Programação

  • Atividades extra-sala (obrigatórias)

  • RELATÓRIO FINAL

  • Estudo do Meio - Trabalho em grupo

  • Tarefas Diversas (Resenhas etc)

    As leituras dos textos devem ser feitas previamente às aulas e as postagens das resenhas no Moodle (E- disciplinas USP) serão permitidas até o meio dia desse mesmo dia.

    As atividades do Moodle (E-disciplinas USP) não serão recebidas por outros meios, email ou impresso.

  • Para ver e ler com calma (opcional)

  • Aula 1 - Introdução - 02 de agosto

    INTRODUÇÃO

    Parte 1: Aplicação do questionário inicial.

    Levantamento dos conhecimentos prévios sobre estágio supervisionado e didática. Relato de experiências dos alunos sobre estágios anteriores, considerando as perguntas do questionário inicial.

    Estratégias de ensino: questionário, think-pair-share, discussão em grupo, síntese no quadro das respostas (cada grupo coloca no quadro o que discutiu), com discussão sobre dificuldades e expectativas dos alunos em relação ao estágio.

    Parte 2: Leitura e discussão do Programa da disciplina e das orientações do estágio supervisionado, com possibilidades de modificações para atender às necessidades dos alunos. Os alunos deverão discutir em grupos de 3 ou 4 e fazer apontamentos em relação à 3 categorias: coerência, clareza e rigor

    Produto: análise do programa da disciplina. Esse produto não será avaliado, mas servirá de base para orientação das ações futuras e modificações possíveis.

    Parte 3: Ferramenta: Explicação sobre o Moodle (E-disciplinas USP) e como será o desenvolvimento da disciplina, avaliação e o que será esperado dos estágios.

  • Aula 2 - Projetos de estágio - 09 de agosto

    ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PRÁTICAS E PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    • Concepções de estágio
    • Planejamento do estágio
    • Regulamentação do estágio

    Atividade em sala de aula envolverão elaboração de mapa conceitual.

    Leitura Prévia:

    (Leitura Texto 1) - PIMENTA, S.G. & LIMA, M.S.L. (2010) - Estágio: diferentes concepções. 1ª. Parte, Cap. I do livro Estágio e Docência. Cortez Editora. 5ª edição. p. 33-56.

    (Leitura Texto 2) - PIMENTA, S.G. & LIMA, M.S.L. (2010) - Planejando o Estágio em forma de projetos. 3ª. Parte, Cap. II do livro Estágio e Docência. Cortez Editora. 5ª edição. p. 219-247.

    Tarefa: atividade E-disciplinas Postagem da Resenha conjunta dos textos 1 e 2. Responda a pelo menos 1 questão do questionário - até dia 09/08 às 18h.


  • Aula 3 - Bases para a elaboração do projeto de estágio - 16 de agosto

    Tema: Elaboração de Projetos de EA e Objetivos Educacionais de Aprendizagem 

    Nesta aula continuaremos a discutir a elaboração dos projetos de estágio, por meio de mapas conceituais. A partir da atividade realizada em sala de aula, os alunos irão elaborar o mapa conceitual individual sobre seu próprio projeto de estágio.

    O texto auxiliar: Novak, J.D.; Cañas, A.J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p. 9-29, jan.-jun. 2010. Disponível em <http://www.periodicos.uepg.br, é um bom caminho para compreender a elaboração dos mapas conceituais e sua aplicação no ensino.

    Em seguida, serão apresentados os objetivos de aprendizagem com base na Taxonomia de Bloom. O texto 3 explica de forma clara tais objetivos educacionais: PELISSONI, AM.S. Objetivos educacionais e Avaliação da Aprendizagem. Anuário da produção Acadêmica Docente. 2009. v.III, n.5

    O Texto 4 auxiliará na compreensão da elaboração dos projetos: SANTOS, V.M.N.  (2010) -  Capítulo 3: O projeto escolar e o estudo do ambiente In: Educar no Ambiente: construção do olhar geocientífico e cidadania. Annablume. 2011. (p.65-107).

    Para esta aula, os alunos deverão trazer seus mapas conceituais para avaliação em sala.

  • Aula 4 - METODOLOGIAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL - 23 de agosto


    Tema: Reflexões sobre práticas educativas em ambientes formal e não-formal.

    Objetivos de Aprendizagem:

    • Compreender a diferença da prática e da pesquisa em educação ambiental.
    • Compreender problemas de pesquisa e metodologias da pesquisa em educação ambiental.
    • Analisar artigos científicos e diferenciar pesquisa de relato de experiência


    Nesta aula abordaremos as metodologias de pesquisa em EA e analisaremos as diferenças entre pesquisa e relato de experiência.

    Atividade em sala de aula: Divisão em 4 grupos de trabalho que irão analisar um artigo de relato de pesquisa e um artigo de relato de experiência em quatro temáticas: EA + biodiversidade; EA + resíduos; EA + mudanças climáticas; EA + bacias hidrográficas.

