Programação
História e Filosofia da Psicologia 2018
Código: PSE1140
Local: Sala 16
Horário: 6ª das 9h – 11h
RECUPERAÇÃO:
Data:
Horário:
Local:
01 de março
Apresentação da disciplina.
Proposição e discussão da questão transversal da disciplina: "Universalidade e particularidade nas abordagens psicológicas à complexidade humana"
08 de março
Discussão do texto de Wundt, W. (1912) “As leis da Vida Psíquica”. Tradução para fins didáticos do original “Gesetze des Seelenlebens” por Elizabeth Borup, revisado por Lívia Simão.
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
15 de Março
Aula expositiva de análise e discussão do texto de James, W. (1931). The Scope of Psychology. Em: W. James (1931), Principles of Psychology. Disponível em: http://psychclassics.yorku.ca/james/principles/
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
22 de março
Aula expositiva de análise e discussão do texto de James, W. (1902) The reality of the Unseen. Em W.James (1902) The varieties of Religious Experiences - A study in Human Nature [tradução para o português disponível na BIBIP - BL53J29vp e.1.]
29 de março
Aula expositiva de análise e discussão do texto de Freud, S. (1917) Luto e Melancolia. Em Freud - Obras completas, v. 12 (1914-1916), 170-194.
05 de abril
Discussão do texto de Freud, S. (1924) A perda da realidade na neurose e na psicose Em Freud - Obras completas, v. 16 214-221.
12 de abril
Discussão dos textos de Koffka, K. (1935). Por que Psicologia? e O Comportamento e seu Campo. Em: K. Koffka (1983) Princípios de Psicologia da Gestalt, 15- 79.
- Material elaborado pelo monitor David Flörsheim.
- Material elaborado pelo monitor David Flörsheim.
- Material elaborado pelo monitor David Flörsheim.
- Material elaborado pelo monitor David Flörsheim.
- Material elaborado pelo monitor David Flörsheim.
- Material elaborado pelo monitor David Flörsheim.
- Material elaborado pelo monitor David Flörsheim.
- Material elaborado pelo monitor David Flörsheim.
- Material elaborado pelo monitor David Flörsheim.
- Material elaborado pelo monitor David Flörsheim.
- Material elaborado pelo monitor David Flörsheim.
- Material elaborado pelo monitor David Flörsheim.
- Material elaborado pelo monitor David Flörsheim.
- Material elaborado pelo monitor David Flörsheim.
- Material elaborado pelo monitor David Flörsheim.
- Material elaborado pelo monitor David Flörsheim.
03 de maio
Discussão do texto de Skinner, B.F. (1953/2003) 'A possibilidade de uma ciência do comportamento humano' e 'O controle do comportamento humano.' Em: B.F. Skinner (1953/2003) Ciência e Comportamento Humano (pp.1-45 e 449-489).Material elaborado pela monitora Flávia Menezes Duarte.
Material elaborado pela monitora Flávia Menezes Duarte.
Material elaborado pela monitora Flávia Menezes Duarte.
Material elaborado pela monitora Flávia Menezes Duarte.
Material elaborado pela monitora Flávia Menezes Duarte.
Material elaborado pela monitora Flávia Menezes Duarte.
Material elaborado pela monitora Flávia Menezes Duarte.
Material elaborado pela monitora Flávia Menezes Duarte.
Material elaborado pela monitora Flávia Menezes Duarte.
Material elaborado pela monitora Flávia Menezes Duarte.
Material elaborado pela monitora Flávia Menezes Duarte.
Material elaborado pela monitora Flávia Menezes Duarte.
Material elaborado pela monitora Flávia Menezes Duarte.
Material elaborado pela monitora Flávia Menezes Duarte.
Material elaborado pela monitora Flávia Menezes Duarte.
Material elaborado pela monitora Flávia Menezes Duarte.
10 de maio
Aula expositiva de análise e discussão do texto de Piaget, J. (1979) "RELATIONS BETWEEN PSYCHOLOGY AND OTHER SCIENCES". Ann. Rev. PsychoL 1979. 30:1-8.
Apresentação sobre Piaget - material elaborado por Hernán Sanchez para edição anterior da disciplina.
- Leitura alternativa:
Apresentação sobre Piaget - material elaborado por Hernán Sanchez para edição anterior da disciplina.
