Programação

  • Cronograma da disciplina

    • Consulte sempre o cronograma para manter-se atualizado. Aqui você encontra a programação aula-a-aula.

  • Textos de leitura obrigatória

    • A experimentação no ensino de ciências: mitos e crenças

      Leitura na aula 2 (02/03)

    • Experimentação em ciências - abordagem crítica e proposta

      Leitura prévia para a aula 3 (08/03)

    • Atividades experimentais investigativas

      Leitura na aula 4 (09/03)

    • A energia e a Química; Quanto mais quente melhor: calor e temperatura no ensino de termoquímica; Por que não ensinar entalpia no ensino médio.

      Leitura na aula 6 (16/03)

    • Planejamento de ensino e aprendizagem

      Leitura prévia para a aula 7 (23/03)

    • Procedimentos de ensino

      Leitura na aula 10 (06/04)

    • Organização e segurança no laboratório de química no ensino médio (CENP); Guia de laboratório para o ensino médio (CRQ)

      Leitura prévia para a aula 31 (28/06)

  • Textos Complementares

    Aqui você encontra uma série de textos extras que podem ser úteis ao longo da disciplina e da sua vida profissional.

  • Entrega dos trabalhos

    Use este espaço para submeter seus trabalhos.

  • Slides das aulas

  • Exemplos de Planos de Aulas

  • Material para prova

    Aqui vocês encontram um material para estudar para a prova.

    A prova versará sobre as concepções alternativas e dificuldades dos estudantes sobre o tema químico relacionado ao tema da sua aula.

  • Material - aula 12/04

    Aqui você encontra exemplos de Casos de Estudo e Estudo Dirigido.

  • Textos para seminários individuais

    Os textos serão apresentados conforme as datas abaixo. 

    É importante que todos leiam o texto antes da aula para que possamos ter uma boa discussão. Peguem os textos na pasta indicada abaixo.

    10/05 - Corrosão de Metais por Produtos de Limpeza (Layane)

    17/05- Solução-Tampão: Uma Proposta Experimental usando Materiais de Baixo Custo (Gabriel)

    24/05- Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências (Tatiana)

    07/06- A química do refrigerante (Matheus)

    14/06- Interpretação de Rótulos de Alimentos no Ensino de Química (Rafael)

    21/06 -Vamos Jogar uma SueQuímica? (Mariane)/ Modelagem e o "Fazer Ciência" (Isabella)


    Lista com todos os artigos:

    1) Solução-Tampão: Uma Proposta Experimental usando Materiais de Baixo Custo

    2) Corrosão de Metais por Produtos de Limpeza

    3) Modelagem e o "Fazer Ciência"

    4) Abordando Soluções em Sala de Aula - uma Experiência de Ensino a partir das Idéias dos Alunos

    5) A Efervescente Reação Entre Dois Oxidantes de Uso Doméstico e a Sua Análise Química por Medição de Espuma

    6) Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências

    7) Interpretação de Rótulos de Alimentos no Ensino de Química

    8) Vamos Jogar uma SueQuímica?

    9) A química do refrigerante


  • Avaliações das aulas

    Aqui vocês encontram as avaliações de suas aulas feitas por seus colegas

  • Entrega do relatório de aula e plano de aula