. P. 204-215.
(Texto complementar para leitura) - LOUREIRO, C.F.B.; AZAZIEL, M.; FRANCA, N. O caso estudado: Parque Nacional da Tijuca. In: Educação ambiental e conselho em unidades de conservação. p. 43-59.
(Texto complementar para leitura) - BERCHEZ, F. Projeto Trilha-sub de Educação Ambiental no Parque Estadual da Ilha Anchieta. 2010.
(Texto auxiliar) Caderno 1 - Educação Ambiental em áreas de conservação.
Atividade em sala: análise de mídias e preenchimento de roteiro de análise
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(Leitura do Texto 14) - TOMAZELLO, M. G. C. E FERREIRA, T. R. C. Educação ambiental: que critérios adotar para avaliar a adequação pedagógica de seus projetos? Ciência & Educação, v.7, n.2, p.199-208, 2001.
Atividade em sala: Dimensões e indicadores de EA - preencher tabela com base na tese de Martins (2019) -
Aula 14 (08/11) – Finalização e Apresentação dos Estudos do Meio
Aula 15 (22/11) - Apresentação dos Projetos de Estágio
Aula 16 (29/11) - Apresentação dos Projetos de Estágio
Aula 17 (06/12) – Discussão pós-campo. Entrega do Relatório Final de Estágio e
Avaliação da disciplina.
Aulas de campo:
23/11 (Paulínia – visita ao aterro sanitário Estre e projeto de Educação
Ambiental)
30/11 – Aldeia Indígena Krukutu – Bairro Parelheiros.