Programação
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OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de descrever as funções, a composição e organização, bem como a localização dos tecidos básicos e seus diferentes tipos, que constituem o organismo animal, bem como ser capaz de identificar tais tecidos e seus componentes em lâminas histológicas permanentes. Deverá também ser capaz de descrever a organização tecidual e funções e reconhecer em lâminas histológicas os órgãos, tecidos e células dos sistemas endócrino, digestório (monogástricos e ruminantes), respiratório, circulatório, reprodutor feminino e masculino e urinário.
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Arquivo com o cronograma das aulas e respectivos assuntos e outras informações sobre a disciplina
atualizado em 13/08/2018
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Arquivo com a lista de lâminas para desenho das mesmas e acompanhamento das aulas práticas
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Arquivo com esquemas e desenhos de estruturas em estudo para colorir e auxiliar na aprendizagem do conteúdo da disciplina
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INTRODUÇÃO
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Arquivo com a lista dos objetivos de cada tema e exercícios de estudo referentes aos conteúdos do Bloco I
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TECIDO EPITELIAL
Capítulo 4 Tecido epitelial pgs 66-67, 72-79, 83
•Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de...- descrever as características (constituintes e sua organização) e funções gerais do epitélio de revestimento e do epitélio glandular;- indicar as semelhanças e diferenças entre os dois tipos de epitélio (Revestimento x Glandular);
- identificar os diferentes subtipos (classificações) de epitélio de revestimento e glandular de acordo com sua estrutura/organização e exemplificar a localização de cada tipo de tecido;
- comparar e contrastar as semelhanças e diferenças morfológicas e funcionais entre os diferentes tipos de epitélio de revestimento
- comparar e contrastar as semelhanças e diferenças morfológicas e funcionais entre os diferentes tipos de epitélio glandular (exócrino e endócrino)
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Arquivo com o texto inicial da PARTE 1 (Tecidos Fundamentais) contendo Tecido Epitelial (de Revestimento e Glandular) e Tecido Conjuntivo Comum.
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Teste 1 - Tecido epitelial Questionário
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Arquivo word das questões de estudo de epitelial para edição
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Arquivo word dos quadros comparativos de tecido epitelial para edição
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Lista de lâminas de tecido epitelial
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TECIDO CONJUNTIVO COMUM E TECIDO ADIPOSO
Capítulo 5 Tecido conjuntivo comum pgs 91-103, 118-119
Capítulo 6 Tecido Adiposo - pgs 124-125 (adiposo unilocular), 126-128 (adiposo multilocular)
•Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de...- descrever as características (constituintes e sua organização) e funções gerais do tecido conjuntivo comum;
- identificar os diferentes tipos (classificações) do tecido conjuntivo comum e relacionar a disposição das fibras de colágeno com a função, grau e direção da resistência à tração e exemplificar a localização de cada tipo de tecido;
- comparar e contrastar as semelhanças e diferenças morfológicas e funcionais entre os diferentes tipos de tecido conjuntivo comum e entre o tecido epitelial e conjuntivo;
- explicar a relação funcional entre os tecidos epitelial e conjuntivo;
- relacionar e descrever as características gerais e funções do tecido adiposo- comparar e contrastar as características histológicas e funções dos tecidos adiposo branco e marrom, bem como sua localização no organismo-
Arquivo com o texto inicial da PARTE 1 (Tecidos Fundamentais) contendo Tecido Conjuntivo de Propriedades Especiais: Tecido Adiposo, Tecido Cartilaginoso e Tecido Ósseo.
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Teste 2 - Tecido conjuntivo e adiposo Questionário
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TECIDO CARTILAGINOSO E TECIDO ÓSSEO
Capítulo 7 Tecido Cartilaginoso - pgs 129-132, 133 (cart hialina), 133-134 (elástica e fibrosa)
Capítulo 8 Tecido Ósseo - pgs 135-142, 146-148
• Objetivos da aula: os estudantes deverão ser capazes de....- relacionar e descrever as características gerais e funções de cada tecido- descrever os componentes (células, matriz extracelular e membranas conjuntivas) dos tecidos cartilaginoso e ósseo, bem como suas funções- descrever a histologia e função e indicar a localização dos diferentes tipos de cartilagem (hialina, elástica e fibrocartilagem)- descrever a histologia e função e indicar a localização do tecido ósseo- estabelecer semelhanças e diferenças entre os diferentes tecidos e seus diferentes tipos- explicar porque se pode dizer que o tecido ósseo é um tecido dinâmico -
SEMANA DA PÁTRIA - não haverá aula
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TECIDO MUSCULAR
Capítulo 10 Tecido muscular - pgs 182-195 (não precisa das linhas A, I, Z dos sarcômeros); 197-203
•Objetivos da aula: os estudantes deverão ser capazes de....–descrever as função gerais e os constituintes do tecido muscular–listar os tipos (classificações) de tecido muscular–listar as funções e localização de cada tipo de tecido muscular–comparar e contrastar as características de morfologia e de contração dos diferentes tipos de tecido muscular–descrever a organização do músculo pelo tecido conjuntivo–identificar e reconhecer os diferentes tipos de tecido muscular-
Teste 4 - Tecido muscular Questionário
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Arquivo com o texto inicial da PARTE 1 (Tecidos Fundamentais) contendo Tecido Muscular.
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NÃO HAVERÁ AULA - livre para estudo
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TECIDO NERVOSO
Capítulo 9 Tecido nervoso - pgs 153-15158; 160; 161-166; 169-174
•Objetivos da aula: os estudantes deverão ser capazes de....–relacionar os constituintes do tecido nervoso (neurônios e células da glia)–descrever a estrutura e função do tecido nervoso e seus constituintes–descrever a organização de seus componentes do tecido no Sistema Nervoso Central (cérebro e medula) e Sistema Nervoso Periférico (gânglios e nervos)–identificar e reconhecer as diferentes estruturas do tecido nervoso-
Teste 5 - Tecido Nervoso Questionário
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Arquivo com o texto inicial da PARTE 1 (Tecidos Fundamentais) contendo Tecido Nervoso.
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SISTEMA ENDÓCRINO
Capítulo 20 - pgs 389-396 (Hipófise-Hipotálamo, não precisa suprimento sanguíneo na pg 390, não precisa células cromófobas, cromófilas, acidófilas, basófilas; somente tipo celular de acordo com o hormônio secretado); 397-401 (Adrenal, não precisa circulação sanguínea, córtex fetal); 403-406 (Ilhotas de Langerhans - Pâncreas endócrino); 406-410 (Tireoide, não precisa da síntese de hormônios na pg 409); 411-412 (Paratireoides); 412-413 (Pineal).
•Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de ....–Descrever as funções gerais do sistema endócrino–Listar as glândulas que compõem o sistema–Descrever a estrutura histológica (incluindo seus tipos celulares) e funções (incluindo seus hormônios e órgãos-alvo) e localização das diferentes glândulas:•hipófise (neuro e adenohipófise) e sua relação neuroendócrina com o hipotálamo•tireoide e paratireoides•adrenais (córtex e suas camadas e medula)•pâncreas endócrino (ilhotas de Langerhans)•pineal•gônadas (ovários e testículos) - estes serão vistos nas aulas de sistema reprodutor-
Teste 6 - Sistema Endócrino Questionário
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Arquivo com o texto inicial da PARTE 2 (Histologia dos Sistemas) contendo Sistema Endócrino.
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26 de setembro - terça-feira
Prova Teórica às 10:00 h
Prova Prática às 14:00 h - TODOS OS ALUNOS JUNTOS - TURMA DE PRÁTICA A + B!!!
Local da prova prática - sala BDNA 01.
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SISTEMA DIGESTÓRIO I
•Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de ....–descrever a organização tecidual geral dos órgãos tubulares e as funções de seus componentes teciduais (túnicas e camadas)• Mucosa (epitélio, lâmina própria, muscular da mucosa); Submucosa; Muscular; Serosa (mesotélio) / Adventícia–descrever a estrutura e funções do sistema digestório em suas diferentes regiões: cavidade oral, esôfago e estômago (mono e poligástricos)–apontar semelhanças e diferenças na organização tecidual das diferentes regiões do sistema digestório (parte 1): cavidade oral, esôfago e estômago (mono e poligástricos)-
Teste 7 - Sistema Digestório 1 Questionário
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Arquivo com o texto inicial da PARTE 2 (Histologia dos Sistemas) contendo organização tecidual dos órgãos tubulares/ocos e não tubulares/não ocos e mais o Sistema Digestório (partes 1 e 2).
