Programação

  • Material de Apoio



    Tarefa Descrição Prazo
    Submissão do artigo Envio da versão completa do artigo composta pelas seguintes seções: 
    1. Introdução
    2. Descrição do Problema
    3. Trabalhos Relacionados
    4. Algoritmos Evolutivo Propostos
    5. Resultados Computacionais
    6. Conclusões
    18/05/2018
    Submissão da revisão  do artigo Envio da revisão do artigo composta por duas atividades: preenchimento do formulário de avaliação e envio de arquivo PDF contendo a revisão. O arquivo PDF com a revisão deve conter uma descrição sucinta do trabalho revisado, seus pontos fortes e fracos com as respectivas justificativas, e uma lista de alterações que devem ser feitas pelo autor do artigo para aprimorar o trabalho submetido.  25/05/2018
    Submissão da versão revisada do artigo Envio do artigo revisado a partir das alterações sugeridas pelo revisor. Além disso, deverá ser submetido também um arquivo PDF contendo uma carta resposta ao revisor 01/06/2018
     Parecer final do revisor  Preenchimento do formulário final para aceite ou rejeição do artigo  08/06/2018 

    O link para submissão de cada tarefa segue abaixo.


  • Aulas

  • Tarefas

    A avaliação do curso será feita através da escrita de um artigo reportando os resultados obtidos a se aplicar pelo menos um Algoritmo Evolutivo na resolução de um problema.

    • O problema será definido pelo aluno.
    • O AE será implementado a partir das discussões estabelecidas durante as aula.
    O artigo será composto pelas seguintes seções:

    1. Introdução
    2. Descrição do Problema
    3. Trabalhos Relacionados
    4. Métodos
    5. Resultados Computacionais
    6. Conclusão
    O artigo deve ser escritos seguindo a formtação definida nos templates (word ou latex) disponibilizados.

    O artigo deve ter no mínimo 6 e no máximo 10 páginas.

    Versões preliminares do artigo serão submetidas e avaliadas no decorrer das próximas semanas. Tais submissões contaram como Tarefas 1, 2, etc.

    A nota final será obtida pelas notas obtidas pelas versões preliminares e pela versão final. 



  • Sugestões de Projeto

    A avaliação do curso será feita através da escrita de um artigo reportando os resultados obtidos a se aplicar pelo menos um Algoritmo Evolutivo na resolução de um problema.

    • O problema será definido pelo aluno.
    • O AE será implementado a partir das discussões estabelecidas durante as aula.
    O artigo será composto pelas seguintes seções:

    1. Introdução
    2. Descrição do Problema
    3. Trabalhos Relacionados
    4. Métodos
    5. Resultados Computacionais
    6. Conclusão
    O artigo deve ser escritos seguindo a formtação definida nos templates (word ou latex) disponibilizados.

    O artigo deve ter no mínimo 6 e no máximo 10 páginas.

    Versões preliminares do artigo serão submetidas e avaliadas no decorrer das próximas semanas. Tais submissões contaram como Tarefas 1, 2, etc.

    A nota final será obtida pelas notas obtidas pelas versões preliminares e pela versão final. 



  • Tarefa 2

    A tarefa 2 será composta pela avaliação, enquanto revisor, das tarefas 1 submetidas. Nessa etapa, cada aluno deverá preencher o formulário de avaliação e anexar um arquivo pdf com os comentários da revisão. O arquivo pdf com comentários deve resumir os pontos fortes e fracos, além de justificar claramente quais os pontos a serem aprimorados.


    Data de Entrega:  27/04.

  • Tarefa 2

    A tarefa 2 será composta pela avaliação, enquanto revisor, das tarefas 1 submetidas. Nessa etapa, cada aluno deverá preencher o formulário de avaliação e anexar um arquivo pdf com os comentários da revisão. O arquivo pdf com comentários deve resumir os pontos fortes e fracos, além de justificar claramente quais os pontos a serem aprimorados.


    Data de Entrega:  27/04.

    • URL ícone
      Formulário de Avaliação da Tarefa 1 URL
      Disponível até 27 abril 2018, 23:55 PM
  • Projeto de navegação em Robótica

    Nesse projeto, um algoritmo evolutivo é utilizado para encontrar uma rota para um robô alcançar seu objetivo

    Seguem em anexo os arquivos necessários para quem quiser trabalhar no projeto de navegação em robótica. O arquivo navegação.zip contém 4 pastas, onde cada uma se refere a um mapa diferente.

    O arquivo ag.c contém a implementação do genético. Depois da evolução, o método navega é chamado, o qual realiza a navegação no player stage.

    Para compilar, é preciso instalar o player/stage. Tem um arquivo makefile para compilar.

    Quem quiser rodar somente o AG, tem que tirar as bibliotecas do player/stage inclusas.

    Qualquer dúvida, enviem email para mim: valeriac@icmc.usp.br

    Abraços.

  • Desenvolvimento de IA para RTS

    Os códigos necessários estão nos arquivos compactados, onde:

    • O código contendo o Algoritmo Genético está na pasta boswarsJAVAProjeto.
    • O executável do jogo e seus dados estão na pasta BOSWARS.

    Dúvidas: enviar email para Leonardo (leonardo.t.pereira13@gmail.com)

  • Tópico 9

  • Tópico 10

  • Tópico 11

  • Tópico 12

  • Tópico 13

  • Tópico 14

  • Tópico 15