Programação
Geral
Cultura e Evolução em Animais Humanos e Não-Humanos (PSE 5917)
O curso tem por objetivo oferecer ao aluno um panorama atualizado da pesquisa sobre tradições comportamentais em animais não-humanos e do debate em torno da natureza da cultura, das continuidades e descontinuidades entre os processos culturais em humanos e não-humanos e do lugar da cultura na psicologia evolucionista (lato sensu)14/8/18 - Aula 01
Apresentação do Curso
A cultura é provavelmente o mais “característico” da natureza humana. O conhecimento acumulado sobre a complexidade dos processos de aprendizagem social em animais não-humanos, no entanto, mostra que a noção de que o comportamento de outras espécies seja guiado apenas por “instintos” ou aprendizagem individual é simplista demais. Em que medida as tradições comportamentais de animais não-humanos são similares à cultura humana, porém, ainda é o objeto de intenso debate – que depende não apenas de evidências empíricas, mas também de como definimos “cultura”. A cultura (humana) é costumeiramente vista pelas “humanidades” como algo que nos coloca para além do “determinismo biológico”, mas as abordagens evolucionistas do comportamento humano – que inicialmente tendiam a ignorar a cultura ou reduzi-la a uma causa “proximal”, sem relevância evolutiva à parte das suas consequências imediatas sobre o “fitness” – encontram-se diante de questões provocativas sobre (1) a possibilidade de se entender a evolução cultural em termos Darwinianos e (2) se a cultura, mais que simplesmente parte do nosso “fenótipo estendido”, pode não apenas ser moldada, mas também moldar a evolução genética. A proposta do curso é fornecer uma introdução às abordagens evolucionistas sobre a natureza da cultura.
21/8 - Aula 03
Abordagens evolucionistas da psicologia e da cultura
- Leituras:PPT Aula (PDF).
Smith, E. A. (2002). Three styles in the evolutionary analysis of human behavior. In: Adaptation and Human Behavior: an Anthropological Perspective. Ed. L. Cronk, N. Chagnon and W. Irons. New York: Aldine de Gruyter. Pp. 27–46.
Tooby, J. and Cosmides, L. (1989). Evolutionary psychology and the generation of culture, part I. Theoretical considerations. Ethology and Sociobiology, 10: 29–49.
23/8 - Aula 04
"Cultura" enquanto adaptação
Leituras:
Schmitt, D. P. & Pilcher, J. J. (2004). Evaluating evidence of psychological adaptation. Psychological Science, 15:643-649.
Knight, C., Dunbar, R. & Power, C. (1999). An evolutionary approach to human culture. C.1 em Dunbar, R. & al. (eds.) The Evolution of Culture. Rutgers University Press, NJ.Leitura complementar:
Buss, D. (1998). Adaptations, exaptations, and spandrels. American Psychologist, 53:533-548.
PPT Aula (PDF).
28/8 - Aula 05
"Cultura" e "Tradições Comportamentais" em animais não-humanos - Primatologia Cultural
- Leituras:
Laland, K. & Hoppitt, W. (2003). Do Animals Have Culture? Evolutionary Anthropology, 12:150–159.Leituras complementares:
Rendell L & Whitehead H (2001). Culture in whales and dolphins. Behavioral and Brain Sciences, 24, 309–324.
Ottoni, E.B. & Falótico, T. (2014). Social learning, behavioral traditions, and the evolution of sociality in non-human animals: The case of tufted capuchin monkeys. C.7 (136-149) in Pléh, C., Csibra, G. & Richerson, P. (eds) Naturalistic approaches to culture. Akademiai Kiadó, Budapest.
30/8 - Aula 06
Aprendizagem socialmente mediada
- Leituras:
Galef, B. & Laland, K. (2005). Social Learning in Animals: Empirical Studies and Theoretical Models. BioScience, 55:489-499.
Heyes, C. (2012). What’s Social About Social Learning? Journal of Comparative Psychology, 126:193–202.
Leituras complementares:Fragaszy, D. & Visalberghi, E. (2001). Recognizing a swan: socially-biased learning. Psychologia, 44:82-98.PPT Aula (PDF).
Janik, V. & Slater, P. (2000). The different roles of social learning in vocal communication. Animal Behaviour, 60:1-11.
Holzhaider, J.C., Hunt, G.R. & Gray, R.D. (2010). Social learning in New Caledonian crows. Learning & Behavior 38:206-219.
Hoppitt, W., Samson, J., Laland, K.N. & Thornton, A. (2012). Identification of Learning Mechanisms in a Wild Meerkat Population. PLoS ONE 7:e42044-e42044.
