Programação

  • Aula 1 - Teoria da Contabilidade: Conceitos e Definições

  • Aula 2 - Teoria Contratual da Firma e Teoria de Agência (Ingrid & André)

  • Aula 3 - Mercados Eficientes e Informação Contábil (Neide)

  • Aula 4 - Sistemas de Remuneração, Resultados e Incentivos (Thiago)

  • Aula 5 - Regulação e Normatização Contábil

  • Aula 6 - Qualidade da Informação Contábil

  • Aula 7 - Escolhas Contábeis e Gerenciamento de Resultados

  • Aula 8 Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionário

  • Aula 9 - Disclosure e Transparência Contábil

  • Aula 10 e 11 - Caso Safari (Parte I e II)

  • Aula 12 - Apresentação dos Projetos de Papers

    Orientações:

    Os ensaios devem observar:

    1. O ensaio não deve ultrapassar o limite de 5 a 10 páginas;
    2. O ensaio em geral é uma discussão teórico de um problema que você seleciona e discute a partir de um referencial teórico, em que seja apresentado um encaminhamento de entendimento ou uma solução possível;
    3. O ensaio representa uma discussão para um problema e/ou uma lacuna na teoria - a partir de uma problema/situação prática. Ex. Por que não se consegue mensurar as hipóteses de eficiência de mercado ? Aonde estes estudos tem falhando? 
    4. Sugere-se que o ensaio tenha conexão com um problema real e / ou com um puzzles ?
    5. Os ensaios devem estar relacionados aos temas apresentados nos seminários, prioritariamente.

    Apresentação e conteúdo:

    Cada aluno terá de 10 a 15 minutos para realizar a apresentação da sua proposta de ensaio, vale desatacar que os seguintes aspectos devem estar contidos:

    Na Introdução é esperado que o autor apresente, não necessariamente na ordem a seguir:

    ·          O (s) objetivo (s)

    ·          A lacuna identificada na literatura que está sendo preenchida pela ensaio

    ·          Justificativas para a importância da lacuna

    ·          Explicações a respeito de como a ensaio preenche a lacuna

    ·          Uma breve descrição dos aspectos metodológicos (se for o caso)

    ·          Uma síntese dos resultados e suas implicações teóricas inovadoras


    Algumas Observações:

    O Referencial teórico pode ser estruturado de forma diferente, dependendo se o estudo faz uso de estratégia quantitativa ou qualitativa. Para estudos quantitativos, o referencial teórico poderia incluir, não necessariamente nessa ordem:

    • Uma síntese dos estudos anteriores diretamente relacionados ao fenômeno de pesquisa, com destaque para as lacunas no conhecimento
    • A apresentação da(s) teoria(s) que sustenta(m) o ensaio, com ênfase na definição dos seus principais conceitos e as relações causais esperadas entre eles
    • O desenvolvimento de hipóteses (se for caso) 

    Estudos qualitativos podem usar uma estrutura um pouco diferente, no sentido de que a escolha por abordagens qualitativas usualmente se dá quando existem poucos estudos anteriores sobre o fenômeno de interesse ou quando os estudos existentes se mostram inadequados para entender o fenômeno. Deste modo, o referencial teórico em estudos qualitativos pode enfatizar a apresentação do quadro teórico de referência, deixando a literatura teórico-empírica para ser confrontada na seção de resultados e discussão. É importante enfatizar que a seção teórica deve ampliar o conhecimento a respeito do fenômeno, e não repetir a apresentação de teorias já publicadas em outras pesquisas.

    A seção de Metodologia deve apresentar informações detalhadas o suficiente para permitir que o estudo seja reproduzido. A ênfase deve ser colocada na descrição de como o estudo foi realizado, e sugerimos fortemente evitar o uso de taxonomias que não permitem entender ao leitor o que efetivamente foi realizado.

    A combinação das seções de Resultados e Discussão é frequentemente apropriada, de modo que se espera que os autores explorem o significado dos resultados obtidos, e não apenas os apresentem de forma estanque. O contraste com a literatura é importante, mas recomendamos evitar o uso extensivo de citações e discussão de artigos já publicados. É fundamental discutir as limitações do estudo, as ameaças à robustez dos resultados e os eventuais procedimentos que tenham sido adotados para limitar o impacto de tais ameaças.

    A seção Conclusão deve enfatizar o significado dos resultados, e não repetir a sua apresentação. É esperado que os autores discutam as implicações teóricas dos resultados obtidos, no sentido de destacar como os autores esperam que a pesquisa futura seja impactada pelos resultados obtidos na pesquisas, e quais oportunidades de pesquisa se abrem a partir dos resultados encontrados. A seção de conclusão deve obrigatoriamente incluir uma discussão das implicações práticas dos resultados obtidos com o estudo.

  • Entrega do Ensaio até 22 de julho 2019

    Prezados Alunos,

    Nós eliminamos a prova nesta disciplina com intuito de proporcionar um maior tempo para o desenvolvimento dos ensaios teóricos.

    Os ensaios devem ser entregues no Stoa até 22/7 as 19 hs. 

    Estou aguardando o envio dos ensaios para eu finalizar a avaliação de desempenho na disciplina e atribuir os respectivos conceitos.

    Att,

    Prof. Amaury Rezende

    • Prezados Alunos,

      Nós eliminamos a prova nesta disciplina com intuito de proporcionar um maior tempo para o desenvolvimento dos ensaios teóricos.

      Os ensaios devem ser entregues no Stoa até 22/7 as 19 hs. 

      Estou aguardando o envio dos ensaios para eu finalizar a avaliação de desempenho na disciplina e atribuir os respectivos conceitos.

      Att,

      Prof. Amaury Rezende