• Evidenziato

    Aqui reunimos os slides, links, recursos e outros materiais complementares utilizados durante os encontros ao vivo.


    Link para os encontros será sempre:

     https://meet.google.com/esr-iunj-xyi



    Avisos


    Email para contato (listas de presença, problemas de acesso, etc): prpg_formacaodidatica@usp.br -  (Sr. Hugo F. S. Santos)

    Email do mediador dos encontros: Fabio Gregori  acme@usp.br

    Lista de presença: https://forms.gle/kqQYac1UdZuvBHRz9

    [O formulário estará disponível durante todo o período da aula e deve ser acessado por meio do e-mail USP. Caso tenha dificuldades, tente abrir o link em aba anônima e informe seu número USP e senha única em seguida.] 


    Materiais


    Encontro 1: Apresentação da proposta (valores, objetivos e conteúdo). Compartilhando conhecimentos e concepções de ensino mediado por tecnologia entre os participantes.


    SLIDES

    (os slides que utilizei durante o encontro)


    GITMIND

    (construa mapas mentais online)


    CANVA

    (Infográficos podem ser excelentes atividades para seus alunos ou ainda para enriquecer suas apresentações)


    DIDÁTICA (TEXTO 1 e TEXTO 2)

    (Ótimos textos para entender as concepções pedagógicas na prática escolar)


    MENTIMETER 

     (crie interações com seus alunos: nuvens de palavras, escalas, caixas de texto, etc)



    GOOGLE FORMS

    (construa questionários, provas, etc, facilmente e recupere as respostas numa planilha)


    TAXONOMIA DE BLOOM

    (Para você construir (e avaliar) os objetivos da sua proposta de ensino)


    CURRÍCULO OCULTO

    (entenda como ele pode modular o desempenho de nossas atividades docentes)


    CEDEM - FMUSP 

    (Diversos infográficos com sínteses e orientações sobre ensino mediado por tecnologia)


    EXTENSÕES DO GOOGLE CHROME

    (aprenda a incrementar os recursos do seu google meet com estas extensões, por exemplo levantar a mão, lista de presença, timers, anotações em páginas, entre outras)




    GOOGLE MEET: COMO CRIAR REUNIÕES (AULAS) E USAR A PLATAFORMA

    (vamos dar os primeiros passos no Google Meet, por exemplo como criar a sala, pegarmos o link dela e repassar aos nossos alunos para assistirem a nossa aula ao vivo. Lembrete: este link pode ser usado várias vezes!)




    EXTRAS 

    (recursos não abordados diretamente nos nossos encontros, mas muito interessantes e úteis):


    VIVENCIANDO 2020 

    (Série de conferências online promovida pela PRPG-USP (Comissão de Formação Didático-Pedagógica) 


    WEBINÁRIOS (AFYA)

    (conferências voltadas a educação mediada por tecnologia para educação na área da saúde)


    PENSADORES NA EDUCAÇÃO

    Vídeos curtos para você conhecer (e se inspirar) sobre as ideias de grandes nomes da educação.

     1ª TEMPORADA

    https://www.youtube.com/playlist?list=PLbpYNWp-qYqwqMydX29jOv7SJjXTpnqT1

     2ª TEMPORADA

    https://www.youtube.com/playlist?list=PLbpYNWp-qYqxVtErHQRZe8mxQz0IMsOzq

     3ª TEMPORADA

    https://www.youtube.com/playlist?list=PLbpYNWp-qYqxiQj4QjvSUmcrlHnwd0d44



    Encontro 2: Criando o ambiente de ensino e conversando sobre as dinâmicas das aulas.


    SLIDES

    (os slides que utilizei durante o encontro)


    Google Meet: aumentando o espaço de tela (para quem usa um monitor de vídeo)




    Mesas digitalizadoras 

    (use a tela do seu computador como uma lousa)


    Wacom 


    (review modelo CTL472L)



    Huion


    (review modelo HS64 )


    GOOGLE JAMBOARD

    (Uma "lousa" digital. Escreva, insira fotos, exporte como pdf, jpg, e convide alunos e colegas para colaborarem) 



    SUPORTE PARA CELULAR 

    (tipo "pescoço de ganso" - quando você for filmar videoaulas em que você escreve diretamente num papel, este suporte é útil para posicionar o seu celular durante a gravação)


    TRIPÉ E APOIO PARA CELULAR

    (facilita a gravação das suas vídeoaulas usando a câmera do seu próprio celular)


    Microfones

    Existem diferentes modelos, com diferentes preços e qualidade.

     O importante é testar (e ajustar) o microfone do seu computador ou aquele que vem junto com o seu celular! 

    Atenção aos ruídos ou se fica muito baixo! Se for comprar, procure sempre no youtube por um unboxing e review do produto para saber detalhes, vantagens e limitações.




    Iluminação caseira

    Com o áudio ajustado, se você apresentar num lugar iluminado, a experiência do seu aluno fica melhor. Clareie o ambiente! Abra janelas e se precisar use as lâmpadas que tem em casa. Estas luminárias tubulares led, são super leves, clareiam bem e podem ser fixadas com fita dupla face, caso precise.

    https://lista.mercadolivre.com.br/lumin%C3%A1ria-tubular-com-calha#D[A:lumin%C3%A1ria%20tubular%20com%20calha]





    Captação de áudio





    Falar bem em vídeos




    ===============================================


    SÉRIE DE TUTORIAIS PRG-USP PARA PRODUÇÃO DE VÍDEO AULAS



    APRENDA A EDITAR VÍDEOS COM SOFTWARE GRATUITO ACTIVE PRESENTER

    Dê os primeiros passos na edição de vídeos (corte partes, una outras, insira imagens, textos e vídeos dentro da sua apresentação) usando software Active Presenter.

    http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=8728





    EFEITO DE APROXIMAÇÃO E PANORÂMICA USANDO O SOFTWARE GRATUITO ACTIVE PRESENTER

    Se você assisitiu como editar vídeos com este software, vamos aprender um recurso extra bem útil: aproximar e afastar detalhes da imagem.


    http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=12183



    Videoaulas com o PowerPoint  e webcam

    Crie rapidamente aulas utilizando o Powerpoint de fundo e você apresentando o conteúdo, no seu ritmo, com seu vídeo em um canto da tela

    http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=9175




    Aulas com o PowerPoint  e webcam

    (PARTE 2 - APRENDA A REPOSICIONAR A SUA WEBCAM AO LONGO DA SUA VÍDEOAULA)

    Agora que você já criou a sua aula, uma dica extra... fazer a sua câmera sair lá de um canto da tela e ir para outro (ou desaparecer, ao longo da sua aula.

    http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=12184





    COMO FAZER O DOWNLOAD DE UM VÍDEO DO YOUTUBE EM MP4
    COMO CONVERTER UM VÍDEO DE YOUTUBE EM MP3


    https://youtu.be/0G1nIOUiB0Q


    TRANSMITINDO SUA AULA/CONFERÊNCIA PARA GRANDES PÚBLICOS UTILIZANDO O YOUTUBE E O SOFTWARE GRATUITO OBS STUDIO





    WOMIC

    Se você precisa de um microfone sem fio, que tal usar o seu celular como um microfone e transmitir o audio via bluetooth ou wifi e seu computador recebe esse sinal com qualidade? 





    Efeito de Chroma Key

    Grave com um fundo verde e substitua-o por vídeos e gráficos.

    Existem tintas para parede, cartões, mas tecidos são bem práticos (https://lista.mercadolivre.com.br/tecido-chroma-key#D[A:tecido%20chroma%20key] ) . 


    (neste tutorial utiliza-se um programa gratuito chamado Shotcut (linux, windows e mac)

    https://shotcut.org/



    Encontro 3: Alguns recursos para aumentar a interatividade em suas aulas.


    SLIDES

    (os slides que utilizei durante o encontro)


    KAHOOT

    (Projete questões múltipla escolha na tela e os alunos respondem pelo celular)

       


    PLICKERS

    (Projete questões múltipla escolha na tela e os alunos respondem apresentando um cartão, o qual é lido em tempo real pelo docente)


       


    VIZIA

    (Crie perguntas e ações dentro de um vídeo publicado no Youtube, depois baixe todas as respostas numa planilha)


       


    Encontro 4: Alguns recursos para aumentar a interatividade em suas aulas.


    SLIDES SOBRE GAMIFICAÇÃO

    (os slides que utilizei durante o encontro)


    SLIDES SOBRE JIGSAW CLASSROOM, WORLD CAFÉ E SPRINT

    (os slides que utilizei durante o encontro)


    SLIDES SOBRE TEAM BASED LEARNING

    (os slides que utilizei durante o encontro)


    PALAVRAS-CRUZADAS

    (como criar palavras cruzadas e utilizá-las com seus alunos, por exemplo para a revisão de conceitos-chave)

       






       


       

    THE JIGSAW CLASSROOM

    (LINK PARA O SITE TUTORIAL DE JIGSAW)


    JIGSAW NO ENSINO DE QUÍMICA

    (excelente artigo mostrando os fundamentos de Jigsaw e aplicação)


    WORLD CAFÉ PARA A ÁREA DA SAÚDE

    (Manual de fundamentos gerais para todas as áreas e aplicação)


    DESIGN SPRINT

    (website mostrando os fundamentos e metodologia do design sprint)


    DESIGN SPRINT

    (website, em português, mostrando os fundamentos e metodologia do design sprint)


    TEAM BASED LEARNING: A PRACTICAL GUIDE

    (artigo em inglês apresentando a metodologia)



    Aprendizagem baseada em equipes: em baseada em equipes: em baseada em equipes: da teoria à prática da teoria à prática

    (Excelente artigo sobre TBL)



    MODELO IMPRESSO PARA RESPOSTAS DOS ALUNOS EM  TBL

    (Em word, para você alterar do seu jeito nas suas aulas)



    Encontro 5: Conhecendo o E-aulas e E-disciplinas USP.



    PRIMEIROS PASSOS NO E-DISCIPLINAS

    (vamos criar a nossa disciplina neste ambiente, colocar textos, arquivos, links e vídeos para nossos alunos acessarem)


       



    PUBLICANDO VÍDEOS NO E-AULAS USP

    (o E-aulas é a plataforma USP para você publicar as suas vídeoaulas)





    Recursos Complementares:


    Ferramenta lightshot (windows/mac)

    (faça capturas de áreas da sua tela, copie, salve ou faça pesquisas no google imagem)




    Encontro 6: Avaliação (emergencial) a distância.


    SLIDES

    (os slides que apresentei no encontro)



    CRIANDO TAREFAS E AVALIAÇÕES NO E-DISCIPLINAS USP [BÁSICO]



    PLAYLIST PARA A CRIAÇÃO DE PROVAS E QUESTIONÁRIOS

    (excelentes tutoriais feitos pelo Prof. Dr. Francisco Javier Hernandez Blasquez - FMVZ - USP)


    1 Configuração de um questionário

       


    2 Questões verdadeiro ou falso

       


    3 Questões de múltipla escolha

       


    4 Questões do tipo resposta curta

       


    5 Questão do tipo correlação entre colunas

       


    6 Questão do tipo escolha as palavras que faltam

       


    7 Questão do tipo preencher lacuna