Programação

  • Informações gerais da disciplina

    Disciplina: Saneamento e Meio ambiente para Arquitetura

    Código: SHS0614

    Duração: Semestral

    Créditos Aula: 3

    Carga horária total: 45h

    Justificativa: Propiciar visão integrada da questão ambiental, estudando suas características, limitações e suas potencialidades, de forma a apoiar a  atuação do arquiteto no planejamento e projeto de alternativas alinhadas ao desenvolvimento sustentável.

    Programa resumido: Caracterização ambiental - meio físico, biológico e antrópico. As atividades antrópicas e a modificação ambiental. Impactos ambientais. Saneamento ambiental. Gestão e avaliação de sustentabilidade. Indicadores de sustentabilidade.

    Critério de avaliação:

    5% - avaliação texto 1

    5% - avaliação textos 2 e 3

    5% - exercício Video Oceanos

    5% - exercício "indicadores"

    10% - seminário de apresentação dos trabalhos

    70% - relatório final  (trabalho final escrito)

     

  • Grupos 1a e 1b - Áreas Verdes Urbanas

    Grupo 1a - Aline, Camila Sponchiado

    Grupo 1b - Tainah, Veruska, Camila Garcia

  • Grupos 2a e 2b - Áreas Verdes Urbanas

    Grupo 2a: Giulia Carvalho, Giulia Massignan, Victória

    Grupo 2b: Andréa, Flávia Dias, Thais Venturini

  • Grupos 3a, 3b, 3c - Construções Sustentáveis - Gestão da Água

    Grupo 3a: Camile, Marisa, Natasha

    Grupo 3b: Marina, Milena, Patricia

    Grupo 3c: Ana Carolina Hidalgo, Caroline Lima, Fernanda Borges

  • Grupos 4a, 4b - Mobilidade - Pedestres

    Grupo 4a: Flávia Massaro, Isabela, Juliana

    Grupo 4b: Rachel, Lucas, Vitoria Carraro


  • Grupos 5a, 5b - Mobilidade - Ciclovias

    Grupo 5a: Fernanda Miranda, Thais Martins, Henrique 

    Grupo 5b: Gabriel, Lívia, Miranda


  • Grupos 6a, 6b - Mobilidade e automóveis no campus

    Grupo 6a: Artur, Elisabet, Vinicius

    Grupo 6b: Amanda Sperancin, Amanda Rolim, Marcela Cacholla

  • Grupos 7a e 7b - Conforto Térmico e energia

    Grupo 7a: Bruno, Guilherme, Renato

    Grupo 7b: Mariana, Luiana, Tatiana

  • Grupos 8a e 8b - Áreas verdes - Loteamento Dahma

    Grupo 8a: Anna Laura, Renan, Camila Diniz

    Grupo 8b: Natália, Joara, Beatriz, Marcela Baptista


  • Aula 1 - 23 de fevereiro

  • Aula 2 - 2 de março

    - Apresentação de slides: “Modificações ambientais e impactos”

    A apresentação de slides sobre “Modificações ambientais e impactos” trabalhará questões básicas da disciplina, tais como: pressão aos recursos naturais; os principais problemas ambientais urbanos e a influencia destes na qualidade de vida; o papel do arquiteto urbanista na resolução destes problemas e sua responsabilidade socioambiental.

    - Atividade orientada: Distribuição e explicação dos Estudos de Caso

  • Aula 3 - 9 de março

    - Avaliação do Texto 1: "Texto didático".

    O texto didático aborda tópicos fundamentais para a iniciação dos alunos nos principais temas da disciplina tais como: Modificação ambiental e os impactos na saúde pública; Desenvolvimento urbano sustentável; Sociedade e meio ambiente.

    - Vídeo 1: "Oceanos". 

    A aplicação do vídeo “Oceanos” propicia discussão do texto didático, e trará essa problemática para o contexto real ao trabalhar essas questões no município de Cubatão, como também por trabalhar as diferentes perspectivas relativas a este caso, desde como a comunidade se relacionou com a poluição, a contaminação, a escassez de recursos naturais até quais medidas foram tomadas pela agência ambiental.

  • Aula 4 - 16 de março

    - Apresentação de slides: “Saneamento ambiental – Sistemas de resíduos sólidos”

    Esta aula trará a conceituação de Saneamento Ambiental e tem como foco a questão dos resíduos sólidos. Para fomentar a reflexão nos alunos sobre o consumismo e a geração de resíduos, será utilizado o filme “A história das coisas”, sendo a discussão dessa atividade a introdução para a aula de Resíduos Sólidos.

    Na parte expositiva haverá a conceituação e explicação sobre Saneamento Ambiental e Resíduos Sólidos, detalhando processos como: acondicionamento; coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos (aterros).

    - Vídeo 2:  “A história das coisas”. Discussão do tema abordado no vídeo. 

  • Aula 5 - 23 de março

    - Atividade de campo: Dia reservado para entrevistas com setores responsáveis 

  • Aula 6 - 6 de abril

      Atividade orientada: Resultados preliminares do trabalho semestral - Atendimento dos grupos 


    Postar Tarefa até 2 de abril, para que o professor tenha tempo de leitura previamente à reunião com alunos no dia 6 de abril.

