Programação

  • Nesta aba, estão contidas informações sobre a disciplina e alguns materiais de apoio a serem utilizados ao longo do curso.

    O tópico "Interação e Comunicação" contém o "Fórum de discussão" além da apostila completa, bibliografia, calendário, introdução às práticas e o local das provas e aulas de exercícios. O  "Fórum de discussão" é um espaço para que vocês troquem informações, dúvidas ou materiais auxiliares. Ele deve ser utilizado pelos alunos para realizar discussões sobre o curso. Algumas dúvidas podem ser respondidas pelo professor, mas o intuito deste fórum é a comunicação entre os alunos.

    No tópico "Recursos" estão contidos recursos de apoio aos estudos. Nele, há uma das ferramentas mais valiosas para estudar em casa utilizando o computador: a simulação "Kit de Construção de Circuito (AC+DC)". Nela, é possível simular quase todos os experimentos realizados durante o curso. Eventualmente, poderá ser solicitado a vocês que realizem atividades para casa utilizando a simulação, por isso é muito importante que comecem a trabalhar com a simulação o mais cedo possível. Nós disponibilizamos o acesso a dois tipos de simulações, muito parecidas. A primeira necessita da instalação do programa "Java", porém é mais completa por possuir o indutor, que será utilizado nas práticas finais. Além disso, também possui a opção de salvamento, de um circuito específico. A segunda possui as mesmas funções básicas, mas pode ser aberta em qualquer navegador, celular ou tablet, sendo mais versátil para ser utilizada nas práticas iniciais. Você pode utilizar a simulação que preferir,desde que atenta aos requisitos da atividade.

    O link "INSTRUÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DA SIMULAÇÃO"  contém todas as informações necessárias para que seja possível utilizar a simulação em seu computador bem como realizar as primeiras montagens de circuitos elétricos. Sendo assim, LEIAM com atenção e SIGAM TODOS OS PASSOS recomendados para não ter problemas em fazer a simulação rodar e aprender a utilizar suas funcionalidades básicas. O tópico "Arquivos para Download" contém os arquivos da simulação e do JAVA, prontos para serem baixados.