    Preencher um roteiro de análise dos artigos, procurando destacar as características da pesquisa e da prática em EA.

    Ao final, iremos socializar as análises e realizaremos um diálogo final para sistematizar as reflexões.


    Leituras prévias: Importante para preparação para a atividade em sala de aula. 

    Escolha um dos textos (5 ou 6) para leitura e discussão em sala de aula. A Resenha, no entanto, deverá incluir os dois textos. Data de entrega da resenha com os textos 5, 6, 7 e 8: será dia 20/09 até às 18h.  

    (Texto 5) -  TOMMASIELLO, M.G.; CARNEIRO, S.M.M.; TRISTÃO, M. Educação Ambiental e a Teoria da Complexidade: articulando concepções teóricas e procedimentos de abordagem na pesquisaIn: Pedrini A.; Saito, C.H. - (Org.) Paradigmas Metodológicos em Educação Ambiental. Editora Vozes. 2014. p. 82-92.

    Pesquisa-ação

    (Texto 6) -  TOZONI-REIS, M. F. C.; VASCONCELLOS, H.S.R. A metodologia da pesquisa-ação em Educação Ambiental: reflexões teóricas e relatos de experiência. In: Pedrini A.; Saito, C.H. ; (Org.) ;  Paradigmas Metodológicos em Educação Ambiental. Editora Vozes. 2014. P. 113-131. 

    Sugestões de textos sobre metodologia científica voltada para a área de educação:

    SEVERINO, A. J. Metologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

    MACIEL, L. S. B.; VIEIRA, R. A.; SOUZA, F. C. L. (Orgs.). Pesquisas em Educação: diferentes abordagens teórico-metodológicas. 1. ed. Maringá: EDUEM, 2014. 179p.

    LEITE, F. T. Metodologia Científica: Métodos e Técnicas de Pesquisa (monografia, Dissertações, Teses e Livros). São Paulo: Ideias & Letras, 2008.

    PÁDUA, E. M. M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 17. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 97 p.



  • Aula 5 - PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - 30 de agosto

    Nesta aula abordaremos:

    • A temática ambiental nos projetos escolares
    • Projetos de EA escolares e não-escolares
    • Panorama dos Projetos de EA no Brasil

    Os textos 7 e 8 são capítulos do livro Vamos Cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola.

    Coordenação: Soraia Silva de Mello, Rachel Trajber. – Brasília:Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental : UNESCO, 2007.

    Este livro traz uma abordagem sobre os projetos de EA nas escolas brasileiras, mostrando um panorama geral.


    Vamos refletir a partir dos textos lidos:

    Quais as dificuldades de realização de projetos de EA nas escolas?

    Por que a EA ainda não está totalmente inserida nas escolas?

    Pode a EA responder às crises social, econômica e ambiental a partir dos projetos nas escolas?

    Em sala faremos análise de projetos de Educação Ambiental em escolas e discutiremos aspectos relativos ao desenvolvimento destes projetos, à semelhança do que fizemos com a análise dos textos da aula anterior.


    • Leitura do Texto 7) - Carlos Frederico B. Loureiro e Mauricio F. Blanco Cossío - O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental? Cap. 2 - p.57-64.

      (Leitura do Texto 8) - Carlos Frederico B. Loureiro - Educação ambiental crítica: contribuições e desafios. Cap 2 -p.65-72

  • Aula 6 - PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - 13 de setembro

    Na próxima aula (sexta-feira) abordaremos a elaboração de projetos de EA, dando continuidade às aulas anteriores.


    Projetos de Educação Ambiental: os alunos trabalham conteúdos e atividades relacionadas às questões ambientais a partir dos fundamentos da Educação Ambiental, nas suas diferentes modalidades e correntes pedagógicas.

    Tais atividades podem estar relacionadas ao cotidiano da sala de aula, ao contraturno escolar, em relação à atividade docente, se forem em ambiente escolar. Ou podem estar relacionadas ao ensino, divulgação e popularização das Ciências, se desenvolvida em centros de ensino e divulgação, em museus, em ONGs, etc. Em Parques e outros ambientes que apresentem programas de Educação Ambiental, os processos educativos, as atividades implementadas, trilhas e projetos relacionados à conservação.

    Os projetos de EA apresentam-se de várias formas e características, com uma grande pluralidade de ideias e metodologias.

    Para elaborar um bom projeto, é preciso ter clareza do objetivo, das metodologias, dos resultados que se quer alcançar, ter um bom diagnóstico do lugar (escola ou outro ambiente educativo não-formal), coletar dados relevantes e saber interpretá-los.

    Para isso, abordaremos os conteúdos que devem fazer parte de um projeto, bem como sua organização formal.

    Atividade em sala de aula: apresentação e discussão dos cenários entregues na última aula. Estruturação de projetos.


  • Aula 7 - PROBLEMATIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL - 20 de setembro

    Aula - abordagem de situações em aulas de ciências. 

