Programação

  • Conteúdo das aulas:

    Apresentação do curso e divisão de grupos. O grupo deve adquirir livro de apoio e trazer nas aulas.

    Apresentação do programa e das bancadas.

    Atividades

    1) Obtenção do ganho do tacogerador Ktg [V]. O roteiro do experimento é apresentado na Seção  7.4,  item 3, pag. 94.

    Versão nova: Capítulo 8 Seção 8.1, item 1, pag 216

    Utilizar um encoder óptico. Para isto, com auxílio de um osciloscópio medir a frequência fornecida nos terminais do encoder, a qual chama-se fe e a tensão de saída do tacogerador Vtg para pelo menos 4 valores de Va. O encoder óptico da bancada possui  1024 linhas, a frequência de uma rotação do motor é dada por fe/1024. Obter também as frequências em rad/s. Apresentar os valores obtidos como na Tabela 8.6. A partir dos valores da tabela, obter Ktg como o coeficiente angular da reta Vtg versus w usando o método dos mínimos quadrados.

    Tabela 8.6: Determinação de Ktg
    Va (V)        fe (Hz)    Vtg  (V)        w (rad/s)    Ktg (V s/rad)

    Obtenção da resposta de velocidade e de corrente a uma entrada  degrau via ensaio de tensão para obter as constantes de tempo e ganho do motor CC (ver item 8, pag. 95).

    2) Aplicar um degrau de tensão de 12V aplicado na armadura conectando a chave S como indicado na montagem dada na Figura 7.7 com R <<1 Ohm e Va = 12V 

    2i) Usando um osciloscópio gravar a resposta do tacogerador e da corrente.

    3) Construir um vetor de tempo utilizando a taxa de amostragem usada no item 1, organizar os vetores de tempo e velocidade em rad/s e utilizar a interface gráfica ident  do Matlab para obter as constantes de tempo e ganho (ver arquivo abaixo). Obter a função de transferência para 1a. ordem e 2a. ordem. Comparar as respostas.

    4. Construir o diagrama Simulink para o motor CC usando a função de transferência dos modelos obtidos ou a representação espaço de estado. 

    5. Repetir o item 4 adicionando um ruído na saída (sinal velocidade). Considerar um sinal ruído como a soma de um sinal senoidal com um sinal aleatório. Obter a frequência  do sinal senoidal usando fft e a variância do sinal aleatório analisando a velocidade em regime estacionário (ver Subseção 8.5.1, p. 216).