Programação
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Grupo Nome 1 Cassia Toshie Yamanaka Guilherme Augusto Palmeira Garcia Joyce Oliveira Costa Juliana Carvalho De Podestá 2 ANDRÉ PERROUD PALMA JOÃO GABRIEL TAVARES ORRÚ RENAN HADDAD SPINDOLA VITÓRIA PONTOGLIO ANDREO 3 ANA CAROLINE TURETA JULIA SOBOTTKA RAYNE LEITE THALITA MELO 4 Catherine Shigeoka Hylma Alvarado Lara Ramos Rafael Nassur Thais Beham 5 Lucas Spadoti Dantas Bruno Martello Jose Sergio Ivamotto Gabriel Ramos Fernando Alonso 6 CAROLINE DUARTE CAROLINE MATHI MARIANE BERTOLIN RHENNAN MECCA BONTEMPI 7 AUGUSTO CESAR OYAMA BÁRBARA WALDERRAMOS LUPINO FERNANDO HENRIQUE TSUNEO GOMES KELVIN JUN TANAKA 8 Felipe Canhetti de Oliveira Leo Yutaka Marra Niizu Murilo Mombelli Renan Marques Lupion Vinícius Diniz 9 Carolina Nemeth Larissa Avelino Letícia Alencar Taísa Baldassa Informações Gerais
A abordagem pedagógica da disciplina é feita por meio da realização de um projeto aplicado, tendo o território municipal como espaço de estudo, e o tema da poluição atmosférica como indutor para integração de conceitos e ferramentas relacionadas à atividade profissional do engenheiro ambiental. Está planejada para o perfil do aluno que se encontra no 5 semestre do curso de engenharia ambiental da EESC.
A disciplina inclui aulas ministradas, em sua grande maioria, com o auxílio de apresentação de slides sobre assuntos que integram o tema do projeto da disciplina. também serão utilizados videos de apoio quando couber. A discussão e reflexão em sala de aula, coordenadas pelo professor da disciplina, são também parte fundamental na construção do projeto. Para favorecer toda esta dinâmica, os alunos devem ler previamente os textos propostos. A estratégia então destas atividades é construir progressivamente a estrutura lógica do projeto. também é sugerida a leitura de textos de apoio, que ajudam na elaboração do projeto.
O produto final do projeto é um relatório, composto por diversos capítulos, que contextualizam a problemática da poluição atmosférica relacionada a questões urbanas, como a influencia da qualidade do ar na saúde pública, medidas de gestão preventivas e corretivas, relação com mudanças do microclima das bacias hidrográficas. Tudo isso deverá ser discutido sob a perspectiva de gestão do município de Ribeirão Preto, no entanto, a discussão deverá possuir, também, um olhar global. Esta visão com ações globais deverão ser implementadas, principalmente, na parte do relatório onde serão discutidos cenários, baseados em boas práticas de gestão da qualidade do ar em cidade de todo o mundo.
Neste sentido, a estrutura do relatório é a seguinte:
CAPA
Resumo
Abstract
Sumário
Lista de Figuras
Lista de Tabelas
Lista de Quadros
Lista de Siglas
- Introdução
1.1 Objetivo do Relatório
Discutir impactos relacionados ao tema da poluição atmosférica no meio urbano urbano para o Município de Ribeirão Preto (SP)
1.2 Modificação Ambiental e Impactos
Fatores de pressão antrópica, a modificação ambiental e suas consequências deletérias à saúde pública e qualidade de vida, foco em poluição atmosférica. Abordar de forma global, depois Brasil, e então contextualizar para o âmbito do município. Para fechar o item apresentar rapidamente o município de Ribeirão Preto - SP em termos históricos e suas características principais que têm relação com o tema do relatório.
2. Poluição Atmosférica e a Questão Urbana
O que é poluição atmosférica; seus fatores de pressão; qualidade do ar e padrões (legislação nacional, estadual e municipal), aspectos de saúde; políticas de controle e gestão da qualidade do ar; boas práticas na gestão da qualidade do ar (trazer exemplos do mundo todo, esta parte irá ajudar posteriormente na discussão e proposicão de encaminhamentos). Discutir aplicação no Brasil.
3. Dispersão Atmosférica e qualidade do ar
Explicar o que é dispersão atmosférica e como está relacionada ao estudo de qualidade do ar; mostrar como o estudo da dispersão e uso da modelagem podem ajudar na gestão da qualidade do ar, trazer exemplos de sua aplicação potencial e sua relação potencial com desenvolvimento sustentável, por exemplo na gestão para o tema da justiça ambiental; buscar informações de como isto já vem sendo utilizado, por exemplo no licenciamento ambiental. O capítulo também deverá conter a parte de descrição do modelo ISC3, que será a ferramenta utilizada no relatório.
