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PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
PROGRAMA COMPLETO DE DISCIPLINA A SER ADOTADO NA NOVA ESTRUTURA CURRICULAR DE 2015 |
Unidade: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Curso: Licenciatura Depto: Música |
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1. Disciplina: Etnomusicologia |
2. Código: 5970388 |
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7. Disciplina Pré-Requisito: não há
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8. Créditos: 04 a) aula: 04 b) trabalho: 00 c) total: 60 h |
9. Semestre Ideal: |
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10. Nº máximo de alunos por turma: 40 |
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11. Objetivos: Estudo da diversidade musical através do texto e do contexto em que se inserem as diferentes tradições. Visando uma preparação mais realista do aluno, a etnomusicologia pode ser entendida como uma antropologia musical, e não se restringe ao estudo das manifestações musicais de tribos indígenas ou práticas afro-brasileiras. A moderna etnomusicologia estuda a música em seu contexto: tanto o rap da periferia, o funk, como também os nichos onde se desenvolvem atividades musicais bem mais próximas à realidade urbana neoliberal. Que figuração social produz cada gênero musical? Quais as relações de interdependência? O que leva indivíduos a fazerem parte desta ou daquela fraternidade musical? Quais os mecanismos de autocoerção que se transformam numa segunda natureza inquestionável? São reflexões principalmente da História Cultural, da Sociologia e da Antropologia, inseridas no universo musical. |
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12. Programa Resumido: Introdução à História Oral, História Cultural, Sociologia e Antropologia; indústria cultural e produções independentes; organização e transmissão de conhecimentos musicais; crítica do etnocentrismo; hibridação; tradições não-grafocêntricas; redes culturais; Etnomusicologia na Pedagogia Musical. |
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13. Programa: Introdução ao curso (Elementos de História Cultural, História Oral, Sociologia e Antropologia); Pesquisa de tradições musicais do mundo; A organização sonora de cada grupo cultural e a maneira pela qual se transmitem tais conhecimentos; Contextualização e aplicação de métodos de ensino e aprendizagem empregados por diferentes sociedades; Crítica do etnocentrismo e estudo da interculturalidade; Estudo de tradicões musicais não grafocêntricas; Estudo da rede de costumes, ritos, crenças que estão por trás de cada tradição musical, sem a predominância do valor artístico sobre o cultural; Reconstrução de repertórios para convertê-los em algo vivo; Criar pontes entre a etnomusicologia e os sistemas pedagógico-musicais no âmbito escolar; Estudo dos vocabulários específicos. |
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14. Métodos utilizados: Aulas expositivas dialogadas, Escrita etnográfica, Fichamentos e Estudo de texto, Pesquisa de campo, Seminários, Transcrição, Vídeos e audições |
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15. Atividades discentes: Aulas práticas e aulas teóricas, seminários, fichamentos, estudo de texto, pesquisa de campo, transcrições |
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16. Carga horária semestral: 180 h Aulas teóricas: 40H Aulas práticas: 20H Seminários: Outros: |
17. Carga horária anual: Aulas teóricas: Aulas práticas: Seminários: Outros: |
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18. Critérios de avaliação de aprendizagem: assiduidade, pontualidade, observação da participação do aluno em aula, avaliação de trabalho de transcrição e pesquisa de campo, avaliação de relatórios individuais, fichamentos e seminários |
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19. Normas de recuperação (critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos): A recuperação deixará de ser oferecida, por motivos operacionais, de acordo com a resolução COG-3583, Artigo 3º e parágrafo 1º , de 29.09.89. |
