Indice degli argomenti
-
SABERES DOCENTES, PLANEJAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E ORGANIZAÇÃO DA AULA
2.1 O Projeto Político-pedagógico do curso e o planejamento da disciplina: alguns elementos para pensar a prática docente.
Entrevistada: Profa. Dra. Maria Isabel de Almeida (Faculdade de Educação - USP)
2.2 O plano de ensino, a organização do espaço-tempo da aula e as estratégias didáticas.
Entrevistada: Profa. Dra. Maria Isabel de Almeida (Faculdade de Educação - USP)
2.3 A edificação do espaço pedagógico: a sala de aula e suas condições de funcionamento.
Entrevistado: Prof. Dr. Júlio Groppa Aquino (Faculdade de Educação - USP)
2.4 Processos formativos e saberes docentes: práticas e concepções.
Entrevistado: Profa. Dra. Rita de Cassia Gallego (Faculdade de Educação - USP)
PARA SABER MAIS:
AQUINO, J. G. Um padre, um romancista e três filósofos: os contornos da autoridade. In: ______. Da autoridade pedagógica à amizade intelectual: uma plataforma para o éthos docente. São Paulo: Cortez, 2014. p. 35-80.
AQUINO, J. G. Autoridade docente, autonomia discente: uma equação possível e necessária. In: ______. (Org.) Autoridade e autonomia na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1999. p. 131-154.
ALMEIDA, M. I. Formação do professor do ensino superior – desafios e políticas institucionais. S. Paulo: Cortez, 2012.
ALMEIDA, M. I. & PIMENTA, S. G. Pedagogia Universitária: valorizando o ensino e a docência na Universidade de São Paulo. In: PIMENTA, S. G. & ALMEIDA, M. I. (orgs), Pedagogia Universitária. São Paulo, EDUSP, 2009.
ANASTASIOU, L. G. C., ALVES, L. P. (orgs.). Processos de ensinagem na Universidade – pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2006.
AZANHA, J. M. P. Uma reflexão sobre a Didática. 3º Seminário A Didática em questão. Atas, vol. I, 1985, p. 24-32.
CHARLOT, B. Da relação com o saber. Porto Alegre, Artmed, 2000.
CUNHA, M. I. Aula universitária: inovação e pesquisa. In: LEITE, D. B. C. & MOROSINI, M. (Orgs.). Universidade futurante. Campinas: Papirus, 1997.
FREIRE, P. Ensinar não é transferir conhecimento. In: FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 51 ed. São Paulo, Paz e Terra, 2015, p. 47-90.
LIBÂNEO, J. C. O ensino de graduação na universidade – a aula universitária.
NEVES, I. S. V. Planejamento Educacional no percurso formativo. In: Revista Docência no Ensino Superior, v.2, UFMG. 2012.
PIMENTA, S.G. & ANASTASIOU, L.G. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
RAYS, O. A. Acepção e função da aula no mundo contemporâneo. In: MARCON, T. Educação e universidade, práxis e emancipação. Passo Fundo: EDIUP, 1998, p. 265-278.
VEIGA, I.P. & D’ÁVILA (orgs). Didática e Docência na Educação Superior. Campinas. Papirus. 2012.
VEIGA, I. P. & CASTANHO, M. E. L. (orgs) Pedagogia Universitária – a aula em foco. Campinas: Papirus, 2000.
VASCONCELLOS, C. S.. Planejamento: Projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002.
________. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do Projeto Político-Pedagógico ao Cotidiano de Sala de Aula. 8.ed. São Paulo: Libertad, 2007.
VEIGA, I. P. A. (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 23 ed. Campinas: Papirus, 2001.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.