4. Poluição Atmosférica em Ribeirão Preto
Discutir aspectos da poluição atmosférica para o caso de Ribeirão Preto, atentar para a identificação de fontes potenciais e fatores de emissão. Discutir, se houver, boas-práticas em gestão de poluição atmosférica para o caso de Ribeirão Preto.
5. Inventário de Fontes de Poluição Atmosférica em Ribeirão Preto
Caracterização e quantificação para automóveis e uma linha de ônibus urbano.
6. Proposição de Cenários para Ribeirão Preto
Cenários no estudo de qualidade do ar para Ribeirão Preto (este capítulo deve abordar rapidamente a importância do uso de cenários e integrar isto com a questão do planejamento urbano). Propor e justificar pelo menos 2 tipos de cenários, ou seja, manutenção do formato atual (com as atuais taxas de emissão e taxas de crescimento), o outro poderia ser de medidas de redução nas emissões a partir de intervenções no sistema de transporte público, e seus rebatimentos no sistema de transporte individual. Cada cenário implica em impactos (ambientais, sociais, econômicos, etc), que devem ser comentados no capítulo!
7. Conclusões
Parte 1. Discutir o fechamento com base no objetivo proposto pelo relatório
Parte 2. Discutir o quadro resumo dos pontos chaves propostos em cada aula a partir de uma abordagem crítica do ponto de vista do Engenheiro Ambiental.
1. Textos obrigatórios:
texto 1:
POZZA, S.A. Identificação das fontes de poluição atmosférica na cidade de são carlosArquivo. Dissertação de Mestrado. Programa Pós-Graduação de Engenharia Química - UFSCAR. p. 119. 2005. (p. 1 - 16; Item 1 ao 2.4)
texto 2:
texto 3:
GOUVEIA, N. Questões metodológicas para a investigação dos efeitos da poluição do ar, v. 6, p. 135-149, 2003.
texto 4:
ALVARES JUNIOR. O.M.; LINKE, R.R.A. Metodologia simplificada de cálculo das emissões de gases de efeito estufa. CETESB, São Paulo. v. 14, n. 06, p. 2011, 2001.
texto 5:
CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental. Qualidade do ar no Estado de São Paulo. Série Relatórios. p. 125,2012. (Item 4.1; p 35 - 44).
2. Textos de apoio
Texto 5. OMS - Organização Mundial de Saúde. Calidad del aire y salud. p. 6. 2011
Texto 6. EPA - Environmental Protection Agency. SAMPLE CALCULATION OF MOTOR VEHICLE EMISSIONS. Office of Mobile Sources, 1998
Texto 8 - BRASIL. PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DE QUALIDADE DO AR. PRONAR.
Texto 9 - BRASIL. Resoluções CONAMA - 001; 003; 005; 008; 018; 023; 237; 357. p. 86.
Texto 10 - CARLOS, E.; KOMATSU, E.; AMBIENTAL, D. Q. Decreto Estadual no 59113. 2013.
Texto 11 - CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental. Classificação preliminar da representatividade espacial das estações de monitoramento da qualiade do ar da CETESB no Estado de São Paulo. p. 13. 2013
Texto 14 - Padrões de Qualidade do Ar do Estado de São Paulo, de acordo com o Decreto Estadual nº 59.113. Acessoria Técnica em Meio Ambiente. p. 2. 2013.
Texto 17 - CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Avaliação da qualidade do ar no município de Ribeirão Preto - SP período de 04/08/2004 a 31/03/2006Arquivo. Departamento de Tecnologia do ar, Divisão de Tecnologia de Avaliação da Qualidade do Ar. p. 28, 2006.
Arquivo3. Critério de avaliação:
A avaliação da disciplina será feita com base no relatório do projeto.
Ao longo da disciplina, a partir das leituras, atividades de discussão em plenária em sala de aula, atividades de campo, progressivamente deverá ser desenvolvido o projeto em grupo e deverão ser elaborados os capítulos do relatório técnico.
Após cada entrega, o material será lido pelo docente e cada grupo receberá (individualmente ou em forma coletiva em plenária na sala de aula) as observações quanto aos pontos fortes e fracos do trabalho entregue e as respectivas sugestões de correções. Assim, na entrega seguinte , os capítulos anteriores devem ser incorporados e já virem ajustados, ou seja, é um processo cumulativo que resultará ao final no trabalho completo. Ou seja, as entregas, conforme cronograma da disciplina, devem ser feitas agregando os capítulos anteriores já corrigidos.
Cada entrega parcial tem peso 1,0 (são 6 entregas), e a entrega final tem peso 4,0.
Os documentos deverão ser enviados até o final de cada dia conforme o cronograma da disciplina. Devem ser enviados formato PDF, via sistema STOA.