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20. Bibliografia: ANDRADE, Mário de. Dicionário musical brasileiro. Coordenação: Oneyda Alvarenga, Flávia Toni. São Paulo, IEB-USP e EDUSP, 1989 ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. 3ª ed., São Paulo, Livraria Martins Editora, Brasília, INL, 1972. ARANTES, Antonio Augusto. O que é cultura popular? São Paulo, Editora Brasiliense, 1986 BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é folclore? São Paulo, Editora Brasiliense, 1988 BURKE, Peter. Cultura popular na Idade Moderna. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo, Cia das Letras, 2010 BORN, Georgina e HESMONDALGH, David. Western music and its others. Los Angeles, University of California Press, 2000 CASTILLA, Rafael. El Papel de la Etnomusicología en la Educación y en la Gestión de las Políticas Culturales. In HAOL, Núm. 23 (Otoño, 2010), 85-97 DENORA, Tia. Beethoven and the construction of genius. Los Angeles, University of California Press, 1995 ELIAS, Norbert. Mozart: sociología de un genio. Barcelona, Ediciones 62 S.A., 1991 FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). História oral: desafios para o século XXI. Organizado por Marieta de Moraes Ferreira, Tania Maria Fernandes e Verena Alberti. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz / CPDOC - Fundação Getulio Vargas, 2000 GUÉRIOS, Paulo Renato. Heitor Villa-Lobos: o caminho sinuoso da predestinação. Rio de Janeiro, FGV, 2003 HADDAD, Gisele. Orquestra sinfônica de Ribeirão Preto (sp): representações e significado social. Dissertação (Mestrado em Música). São Paulo Unesp, Instituto de Artes, 2009 LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo, Ed. Brasiliense, 2003 LAPLANTINE, François. La description ethnographique. Paris, Ed. Armand Colin, 2010 LARAIA, Roque de Barros. Cultura, um conceito antropológico. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2001 LEHMANN, Bernard. L’orchestre dans tous sés éclats: ethnographie des formations symphoniques. Paris, Éditions La Découverte, 2005 MERRIAM. Alan. The anthropology of music. Nortwestern University Press, 1964 OLIVEIRA PINTO, Tiago de. "Som e música". In Revista de Antropologia, São Paulo, USP, 2001, v. 44 nº 1. PELINSKI, Ramón. Etnomusicología en la edad posmoderna. 1997, Disponible sur http://www.candela.scd.cl/docs/pelinski.htm (acesso em 29/11/2010) PICHONERI, Dilma Fabri Marão. Músicos de orquestra : um estudo sobre educação e trabalho no campo das artes. Dissertation de Maîtrise, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, SP, 2005. Disponible sur < http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000380388> (accès en 28/12/2010) SIQUEIRA, Andrea Siomara de. Música e vida social: sentidos do Festival de Inversno de Campos do Jordão para músicos da comunidade. Dissertação de Mestrado, Instituto de Psicologia da USP. São Paulo, 2009 TRAVASSOS, Elisabeth. Perfis culturais de estudantes de música. In Actas del IV Congresso Latinoamericano de la AIEMP. Disponível em http://www.hist.puc.cl/historia/iaspmla.html (acesso em 30/11/2010) VIANNA, Letícia. O caso do registro da viola-de-cocho como patrimônio imaterial. In Sociedade e Cultura, v. 8, n. 2, lul/dez 2005, p. 53-62. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2005 20.1. Áudio-visual (sugestões): ANDRADE, Mário de. Missão de Pesquisa Folclóricas: acervo sonoro e iconográfico em 6 CDs + encarte. CCSP e SESC, 2006 CERQUEIRA, Vera Lúcia Cardim (org.). Missão de Pesquisas Folclóricas: cadernetas de campo. São Paulo, Associação Amigos do Centro Cultural São Paulo, 2010 FERRAZ, ISA GRINSPUM. O povo brasileiro. Brasil, TV Cultura/ GNT/ FUNDAR, 2000 HART, Mickey e JABBOUR, Alan. The Dicoteca Collection. The Library of Congress, Endangered Music Project, 1997 Paisagem cultural do café: PAULA Daniel de. Um Brasil de Viola. Cuiabá (MT). Vídeo patrocinado pela Bolsa Funarte de Produção Crítica sobre as Interfaces dos Conteúdos Artísticos e Culturas Populares. Direção: Cacai Nunes. Roda-viva (TV Cultura) TV Escola (videoteca): http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=category&layout=category&Itemid=98 |
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21. Professor responsável: Marcos Câmara de Castro |
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- Docente: Marcos Camara de Castro