Programação
ZMV 0135 - HISTOLOGIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS
OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de descrever as funções, a composição e organização, bem como a localização dos tecidos básicos e seus diferentes tipos, que constituem o organismo animal, bem como ser capaz de identificar tais tecidos e seus componentes em lâminas histológicas permanentes. Deverá também ser capaz de descrever a organização tecidual e funções e reconhecer em lâminas histológicas os órgãos, tecidos e células dos sistemas endócrino, digestório (monogástricos e ruminantes), respiratório, circulatório, reprodutor feminino e masculino e urinário.
Arquivo com o cronograma das aulas e respectivos assuntos e outras informações sobre a disciplina
atualizado em 13/08/2018
Arquivo com a lista de lâminas para desenho das mesmas e acompanhamento das aulas práticas
Arquivo com esquemas e desenhos de estruturas em estudo para colorir e auxiliar na aprendizagem do conteúdo da disciplina
07 DE AGOSTO
INTRODUÇÃO
Arquivo com a lista dos objetivos de cada tema e exercícios de estudo referentes aos conteúdos do Bloco I
TAREFAS
• Até 23:55 h do dia 09/08 (essa quinta-feira) - responder ao Teste Geral 1 Histo
• Para a prática dessa semana – 07/08
– trazer caderno ou folhas em branco e lápis/borracha para desenhar
• Para a próxima aula teórica - 14/08
– Ler o capítulo referente ao tecido epitelial focando nos objetivos de aula que estão no Moodle/STOA- Fazer o Teste 1 - Tecido Epitelial ANTES da aula teórica
14 DE AGOSTO
TECIDO EPITELIAL
Capítulo 4 Tecido epitelial pgs 66-67, 72-79, 83
•Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de...- descrever as características (constituintes e sua organização) e funções gerais do epitélio de revestimento e do epitélio glandular;- indicar as semelhanças e diferenças entre os dois tipos de epitélio (Revestimento x Glandular);
- identificar os diferentes subtipos (classificações) de epitélio de revestimento e glandular de acordo com sua estrutura/organização e exemplificar a localização de cada tipo de tecido;
- comparar e contrastar as semelhanças e diferenças morfológicas e funcionais entre os diferentes tipos de epitélio de revestimento
- comparar e contrastar as semelhanças e diferenças morfológicas e funcionais entre os diferentes tipos de epitélio glandular (exócrino e endócrino)
Arquivo com o texto inicial da PARTE 1 (Tecidos Fundamentais) contendo Tecido Epitelial (de Revestimento e Glandular) e Tecido Conjuntivo Comum.
Arquivo word das questões de estudo de epitelial para edição
Arquivo word dos quadros comparativos de tecido epitelial para edição
Lista de lâminas de tecido epitelial
21 DE AGOSTO
TECIDO CONJUNTIVO COMUM E TECIDO ADIPOSO
Capítulo 5 Tecido conjuntivo comum pgs 91-103, 118-119
Capítulo 6 Tecido Adiposo - pgs 124-125 (adiposo unilocular), 126-128 (adiposo multilocular)
•Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de...- descrever as características (constituintes e sua organização) e funções gerais do tecido conjuntivo comum;
- identificar os diferentes tipos (classificações) do tecido conjuntivo comum e relacionar a disposição das fibras de colágeno com a função, grau e direção da resistência à tração e exemplificar a localização de cada tipo de tecido;
- comparar e contrastar as semelhanças e diferenças morfológicas e funcionais entre os diferentes tipos de tecido conjuntivo comum e entre o tecido epitelial e conjuntivo;
- explicar a relação funcional entre os tecidos epitelial e conjuntivo;
- relacionar e descrever as características gerais e funções do tecido adiposo- comparar e contrastar as características histológicas e funções dos tecidos adiposo branco e marrom, bem como sua localização no organismoArquivo com o texto inicial da PARTE 1 (Tecidos Fundamentais) contendo Tecido Conjuntivo de Propriedades Especiais: Tecido Adiposo, Tecido Cartilaginoso e Tecido Ósseo.