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SISTEMA DIGESTÓRIO II
•Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de ....–descrever a estrutura (organização tecidual – camadas, tecidos, glândulas) e funções do sistema digestório em suas diferentes regiões•intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo)•intestino grosso (ceco, cólon e reto)–apontar semelhanças e diferenças na organização tecidual dos componentes do sistema digestório–descrever a estrutura e função das glândulas anexas do sistema digestório•glândulas salivares, fígado e pâncreas-
Teste 8 - Sistema digestório 2 Questionário
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SISTEMA CARDIOVASCULAR E SISTEMA RESPIRATÓRIO
Capítulo 11 Cardiovascular - pgs 204-209 (até túnica adventícia); 210-212; 216-220
Capítulo 17 Respiratório - pgs 339-357 (não precisa seios paranasais, poros e macrófagos alveolares, vasos sanguíneos e linfáticos, movimentos respiratórios)
•Objetivos da aula: os estudantes deverão ser capazes de....•descrever as funções gerais do Sistema Respiratório e do Sistema Cardiovascular•listar os componentes e respectivas funções da porção condutora (cavidade nasal a bronquíolos) e porção respiratória (alvéolos) do Sist. Respiratório•descrever a organização tecidual dos componentes listados•comparar a estrutura tecidual de brônquios e bronquíolos•descrever a estrutura do alvéolo, indicando as células e suas funções•listar os componentes vascular sanguíneo e linfático do Sist. Cardiovascular e suas funções•explicar a organização do sistema vascular sanguíneo e linfático e o sentido do fluxo do sangue e da linfa em relação ao coração•definir endotélio e indicar suas funções•descrever a organização histológica da parede dos diferentes tipos de vasos sanguíneos (artérias capilares e seus tipo, veias) e linfáticos•descrever a estrutura histológica das túnicas do coração•comparar semelhanças e diferenças entre os tipos de vasos sanguíneos, linfáticos e coração-
Teste 9 - Sistema Respiratório e Cardiovascular Questionário
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NÃO HAVERÁ AULA - Livre para estudo
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SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
Capítulo 11 Reprodutor Feminino - pgs 431-443 (só comparar fase proliferativa e secretória); 447 (cérvix e vagina); glândulas mamárias 448-451
•Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de ....–descrever a estrutura e funções gerais do sistema reprodutor feminino, incluindo:•Ovários (função endócrina e de produção de gametas; desenvolvimento folicular e corpo lúteo)•Tubas uterinas•Útero e Cérvix•Vagina–relacionar as variações cíclicas na histologia dos órgãos (ovário e útero) com a influência dos hormônios da reprodução–descrever a estrutura e funções gerais da glândula mamária e sua variação histológica em função do estado de produção de leite.-
Teste 10 - Sistema Reprodutor Feminino Questionário
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SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
•Objetivos da aula: os estudantes deverão ser capazes de ....– descrever as funções gerais do sistema reprodutor masculino– listar os componentes do sistema reprodutor masculino e suas respectivas funções– descrever a organização histológica dos componentes do sistema reprodutor, incluindo:• testículos (função endócrina e de produção de gametas/espermatogênese; epitélio seminífero, células de Leydig e de Sertoli, mioides)• dutos genitais (túbulos retos; rede testicular; dutos eferentes; epidídimo - corpo, cabeça, cauda; duto deferente e ampola)• glândulas acessórias (vesícula seminal; próstata; bulbo-uretrais)• pênis (túnica albugínea; corpo cavernoso e esponjoso; uretra)– explicar a influência dos hormônios hipofisários sobre os testículos-
Teste 11 - Sistema Reprodutor Masculino Questionário
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SISTEMA URINÁRIO
•Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de ....•–descrever as funções gerais do sistema urinário–listar os componentes do sistema urinário e suas funções–descrever a organização histológica e funções dos rins (cápsula; córtex renal e medula renal; cálices e pelve renal)–descrever a organização histológica e funções do néfron (corpúsculo renal = glomérulo - porção vascular + cápsula de Bowman - porção epitelial / podócitos; parte tubular e suas células = túbulo contorcido proximal; alça de Henle - ramo espesso e ramo delgado; túbulo contorcido distal e duto coletor)–descrever a organização histológica das vias urinárias (ureteres; vesícula urinária (bexiga); uretra) -