Seção: (ok) A02: Metodologias Científica e de Engenharia | PSI3591 - Projeto de Formatura I (2/2018) | e-Disciplinas

Página principal do curso

(ok) A02: Metodologias Científica e de Engenharia

  • (ok) A02: Metodologias Científica e de Engenharia

    Tema:  Metodologias Científica e de Engenharia. Necessidades do Cliente (Marketing) e Objetivos do Projeto

    Embora muito parecidas, a metodologia científica cria uma hipótese a ser provada e desenvolve o processo de prova dessa hipótese. Por sua vez, a metodologia de engenharia trata de um problema ou desafio e desenvolve o processo de escolha e implementação de uma solução para esse problema. Nesta aula discutiremos as semelhanças e a s diferenças dessas duas abordagens.

    • Neste vídeo, do curso "Engineering  Innovation and Design" do MIT, os professores Blade Kotelly e Joel E. Schindall apresentam o processo de projeto em 10 passos. Os alunos participam do curso apresentando argumentos contra ou a favor das propostas apresentadas pelos professores. A apresentação da aula 02 foi feita independentemente destes vídeos mas observe a similaridade de abordagem. Como mencionado no vídeo, boa ideias costumam se repetir independentemente ao longo da história.

    • Um bom design não depende apenas de tomadas de decisões técnicas, Neste vídeo, do curso "Engineering  Innovation and Design" do MIT, os professores Blade Kotelly e Joel E. Schindall mostram como grandes inovadores do século 20 abordaram o design inovador. Embora na disciplina estejamos enfocando muito mais os aspectos técnicos, é importante conhecermos todo o processo de criação, e perceber que podemos participar dele desde o início.