    Responda as questões:

    Durante sua formação, a problematização fez parte dos métodos de ensino usado pelos docentes do curso? Relate brevemente sua experiência.

    Sugira situações para problematização no ensino de Geociências?


    Leitura do Texto 9  - Maria Aparecida Honorato e Rejane Aurora Mion - A importância da problematização na construção e na aquisição do conhecimento científico pelo sujeito. VII ENPEC, Florianópolis. 2009.

    Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/874.pdf


  • Aula 8 - 27 de setembro - METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE CAMPO EM GEOCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Introdução à Metodologia do Estudo do Meio

    Planejamento do Estudo: escolha do local a ser estudado, objetivos do estudo do meio, organização da saída de campo.

    Elaboração do mapa mental; Separação dos grupos; Escolha do local para o Estudo do Meio; Definição dos objetivos do Estudo do Meio; Elaboração das perguntas dos questionários e entrevistas; Preparação da pesquisa e da aula de campo.

    Metodologias de pesquisa e práticas fora da sala de aula em Educação Ambiental

    Escolher um dos textos 10 ou 11 para leitura e discussão em sala de aula.

    Texto 10 - SULAIMAN, S.N. E TRISTÃO, V.T.V. Estudo do Meio: uma contribuição metodológica à Educação Ambiental. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambiental. v. 21, julho a dezembro de 2008.

    Texto 11 - LOPES, C. S.; PONTUSCHKA, N. N. Estudo do meio: teoria e prática. Geografia (Londrina) v. 18, n. 2, 2009 http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/

    Questões:

    Qual a importância das aulas de campo para o Ensino de Geociências e para a Educação Ambiental?

    Em que momento do curso/disciplina as aulas de campo podem ser realizadas?

    Atividade em sala: elaboraçao de mapa mental




     

     

  • Aula 9 - 4 de outubro - Mapeamento Socioambiental

    Mapeamento Socioambiental: 

    Discussões sobre as possibilidades de aplicação do mapeamento socioambiental

    Aula de campo: nesta aula faremos uma saída de campo pelo Campus no período da aula para observação dos locais de interesse para estudo do meio e coleta de dados para a elaboração do mapa socioambiental participativo.
  • Aula 10 - 11 de outubro - Mapeamento Socioambiental

    Conceituação teórica sobre a metodologia do Mapeamento socioambiental

    Leitura do Texto 12 -  SANTOS, V.M.N. & BACCI, D.C. Mapeamento socioambiental para Aprendizagem Social. In: Jacobi, P.R. Manual de Aprendizagem Social: aprender juntos para cuidar da água. Annablume. 2011.p.63-85.

    Questão:

    Quais as vantagens e desvantagens das metodologias de trabalho de campo?


    Postagem da leitura dos Textos 9, 10, 11 e 12. Até dia 11/10 às 18h.


  • Aula 11 - 18 de outubro - MAPA SÍNTESE

    Estudo do Meio - Elaboração do mapa síntese

  • Aula 12 - 25 de outubro - EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO-FORMAL PROJETOS DE EA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

    Leitura do Texto 13 -  COSTA; N.M.C.; COSTA.V.C.C. Educação em Unidades de Conservação da Natureza. In: Pedrini A.; Saito, C.H. (Org.) Paradigmas Metodológicos em Educação Ambiental. Editora Vozes. 2014. P. 204-215.


    (Texto complementar para leitura) -  LOUREIRO, C.F.B.; AZAZIEL, M.; FRANCA, N. O caso estudado: Parque Nacional da Tijuca. In: Educação ambiental e conselho em unidades de conservação. p. 43-59.

    (Texto complementar para leitura) -  BERCHEZ, F. Projeto Trilha-sub de Educação Ambiental no Parque Estadual da Ilha Anchieta. 2010.

    (Texto auxiliar) Caderno 1 -  Educação Ambiental em áreas de conservação.

    Atividade em sala: análise de mídias e preenchimento de roteiro de análise

  • Aula 13 - 01 de Novembro - AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE EA

    (Leitura do Texto 14) -  TOMAZELLO, M. G. C. E FERREIRA, T. R. C. Educação ambiental: que critérios adotar para avaliar a adequação pedagógica de seus projetos? Ciência & Educação, v.7, n.2, p.199-208, 2001.

    Atividade em sala: Dimensões e indicadores de EA - preencher tabela com base na tese de Martins (2019)

  • Ementa da disciplina

  • Finalização e visitas de campo

    Aula 14 (08/11) – Finalização e Apresentação dos Estudos do Meio

    Aula 15 (22/11) - Apresentação dos Projetos de Estágio

    Aula 16 (29/11) - Apresentação dos Projetos de Estágio

    Aula 17 (06/12) – Discussão pós-campo. Entrega do Relatório Final de Estágio e

    Avaliação da disciplina.

    Aulas de campo:

     23/11 (Paulínia – visita ao aterro sanitário Estre e projeto de Educação

    Ambiental)

     30/11 – Aldeia Indígena Krukutu – Bairro Parelheiros.