Seção: (p/ 2o Entregável) A07: Geração de Alternativas de Solução (Conceitos) | PSI3591 - Projeto de Formatura I (2/2018) | e-Disciplinas

Página principal do curso

(p/ 2o Entregável) A07: Geração de Alternativas de Solução (Conceitos)

  • (p/ 2o Entregável) A07: Geração de Alternativas de Solução (Conceitos)

    Tema: Geração de Conceitos (Alternativas de Solução)

    A partir do requisitos de engenharia devemos analisar as diversas possibilidades de implementação.  A essas maneiras de implementação chamamos de "conceitos", ou em um linguajar com um viés mais objetivo, "alternativas de solução". Esta aula apresenta algumas técnicas para gerar esses conceitos e determinar quais conceitos se destacam no atendimento aos requisitos do cliente.

    • A partir do requisitos de marketing e de engenharia devemos analisar as diversas alternativas de implementação e seus conceitos.  Conceitos se situam em um plano mais abstrato e alternativas de solução já se situam em um plano mais concreto, mas ambas podem ser interpretadas como equivalente em uma primeira análise. Esta aula apresenta algumas técnicas para gerar esses conceitos e determinar quais conceitos se destacam no atendimento aos requisitos do cliente. Ao final da aula faz-se uma distinção entre prova de conceito (POC) e protótipo.

    • A IDEO é uma das empresas de design mais inovadoras do mundo. Aqui eles aceitam o desafio de criar um carrinho de compras em 5 dias. Eles mostram qual a metodologia de trabalho em equipe que utilizam e porque isso fez da IDEO um exemplo a ser seguido.

    • Livro sobre design thinkingNeste livro Tim Brown introduz a ideia de Design Thinking, um processo colaborativo utilizado pela IDEO para resolver problemas de maneira inovadora e criativa. O livro custa cerca de R$80,00 no site da Saraiva, da Cultura ou da Martins Fontes.

      Acho uma excelente leitura para quem está começando a carreira.