  • Aula 7 - 13 de abril

     Atividade orientada: Resultados preliminares do trabalho semestral - Atendimento dos grupos 

  • Aula 8 - 27 de abril

    - Apresentação de slides: “Saneamento ambiental – Sistemas de abastecimento de água e esgotamento de águas residuárias”

    Esta aula reforçará a conceituação de Saneamento Ambiental, o enforque será no abastecimento da água e do esgotamento de águas residuárias. O vídeo “Lagunas de San Jose” demonstrará uma problemática ainda frequente nas áreas mais vulneráveis: a falta de água e a dificuldade para o tratamento deste recurso. A aula expositiva trabalhará a importância da qualidade de água para a qualidade de vida relacionando o aumento da expectativa de vida e a diminuição da mortalidade infantil. Além disso, serão trabalhadas as etapas do abastecimento da água: captação no manancial, adução, tratamento e distribuição, como também as etapas para o tratamento do esgoto: coleta, transporte, afastamento, tratamento e disposição final da água tratada.

    - Vídeo 3 – “Lagunas de San Jose”. Discussão do tema abordado no vídeo. 

  • Aula 9 - 4 de maio

    - Avaliação do texto 2 "O prelúdio do desenvolvimento sustentável"

    e texto 3 "tese de doutorado - Carla Grigoletto Duarte"(pag 19 - 43)  

    - Apresentação de slides: “Sustentabilidade - avanços e desafios para concretização”

    Nesta aula será trabalhada a noção de desenvolvimento e suas vertentes de forma a construir o conceito de desenvolvimento sustentável. Para tanto, serão trabalhados os principais marcos históricos e teóricos do desenvolvimento sustentável.

    Os textos e o vídeo serão complementos introdutórios para a aula expositiva, trazendo elementos importantes para discussão, como a questão econômica, a mudança de postura das empresas em prol de um desenvolvimento com menor dano ao ambiente, inovações sustentáveis, fatos propulsores desta mudança de postura como a “curva de Kuznets”, os desafios deste novo modelo de desenvolvimento, entre outros. 

  • Aula 10 - 11 de maio

    - Atendimento dos grupos 6, 7 e 8.

    11/maio

    Grupo 8b

    9h:30min - 9h:50min

    Grupo 8a

    9h:50min - 10h:10min

    Grupo 7b

    10h:10min - 10h:30min

    Grupo 7a

    10h:30min - 10h:50min

    Grupo 6b

    10h:50min - 11h:10min

    Grupo 6a

    11h:10min - 11h:30min

     

    Data limite para entrega da tarefa:

     8 de maio  (sexta feira)

  • Aula 11 - 18 de maio

    Atendimento dos grupos 2, 4 e 5.


    18/maio

    Grupo 5b

    9h:30min - 9h:50min

    Grupo 5a

    9h:50min - 10h:10min

    Grupo 4b

    10h:10min - 10h:30min

    Grupo 4a

    10h:30min - 10h:50min

    Grupo 2a

    10h:50min - 11h:10min

    Grupo 2b

    11h:10min - 11h:30min


    Data limite para entrega da tarefa:

     13 de maio  (quarta feira)

  • Aula 12 - 25 de maio

    Atendimento de grupos 1 e 3.


    25/maio

    Grupo 3a

    9h:30min - 9h:50min

    Grupo 3b

    9h:50min - 10h:10min

    Grupo 3c

    10h:10min - 10h:30min

    Grupo 1b

    10h:30min - 10h:50min

    Grupo 1a

    10h:50min - 11h:10min



    Data limite para entrega da tarefa:

     20 de maio  (quarta feira)

  • Aula 13 - 1 de junho

    - Apresentação de slides: “Indicadores de Sustentabilidade”

    A aula trata do tema tema Indicadores de Sustentabilidade, destacando tópicos como: sistemas de informação para o DS, lentes da sustentabilidade, armadilhas no uso dos indicadores, entre outros. Além disso, será apresentado a metodologia GeoCidades aplicado ao caso do município de São Paulo. 

  • Aula 14 - 8 de junho

    - Atividade orientada: Construção de indicadores de sustentabilidade 

    Esta aula está planejada para a execução de um exercício aplicado que tem por meta a construção de indicadores de sustentabilidade. Em grupos os alunos irão utilizar a Ficha Metodológica e construirão um indicador que poderá ser utilizado para o tema do estudo de caso do respectivo grupo.

    Para compreender melhor os indicadores, haverá uma breve exposição sobre alguns indicadores, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Indicador de Salubridade Ambiental (ISA).

  • Aula 15 - 15 de junho

     Discussão de fechamento dos projetos da disciplina.

    * ferramentas de apoio ao planejamento estratégico aplicado ao contexto do arquiteto urbanista - exemplo para matriz SWOT  


    - Video - "Paradigmas"  

  • Aula 16 - 22 de junho

     Apresentação dos trabalhos: Seminários dos Estudos de Caso


    Grupo 1a

    9h:30min - 9h:45min

    Grupo 1b

    9h:45min - 10h:00min

    Grupo 2a

    10h:00min - 10h:15min

    Grupo 2b

    10h:15min - 10h:30min

    Grupo 3a

    10h:30min - 10h:45min

    Grupo 3b

    10h:45min - 11h:00min

    Grupo 3c

    11h:00min - 11h:15min

    Grupo 4a

    11h:15min - 11h:30min

    Grupo 4b

    11h:30min - 11h:45min


  • Aula 17 - 29 de junho

     Apresentação dos trabalhos: Seminários dos Estudos de Caso


    Grupo 5a

    9h:30min - 9h:45min

    Grupo 5b

    9h:45min - 10h:00min

    Grupo 6a

    10h:00min - 10h:15min

    Grupo 6b

    10h:15min - 10h:30min

    Grupo 7a

    10h:30min - 10h:45min

    Grupo 7b

    10h:45min - 11h:00min

    Grupo 8a

    11h:00min - 11h:15min

    Grupo 8b

    11h:15min - 11h:30min