Aperçu des sections
-
-
- Frequência: Mínima de 70 %;
- Média aritmética de prova (P) e trabalho (T):
M = (P + T)/2
- Prova: 0 a 10;
- Trabalho: 0 a 10 - Composição:
- Fórum de discussões (10 %);
- Atividades virtuais (20 %);
- Atividades presenciais (10 %);
- Elaboração de tecnologia de ruptura (60 %):
- Trabalho Escrito (20 %);
- Vídeo explicativo (30 %);
- Apresentação oral (10 %).
-
- Prova individual e sem consulta;
- Prova presencial, devendo ser realizada na turma em que estiver matriculado.
-
- Objetivo: Elaboração de uma tecnologia de ruptura que poderia causar uma mudança de paradigma na sociedade moderna.
- Prazo de conclusão:
- Turma 19-21 h: 30/05/2018;
- Turma 21-23 h: 06/06/2018.
- Realizado em grupo (até 6 integrantes);
- Constitui 60 % da nota do trabalho;
- Composição do trabalho:
- Trabalho escrito (20 %);
- Vídeo explicativo (30 %);
- Apresentação oral (10 %);
- Sorteio da ordem de apresentação na semana anterior.
- Diretrizes para componente do trabalho, no fórum de avisos.
-
- Objetivo: Realizar discussões e debates sobre assuntos cotidianos da sociedade moderna, por meio da participação em fóruns com os membros de cada uma das turmas.
- O fórum de discussões ficará aberto para postagens durante 1 semana, a partir do horário da aula em questão;
- Em cada aula será aberto um fórum de discussões, onde cada aluno deverá registrar a participação com a postagem de pelo menos 1 resposta referente ao assunto proposto;
- A nota referente à participação no fórum será a média das avaliações feitas de todas as participações nos fóruns individuais, correspondendo a 10 % da nota do trabalho;
- As postagens são individuais e obrigatórias a todos os alunos da disciplina;
- As postagens deverão ser feitas nos fóruns referentes àquela turma em que o aluno estiver matriculado;
- A participação no fórum também vai registrar a "presença" do aluno no dia em que o fórum foi aberto.
-
Objetivo: Elaboração de trabalho escrito referente a temas cotidianos da sociedade moderna;
- As atividades constituem 20 % da nota do trabalho;
- As atividades deverão ser realizadas em grupo, com no máximo 6 integrantes;
- Estas atividades serão realizadas virtualmente, pelo Sistema Moodle;
- Será designada a atividade de aula em questão e o trabalho deverá ser anexado no horário da aula, 19:00-22:40 h, válido para ambas as turmas;
- As atividades deverão ser anexadas no formato de arquivo de texto (.pdf, .doc, .docx)
- A nota das atividades será calculada a partir da média das avaliações de todas atividades realizadas durante o decorrer da disciplina;
- Todas as atividades deverão ser anexadas ao tópico correspondente, por um dos integrantes do grupo;
- A página inicial da atividade deverá conter os nomes de todos os integrantes, com seus respectivos números USP e turma, caso haja algum integrante de uma turma diferente.
- O trabalho escrito deverá conter pelo menos duas páginas de texto escrito referente ao tema proposto.
-
- Objetivo: Realização de trabalhos escritos sobre temas cotidianos da sociedade moderna em sala de aula, de maneira presencial.
- Entrega de trabalho manuscrito referente ao tema proposto na aula presencial;
- Esta atividade deverá ser realizada em grupo, com no máximo de 6 integrantes;
- Como as aulas serão ambiente virtual, caso haja aulas presenciais, estas serão marcadas com duas semanas de antecedência, com avisos no sistema Moodle e no grupo de WhatsApp da turma;
- Caso não haja aulas presenciais, as atividades no ambiente virtural valerão 30 % da nota do trabalho.
-
-
Écrire des messages de forum : 1
- Participação do fórum é obrigatória a todos os alunos, valendo a presença na aula do dia 07/03/2018, postando suas opiniões da maneira individual;
- Prazo para postagens no fórum: 07/03/2018 (19:00 h) até 14/03/2018 (19:00 h);
- Dentro deste fórum foram abertas abas de discussão referentes a cada turma, postar no tópico referente a sua turma;
- Responder a seguinte pergunta:
Por que profissionais da área de Engenharia devem ter em seu ciclo de formação, conteúdos relacionados a sociedade que o cercam?
-
Aula 1 - A Responsabilidade Social na Formação de Engenheiros (Turma 19-21 h) Devoir
-
Aula 1 - Responsabilidade Social na Formação de Engenheiros; (21-23 h) Devoir
-
Aula 2 - Interação do homem e da sociedade (19-21 h - 20181NP) Forum
- Prazo: 14/03/2018 (19:00 h) até 21/03/2018 (19:00 h);
- Postagem individual e obrigatória a todos os alunos, valendo a presença da aula do dia 14/03/2018 e nota referente à participação do fórum;
- Responder à seguinte pergunta:
Toda sociedade humana consiste em indivíduos distintos e todo indivíduo humano só se huma- niza ao aprender a agir, falar e sentir o convívio com outros. Nossa fala, nossos gestos, nosso modo de ser e de agir revelam o tipo de socialização que tivemos e que influencia em nossa visão de mundo. Temos consciência de que esse abismo entre os indivíduos e a sociedade não existe na realidade, ou seja, o homem faz a sociedade e a sociedade faz o homem?
-
Aula 2 - Objetividade das Ciências Sociais (Turma 19-21 h - 20181NP) Devoir
-
Aula 2 - Interação do homem e da sociedade (21-23 h - 20181N1) Forum
- Prazo: 14/03/2018 (19:00 h) até 21/03/2018 (19:00 h);
- Postagem individual e obrigatória a todos os alunos, valendo a presença da aula do dia 14/03/2018 e nota referente à participação do fórum;
- Responder à seguinte pergunta:
Toda sociedade humana consiste em indivíduos distintos e todo indivíduo humano só se huma- niza ao aprender a agir, falar e sentir o convívio com outros. Nossa fala, nossos gestos, nosso modo de ser e de agir revelam o tipo de socialização que tivemos e que influencia em nossa visão de mundo. Temos consciência de que esse abismo entre os indivíduos e a sociedade não existe na realidade, ou seja, o homem faz a sociedade e a sociedade faz o homem?
-
Aula 2 - Objetividade das Ciências Socias (Turma 21-23 h - 20181N1) Devoir
-
-
Aula 3 - A escola perdeu seu monopólio de transmissão do saber (Turma 19 h) Devoir
- Objetivo: Estabelecer formas e mecanismos para melhorar a qualidade da transmissão do saber nas escolas, focando no ensino superior.
- Atividade em grupo;
- Prazo: 21/03/2018 - 19:00 h até 22/03/2018 - 19:00 h.
-
Aula 3 - A especialização na sociedade do conhecimento e sua necessidade (Turma 19 h) Forum
As informações e a velocidade com a qual elas atingem a sociedade espantam qualquer um que tenha vivenciado as décadas de 80 e 90. Em razão da tecnologia e das facilidades que ela traz, os receptores dessas informações transformam-se cada vez mais exigentes, em todos os sentidos. Exigentes consigo, com os outros, com as coisas, com tudo, tornando o mundo tão exigente, ao ponto de os serviços e informações ficarem insuficientes, esgotáveis, pobres. De acordo com o exposto acima:
Por que tão é importante manter-se sempre antenado e atualizado no mundo atual?
- Prazo: 21/03/2018 - 19:00 h até 04/04/2018 - 19:00 h.
- Postagem Individual e obrigatória a todos os alunos.
-
Aula 3 - A escola perdeu seu monopólio do saber (Turma 21 h) Devoir
- Objetivo: Estabelecer formas e mecanismos para melhorar a qualidade da transmissão do saber nas escolas, focando no ensino superior.
- Atividade em grupo;
- Prazo: 21/03/2018 - 19:00 h até 22/03/2018 - 19:00 h.
-
Aula 3 - A especialização na sociedade do conhecimento e sua necessidade (Turma 21 h) Forum
As informações e a velocidade com a qual elas atingem a sociedade espantam qualquer um que tenha vivenciado as décadas de 80 e 90. Em razão da tecnologia e das facilidades que ela traz, os receptores dessas informações transformam-se cada vez mais exigentes, em todos os sentidos. Exigentes consigo, com os outros, com as coisas, com tudo, tornando o mundo tão exigente, ao ponto de os serviços e informações ficarem insuficientes, esgotáveis, pobres. De acordo com o exposto acima:
Por que tão é importante manter-se sempre antenado e atualizado no mundo atual?
- Prazo: 21/03/2018 - 19:00 h até 04/04/2018 - 19:00 h.
- Postagem Individual e obrigatória a todos os alunos.
-
Aula 4 - Livro "O mundo é plano" - Thomas L. Friedman Forum
Em “O Mundo é Plano”, segunda edição, revisada e atualizada, com dois capítulos inéditos, Thomas Friedman traça, de forma brilhante, provocadora, o cenário do mundo globalizado. Escreve sobre uma breve história do século XXI.
Thomas L. Friedman, respeitado jornalista norte-americano, é autor de vários livros que tiveram sucessos de venda. Esta obra, de 2006, figurou no primeiro lugar na lista dos mais vendidos do New York Times.
Em “O Mundo é Plano” escreve sobre as grandes mudanças que estão ocorrendo no mundo contemporâneo, globalizado, na medida em que a sociedade sofre os impactos do avanço dos meios de comunicação e de informação. De seus estudos anteriores, das viagens, observações e percepções aguçadas procura ajudar o leitor a entender o “achatamento do mundo”. No livro trata de questões importantes que compõem o roteiro da obra.
- Cada aluno deve ler o Capítulo 2 do Livro "O mundo é plano" de Thomas Friedman;
- De acordo com o Capítulo 2 deste livro, "As forças que achataram o mundo", escolher uma das forças e explicar as mudanças relacionadas a esta revolução causada.
-
Aula 4 - Livro "O mundo é plano" - Thomas L. Friedman Forum
Em “O Mundo é Plano”, segunda edição, revisada e atualizada, com dois capítulos inéditos, Thomas Friedman traça, de forma brilhante, provocadora, o cenário do mundo globalizado. Escreve sobre uma breve história do século XXI.
Thomas L. Friedman, respeitado jornalista norte-americano, é autor de vários livros que tiveram sucessos de venda. Esta obra, de 2006, figurou no primeiro lugar na lista dos mais vendidos do New York Times.
Em “O Mundo é Plano” escreve sobre as grandes mudanças que estão ocorrendo no mundo contemporâneo, globalizado, na medida em que a sociedade sofre os impactos do avanço dos meios de comunicação e de informação. De seus estudos anteriores, das viagens, observações e percepções aguçadas procura ajudar o leitor a entender o “achatamento do mundo”. No livro trata de questões importantes que compõem o roteiro da obra.
- Cada aluno deve ler o Capítulo 2 do Livro "O mundo é plano" de Thomas Friedman;
- De acordo com o Capítulo 2 deste livro, "As forças que achataram o mundo", escolher uma das forças e explicar as mudanças relacionadas a esta revolução causada.
-
Aula 4 - Livro "O mundo é plano" - Thomas L. Friedman Devoir
- Ler o "O mundo é plano" e escrever uma resenha, de no mínimo 2 páginas, explicando como o mundo se tornou plano
-
Aula 4 - Livro "O mundo é plano" - Thomas L. Friedman Devoir
- Ler o "O mundo é plano" e escrever uma resenha, de no mínimo 2 páginas, explicando como o mundo se tornou plano.
-
Aula 5 - Os perigos das Fake News na Era da Informação Devoir
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os perigos das Fake News na era da informação”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
FAKE NEWS SÃO NOTÍCIAS FALSAS, MAS QUE APARENTAM SER VERDADEIRAS.
Não é uma piada, uma obra de ficção ou uma peça lúdica, mas sim uma mentira revestida de artifícios que lhe conferem aparência de verdade.
Fake news não é uma novidade na sociedade, mas a escala em que pode ser produzida e difundida é que a eleva em nova categoria, poluindo e colocando em xeque todas as demais notícias, afinal, como descobrir a falsidade de uma notícia?
No geral não é tão fácil descobrir uma notícia falsa, pois há a criação de um novo “mercado” com as empresas que produzem e disseminam Fake News constituindo verdadeiras indústrias que “caçam” cliques a qualquer custo, se utilizando de todos os recursos disponíveis para envolver inúmeras pessoas que sequer sabem que estão sendo utilizadas como peça chave dessa difusão.
Infelizmente é muito comum o uso das primeiras vítimas como uma espécie de elo para compor uma corrente difusora das Fake News. Assim, aquelas pessoas que de boa-fé acreditaram estar em contato com uma verdadeira notícia, passam – ainda que sem perceber – a colaborar com a disseminação e difusão dessas notícias falsas.
Mas não é impossível detectá-las e combatê-las, há técnicas e cuidados que colaboram para mudar este cenário, sendo a educação digital uma ferramenta para fortalecer ainda mais a liberdade de expressão e o uso democrático da internet.
Disponível em: http://portal.mackenzie.br/fakenews/noticias/arquivo/artigo/o-que-e-fake-news/ Acesso em 26 outubro 2017
TEXTO II
As notícias falsas divulgadas pela internet (fake news) foram tema da palestra do o professor Walter Capanema, coordenador-geral dos cursos de Direito Eletrônico da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), nesta quarta-feira, dia 14, no auditório desembargador Roberto Leite Ventura. […]
O professor mostrou fotos manipuladas por aplicativos e imagens falsas, como uma rachadura na ponte Rio-Niterói. Capanema alertou que provocar alarme produzindo pânico está previsto no artigo 41 da lei das Contravenções Penais.
“Se a pessoa cria um perigo, manda uma mensagem que provoca alarme, ela pode ser conduzida ao juizado especial, possivelmente vai ser processada e pode responder pelo artigo 41 da Lei das Contravenções Penais”, alertou Walter Capanema.
Capanema destacou ainda que as fake news podem levar o autor a responder por questões de responsabilidade civil, calúnia, injúria, difamação e até incitação ao homicídio, como o caso que aconteceu em 2014, no Guarujá, no litoral paulista, com a dona de casa Fabiane Maria de Jesus, espancada até a morte por moradores da cidade, depois da divulgação de boatos de envolvimento em rituais de magia negra com crianças.
https://tj-rj.jusbrasil.com.br/noticias/469196219/encontro-de-especialistas-na-emerj-debate-fake-news Acesso em 26 outubro 2017
TEXTO III
PROJETO DE LEI Nº , DE 2017 (Do Sr. Luiz Carlos Hauly)
Dispõe sobre a tipificação criminal da divulgação ou compartilhamento de informação falsa ou incompleta na rede mundial de computadores e dá outras providências.
JUSTIFICATIVA
A rápida disseminação de informações pela internet tem sido um campo fértil para a proliferação de notícias falsas ou incompletas.
Atos desta natureza causam sérios prejuízos, muitas vezes irreparáveis, tanto para pessoas físicas ou jurídicas, as quais não têm garantido o direito de defesa sobre os fatos falsamente divulgados.
A presente medida tipifica penalmente o ato de divulgar ou compartilhar notícia falsa na rede mundial de computadores, de modo a combater esta prática nefasta.
Assim, contamos com o apoio dos nobres parlamentares à presente proposição.
Sala das Sessões, 1º de fevereiro de 2017.
DEPUTADO LUIZ CARLOS HAULY
PSDB-PR
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=03D41E8B902E935F8C5C2F228D635FC2.proposicoesWebExterno1?codteor=1522471&filename=PL+6812/2017 Acesso em 26 outubro 2017
TEXTO IV
TEXTO V
-
Aula 5 - Os perigos das Fake News na Era da Informação Devoir
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os perigos das Fake News na era da informação”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
FAKE NEWS SÃO NOTÍCIAS FALSAS, MAS QUE APARENTAM SER VERDADEIRAS.
Não é uma piada, uma obra de ficção ou uma peça lúdica, mas sim uma mentira revestida de artifícios que lhe conferem aparência de verdade.
Fake news não é uma novidade na sociedade, mas a escala em que pode ser produzida e difundida é que a eleva em nova categoria, poluindo e colocando em xeque todas as demais notícias, afinal, como descobrir a falsidade de uma notícia?
No geral não é tão fácil descobrir uma notícia falsa, pois há a criação de um novo “mercado” com as empresas que produzem e disseminam Fake News constituindo verdadeiras indústrias que “caçam” cliques a qualquer custo, se utilizando de todos os recursos disponíveis para envolver inúmeras pessoas que sequer sabem que estão sendo utilizadas como peça chave dessa difusão.
Infelizmente é muito comum o uso das primeiras vítimas como uma espécie de elo para compor uma corrente difusora das Fake News. Assim, aquelas pessoas que de boa-fé acreditaram estar em contato com uma verdadeira notícia, passam – ainda que sem perceber – a colaborar com a disseminação e difusão dessas notícias falsas.
Mas não é impossível detectá-las e combatê-las, há técnicas e cuidados que colaboram para mudar este cenário, sendo a educação digital uma ferramenta para fortalecer ainda mais a liberdade de expressão e o uso democrático da internet.
Disponível em: http://portal.mackenzie.br/fakenews/noticias/arquivo/artigo/o-que-e-fake-news/ Acesso em 26 outubro 2017
TEXTO II
As notícias falsas divulgadas pela internet (fake news) foram tema da palestra do o professor Walter Capanema, coordenador-geral dos cursos de Direito Eletrônico da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), nesta quarta-feira, dia 14, no auditório desembargador Roberto Leite Ventura. […]
O professor mostrou fotos manipuladas por aplicativos e imagens falsas, como uma rachadura na ponte Rio-Niterói. Capanema alertou que provocar alarme produzindo pânico está previsto no artigo 41 da lei das Contravenções Penais.
“Se a pessoa cria um perigo, manda uma mensagem que provoca alarme, ela pode ser conduzida ao juizado especial, possivelmente vai ser processada e pode responder pelo artigo 41 da Lei das Contravenções Penais”, alertou Walter Capanema.
Capanema destacou ainda que as fake news podem levar o autor a responder por questões de responsabilidade civil, calúnia, injúria, difamação e até incitação ao homicídio, como o caso que aconteceu em 2014, no Guarujá, no litoral paulista, com a dona de casa Fabiane Maria de Jesus, espancada até a morte por moradores da cidade, depois da divulgação de boatos de envolvimento em rituais de magia negra com crianças.
https://tj-rj.jusbrasil.com.br/noticias/469196219/encontro-de-especialistas-na-emerj-debate-fake-news Acesso em 26 outubro 2017
TEXTO III
PROJETO DE LEI Nº , DE 2017 (Do Sr. Luiz Carlos Hauly)
Dispõe sobre a tipificação criminal da divulgação ou compartilhamento de informação falsa ou incompleta na rede mundial de computadores e dá outras providências.
JUSTIFICATIVA
A rápida disseminação de informações pela internet tem sido um campo fértil para a proliferação de notícias falsas ou incompletas.
Atos desta natureza causam sérios prejuízos, muitas vezes irreparáveis, tanto para pessoas físicas ou jurídicas, as quais não têm garantido o direito de defesa sobre os fatos falsamente divulgados.
A presente medida tipifica penalmente o ato de divulgar ou compartilhar notícia falsa na rede mundial de computadores, de modo a combater esta prática nefasta.
Assim, contamos com o apoio dos nobres parlamentares à presente proposição.
Sala das Sessões, 1º de fevereiro de 2017.
DEPUTADO LUIZ CARLOS HAULY
PSDB-PR
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=03D41E8B902E935F8C5C2F228D635FC2.proposicoesWebExterno1?codteor=1522471&filename=PL+6812/2017 Acesso em 26 outubro 2017
TEXTO IV
TEXTO V
-
Aula 5 - ‘Fake News’: a guerra informativa que já contamina as eleições no Brasil Forum
As chamadas fake news, as informações falsas ou ao menos distorcidas espalhadas nas redes sociais, se tornaram uma epidemia que percorre o mundo inteiro. Elas fazem parte de uma nova modalidade de guerra informativa, usada com objetivos políticos, que já rendeu grandes benefícios nas últimas eleições dos EUA. O Brasil aparece agora como um perfeito campo de batalha, no qual as fake news, que já estão contaminando o debate político no país há algum tempo, sobretudo desde o processo que acabou no impeachment da presidenta Dilma Rousseff, podem jogar um papel decisivo. Os elementos estão prontos: um pais muito ativo nas redes sociais, com uma forte polarização ideológica que se reflete claramente na Internet e com umas eleições acirradas demais daqui a poucos meses.
Então, como evitar que as "fake news" interfiram na eleição do Brasil em 2018?
-
Aula 5 - ‘Fake News’: a guerra informativa que já contamina as eleições no Brasil Forum
As chamadas fake news, as informações falsas ou ao menos distorcidas espalhadas nas redes sociais, se tornaram uma epidemia que percorre o mundo inteiro. Elas fazem parte de uma nova modalidade de guerra informativa, usada com objetivos políticos, que já rendeu grandes benefícios nas últimas eleições dos EUA. O Brasil aparece agora como um perfeito campo de batalha, no qual as fake news, que já estão contaminando o debate político no país há algum tempo, sobretudo desde o processo que acabou no impeachment da presidenta Dilma Rousseff, podem jogar um papel decisivo. Os elementos estão prontos: um pais muito ativo nas redes sociais, com uma forte polarização ideológica que se reflete claramente na Internet e com umas eleições acirradas demais daqui a poucos meses.
Então, como evitar que as "fake news" interfiram na eleição do Brasil em 2018?
-
Aula 6 - “A postura de responsabilidade socioambiental das pessoas” Devoir
Texto de apoio:
Texto 1:
A Carta de princípios de responsabilidade Socioambiental do Banco do Brasil, de 2003, diz o seguinte:
A postura de responsabilidade socioambiental do Banco do brasil tem como premissa a crença na viabilidade de conciliar o atendimento aos interesses dos seus acionistas com o desenvolvimentos de negócios social e ecologicamente sustentáveis, mediante o estabelecimento de relações eticamente responsáveis com seus diversos públicos de interesse, interna e externamente.
(Disponível em:<http://www.bb.com.br/portalbb/page3.8305.3922.0.0.1.6.bb?codigoNoticia=28460&codigoMenu=152177codigoret=15227bread=2_1>.Acesso em 12 dez. 2013.)
Texto 2:
Assim como uma empresa segue esses princípios, os brasileiros também devem buscar seu desenvolvimento pessoal, preservando os bens naturais e estando conscientes de seu papel na sociedade, ao exercer plenamente sua cidadania.
Considerando esses princípios, elabore um texto dissertativo-argumentativo, abordando o seguinte tema:
“Na atualidade, muito pode ser feito pelo cidadão na construção de um Brasil bom para todos”.
-
Aula 6 - “A postura de responsabilidade socioambiental das pessoas” Devoir
Texto de apoio:
Texto 1:
A Carta de princípios de responsabilidade Socioambiental do Banco do Brasil, de 2003, diz o seguinte:
A postura de responsabilidade socioambiental do Banco do brasil tem como premissa a crença na viabilidade de conciliar o atendimento aos interesses dos seus acionistas com o desenvolvimentos de negócios social e ecologicamente sustentáveis, mediante o estabelecimento de relações eticamente responsáveis com seus diversos públicos de interesse, interna e externamente.
(Disponível em:<http://www.bb.com.br/portalbb/page3.8305.3922.0.0.1.6.bb?codigoNoticia=28460&codigoMenu=152177codigoret=15227bread=2_1>.Acesso em 12 dez. 2013.)
Texto 2:
Assim como uma empresa segue esses princípios, os brasileiros também devem buscar seu desenvolvimento pessoal, preservando os bens naturais e estando conscientes de seu papel na sociedade, ao exercer plenamente sua cidadania.
Considerando esses princípios, elabore um texto dissertativo-argumentativo, abordando o seguinte tema:
“Na atualidade, muito pode ser feito pelo cidadão na construção de um Brasil bom para todos”.
-
Aula 6 - Consciência ambiental: cuidados com o meio ambiente no dia a dia Forum
Consciência ambiental é saber que, em última análise, não existe distinção entre o ser e o meio.
Infelizmente, desde a revolução industrial, o homem desenvolveu uma noção equivocada de que ele pode controlar o meio. Mas estamos, enfim, descobrindo a realidade de que vivemos em um sistema fechado, finito. E existem consequências para as nossas ações: o lixo acumulado polui a água e atrai vetores de doenças, o esgoto despejado nos rios mata peixes e inviabiliza a captação para uso humano, o ar poluído pelos nossos carros afeta o desenvolvimento das crianças, entre outras. A lista das consequências é infinita e, em geral, maléfica à própria existência do homem.
O que pode ser feito para que o ser humano possa valorizar a preservação do meio ambiente?
-
Aula 6 - Consciência ambiental: cuidados com o meio ambiente no dia a dia Forum
Consciência ambiental é saber que, em última análise, não existe distinção entre o ser e o meio.
Infelizmente, desde a revolução industrial, o homem desenvolveu uma noção equivocada de que ele pode controlar o meio. Mas estamos, enfim, descobrindo a realidade de que vivemos em um sistema fechado, finito. E existem consequências para as nossas ações: o lixo acumulado polui a água e atrai vetores de doenças, o esgoto despejado nos rios mata peixes e inviabiliza a captação para uso humano, o ar poluído pelos nossos carros afeta o desenvolvimento das crianças, entre outras. A lista das consequências é infinita e, em geral, maléfica à própria existência do homem.
O que pode ser feito para que o ser humano possa valorizar a preservação do meio ambiente?
-
-
Aula 7 - O indivíduo frente à ética nacional Devoir
Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema O indivíduo frente à ética nacional, apresentando proposta de ação social, que respeite os direitos humanos.
TEXTO ITEXTO IIAndamos demais acomodados, todo mundo reclamando em voz baixa como se fosse errado indignar-se.
Sem ufanismo, porque dele estou cansada, sem dizer que este é um país rico, de gente boa e cordata, com natureza (a que sobrou) belíssima e generosa, sem fantasiar nem botar óculos cor-de-rosa, que o momento não permite, eu me pergunto o que anda acontecendo com a gente.
Tenho medo disso que nos tornamos ou em que estamos nos transformando, achando bonita a ignorância eloqüente, engraçado o cinismo bem-vestido, interessante o banditismo arrojado, normal o abismo em cuja beira nos equilibramos — não malabaristas, mas palhaços.
LUFT, L. Ponto de vista. Veja. Ed. 1988, 27 dez. 2006 (adaptado).
TEXTO IIIQual é o efeito em nós do “eles são todos corruptos”?
As denúncias que assolam nosso cotidiano podem dar lugar a uma vontade de transformar o mundo só se nossa indignação não afetar o mundo inteiro. “Eles são TODOS corruptos” é um pensamento que serve apenas para “corfirmar” a “integridade” de quem se indigna.
O lugar-comum sobre a corrupção generalizada não é uma armadilha para os corruptos: eles continuam iguais e livres, enquanto, fechados em casa, festejamos nossa esplendorosa retidão.
O dito lugar-comum é uma armadilha que amarra e imobiliza os mesmos que denunciam a imperfeição do mundo inteiro.
CALLIGARIS, C. A armadilha da corrupção. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br (adaptado)
-
Aula 7 - O indivíduo frente à ética nacional Devoir
Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema O indivíduo frente à ética nacional, apresentando proposta de ação social, que respeite os direitos humanos.
TEXTO ITEXTO IIAndamos demais acomodados, todo mundo reclamando em voz baixa como se fosse errado indignar-se.
Sem ufanismo, porque dele estou cansada, sem dizer que este é um país rico, de gente boa e cordata, com natureza (a que sobrou) belíssima e generosa, sem fantasiar nem botar óculos cor-de-rosa, que o momento não permite, eu me pergunto o que anda acontecendo com a gente.
Tenho medo disso que nos tornamos ou em que estamos nos transformando, achando bonita a ignorância eloqüente, engraçado o cinismo bem-vestido, interessante o banditismo arrojado, normal o abismo em cuja beira nos equilibramos — não malabaristas, mas palhaços.
LUFT, L. Ponto de vista. Veja. Ed. 1988, 27 dez. 2006 (adaptado).
TEXTO IIIQual é o efeito em nós do “eles são todos corruptos”?
As denúncias que assolam nosso cotidiano podem dar lugar a uma vontade de transformar o mundo só se nossa indignação não afetar o mundo inteiro. “Eles são TODOS corruptos” é um pensamento que serve apenas para “corfirmar” a “integridade” de quem se indigna.
O lugar-comum sobre a corrupção generalizada não é uma armadilha para os corruptos: eles continuam iguais e livres, enquanto, fechados em casa, festejamos nossa esplendorosa retidão.
O dito lugar-comum é uma armadilha que amarra e imobiliza os mesmos que denunciam a imperfeição do mundo inteiro.
CALLIGARIS, C. A armadilha da corrupção. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br (adaptado)
-
Aula 7 - Ética no cotidiano Forum
Com base no vídeo a seguir "Ética no cotidiano", o que é ética para você.
-
Aula 7 - Ética no cotidiano Forum
Com base no vídeo a seguir "Ética no cotidiano", o que é ética para você.
-
Aula 8 - Liderança Pessoal e Profissional Forum
Dentro do ambiente de trabalho, quais características diferenciam um chefe de um líder?
-
Aula 8 - Liderança Pessoal e Profissional Forum
Dentro do ambiente de trabalho, quais características diferenciam um chefe de um líder?
-
Aula 8 - A importância da liderança na atualidade Devoir
Redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema A importância da liderança na atualidade, apresentando aspectos necessários para a evolução da equipe e sucesso organizacional.
-
Aula 8 - A importância da liderança na atualidade Devoir
Redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema A importância da liderança na atualidade, apresentando aspectos necessários para a evolução da equipe e sucesso organizacional.
-
-
-
Aula 9 - Neoliberalismo Devoir
Imagem 4: Margareth Tatcher - a "Dama de Ferro
Disponível em: http://bestuff.com/stuff/margareth-tatcher Acesso em: 03/12/10.
Imagem 4: Augusto Pinochet
Disponível em: http://bramanes.blog.uol.com.br/ Acesso em: 03/12/10.
Imagem 5: Margareth Tatcher e Augusto Pinochet
Disponível em: http://www.dailymail.co.uk/news/article-421777/Pinochet-Death-friendly-dictator.html Acesso em: 03/12/10.
As imagens acima exibem dois importantes nomes para a implementação de práticas neoliberais no mundo contemporâneo.
Margareth Thatcher ocupou o cargo de primeira-ministra da Inglaterra entre 1979 e 1990. Durante seu governo o país enfrentou diversas greves e queda na produção industrial, suas medidas neoliberais encontraram resistência e a primeira-ministra ganhou o apelido de "dama de ferro" por não ceder às pressões populares.
Augusto Pinochet governou o Chile com poderes de ditador entre 1973 e 1990. Depois de liderar o golpe militar que derrubou o governo do presidente socialista eleito pelo voto direto, Salvador Allende, Pinochet implementou uma série de medidas neoliberais no Chile. A experiência chilena é considerada por historiadores e economistas como um "laboratório neoliberal".
ATIVIDADE
Para definir os conceito de neoliberalismo e sua presença no mundo, os alunos deverão elaborar um texto dissertativo-argumentativo nas quais as palavras abaixo deverão aparecer no texto.
- Neoliberalismo.
- Globalização.
- Neoliberalismo no Chile.
- Neoliberalismo na Inglaterra.
- Sites sugeridos para a realização da pesquisa:
Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/026/26andrioli.htm Acesso em: 04/12/10.
Disponível em: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/atualidade/globalizacao.htm Acesso em: 04/12/10.
Disponível em: http://www.fundaj.gov.br/observanordeste/obex02.html Acesso em: 04/12/10.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/historia/margareth-thatcher.htm Acesso em: 04/12/10.
Disponível em: http://www.cefetsp.br/edu/eso/globalizacao/globalizacaoeconomia.html Acesso em: 04/12/10.
Disponível em: http://www.culturabrasil.org/neoliberalismoeglobalizacao.htm Acesso em: 04/12/10.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Neoliberalismo Acesso em: 04/12/10.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/geografia/neoliberalismo.jhtm Acesso em: 04/12/10.
Disponível em: http://portal.filosofia.pro.br/o-que-e-neoliberalismo-e-pos-modernismo.html Acesso em: 04/12/10.
Disponível em: http://www2.fae.edu/galeria/getImage/1/261427454798353.pdf Acesso em: 04/12/10.
Disponível em: http://f5dahistoria.wordpress.com/2010/12/01/o-neoliberalismo-o-que-e-e-qual-foi-sua-influencia-no-mundo-contemporaneo/ Acesso em: 04/12/10.
isponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Neoliberalismo_chileno Acesso em: 04/12/10.
Disponível em: http://pt.shvoong.com/social-sciences/economics/1740970-neoliberalismo/ Acesso em: 04/12/10.
Disponível em: http://www.cebri.org.br/pdf/216_PDF.pdf Acesso em: 04/12/10.
-
Aula 9 - Neoliberalismo Devoir
Imagem 4: Margareth Tatcher - a "Dama de Ferro
Disponível em: http://bestuff.com/stuff/margareth-tatcher Acesso em: 03/12/10.
Imagem 4: Augusto Pinochet
Disponível em: http://bramanes.blog.uol.com.br/ Acesso em: 03/12/10.
Imagem 5: Margareth Tatcher e Augusto Pinochet
Disponível em: http://www.dailymail.co.uk/news/article-421777/Pinochet-Death-friendly-dictator.html Acesso em: 03/12/10.
As imagens acima exibem dois importantes nomes para a implementação de práticas neoliberais no mundo contemporâneo.
Margareth Thatcher ocupou o cargo de primeira-ministra da Inglaterra entre 1979 e 1990. Durante seu governo o país enfrentou diversas greves e queda na produção industrial, suas medidas neoliberais encontraram resistência e a primeira-ministra ganhou o apelido de "dama de ferro" por não ceder às pressões populares.
Augusto Pinochet governou o Chile com poderes de ditador entre 1973 e 1990. Depois de liderar o golpe militar que derrubou o governo do presidente socialista eleito pelo voto direto, Salvador Allende, Pinochet implementou uma série de medidas neoliberais no Chile. A experiência chilena é considerada por historiadores e economistas como um "laboratório neoliberal".
ATIVIDADE
Para definir os conceito de neoliberalismo e sua presença no mundo, os alunos deverão elaborar um texto dissertativo-argumentativo nas quais as palavras abaixo deverão aparecer no texto.
- Neoliberalismo.
- Globalização.
- Neoliberalismo no Chile.
- Neoliberalismo na Inglaterra.
- Sites sugeridos para a realização da pesquisa:
Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/026/26andrioli.htm Acesso em: 04/12/10.
Disponível em: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/atualidade/globalizacao.htm Acesso em: 04/12/10.
Disponível em: http://www.fundaj.gov.br/observanordeste/obex02.html Acesso em: 04/12/10.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/historia/margareth-thatcher.htm Acesso em: 04/12/10.
Disponível em: http://www.cefetsp.br/edu/eso/globalizacao/globalizacaoeconomia.html Acesso em: 04/12/10.
Disponível em: http://www.culturabrasil.org/neoliberalismoeglobalizacao.htm Acesso em: 04/12/10.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Neoliberalismo Acesso em: 04/12/10.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/geografia/neoliberalismo.jhtm Acesso em: 04/12/10.
Disponível em: http://portal.filosofia.pro.br/o-que-e-neoliberalismo-e-pos-modernismo.html Acesso em: 04/12/10.
Disponível em: http://www2.fae.edu/galeria/getImage/1/261427454798353.pdf Acesso em: 04/12/10.
Disponível em: http://f5dahistoria.wordpress.com/2010/12/01/o-neoliberalismo-o-que-e-e-qual-foi-sua-influencia-no-mundo-contemporaneo/ Acesso em: 04/12/10.
isponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Neoliberalismo_chileno Acesso em: 04/12/10.
Disponível em: http://pt.shvoong.com/social-sciences/economics/1740970-neoliberalismo/ Acesso em: 04/12/10.
Disponível em: http://www.cebri.org.br/pdf/216_PDF.pdf Acesso em: 04/12/10.
-
Aula 9 - Neoliberalismo Forum
Com base nos seus conhecimentos, dê sua opinião sobre:
"No caso brasileiro, as políticas neoliberais ocasionaram uma intensificação das desigualdades sociais."
-
Aula 9 - Neoliberalismo Forum
Com base nos seus conhecimentos, dê sua opinião sobre:
"No caso brasileiro, as políticas neoliberais ocasionaram uma intensificação das desigualdades sociais."
-
Aula 10 - Globalização Econômica e Social Forum
A crítica de muitos à globalização é conseqüência dos rumos que ela está tomando. Embora a globalização seja um processo dinâmico em andamento, o seu avanço tem ocorrido de forma desequilibrada, gerando instabilidade política, econômica e social em várias regiões do planeta.
Em vista disso, comentar os reflexos da globalização no Brasil e no mundo.
-
Aula 10 - Globalização Econômica e Social Forum
A crítica de muitos à globalização é conseqüência dos rumos que ela está tomando. Embora a globalização seja um processo dinâmico em andamento, o seu avanço tem ocorrido de forma desequilibrada, gerando instabilidade política, econômica e social em várias regiões do planeta.
Em vista disso, comentar os reflexos da globalização no Brasil e no mundo.
-
Aula 10 - Movimentos sociais na era da internet DevoirElaborar um texto dissertativo sobre os movimentos sociais na era da internet.
Apoio:
-
Aula 10 - Movimentos sociais na era da internet DevoirElaborar um texto dissertativo sobre os movimentos sociais na era da internet.
Apoio:
-
-
-
Tecnologia de Ruptura - Trabalho Escrito (Turma 19 h) DevoirAnexar aqui o trabalho escrito referente à tecnologia de ruptura, conforme as normas estabelecidas.
Prazo: 06/06/2018
-
Tecnologia de Ruptura - Trabalho Escrito (Turma 21 h) DevoirAnexar aqui o trabalho escrito referente à tecnologia de ruptura, conforme as normas estabelecidas.
Prazo: 06/06/2018
-
Tecnologia de ruptura - Vídeo Explicativo (Turma 19 h) DevoirAnexar aqui o vídeo referente à tecnologia de ruptura, conforme as normas estabelecidas.
Prazo: 06/06/2018
-
Tecnologia de ruptura - Vídeo Explicativo (Turma 21 h) DevoirAnexar aqui o vídeo referente à tecnologia de ruptura, conforme as normas estabelecidas.
Prazo: 06/06/2018
-
-
-
Trabalho Complementar 1 - A paralisação dos caminhoneiros Devoir
Objetivo: Desenvolver uma dissertação sobre a paralisação dos caminhoneiros, ressaltando os pontos importantes reivindicados, se foi justa ou não esta paralisação.
Formato: O texto deve ter no mínimo 2 páginas.
Este trabalho deve ser feito individualmente pelos seguintes alunos:
- Que postaram de 5 a 7 fóruns de discussão;
- Que postaram de 1 a 4 fóruns de discussão.
-
Trabalho Complementar 1 - A paralisação dos caminhoneiros Devoir
Objetivo: Desenvolver uma dissertação sobre a paralisação dos caminhoneiros, ressaltando os pontos importantes reivindicados, se foi justa ou não esta paralisação.
Formato: O texto deve ter no mínimo 2 páginas.
Este trabalho deve ser feito individualmente pelos seguintes alunos:
- Que postaram de 5 a 7 fóruns de discussão;
- Que postaram de 1 a 4 fóruns de discussão.
-
Trabalho complementar 2 - Como se difunde a globalização? Devoir
Objetivo: Desenvolver uma dissertação sobre evolução contínua da globalização.
Formato: O texto deve ter no mínimo 2 páginas.
Este trabalho deve ser feito individualmente pelos seguintes alunos:
- Que postaram de 1 a 4 fóruns de discussão.
-
Trabalho complementar 2 - Como se difunde a globalização? Devoir
Objetivo: Desenvolver uma dissertação sobre evolução contínua da globalização.
Formato: O texto deve ter no mínimo 2 páginas.
Este trabalho deve ser feito individualmente pelos seguintes alunos:
- Que postaram de 1 a 4 fóruns de discussão.
-
-
-
- Segue as notas finais da disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade das turmas 19-21 h (2018NP) e 21-23 h (20181N1), logo abaixo no arquivo excel abaixo deste texto;
- A média da disciplina é calculada da seguinte forma: M = (T + P)/2
- M = Média;
- T = Trabalho;
- P = Prova.
- A nota do trabalho é calculada da seguinte forma: T = 0,1 x FD + 0,3 x AT + 0,6 x S
- FD = Fórum de discussões (0 a 10);
- AT = Atividades Virtuais/Presenciais (0 a 10);
- S = Seminário (0 a 10).
- A nota do seminário é calculada da seguinte forma: S = 0,1 x AO + 0,2 x TE + 0,3 x VE
- AO = Apresentação Oral (0 a 10) - Média de 4 avaliadores (1 professor + 3 alunos) - vide quadro abaixo das notas dentro da planilha excel.
- TE = Trabalho Escrito (0 a 10);
- VE = Vídeo Explicativo (0 a 10).
- Favor conferir as notas de todas as atividades, bem como o cálculo da média. Caso haja alguma dúvida entrar em contato com o professor até 09/07/2018.
-
-
-
Aos alunos que obtiveram notas inferiores a 5,0 deverão realizar a recuperação:
- A recuperação consiste de:
1) Trabalho escrito de recuperação (TR);
- Tema: Elaborar um texto argumentativo-dissertativo sobre "O paradigma científico e a revolução científica- tecnológica";
- Prazo: 18/07/2018 - O trabalho de recuperação deve ser entregue na forma impressa, com os padrões estabelecidos para o Trabalho Escrito, do Seminário desta disciplina.
2) Prova de Recuperação (PR).
- Matéria toda: Mesmo formato da prova realizada na disciplina;
- Data: 18/07/2018 - 19:00 h - Sala 209.
- A média de recuperação (MR) será calculada da seguinte forma: MR = (TR + PR)/2
-
-
-