28 DE AGOSTO
TECIDO CARTILAGINOSO E TECIDO ÓSSEO
Capítulo 7 Tecido Cartilaginoso - pgs 129-132, 133 (cart hialina), 133-134 (elástica e fibrosa)
Capítulo 8 Tecido Ósseo - pgs 135-142, 146-148
• Objetivos da aula: os estudantes deverão ser capazes de....- relacionar e descrever as características gerais e funções de cada tecido- descrever os componentes (células, matriz extracelular e membranas conjuntivas) dos tecidos cartilaginoso e ósseo, bem como suas funções- descrever a histologia e função e indicar a localização dos diferentes tipos de cartilagem (hialina, elástica e fibrocartilagem)- descrever a histologia e função e indicar a localização do tecido ósseo- estabelecer semelhanças e diferenças entre os diferentes tecidos e seus diferentes tipos- explicar porque se pode dizer que o tecido ósseo é um tecido dinâmicoTecido Cartilaginoso e Tecido Ósseo
O texto do conteúdo sobre Tecido Cartilaginoso e Tecido Ósseo está no arquivo Tecido Conjuntivo de Propriedades Especiais disponibilizado no tópico de aula da semana anterior
11 DE SETEMBRO
TECIDO MUSCULAR
Capítulo 10 Tecido muscular - pgs 182-195 (não precisa das linhas A, I, Z dos sarcômeros); 197-203
•Objetivos da aula: os estudantes deverão ser capazes de....–descrever as função gerais e os constituintes do tecido muscular–listar os tipos (classificações) de tecido muscular–listar as funções e localização de cada tipo de tecido muscular–comparar e contrastar as características de morfologia e de contração dos diferentes tipos de tecido muscular–descrever a organização do músculo pelo tecido conjuntivo–identificar e reconhecer os diferentes tipos de tecido muscularArquivo com o texto inicial da PARTE 1 (Tecidos Fundamentais) contendo Tecido Muscular.
25 DE SETEMBRO
TECIDO NERVOSO
Capítulo 9 Tecido nervoso - pgs 153-15158; 160; 161-166; 169-174
•Objetivos da aula: os estudantes deverão ser capazes de....–relacionar os constituintes do tecido nervoso (neurônios e células da glia)–descrever a estrutura e função do tecido nervoso e seus constituintes–descrever a organização de seus componentes do tecido no Sistema Nervoso Central (cérebro e medula) e Sistema Nervoso Periférico (gânglios e nervos)–identificar e reconhecer as diferentes estruturas do tecido nervosoArquivo com o texto inicial da PARTE 1 (Tecidos Fundamentais) contendo Tecido Nervoso.
02 DE OUTUBRO
SISTEMA ENDÓCRINO
Capítulo 20 - pgs 389-396 (Hipófise-Hipotálamo, não precisa suprimento sanguíneo na pg 390, não precisa células cromófobas, cromófilas, acidófilas, basófilas; somente tipo celular de acordo com o hormônio secretado); 397-401 (Adrenal, não precisa circulação sanguínea, córtex fetal); 403-406 (Ilhotas de Langerhans - Pâncreas endócrino); 406-410 (Tireoide, não precisa da síntese de hormônios na pg 409); 411-412 (Paratireoides); 412-413 (Pineal).
•Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de ....–Descrever as funções gerais do sistema endócrino–Listar as glândulas que compõem o sistema–Descrever a estrutura histológica (incluindo seus tipos celulares) e funções (incluindo seus hormônios e órgãos-alvo) e localização das diferentes glândulas:•hipófise (neuro e adenohipófise) e sua relação neuroendócrina com o hipotálamo•tireoide e paratireoides•adrenais (córtex e suas camadas e medula)•pâncreas endócrino (ilhotas de Langerhans)•pineal•gônadas (ovários e testículos) - estes serão vistos nas aulas de sistema reprodutorArquivo com o texto inicial da PARTE 2 (Histologia dos Sistemas) contendo Sistema Endócrino.
09 DE OUTUBRO
26 de setembro - terça-feira
Prova Teórica às 10:00 h
Prova Prática às 14:00 h - TODOS OS ALUNOS JUNTOS - TURMA DE PRÁTICA A + B!!!
Local da prova prática - sala BDNA 01.
16 DE OUTUBRO
SISTEMA DIGESTÓRIO I
•Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de ....–descrever a organização tecidual geral dos órgãos tubulares e as funções de seus componentes teciduais (túnicas e camadas)• Mucosa (epitélio, lâmina própria, muscular da mucosa); Submucosa; Muscular; Serosa (mesotélio) / Adventícia–descrever a estrutura e funções do sistema digestório em suas diferentes regiões: cavidade oral, esôfago e estômago (mono e poligástricos)–apontar semelhanças e diferenças na organização tecidual das diferentes regiões do sistema digestório (parte 1): cavidade oral, esôfago e estômago (mono e poligástricos)Arquivo com o texto inicial da PARTE 2 (Histologia dos Sistemas) contendo organização tecidual dos órgãos tubulares/ocos e não tubulares/não ocos e mais o Sistema Digestório (partes 1 e 2).
