Programação
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Conteúdo das aulas:
Apresentação do curso e divisão de grupos. O grupo deve adquirir livro de apoio e trazer nas aulas.
Apresentação do programa e das bancadas.
Atividades
1) Obtenção do ganho do tacogerador Ktg [V]. O roteiro do experimento é apresentado na Seção 7.4, item 3, pag. 94.
Versão nova: Capítulo 8 Seção 8.1, item 1, pag 216
Utilizar um encoder óptico. Para isto, com auxílio de um osciloscópio medir a frequência fornecida nos terminais do encoder, a qual chama-se fe e a tensão de saída do tacogerador Vtg para pelo menos 4 valores de Va. O encoder óptico da bancada possui 1024 linhas, a frequência de uma rotação do motor é dada por fe/1024. Obter também as frequências em rad/s. Apresentar os valores obtidos como na Tabela 8.6. A partir dos valores da tabela, obter Ktg como o coeficiente angular da reta Vtg versus w usando o método dos mínimos quadrados.
Tabela 8.6: Determinação de Ktg
Va (V) fe (Hz) Vtg (V) w (rad/s) Ktg (V s/rad)Obtenção da resposta de velocidade e de corrente a uma entrada degrau via ensaio de tensão para obter as constantes de tempo e ganho do motor CC (ver item 8, pag. 95).
2) Aplicar um degrau de tensão de 12V aplicado na armadura conectando a chave S como indicado na montagem dada na Figura 7.7 com R <<1 Ohm e Va = 12V
2i) Usando um osciloscópio gravar a resposta do tacogerador e da corrente.
3) Construir um vetor de tempo utilizando a taxa de amostragem usada no item 1, organizar os vetores de tempo e velocidade em rad/s e utilizar a interface gráfica ident do Matlab para obter as constantes de tempo e ganho (ver arquivo abaixo). Obter a função de transferência para 1a. ordem e 2a. ordem. Comparar as respostas.
4. Construir o diagrama Simulink para o motor CC usando a função de transferência dos modelos obtidos ou a representação espaço de estado.
5. Repetir o item 4 adicionando um ruído na saída (sinal velocidade). Considerar um sinal ruído como a soma de um sinal senoidal com um sinal aleatório. Obter a frequência do sinal senoidal usando fft e a variância do sinal aleatório analisando a velocidade em regime estacionário (ver Subseção 8.5.1, p. 216).