Programação

  • SABERES DOCENTES, PLANEJAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E ORGANIZAÇÃO DA AULA


    2.1   O Projeto Político-pedagógico do curso e o planejamento da disciplina: alguns elementos para pensar a prática docente.

    Entrevistada: Profa. Dra. Maria Isabel de Almeida (Faculdade de Educação - USP)


                                             

    2.2   O plano de ensino, a organização do espaço-tempo da aula e as estratégias didáticas.

    Entrevistada: Profa. Dra. Maria Isabel de Almeida (Faculdade de Educação - USP)


                                                                       

    2.3   A edificação do espaço pedagógico: a sala de aula e suas condições de funcionamento.

    Entrevistado: Prof. Dr. Júlio Groppa Aquino (Faculdade de Educação - USP)


                                                                             

    2.4   Processos formativos e saberes docentes: práticas e concepções.

    Entrevistado: Profa. Dra. Rita de Cassia Gallego (Faculdade de Educação - USP)


                                                                                 


    PARA SABER MAIS:

    AQUINO, J. G. Um padre, um romancista e três filósofos: os contornos da autoridade. In: ______. Da autoridade pedagógica à amizade intelectual: uma plataforma para o éthos docente. São Paulo: Cortez, 2014. p. 35-80.

    AQUINO, J. G. Autoridade docente, autonomia discente: uma equação possível e necessária. In: ______. (Org.) Autoridade e autonomia na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1999. p. 131-154. 

    ALMEIDA, M. I. Formação do professor do ensino superior – desafios e políticas institucionais. S. Paulo: Cortez, 2012.

    ALMEIDA, M. I. & PIMENTA, S. G. Pedagogia Universitária: valorizando o ensino e a docência na Universidade de São Paulo. In: PIMENTA, S. G. & ALMEIDA, M. I. (orgs), Pedagogia Universitária. São Paulo, EDUSP, 2009.

    ANASTASIOU, L. G. C., ALVES, L. P. (orgs.). Processos de ensinagem na Universidade  – pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2006.

    AZANHA, J. M. P. Uma reflexão sobre a Didática. 3º Seminário A Didática em questão. Atas, vol. I, 1985, p. 24-32.

    CHARLOT, B. Da relação com o saber. Porto Alegre, Artmed, 2000.

    CUNHA, M. I. Aula universitária: inovação e pesquisa. In: LEITE, D. B. C. & MOROSINI, M. (Orgs.). Universidade futurante. Campinas: Papirus, 1997.

    DUBET, F. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 5-6, p. 222-231, 1997.

    FREIRE, P. Ensinar não é transferir conhecimento. In: FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 51 ed. São Paulo, Paz e Terra, 2015, p. 47-90.

    LIBÂNEO, J. C. O ensino de graduação na universidade – a aula universitária. 

    NEVES, I. S. V. Planejamento Educacional no percurso formativo. In: Revista Docência no Ensino Superior, v.2, UFMG. 2012.

    PIMENTA, S.G. & ANASTASIOU, L.G. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

    RAYS, O. A. Acepção e função da aula no mundo contemporâneo. In: MARCON, T.  Educação e universidade, práxis e emancipação. Passo Fundo: EDIUP, 1998, p. 265-278.

    VEIGA, I.P. & D’ÁVILA (orgs). Didática e Docência na Educação Superior. Campinas. Papirus. 2012.

    VEIGA, I. P. & CASTANHO, M. E. L. (orgs) Pedagogia Universitária – a aula em foco. Campinas: Papirus, 2000.

    VASCONCELLOS, C. S.. Planejamento: Projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002.

    ________. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do Projeto Político-Pedagógico ao Cotidiano de Sala de Aula. 8.ed. São Paulo: Libertad, 2007.

    VEIGA, I. P. A. (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 23 ed. Campinas: Papirus, 2001.

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    TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.