Kendal, R.L. et al. (2010). Evidence for social learning in wild lemurs (Lemur catta). Learning & Behavior 38:220-234.
Thornton, A. & Clutton-Brock, T. (2011). Social learning and the development of individual and group behaviour in mammal societies. Phil. Trans. R. Soc. B 366:978-987.
Laland, K.N. & Williams, K. (1998). Social transmission of maladaptive information in the guppy. Behavioral Ecology 9:495-499.
11/9 - Aula 07
Aprendizagem social animal no laboratório e no campo: aperfeiçoando metodologias
- Leituras:
Reader, S. & Biro, D. (2010). Experimental identification of social learning in wild animals. Learning & Behavior, 38 (3), 265-283.
Whiten, A. & Mesoudi, A. (2008). Establishing an experimental science of culture: animal social diffusion experiments. Phil. Trans. R. Soc. B, 363:3477-3488.
Leituras complementares:Fragaszy, D. (2003). Making Space for Traditions. Evolutionary Anthropology, 12:61–70.
PPT Aula (PDF).
13/9 - Aula 08
Animais humanos X não-humanos: imitação e cultura cumulativa
- Leituras:
Tomasello, M. (2005). Understanding and sharing intentions: The origins of cultural cognition. Behavioral and Brain Sciences, 28, 675–735 [OBS: leitura "obrigatória" apenas do artigo principal, pp. 675-691].
Csibra, G. & Gergely, G. (2011). Natural pedagogy as evolutionary adaptation. Phil. Trans. R. Soc. B, 366:1149-1157.
Caldwell, C. & Millen, A. (2008). Experimental models for testing hypotheses about cumulative cultural evolution. Evolution and Human Behavior, 29:165–171.
Leituras complementares:
Heyes, C. (2010). On the cultural origins of cultural learning. Phil. Trans. R. Soc. B, 367:2181-2191.
Dean, L.G., Vale, G.L., Laland, K.N., Flynn, L. and Kendal., R.L. (2013). Human cumulative culture: a comparative perspective. Biol. Rev, 89:284:301.
PPT Aula (PDF).
18/9 - Aula 09
Ontogenia e evolução
- Leituras:
Whiten, A. & van de Waal, E. (2018). The pervasive role of social learning in primate lifetime development. Behavioral Ecology and Sociobiology 72:80.
Leituras complementares:
Jablonka, E. & Lamb, M. (2007). Precis of Evolution in Four Dimensions. Behavioral And Brain Sciences, 30:353–392.
PPT Aula (PDF).
20/9 - Aula 10
"Construção de Nicho" e evolução
- Leituras:
Laland, K. & O’Brien, M. (2012). Cultural Niche Construction: An Introduction. Biol. Theory, 6:191–202.
Laland, K. & Brown, G. (2006). Niche Construction, Human Behavior, and the Adaptive-Lag Hypothesis. Evolutionary Anthropology, 15:95–104.
Leituras complementares:
Laland, K., Odling-Smee, J. & Gilbert, S. (2008). EvoDevo and Niche Construction: Building Bridges. J. of Exp. Zoology, 310b:549–566.
PPT Aula (PDF).
25/9 - Aula 11
Cultura enquanto processo Darwiniano / Coevolução Genes-Cultura
- Leituras:
Feldman, M. & Laland, K. (1996). Gene-culture coevolutionary theory. Trends in Ecology & Evolution, 11:456-457.
Henrich, J., Boyd, R. & Richerson, P. (2008). Five misunderstandings about cultural evolution. Hum. Nat., 19:119–137
Leitura complementar:
PPT Aula (PDF).
Video: J. Henrich: How culture drove human evolution [Edge]
27/9 - Aula 12
Seleção [cultural] de grupo e a evolução da cooperação
- Leituras:
Nowak, M.A. (2006). Five rules for the evolution of cooperation. Science, 314:1560-1563.
Boyd, R. & Richerson, P. (2009). Culture and the evolution of human cooperation. Phil. Trans. R. Soc. B, 364:3281-3288.
Leituras complementares:
Hauert, C. & al. (2007). The Emergence of Costly Punishment [+comment Boyd & Matthew]. Science, 316:1905-1907.
Henrich, J. & Gil-White, F. (2001). The evolution of prestige. Evolution and Human Behavior, 22:165-196.
Henrich J. et al. (2010). Markets, Religion, Community Size, and the Evolution of Fairness and Punishment. Science 327, 1480-1484.