Programação
-
-
Verificar sempre as mensagens no Fórum!
-
Verificar sempre as mensagens no Fórum!
-
Verificar sempre as mensagens no Fórum!
-
Verificar sempre as mensagens no Fórum!
-
-
Disciplina: Saneamento e Meio ambiente para Arquitetura
Código: SHS0614
Duração: Semestral
Créditos Aula: 3
Carga horária total: 45h
Justificativa: Propiciar visão integrada da questão ambiental, estudando suas características, limitações e suas potencialidades, de forma a apoiar a atuação do arquiteto no planejamento e projeto de alternativas alinhadas ao desenvolvimento sustentável.
Programa resumido: Caracterização ambiental - meio físico, biológico e antrópico. As atividades antrópicas e a modificação ambiental. Impactos ambientais. Saneamento ambiental. Gestão e avaliação de sustentabilidade. Indicadores de sustentabilidade.
Critério de avaliação:
5% - avaliação texto 1
5% - avaliação textos 2 e 3
5% - exercício Video Oceanos
5% - exercício "indicadores"
10% - seminário de apresentação dos trabalhos
70% - relatório final (trabalho final escrito)
-
Grupo 1a - Aline, Camila Sponchiado
Grupo 1b - Tainah, Veruska, Camila Garcia
-
Grupo 2a: Giulia Carvalho, Giulia Massignan, Victória
Grupo 2b: Andréa, Flávia Dias, Thais Venturini
-
Grupo 3a: Camile, Marisa, Natasha
Grupo 3b: Marina, Milena, Patricia
Grupo 3c: Ana Carolina Hidalgo, Caroline Lima, Fernanda Borges
-
Grupo 4a: Flávia Massaro, Isabela, Juliana
Grupo 4b: Rachel, Lucas, Vitoria Carraro
-
Grupo 5a: Fernanda Miranda, Thais Martins, Henrique
Grupo 5b: Gabriel, Lívia, Miranda
-
Grupo 6a: Artur, Elisabet, Vinicius
Grupo 6b: Amanda Sperancin, Amanda Rolim, Marcela Cacholla
-
Grupo 7a: Bruno, Guilherme, Renato
Grupo 7b: Mariana, Luiana, Tatiana
-
Grupo 8a: Anna Laura, Renan, Camila Diniz
Grupo 8b: Natália, Joara, Beatriz, Marcela Baptista
-
Apresentação dos objetivos, programa, e modo de funcionamento da disciplina
-
- Apresentação de slides: “Modificações ambientais e impactos”
A apresentação de slides sobre “Modificações ambientais e impactos” trabalhará questões básicas da disciplina, tais como: pressão aos recursos naturais; os principais problemas ambientais urbanos e a influencia destes na qualidade de vida; o papel do arquiteto urbanista na resolução destes problemas e sua responsabilidade socioambiental.
- Atividade orientada: Distribuição e explicação dos Estudos de Caso
-
- Avaliação do Texto 1: "Texto didático".
O texto didático aborda tópicos fundamentais para a iniciação dos alunos nos principais temas da disciplina tais como: Modificação ambiental e os impactos na saúde pública; Desenvolvimento urbano sustentável; Sociedade e meio ambiente.
- Vídeo 1: "Oceanos".
A aplicação do vídeo “Oceanos” propicia discussão do texto didático, e trará essa problemática para o contexto real ao trabalhar essas questões no município de Cubatão, como também por trabalhar as diferentes perspectivas relativas a este caso, desde como a comunidade se relacionou com a poluição, a contaminação, a escassez de recursos naturais até quais medidas foram tomadas pela agência ambiental.
-
- Apresentação de slides: “Saneamento ambiental – Sistemas de resíduos sólidos”
Esta aula trará a conceituação de Saneamento Ambiental e tem como foco a questão dos resíduos sólidos. Para fomentar a reflexão nos alunos sobre o consumismo e a geração de resíduos, será utilizado o filme “A história das coisas”, sendo a discussão dessa atividade a introdução para a aula de Resíduos Sólidos.
Na parte expositiva haverá a conceituação e explicação sobre Saneamento Ambiental e Resíduos Sólidos, detalhando processos como: acondicionamento; coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos (aterros).
- Vídeo 2: “A história das coisas”. Discussão do tema abordado no vídeo.
-
- Atividade de campo: Dia reservado para entrevistas com setores responsáveis
-
Atividade orientada: Resultados preliminares do trabalho semestral - Atendimento dos grupos
Postar Tarefa até 2 de abril, para que o professor tenha tempo de leitura previamente à reunião com alunos no dia 6 de abril.