- Leitura alternativa:
Apresentação sobre Piaget - material elaborado por Hernán Sanchez para edição anterior da disciplina.
- Leitura alternativa:
Apresentação sobre Piaget - material elaborado por Hernán Sanchez para edição anterior da disciplina.
- Leitura alternativa:
Apresentação sobre Piaget - material elaborado por Hernán Sanchez para edição anterior da disciplina.
- Leitura alternativa:
Apresentação sobre Piaget - material elaborado por Hernán Sanchez para edição anterior da disciplina.
- Leitura alternativa:
Apresentação sobre Piaget - material elaborado por Hernán Sanchez para edição anterior da disciplina.
- Leitura alternativa:
Apresentação sobre Piaget - material elaborado por Hernán Sanchez para edição anterior da disciplina.
- Leitura alternativa:
Apresentação sobre Piaget - material elaborado por Hernán Sanchez para edição anterior da disciplina.
- Leitura alternativa:
Apresentação sobre Piaget - material elaborado por Hernán Sanchez para edição anterior da disciplina.
- Leitura alternativa:
Apresentação sobre Piaget - material elaborado por Hernán Sanchez para edição anterior da disciplina.
- Leitura alternativa:
Apresentação sobre Piaget - material elaborado por Hernán Sanchez para edição anterior da disciplina.
- Leitura alternativa:
Apresentação sobre Piaget - material elaborado por Hernán Sanchez para edição anterior da disciplina.
- Leitura alternativa:
Apresentação sobre Piaget - material elaborado por Hernán Sanchez para edição anterior da disciplina.
- Leitura alternativa:
Apresentação sobre Piaget - material elaborado por Hernán Sanchez para edição anterior da disciplina.
- Leitura alternativa:
Apresentação sobre Piaget - material elaborado por Hernán Sanchez para edição anterior da disciplina.
- Leitura alternativa:
17 de maio
Aula de análise e discussão do texto de Vygotski, L. S. (1927)
The Historical Meaning of the Crisis in Psychology: A Methodological Investigation capítulos 5, 6, 7 e 8.
Apresentação sobre Vygotski elaborada por Lívia Mathias Simão para edição anterior da disciplina.
Apresentação sobre Vygotski elaborada por Lívia Mathias Simão para edição anterior da disciplina.
Apresentação sobre Vygotski elaborada por Lívia Mathias Simão para edição anterior da disciplina.
Apresentação sobre Vygotski elaborada por Lívia Mathias Simão para edição anterior da disciplina.
Apresentação sobre Vygotski elaborada por Lívia Mathias Simão para edição anterior da disciplina.
Apresentação sobre Vygotski elaborada por Lívia Mathias Simão para edição anterior da disciplina.
Apresentação sobre Vygotski elaborada por Lívia Mathias Simão para edição anterior da disciplina.
Apresentação sobre Vygotski elaborada por Lívia Mathias Simão para edição anterior da disciplina.
Apresentação sobre Vygotski elaborada por Lívia Mathias Simão para edição anterior da disciplina.
Apresentação sobre Vygotski elaborada por Lívia Mathias Simão para edição anterior da disciplina.
Apresentação sobre Vygotski elaborada por Lívia Mathias Simão para edição anterior da disciplina.
Apresentação sobre Vygotski elaborada por Lívia Mathias Simão para edição anterior da disciplina.
Apresentação sobre Vygotski elaborada por Lívia Mathias Simão para edição anterior da disciplina.
Apresentação sobre Vygotski elaborada por Lívia Mathias Simão para edição anterior da disciplina.
Apresentação sobre Vygotski elaborada por Lívia Mathias Simão para edição anterior da disciplina.
Apresentação sobre Vygotski elaborada por Lívia Mathias Simão para edição anterior da disciplina.
24 de maio
Aula expositiva de análise e discussão do texto de Merleau-Ponty, M. (1994). O Corpo como ser sexuado. Em: M. Merleau-Ponty, Fenomenologia da Percepção, 213-236.
31 de maio
Desdobramentos e implicações de algumas das perspectivas trabalhadas nessa disciplina para o debate entre a fenomenologia e a psicanálise contemporânea
07 de Junho
Desdobramentos e implicações de algumas das perspectivas trabalhadas nessa disciplina para a psicologia semiótico-cultural contemporânea
Tópico 17
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar:
Leitura complementar: