Programação

    • No contexto atual, eficiência e competitividade são palavras de ordem em qualquer empresa que pretende se manter no topo do seu segmento. E, para alcançar isso, é preciso ocorrer uma mudança de mentalidade interna, a partir de uma nova metodologia.

      Até hoje, muitas das maiores empresas do mundo conseguiram evoluir internamente, apresentando resultados cada vez mais satisfatórios por meio de mudanças e da melhoria de seus processos.

      E a metodologia que mais busca aumentar a produtividade a partir da redução de desperdícios tem nome: Lean Manufacturing. Por isso, no artigo de hoje vamos falar tudo sobre essa filosofia empresarial e como você pode, finalmente, colocá-la em prática! Confira:


    • Um fluxo de valor pode ser definido como o conjuntos de passos (valor agregado ou não) necessários para se ter um produto ou serviço. Abrange desde o estado de matérias-primas até a entrega do produto e satisfação do cliente. O Mapeamento do fluxo de valor(VSM) baseia-se na elaboração de um “mapa” que mostra como é o fluxo de materiais ou informações. Este mapa tem início na cadeia de fornecedores, passa pela empresa e finaliza no cliente, percorrendo todo o caminho do processo de transformação da matéria prima. Através da análise do mapa do fluxo de valor é possível entender  quais são as etapas agregam e retiram valor do produto, propor melhorias de processos e visualizar onde é possível aplicar ferramentas para redução de desperdícios e aumento de eficiência produtiva.

    • Tutorial do LucidChart sobre o Mapa de Fluxo de Valor

      Este guia cobre tudo o que você precisa saber sobre a definição, a história e o uso do mapeamento de fluxo de valor, junto com instruções passo a passo para a realização de sua própria análise de fluxo de valor.

    • Slides com síntese do Mapa de Fluxo de Valor