Agenda do Curso
Geral
2015-1 Canto Coral I e III
- Quartas, das 8h às10h, na Sala de Orquestras do Bloco 34
- Sextas, das 14h às 16h, na Tulha
-
Vitória Coimbra foi selecionada para a BOLSA PEEG 2015-1. Parabéns!
TODOS OS ALUNOS DE CANTO CORAL DEVEM SE INSCREVER NO STOA!!!
Prezado Prof. Marcos Câmara
Nosso projeto envolvendo o coral ano passado foi bem interessante e apesar do corte das bolsas, que ficou apenas de 4 meses, a aluna Barbara Caetano continuou o trabalho de forma voluntária com muito sucesso. Os alunos gostariam muito de continuar a atividade. Eu pedi bolsa ensinar com pesquisa, mas o resultado sairá somente em agosto.
Infelizmente a Bárbara assumiu um compromisso e não poderá estar conosco esse semestre.
Temos trabalhado músicas exclusivamente em inglês, clássicas e atuais, sem divisão de vozes, pois funcionou melhor para o grupo, eu tenho trabalhado vocabulário e pronúncia e a Bárbara trabalhava as questões do canto.
Poderia divulgar entre seus alunos, para ver se alguém tem interesse em reger nosso coral?
é de quinta-feira das 17:30-19h na EERP-USP, no bloco ao lado da faculdade de Direito. Eu faço certificado da atividade de acordo com as horas de participação e se o projeto for aprovado, o voluntário tem preferência na bolsa.
O grupo é pequeno, de 6 a 14 alunos
Desde já agradeço sua atenção.Interessados podem ligar para
Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP - Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem.
Líder do Laboratório de Estudos em História da Enfermagem (LAESHE) www2.eerp.usp.br/laeshe
1a Vice Presidente da Academia Brasileira de História da Enfermagem - ABRADHENF
Luciana Barizon Luchesi, PhD, RN, Professor
Psychiatric Nursing and Social Sciences Department,
University of São Paulo at Ribeirão Preto College of Nursing -WHO Collaborating Centre for Nursing Research Development, Brazil.
Leader Laboratory Studies in the History of Nursing -www2.eerp.usp.br/laeshe
1st Vice President of Brazilian Academy of Nursing History - ABRADHENF4 março - 10 março
- Favor imprimir Carvalho (Canta mais) e Mendelssohn op.48 para a primeira aula (arquivos abaixo, para download)
- Às Quartas-feiras, das 8h às 10h, no Bloco 34:
8h-8:30h: Aquecimento (tutti)
8:30h-9:30h: naipes, em salas separadas, comigo e com a Vitória Coimbra (monitora PEEG)
9:30h-10h: Tutti
- Às sextas, das 14h às 16h: no Anfiteatro André Jacquemin (na Filô):
14h-14:30h: Aquecimento (tutti)
14:30h-15:30h: dois grupos separados, comigo e com a Vitória Coimbra (monitora PEEG)
15:30h-16h: Tutti
- Mendelssohn, op. 48, n. I
ANTECIPAÇÃO DA PRIMAVERA (FRÜLINGSAHNUNG)
Ó gentil, doce suspiro!
Já me inspiras novamente
Para as canções de Primavera
Logo as violetas florescerão
- Favor imprimir Carvalho (Canta mais) e Mendelssohn op.48 para a primeira aula (arquivos abaixo, para download)
11 março - 17 março
- 11/03 (Bloco 34)
8h-8:20h: Aquecimento + pronúncia do Mendelssohn II
8:20h-9:15: Naipes: Mendelssohn I e II + Circo + O teu cabelo não nega
9:15-10h: Tutti (todas)
- 13/03 (Bloco 34)
- 14h-14:20h: Aquecimento + pronúncia de Mendelssohn I e II
- 14:20h-15:15: Naipes: Canta mais, Mendelssohn I e II (Gutierry) + O teu cabelo não nega (Flórence) + O circo (Gilberto)
- 11/03 (Bloco 34)
18 março - 24 março
- 18/03, quarta (Bloco 34)
8h-8:20h: Aquecimento + pronúncia de Mendelssohn I, II e III
8:20h-9:15: Naipes: Mendelssohn III, II e I + Circo + O teu cabelo não nega + Canta mais
9:15-10h: Tutti (todas)
- 20/03, sexta (Bloco 34)
14:20h-15:15: Naipes: Meu boi Barroso (FAVOR IMPRIMIR) + Canta mais, Mendelssohn I e II (Gutierry) +O teu cabelo não nega (Flórence) +O circo (Gilberto)15:15h-16h: Tutti (todas)
- 18/03, quarta (Bloco 34)
25 março - 31 março
- 25/03, quarta (Bloco 34)
8h-8:20h: Aquecimento + pronúncia de Janequin e Mendelssohn I, II e III
8:20h-9:15: Naipes: Leitura do Janequin (FAVOR IMPRIMIR) e Mendelssohn III + Boi Barroso + Circo + Mulata + Canta mais
9:15-10h - Tutti:
- Circo (Gilberto)
- Janequin
- Mendelssohn (Gutierry)
- Canta Mais (Leandro Tostes)
- Boi Barroso
- Mulata (Flórence)
- 27/03, sexta (Bloco 34)
14h-14:20h: Aquecimento + pronúncia de Janequin e Mendelssohn I, II e III
14:20h-15:15: Naipes: Janequin (continuação da leitura) + Mendelssohn III + Boi Barroso + Canta mais (Leandro), Mendelssohn I, II e III (Gutierry) + O teu cabelo não nega (Flórence) +O circo (Gilberto)15:15h-16h - Tutti:
- Circo (Gilberto)
- Janequin
- Mendelssohn (Gutierry)
- Canta mais (Leandro)
- Boi Barroso
- Mulata (Flórence)
- 25/03, quarta (Bloco 34)
8 abril - 14 abril
- 8 de abril (quarta)
- Aquecimento
- Naipes: Mendelssohn III (leitura), Janequin, Boi Barroso
- Tutti: Mendelssohn III; Janequin; Boi Barroso; Mulata; Canta mais; Circo; Mendelssohn II e I
- 10 de abril (sexta)
- Aquecimento
- Naipes: Manhãs de minha terra (leitura), Mendelssohn III, Janequin, Boi Barroso
- Tutti: Manhãs de minha terra; Janequin; Mendelssohn III, II e I; Boi Barroso; Mulata, Canta mais e Circo
=======================================================================================
ANÁLISE DO ARRANJO CORAL DA OBRA Manhãs de Minha Terra
Cesar Mukoyama
Orientador: Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro
Letra e música de Angelina de Oliveira, (dados não encontrados). Arranjo escrito por Samuel Kerr (São Paulo, 5 de maio de 1935 - ). O presente arranjo é constituído de três partes: introdução, desenvolvimento e uma seção de fechamento. A introdução da obra conta com um crescendo simulando o despertar de uma manhã.Chama atenção a ausência de tempos fortes atenuados por ligaduras entre os compassos até o Compasso 7. Todas as vozes têm a mesma importância na peça. Samuel trabalha com a dualidade entre as vozes masculinas e femininas, quase homofônicas entre elas. No desenvolvimento, a melodia alterna entre esses dois grupos (Soprano e contralto, tenor e baixo), nos Compassos 8 a 10 nas vozes femininas, 11 a 14 nas vozes masculinas. Retornando à textura inicial no compasso 15, onde até o compasso as três vozes mais agudas trabalham em conjunto sobre um baixo ostinado até o meio do compasso 19. A partir do Compasso 20 temos o encerramento, onde em quase toda a sua extensão as vozes assumem a mesma figuração rítmica. Utilizando a mesma concepção da introdução, o encerramento é marcado por um diminuendo até desaparecer.