-
Atividade orientada: Resultados preliminares do trabalho semestral - Atendimento dos grupos
-
- Apresentação de slides: “Saneamento ambiental – Sistemas de abastecimento de água e esgotamento de águas residuárias”
Esta aula reforçará a conceituação de Saneamento Ambiental, o enforque será no abastecimento da água e do esgotamento de águas residuárias. O vídeo “Lagunas de San Jose” demonstrará uma problemática ainda frequente nas áreas mais vulneráveis: a falta de água e a dificuldade para o tratamento deste recurso. A aula expositiva trabalhará a importância da qualidade de água para a qualidade de vida relacionando o aumento da expectativa de vida e a diminuição da mortalidade infantil. Além disso, serão trabalhadas as etapas do abastecimento da água: captação no manancial, adução, tratamento e distribuição, como também as etapas para o tratamento do esgoto: coleta, transporte, afastamento, tratamento e disposição final da água tratada.
- Vídeo 3 – “Lagunas de San Jose”. Discussão do tema abordado no vídeo.
-
- Avaliação do texto 2 "O prelúdio do desenvolvimento sustentável"
e texto 3 "tese de doutorado - Carla Grigoletto Duarte"(pag 19 - 43)
- Apresentação de slides: “Sustentabilidade - avanços e desafios para concretização”
Nesta aula será trabalhada a noção de desenvolvimento e suas vertentes de forma a construir o conceito de desenvolvimento sustentável. Para tanto, serão trabalhados os principais marcos históricos e teóricos do desenvolvimento sustentável.
Os textos e o vídeo serão complementos introdutórios para a aula expositiva, trazendo elementos importantes para discussão, como a questão econômica, a mudança de postura das empresas em prol de um desenvolvimento com menor dano ao ambiente, inovações sustentáveis, fatos propulsores desta mudança de postura como a “curva de Kuznets”, os desafios deste novo modelo de desenvolvimento, entre outros.
-
- Atendimento dos grupos 6, 7 e 8.
11/maio
Grupo 8b
9h:30min - 9h:50min
Grupo 8a
9h:50min - 10h:10min
Grupo 7b
10h:10min - 10h:30min
Grupo 7a
10h:30min - 10h:50min
Grupo 6b
10h:50min - 11h:10min
Grupo 6a
11h:10min - 11h:30min
Data limite para entrega da tarefa:
8 de maio (sexta feira)
-
Atendimento dos grupos 2, 4 e 5.
18/maio
Grupo 5b
9h:30min - 9h:50min
Grupo 5a
9h:50min - 10h:10min
Grupo 4b
10h:10min - 10h:30min
Grupo 4a
10h:30min - 10h:50min
Grupo 2a
10h:50min - 11h:10min
Grupo 2b
11h:10min - 11h:30min
Data limite para entrega da tarefa:
13 de maio (quarta feira)
-
Atendimento de grupos 1 e 3.
25/maio
Grupo 3a
9h:30min - 9h:50min
Grupo 3b
9h:50min - 10h:10min
Grupo 3c
10h:10min - 10h:30min
Grupo 1b
10h:30min - 10h:50min
Grupo 1a
10h:50min - 11h:10min
Data limite para entrega da tarefa:
20 de maio (quarta feira)
-
- Apresentação de slides: “Indicadores de Sustentabilidade”
A aula trata do tema tema Indicadores de Sustentabilidade, destacando tópicos como: sistemas de informação para o DS, lentes da sustentabilidade, armadilhas no uso dos indicadores, entre outros. Além disso, será apresentado a metodologia GeoCidades aplicado ao caso do município de São Paulo.
-
- Atividade orientada: Construção de indicadores de sustentabilidade
Esta aula está planejada para a execução de um exercício aplicado que tem por meta a construção de indicadores de sustentabilidade. Em grupos os alunos irão utilizar a Ficha Metodológica e construirão um indicador que poderá ser utilizado para o tema do estudo de caso do respectivo grupo.
Para compreender melhor os indicadores, haverá uma breve exposição sobre alguns indicadores, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Indicador de Salubridade Ambiental (ISA).
-
Discussão de fechamento dos projetos da disciplina.
* ferramentas de apoio ao planejamento estratégico aplicado ao contexto do arquiteto urbanista - exemplo para matriz SWOT
- Video - "Paradigmas"
-
Apresentação dos trabalhos: Seminários dos Estudos de Caso
Grupo 1a
9h:30min - 9h:45min
Grupo 1b
9h:45min - 10h:00min
Grupo 2a
10h:00min - 10h:15min
Grupo 2b
10h:15min - 10h:30min
Grupo 3a
10h:30min - 10h:45min
Grupo 3b
10h:45min - 11h:00min
Grupo 3c
11h:00min - 11h:15min
Grupo 4a
11h:15min - 11h:30min
Grupo 4b
11h:30min - 11h:45min
-
Apresentação dos trabalhos: Seminários dos Estudos de Caso
Grupo 5a
9h:30min - 9h:45min
Grupo 5b
9h:45min - 10h:00min
Grupo 6a
10h:00min - 10h:15min
Grupo 6b
10h:15min - 10h:30min
Grupo 7a
10h:30min - 10h:45min
Grupo 7b
10h:45min - 11h:00min
Grupo 8a
11h:00min - 11h:15min
Grupo 8b
11h:15min - 11h:30min