Programação
-
ALUNOS QUE PERDEREM AS AVALIAÇÕES CONTINUADAS INDIVIDUAIS PODERÃO FAZER PROVA SUBSTITUTIVA (referente ao dia que faltou) NO FINAL DO SEMESTRE.
T = média das ACs
1 AC pode ser descartada.
Prática
P = (P1 + P2 + P3+P4)/4
P1: Apresentação dos projetos no Seminário.
P2: Projeto escrito
P3: Apresentação no Minicongresso (Painel e Apresentação oral).
P4: Nota de Participação: (Individual + Grupal)/2.
Cálculo da nota: Se T > 5,0 E se P>5,0
Nota Final: (T+P)/2
-
Apresentação do Curso
Leitura sugerida sobre Cesar Ades:
Carvalho, A. M. A. (2012). César Ades (08/01/1943–14/03/2012): entre teias, bichos, crianças e gente grande, a paixão pela ciência. Memorandum, 22, 226-241. -
Leitura Obrigatória: Ades, 1981. Treino em Pesquisa, treino em compreensão. Psicologia Ciência e Profissão. Ano 1, n. 1. Pag 107 a 140 -
Escolha de ProjetosMétodo científico e etologiaAvaliação Continuada: AC1
Leitura: Bicalho, G. G., & de Azevedo Barros Filho, A. (2012). Iniciação científica: como elaborar um projeto de pesquisa. Revista de Ciências Médicas-ISSNe 2318-0897, 12(4).
-
As questões da Etologia e o Comportamento alimentar
Leitura Obrigatória: Ferreira RG (2011) Cap4 - Causas Próximas e Distais do ComportamentoAvaliação Continuada: AC2 -
SEMANA DA PÁTRIA
-
Comportamento alimentar: a clínica (Liane Dahas)
-
Experiência afetiva primária (Emoção nos Animais)
Leitura Obrigatória: Emoções animais, Beckoff (2000).
Leitura Complementar: O Leitor da Mente Animal (Sobre Panlsepp)
Avaliação Continuada 3
-
Emoção na Clínica (Juliana Fiquer)
-
Ritmos biológicos: aspectos comportamentais do sono e da vigília: Profa Daniela Wey
Leitura sugerida:
Ontogênese do sistema de temporização - a construção e as reformas dos ritmos biológicos ao longo da vida humana.
Luiz Menna-Barreto e Daniela Wey, 2007
-
Comunicação não-verbal
Profa. Emma Otta
Leitura Obrigatória:
A LINGUAGEM NÃO VERBAL E AS MINORIAS, Otta, Mannini, & MonacoAvaliação ContinuadaDefinir Grupos para seminárioAvaliação Continuada 4 -
Seminário (P1): apresentação dos projetos
Apresentação dos grupos (Nome da(os) monitore(a)s:
Paula (brincadeira interétnica)
Juliana Cão
Juliana Gato
Carol 1 (cão e emoções)
Carol 2 (cão e emoções)
Igor 1 (validação homossexuais)
Igor 2 (validação assexuais)
Apresentação de cinco grupos
O NÃO CUMPRIMENTO DESTAS INSTRUÇÕES ACARRETARÁ EM DIMINUIÇÃO DAS RESPECTIVAS NOTAS (P1 E P2)15min por grupo:
10min de apresentação
5min de discussão
-
A presentação dos grupos (nome da(o)s monitora(e)s:
Flavio 1 (brincadeira em casais e satisfação)
Flavio 2 (brincadeira em casais e agressividade)
Comportamento Alimentar
Fausto 1
Fausto 2
Luiza (sono)
Chris (sono)
Rafael (motivação para prática de esporte)
Entrega do projeto (P2) : entre 3 e 5 páginas, Letra Times New Roman, n 12, espaço 1,5, referências padronizadas pela APA.
O Projeto deve ter: Introdução, objetivo e justificativa, método (participantes, local, equipamento, procedimento, análise, reerências) e cronograma. Instrumentos podem estar como anexo.
O NÃO CUMPRIMENTO DESTAS INSTRUÇÕES ACARRETARÁ EM DIMINUIÇÃO DAS RESPECTIVAS NOTAS (P1 E P2)Seminário: apresentação dos projetos
Apresentação de cinco grupos
15min por grupo:
10min de apresentação
5min de discussão
O NÃO CUMPRIMENTO DESTAS INSTRUÇÕES ACARRETARÁ EM DIMINUIÇÃO DA NOTA -
Brincadeira
Leitura Obrigatória:
Revisitando as funções da imaturidade: uma reflexão sobre a relevância do conceito na educação infantil (Lordelo e Bichara)
Leitura Complementar:
Educação Infantil e psicologia: para que brincar? (Lordelo e Carvalho)
The decline of play and the rise of psychopathology in children and adolescents (Gray)
Indicação de documentário: Tarja Branca ( https://www.youtube.com/watch?v=Yls6vrqwtCg), WAAPA, Território do Brincar
Avaliação Continuada 5 -
Agressividade
Leitura obrigatória:
de Waal, F. Primatas – Uma herança natural de resolução de conflitos. (Tradução do original por E. Ottoni)(2000). Primates – a natural heritage of conflict resolution. Science, 289, 586-590.
Leitura complementar: Huntingford, F. & Chellapa (2011). Agressão. In M E Yamamoto & G.L. Volpato (Orgs). Comportamento Animal. (2a ed, p 261-279). Natal: Editora UFRN
Avaliação Continuada 6
-
Sexualidade e evolução
Leitura obrigatória: Sterling, A. (2001). Dualismos em duelo, Páginas 59-71, a partir da sessão: "A negação dos dualismos"
Leitura Complementar: Smuts, B. (1995). The evolutionary origins of patriarchy.Avliação Continuada 7
LINK para debate sobre gênero e ciência:"The science of gender and science", Pinker x Spelke
http://edge.org/3rd_culture/debate05/debate05_index.html
-
Entrega dos resumos: canceladaSemana livre para finalização do trabalho
-
14h00: Mini-Congresso com Confraternização de fim de ano (comidinhas, bebidinhas - combinar quem traz o quê, e que tal musiquinha?)
APRESENTAÇÃO ORAL DE CADA GRUPO COM DURAÇÃO DE 5MIN.
HAVERÁ SORTEIO DA ORDEM DE APRESENTAÇÃO.
SUGERIMOS QUE O GRUPO ESCOLHA UMA PESSOA PARA APRESENTAR.
O poster deve ter: Introdução, método, resultados, discussão e conclusão. Todas as sessões devem ser breves. Preferência para uso de esquemas e figuras que sintetizem as explicações.
Dimensões do poster: no máximo 90cm de largura X 1m20cm de comprimento
O NÃO CUMPRIMENTO DAS REGRAS ACARRETARÁ EM REDUÇÃO AUTOMÁTICA DA NOTA. A intenção é exercitar a capacidade de síntese e aprender a realizar trabalho de acordo com o que será exigido aos profissionais em diversas instâncias.
Há na internet tutoriais para impressão de posters usando sulfite tamanho A4 ou Carta.
-
Provinhas substitutivas
Questão referente ao assunto do dia em que faltou (ou da avaliação cuja nota deseja melhorar).
Se perdeu uma avaliação, responderá uma pergunta. Se perdeu duas, responderá duas, assim por diante.
Do total das ACs, uma será descartada.
-
-
-