As figurações rítmicas preponderantes são conjuntos de colcheias, contrastando com notas longas em outras vozes ao mesmo tempo. A indicação do andamento em 72 bpm foi atribuída na edição, tornando-a condizente ao sentimento de nostalgia e à beleza descritos na canção. Durando então, cerca de 2:45 minutos. A tessitura das vozes na obra é representada abaixo:
S Dó 3 - Ré 4
A Lá 2 - Si 3
T Dó 3 - Ré 4
B Si 1 - Sib 2
Referências
Fonte:S.A. Currículo -Samuel Kerr. Blogspot do Coral da UFTM, 2012. Pesquisa Online, Disponível em: <http://coralufmt.blogspot.com.br/2010/06/curriculo-samuel-kerr.html>. Acesso em: 8 out. 2014.
- 8 de abril (quarta)
15 abril - 21 abril
Quarta-feira, dia 15/4
- 8h-8:15h: aquecimento
- 8:15h-9:10h: naipes (e tutti)
- Tem gato na tuba
- Go down, Moses
- Nobody knows
- Manhãs da minha terra
- Mendelssohn III (Gutierry)
Sexta-feira, dia 17/4
- 14h-14:15h: aquecimento
- 14:15h-16h: só tutti:
- Circo (Gilberto + percussão)
- Canta mais (Leandro)
- Mulata (Flórence)
- Janequin (Camila)
- Manhãs de minha terra
- Mendelssohn I, II, III (Gutierry)
- Boi Barroso
22 abril - 28 abril
22/04/2015 (quarta)
8h-9h) Naipes (nas salas teóricas e de estudo):
Vira-virou
Tuba
Moses
Nobody
J´attends
Mendelssohn III, II, I
(Enquanto isso, conversa com os alunos que vão reger, na sala de orquestra)
9h-10h) Tutti (sala de orquestra):
1.Vira-virou
2.Tuba
====================================================
24/04/2015 (sexta)
14h) Aquecimento e só tutti:
Go down, Moses (André)
Nobody knows (André)
J'attends (Camila)
Mendelssohn op. 48 I, II e III (Gutierry)
Manhãs da minha terra (Guilherme)
Boi Barroso (? + percussão*)
Canta mais (Leandro)
Mulata (Flórence)
Circo (Gilberto + percussão*)
Vira-virou (Vitória)
Tem gato na tuba (Walison + percussão*)
* Gustavo, Rafael Marangoni e Vitor Lyra
29 abril - 5 maio
29 de abril: Naipes e tutti: trabalhar nesta ordem:
01/05: Dia do Trabalhador (não haverá aula)
1.Janequin (Camila)
2.Mendelssohn op. 48 I, II e III (Gutierry)
3.Go down, Moses (André)
4.Nobody knows (André)
5.Manhãs da minha terra (Guilherme)
6.Boi Barroso (?????)
7.Canta mais (Leandro)
8.Circo (Gilberto + percussão)
9.Vira-virou (Vitória)
10.Mulata (Flórence)
11.Tem gato na tuba (Walison)
6 maio - 12 maio
6/5: Naipes e tutti: a partir de maio, trabalharemos sempre em tutti com cada aluno dirigindo a sua música. Se houver necessidade, a monitora Vitória sai com um naipe para um trabalho mais indivicual.
1) Manhãs da minha terra (Guilherme)
2) Boi Barroso (Vitória)
3) Canta mais (Leandro)
4) Circo (Gilberto + percussão)
5) Vira-virou (Vitória)
6) Mulata (Flórence)
8/5:
1.Manhãs da minha terra (Guilherme)
2.Nobody knows (André)
3.Go down, Moses (André)
4.Mendelssohn op. 48 I, II e III (Gutierry)
5.Janequin (Camila)
6. Tuba (Walison)
7. Vira-virou (Vitória)
Canto de Ossanha (Paulo Fred Teixeira, Coral da ECA)
13 maio - 19 maio
Dia 13 (qua)
Aquecimento
Tutti:
- J'attends (Camila)
- Mulata (Flórence)
- Circo (Gilberto)
- Canta mais (Leandro)
- Boi (Vitória)
- Manhãs (Guilherme)
Dia 15 (sex)
Aquecimento
Tutti:
- Mendelssohn op. 48 I, II e III (Gutierry)
- Tuba (Walison)
- Vira-virou (Vitória)
- Nobody knows (André)
- Go down, Moses (André)
- J'attends (Camila)
20 maio - 26 maio
Dias 20 e 22 de maio
Primeira avaliação: audição de quartetos
- J'attends (Camila)
- Mulata (Flórence)
- Circo (Gilberto)
- Canta mais (Leandro)
- Boi (Vitória)
- Manhãs (Guilherme)
- Mendelssohn op. 48 I, II e III (Gutierry)
- Tuba (Walison)
- Vira-virou (Vitória)
- Nobody knows (André)
- Go down, Moses (André)
- J'attends (Camila)
27 maio - 2 junho
Dias 27 e 29/05: Continuação da Audição de quartetos (primeira avaliação)
1.Janequin (Camila)
2.Mendelssohn op. 48 I, II e III (Gutierry)
3.Go down, Moses (?)