As correções do trabalho serão realizadas observando os critérios: estrutura, conteúdo, normas de redação, conceitos e visão crítica, com foco nos dados de modelagem e cenários propostos.
O relatório do trabalho deve seguir as normas da USP: Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico e impresso. Parte I (ABNT).ver: http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=52&Itemid=674. Modelo de Relatório:
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Apresentação dos objetivos, programa, e modo de funcionamento da disciplina.
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- Apresentação de slides: Modificação Ambiental
- (Para esta aula devem ler antecipadamente o Texto 1)
- Atividade orientada: Distribuição e explicação dos Estudos de Caso
Texto 1:
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- Apresentação de Slides: Modificação Ambiental - PEIR
- Para esta aula devem ler antecipadamente o Texto 2 (item I e II);
- Deve ser entregue, hoje, via STOA, o Capítulo 1.
- Entrega do capítulo 1:
* Produto Capítulo 1.1: Discutir impactos relacionados ao tema da poluição atmosférica no meio urbano urbano para o Município de Ribeirão Preto (SP)
* Produto Capítulo 1.2: Fatores de pressão antrópica, a modificação ambiental e suas consequências deletérias à saúde pública e qualidade de vida, foco em poluição atmosférica. Abordar de forma global, depois Brasil, e então contextualizar para o âmbito do município. Para fechar o item apresentar rapidamente o município de Ribeirão Preto - SP em termos históricos e suas características principais que têm relação com o tema do relatório.
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- Apresentação de slides: "Poluição Atmosférica"
- Deve ser entregue hoje, via sistema STOA, o Capítulo 2, junto com capítulo 1 com adequações propostas.
- Entrega Capítulo 2: O que é poluição atmosférica; seus fatores de pressão; qualidade do ar e padrões (legislação nacional, estadual e municipal), aspectos de saúde; políticas de controle e gestão da qualidade do ar; boas práticas na gestão da qualidade do ar (trazer exemplos do mundo todo, esta parte irá ajudar posteriormente na discussão e proposicão de encaminhamentos). Discutir aplicação no Brasil.
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- Visita técnica a CETESB:
* laboratório de emissão veicular
* central telemétrica de monitoramento automático da qualidade do ar -
- Modelagem de dispersão atmosférica (slides)
- Atividade aplicada: exercício modelagem (ISC3)
- Deve ser entregue hoje, via sistema STOA, o Capítulo 3, junto com capítulos 1 e 2 com adequações propostas.
- Capítulo 3: Explicar o que é dispersão atmosférica e como está relacionada ao estudo de qualidade do ar; mostrar como o estudo da dispersão e uso da modelagem podem ajudar na gestão da qualidade do ar, trazer exemplos de sua aplicação potencial e sua relação potencial com desenvolvimento sustentável, por exemplo na gestão para o tema da justiça ambiental; buscar informações de como isto já vem sendo utilizado, por exemplo no licenciamento ambiental. O capítulo também deverá conter a parte de descrição do modelo ISC3, que será a ferramenta utilizada no relatório.
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- Visita técnica a Prefeitura de Ribeirão Preto
- Para auxiliar na elaboração do estudo de caso de Ribeirão Preto, segue a apresentação realizada em Ribeirão Preto, bem como, os planos viários e o plano de mobilidade
Plano de mobilidade de Ribeirão Preto
http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/transerp/mobilidade/i07apresentacao.html
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- Reposição de aula com o Professor Oswaldo, a aula iniciará às 13:20 e irá até 14:40 horas. Então, os alunos deverão dirigir-se ao laboratório de informática.
- Explanação e execução do exercício aplicado utilizando o software de dispersão atmosférica ISC3.
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- Identificação de fontes de poluição (inventário)
- Deve ser lido para hoje (antecipadamente à aula) o Texto 4:
ALVARES JUNIOR. O.M.; LINKE, R.R.A. Metodologia simplificada de cálculo das emissões de gases de efeito estufa. CETESB, São Paulo. v. 14, n. 06, p. 2011, 2001.
- Deve ser lido para hoje (antecipadamente à aula) o Texto 5:
Relatório Cetesb (Item 4.1; p 35 - 44)
Material de auxílio na elaboração do Inventário: Ler Manual AIA, Pag. 247
MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ESTUDOS PARA LICENCIAMENTO COM AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL
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Montagem do GRID, a ser usado no software ISC3, de Ribeirão Preto.
- Discussão Inventário
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- Coleta de dados em Ribeirão Preto
- Deve ser entregue hoje, via sistema STOA, o Capítulo 4, junto com capítulos 1, 2 e 3 com adequações propostas.
- Capítulo 4: Discutir aspectos da poluição atmosférica para o caso de Ribeirão Preto, atentar para a identificação de fontes potenciais e fatores de emissão. Discutir, se houver, boas-práticas em gestão de poluição atmosférica para o caso de Ribeirão Preto.