23 DE OUTUBRO
SISTEMA DIGESTÓRIO II
•Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de ....–descrever a estrutura (organização tecidual – camadas, tecidos, glândulas) e funções do sistema digestório em suas diferentes regiões•intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo)•intestino grosso (ceco, cólon e reto)–apontar semelhanças e diferenças na organização tecidual dos componentes do sistema digestório–descrever a estrutura e função das glândulas anexas do sistema digestório•glândulas salivares, fígado e pâncreas30 DE OUTUBRO
SISTEMA CARDIOVASCULAR E SISTEMA RESPIRATÓRIO
Capítulo 11 Cardiovascular - pgs 204-209 (até túnica adventícia); 210-212; 216-220
Capítulo 17 Respiratório - pgs 339-357 (não precisa seios paranasais, poros e macrófagos alveolares, vasos sanguíneos e linfáticos, movimentos respiratórios)
•Objetivos da aula: os estudantes deverão ser capazes de....•descrever as funções gerais do Sistema Respiratório e do Sistema Cardiovascular•listar os componentes e respectivas funções da porção condutora (cavidade nasal a bronquíolos) e porção respiratória (alvéolos) do Sist. Respiratório•descrever a organização tecidual dos componentes listados•comparar a estrutura tecidual de brônquios e bronquíolos•descrever a estrutura do alvéolo, indicando as células e suas funções•listar os componentes vascular sanguíneo e linfático do Sist. Cardiovascular e suas funções•explicar a organização do sistema vascular sanguíneo e linfático e o sentido do fluxo do sangue e da linfa em relação ao coração•definir endotélio e indicar suas funções•descrever a organização histológica da parede dos diferentes tipos de vasos sanguíneos (artérias capilares e seus tipo, veias) e linfáticos•descrever a estrutura histológica das túnicas do coração•comparar semelhanças e diferenças entre os tipos de vasos sanguíneos, linfáticos e coração13 DE NOVEMBRO
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
Capítulo 11 Reprodutor Feminino - pgs 431-443 (só comparar fase proliferativa e secretória); 447 (cérvix e vagina); glândulas mamárias 448-451
•Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de ....–descrever a estrutura e funções gerais do sistema reprodutor feminino, incluindo:•Ovários (função endócrina e de produção de gametas; desenvolvimento folicular e corpo lúteo)•Tubas uterinas•Útero e Cérvix•Vagina–relacionar as variações cíclicas na histologia dos órgãos (ovário e útero) com a influência dos hormônios da reprodução–descrever a estrutura e funções gerais da glândula mamária e sua variação histológica em função do estado de produção de leite.20 DE NOVEMBRO
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
•Objetivos da aula: os estudantes deverão ser capazes de ....– descrever as funções gerais do sistema reprodutor masculino– listar os componentes do sistema reprodutor masculino e suas respectivas funções– descrever a organização histológica dos componentes do sistema reprodutor, incluindo:• testículos (função endócrina e de produção de gametas/espermatogênese; epitélio seminífero, células de Leydig e de Sertoli, mioides)• dutos genitais (túbulos retos; rede testicular; dutos eferentes; epidídimo - corpo, cabeça, cauda; duto deferente e ampola)• glândulas acessórias (vesícula seminal; próstata; bulbo-uretrais)• pênis (túnica albugínea; corpo cavernoso e esponjoso; uretra)– explicar a influência dos hormônios hipofisários sobre os testículos27 DE NOVEMBRO
SISTEMA URINÁRIO
•Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de ....•–descrever as funções gerais do sistema urinário–listar os componentes do sistema urinário e suas funções–descrever a organização histológica e funções dos rins (cápsula; córtex renal e medula renal; cálices e pelve renal)–descrever a organização histológica e funções do néfron (corpúsculo renal = glomérulo - porção vascular + cápsula de Bowman - porção epitelial / podócitos; parte tubular e suas células = túbulo contorcido proximal; alça de Henle - ramo espesso e ramo delgado; túbulo contorcido distal e duto coletor)–descrever a organização histológica das vias urinárias (ureteres; vesícula urinária (bexiga); uretra)04 DE DEZEMBRO
Prova Teórica 2 e Prova Prática 2 - TERÇA-FEIRA 14/11
- às 10:00 h - Prova Teórica - sala ZAB Verde
- às 14:00 h - Prova Prática - sala BDNA 01 - todos juntos (turmas A e B)
RECUPERAÇÃO - prova teórica única de todo o conteúdo
terça-feira dia 11/12 às 10:00 h, local a definir