Kursthemen
Allgemeines
- Notícias e avisos
Este é o Fórum de Notícias e Informações da disciplina FLC0537 - Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa IV/2014.
Fiquem atentos aos avisos e bom trabalho!
PROGRAMA DA DISCIPLINA
Nesta seção, você encontra a ementa e o Programa de ECLLP IV - 2o sem/2014.
ATENÇÃO AO CRONOGRAMA ATUALIZADO:
- Até 23/12/2014: envio, por email (fbcarelli@yahoo.com), do Roteiro de Curta-Metragem para o Trabalho Final.
- Até 23/01/2015: entrega do trabalho final (curta-metragem OU monografia)
TÓPICO 1 - NAÇÃO E NARRAÇÃO
Nesta seção, você encontrará os textos teóricos, de leitura obrigatória, relativos ao conceito de nação, narração e nacionalidade, bem como de pós-colonialidade e multiculturalidade no cinema.
Assista ao documentário Olhar Estrangeiro, de Lúcia Murat (trailer disponível em https://www.youtube.com/watch?v=P3ws6-JkRMU).
Como a nacionalidade é construída pela ficção? Veja em Antonio Candido, "Um instrumento de descoberta e interpretação".
Como nasceram e se construíram os conceitos de nação e nacionalidade? Veja em Benedict Anderson, Comunidades Imaginadas.
Como se constitui a crítica ao discurso hegemônico no cinema? Leia em "Do eurocentrismo ao policentrismo", de Ella Shohat e Robert Stam.
TÓPICO II - UMA ESTÉTICA DA FOME
Nesta seção, você encontrará o link para assistir ao filme de Nelson Pereira dos Santos, Vidas Secas (1963), bem como o manifesto "Eztetyka da Fome 65", de Glauber Rocha, e o artigo "The cinema of hunger", de Randal Johnson e Robert Stam.
Procure compreender como, para os cineastas do Cinema Novo, o pobre, o feio, o sujo e o violento podiam representar, em suas obras, o chamado "Terceiro Mundo".
No filme de Nelson Pereira, atente especialmente à construção da trilha sonora e do ponto de vista subjetivo pela câmera.
TÓPICO III - UMA TERRA EM TRANSE
Neste tópico, você refletirá sobre o filme Terra em transe (1967), de Glauber Rocha, e a nação enquanto alegoria.
Para isso, assista ao filme completo e leia o ensaio teórico de Ismail Xavier, "Terra em transe: alegoria e agonia", anexados aqui.
No filme, atente especialmente aos conceitos e práticas da montagem e da voz over.
TÓPICO IV - A TRAJETÓRIA DO HERÓI (?)
Nesta seção, você assistirá ao filme angolano O herói (2004), de Zezé Gamboa e refletirá sobre ele a partir de dois textos teóricos: "A personagem cinematográfica", de Paulo Emílio Salles Gomes; e "Diversidade categorial no cinema africano (de língua portuguesa): identidade e sujeito", de Fabiana Carelli.
No filme, preste atenção:
- à estética documental (da imagem, dos temas) que o preside;
- à trajetória do herói e sua (des)construção;
- à enumeração temática de "problemas angolanos" (falta d'água, mutilados de guerra, educação, marginalidade infantil, corrupção) como opção "sociológica" da construção da imagem da nação.
TÓPICO V - INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ROTEIRO
Nesta seção, você encontrará:
1. Dois exemplos de roteiro cinematográfico: um roteiro literário e um roteiro técnico do curta-metragem Senhora Tentação (gentilmente cedidos pelo produtor Daniel Obeid).
Lembre-se: o roteiro que seu grupo elaborará será do tipo LITERÁRIO.
2. Manuais/guias para construção de roteiro.
3. Link para o programa gratuito Celtix, um template para a elaboração de um screenplay.
ATIVIDADE DE 5 A 16 DE JANEIRO
Nesta seção, você encontrará o link para o filme completo O herói, de Zezé Gamboa, base para a atividade à distância a ser realizada de 5 a 16 de janeiro.
As instruções são as seguintes:
1. Assista ao filme no YouTube;
2. Responda à questão proposta neste tópico no prazo estabelecido (até 16 de janeiro).
Bom trabalho!
ALTERNATIVA DE TRABALHO FINAL - MONOGRAFIA
Segue abaixo a alternativa de trabalho final, para os alunos que NÃO farão curta-metragem.
Tamanho: de 5 a 10 páginas digitadas, em Word ou PDF.
Prazo de entrega: 23 de janeiro, via Moodle.
Proposta:
Faça um levantamento analítico dos seguintes elementos estruturais:
- ponto de vista fílmico;
- trilha sonora;
- montagem;
- construção dos personagens; e
- gênero cinematográfico
para os filmes: Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos; Terra em transe, de Glauber Rocha; e O herói, de Zezé Gamboa (todos disponibilizados integralmente no YouTube e cujos links se encontram no curso do Moodle).
Em seguida, responda, a partir dos textos teóricos do curso e de sua análise: como cada um deles constrói a identidade nacional de seus países de origem (Brasil, Angola)? O que têm em comum? No que diferem, a partir dos elementos estruturais acima? Justifique.
Critérios para avaliação do seu trabalho:
- será avaliado se fez com detalhe a análise dos três filmes propostos;
- será verificada a leitura dos textos teóricos do curso e sua adequada utilização na interpretação dos dados;
- também se verificará sua capacidade de escrita e articulação textual.
BOM TRABALHO!