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- Atividade de integração - Semana da Engenharia Ambiental - 25 de maio de 2015. A presença, de quem está matriculado na disciplina, na atividade da SEA que estiver sendo realizada no horário da aula, é obrigatória.
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- Modelagem utilizando o software ISC3
- Levantamento de dados meteorológicos de Ribeirão Preto
- Utilizar software ISC3 para tratar os dados obtidos de Ribeirão Preto
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- Continuação do tratamento dos dados de Ribeirão Preto
- Utilizar software ISC3 para tratar os dados obtidos de Ribeirão Preto
- Deve ser entregue hoje, via sistema STOA, o Capítulo 5, junto com capítulos 1, 2, 3 e 4 com adequações propostas.
Entrega Capítulo 5: Descrever os aspectos referentes ao Inventário elaborado para automóveis e uma linha de ônibus urbano, no contexto de Ribeirão Preto. Deve constar a caracterização e quantificação de veículos, bem como, as emissões de MP para cada tipo de veículo, e cada tipo de combustível.
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- Continuação de modelagem utilizando software ISC3
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- Continuação de modelagem utilizando software ISC3
- Deve ser entregue hoje, via sistema STOA, o Capítulo 6, junto com capítulos 1, 2, 3 , 4 e 5 com adequações propostas.
Capítulo 6: Cenários no estudo de qualidade do ar para Ribeirão Preto (este capítulo deve abordar rapidamente a importância do uso de cenários e integrar isto com a questão do planejamento urbano). Propor e justificar pelo menos 2 tipos de cenários, ou seja, manutenção do formato atual (com as atuais taxas de emissão e taxas de crescimento), o outro poderia ser de medidas de redução nas emissões a partir de intervenções no sistema de transporte público, e seus rebatimentos no sistema de transporte individual. Cada cenário implica em impactos (ambientais, sociais, econômicos, etc), que devem ser comentados no capítulo!)
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- Entrega, via sistema STOA, dos capítulos 1, 2, 3, 4, 5 e 6 com adequações propostas.
Capítulo 7 - Conclusões:
Durante o curso, vocês realizaram uma revisão de literatura sobre Poluição, suas definições, impactos na saúde pública, e medidas de Gestão da Poluição Atmosférica, levantaram boas práticas de gestão, foram apresentados às ações da Prefeitura de Ribeirão Preto que estão sendo tomadas quanto ao Plano de Mobilidade da cidade, e foram a campo para estudar o fluxo de uma de suas principais vias.
Assim, o capítulo final será um agregado destas experiências da seguinte maneira:
A prefeitura de Ribeirão Preto vos contratou como Engenheiros Ambientais para elaborar um relatório técnico sobre o atual cenário da poluição relacionada aos veículos da cidade. Para isso, vocês utilizarão uma ferramenta de modelagem atmosférica e poderão discutir diversos cenários baseando-se nos resultados encontrados. As questões seguintes deverão nortear a discussão deste capítulo final.
1. De acordo com os dados levantados, referentes ao número de carros e emissão de MPtotal, discutam, com base na metodologia PEIR, sobre a Pressão causada pela emissão dos carros na via em que vocês estudaram, como o Estado do meio ambiente, em relação à concentração destes poluentes na atmosfera, os Impactos, em hospitais, escolas, pedestres, etc., ocasionados pela concentração destes poluentes na armosfera e a Resposta da sociedade frente a essa problemática.
2. O trabalho de vocês foi focado para carros, com base nos fatores de emissões de caminhões, motos e ônibus, presentes dentro do Inventário Nacional, se adicionássemos à modelagem as emissões destes tipos de veículos, como os cenários se comportariam? Mudaria algum aspecto? Quais aspectos mudariam? Por que mudariam?
3. Vocês utilizarão dois períodos do ano para realizar a modelagem, sendo Janeiro e Junho, vistas as variações climáticas que ocorrem nestes mêses, discutam a sazonalidade deste quanto aspectos de como os poluentes e suas concentrações se comportam em períodos secos, períodos chuvosos, com maior ou menor incidência solar, e variações de temperaturas.
4. Vocês levantaram boas práticas de Gestão da Poluição Atmosférica em todo o mundo, bem como, foram apresentados ao Plano de Mobilidade a ser implementado em Ribeirão Preto, agora, com este conhecimento adquirido, discutam de maneira crítica a aplicação destas estratégias dentro do contexto da cidade de Ribeirão Preto.
Entrega do relatório final, constando dos 7 capítulos, além dos itens como resumo executivo, sumário, listas de figuras, quadros e tabelas, e conclusões.
- Discussão dos trabalhos finais, resultados e fechamento