4.Nobody knows (?)
5.Manhãs da minha terra (?)
6.Boi Barroso (?)
7.Canta mais (Leandro)
8.Circo (Gilberto + percussão)
9.Vira-virou (Vitória)
10.Mulata (Flórence)
11.Tem gato na tuba (Walison)
3 junho - 9 junho
- 3/6: aula normal (tutti misturados com percussão)
- 5/6: recesso (Corpus Christi). Não haverá aula)
10 junho - 16 junho
10/6:
- Aquecimento
- Tutti, com os naipes agora juntos e em detalhe: prioridade para Circo, Gato, Go down e Nobody Knows (não necessariamente nesta ordem). Cada aluno que rege terá mais tempo para trabalhar sua(s) música(s)
12/06:
- Aquecimento
- Tutti, com naipes juntos e percussão: continuação do programa, com mais tempo para cada música.
17 junho - 23 junho
17/6:
- Aquecimento
- Tutti, todo o programa
24 junho - 30 junho
- 24/06: ensaio geral para a avaliação
- dia 26/6: apresentação/avaliação
1.Janequin (Camila)
2.Mendelssohn op. 48 I, II e III (Gutierry)
3.Go down, Moses (?)
4.Nobody knows (?)
5.Manhãs da minha terra (?)
6.Boi Barroso (?)
7.Canta mais (Leandro)
8.Circo (Gilberto + percussão)
9.Vira-virou (Vitória)
10.Mulata (Flórence)
11.Tem gato na tuba (Walison)
1 julho - 7 julho
- 01/7: Exibição comentada do vídeo da avaliação (leia abaixo o comentário da Profa. Yuka, a quem agradecemos a gentileza da participação na banca).
Ribeirão Preto, 26 de junho de 2015
Ref: Avaliação da Apresentação dos alunos do Canto Coral I e Canto Coral III
Prezados Prof. Marcos Câmara, Vitória Coimbra, regentes e coralistas das disciplinas,
Desde que faço parte da banca do Canto Coral, essa apresentação foi a melhor de todas. Naturalmente, é um grupo diferente a cada ano, entretanto houve uma coesão entre os integrantes e o repertório escolhido. A utilização de instrumentos executados pelos próprios integrantes do coro também valorizou o trabalho, ao inserir a diversidade de atividades dos alunos, em uma única disciplina. A apresentação no auditório da FDRP e a gravação a ser realizada também são situações que contam no resultado final da performance. Percebe-se que houve mais ensaios e empenho dos alunos do que das outras vezes, considerando que as vozes estavam mais timbradas, como deve ser em um coro. A monitora, com certeza, tem participação neste resultado. As regências também tiveram momentos muito gratificantes e prazerosos!!! O que tenho a contribuir é sobre a dicção, seja em francês, inglês ou português: para melhorar é preciso que se EXAGERE muito mais na produção das consoantes, mas sem se esquecer das vogais que conduzem a linha melódica. E quanto a afinação, talvez a professora Silvia possa dar as dicas mais precisas, apesar de ter melhorado muito, se comparado com a prova anterior.
Parabéns Prof. Marcos Câmara, Vitória Coimbra, regentes e todos os alunos!!!
Agradeço mais uma vez o convite para fazer parte da banca e ir avaliando o desempenho dos alunos!!!
Maria Yuka de Almeida Prado
- 03/07: Não haverá aula