Medicina Veterinária
Ajuda com Pesquisar cursos
Proporcionar o estudo de conhecimentos teóricos e práticos sobre princípios básicos e aplicados de Epidemiologia, Saneamento e Manejo Higiênico-Sanitário referentes aos sistemas de criação de animais de interesse zootécnico. O aluno deverá ser capaz de planejar e discutir programas de biosseguridade aplicáveis à produção das diferentes espécies, com ênfase ao controle e prevenção de doenças infecciosas e parasitárias dos animais de produção, bem como de zoonoses.
Proporcionar o estudo de conhecimentos teóricos e práticos sobre princípios básicos e aplicados da taxonomia, morfofisiologia, genética e diagnóstico laboratorial de bactérias, fungos e vírus de interesse em Medicina Veterinária, bem como o estudo dos mecanismos de patogenicidade determinantes das doenças infecto-contagiosas e zoonoses associadas. Capacitar o aluno para a identificação, classificação e diagnóstico laboratorial dos principais grupos de micro-organismos de interesse veterinário.
Oferecer noções da estrutura celular e tecidual, apresentar a arquitetura microscópica dos órgãos e sistemas e relacionar a estrutura com a função dos sistemas corporais.
- Fornecer informações sobre biologia celular, tornando os alunos aptos a entender e discutir a estrutura e função dos componentes celulares. - Fornecer aos alunos noções acerca da embriologia dos animais domésticos.
Ao final da disciplina os estudantes serão capazes de: 1) descrever as diferentes estruturas celulares e associá-las às suas funções, incluindo composição, estrutura e funções das membranas celulares e suas especializações; 2)relatar os mecanismos de transporte de substâncias entre a célula e seu ambiente; 3)descrever as diferentes formas de interação e comunicação entre as células e o meio extracelular; 4) descrever a organização tecidual básica dos organismos animais; 5) relacionar a estrutura e função das diferentes organelas e do citoplasma para a sobrevivência celular; 6) relatar os princípios básicos da expressão gênica, inlcuindo a síntese de DNA e RNA; 7) descrever e comparar diferentes processos de proliferação e morte celular.
- Capacitar os alunos para a utilização de microscopia ótica, e torná-los aptos a reconhecer a estrutura microscópica e organização dos tecidos, relacionando-a com suas funções. - Fornecer aos alunos noções sobre a organização microscópica e histológica dos órgãos e sistemas dos animais domésticos.
Ao final da disciplina os estudantes serão capazes de: 1) descrever as diferentes estruturas celulares e associá-las às suas funções, incluindo composição, estrutura e funções das membranas celulares e das diferentes organelas; 2)descrever as diferentes formas de interação célula-célula e célula-meio extracelular; 3) explicar os processos de transporte intracelular e organização do citoesqueleto e sua relação com a forma celular; 4) relatar os princípios básicos da expressão gênica e transmissão genética, incluindo a síntese de DNA, RNA e proteínas; 4) relacionar a estrutura da mitocôndria e sua origem e função de síntese de energia; 5) descrever e comparar diferentes processos de proliferação e morte celular; 6)explicar os processos básicos da biologia do desenvolvimento, inlcuindo a formação de gametas, a fecundação, desenvolvimento embrinário inicial e diferenciação.
Fornecer a visão das regiões, órgãos e conjuntos anatômicos dos animais.


1)Osteologia

2)Artrologia

3)Miologia

4)Sistema Nervoso

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP