Programação
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Mesa redonda com especialistas da USP e convidados.
Palestra 1:Professor Luiz Henrique Sánches EP/PROCAM-IEE - Início - 8o.Minuto da Gravação:
Palestra 2: Pedro Luiz Cortes- ECA/USP : 28o.Minuto
Palestra 3: Ana Paula Fracalanza: EACH/USP: 43o.Minuto
Palestra 4: Marcos Buckeridge: Instituto Biológico: 58o.Minuto
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Assistam as palestras dos professores da USP, seguindo, pelo menos até a apresentação de Marcos Bukeridge. Anotem os pontos que lhe pareçam mais interessantes e/ou preocupantes e enviem suas considerações em arquivo Word ou PPT.
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Professores e especialistas
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Professores e Especialisatas
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Fernando Gabeira foi à represa de Três Marias mostrar como ela está perdendo água e fica quatro centímetros mais rasa a cada 24 horas. A crise de Três Marias pode interromper o funcionamento da Usina de Sobradinho, que pode levar a campanhas de economia de consumo de energia. Gabeira mostra o Rio São Francisco e o testemunho das pessoas que o vêem decair e temem pela sua sobrevivência.
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Análise dos Relatórios de Desenvolvimento Mundial 1992_2003_2010
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Esse Módulo apresenta e discute os estudos e a contribuição brasileira no âmbito das negociações da convenção sobre o clima.
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Esse módulo apresenta a abordagem da teoria econômica para avaliar políticas públicas ambientais
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O Valor Econômico dos Recursos Ambientais: Métodos de Avaliação
- Valor de Uso X Valor de Não-uso
- Valor Direto
- Valor Indireto
- Valor de Opção
- Valor de Existência
- Valor de Uso X Valor de Não-uso
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Recursos Naturais Renováveis
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Ler e preparar uma apresentação referente a proposta de Programa Nacional de Gestão de Recursos Pesqueiros.
O trabalho poderá ser feito em conjunto pelos participantes do curso.
BERKES, Fikret ; SEIXAS, Cristiana. S. . Building Resilience in Lagoon Social-Ecological Systems: A Local Level Perspective. Ecosystems (New York. Print), v. 8, p. 967-974, 2005.Abstract
Building resilience in integrated human and nature systems or social–ecological systems (SES) is key for sustainability. Therefore, developing ways of assessing resilience is of practical as well as theoretical significance. We approached the issue by focusing on the local level and using five lagoon systems from various parts of the world for illustration. We used a framework based on four categories of factors for building resilience: (1) learning to live with change and uncertainty; (2) nurturing diversity for reorganization and renewal; (3) combining different kinds of knowledge; and (4) creating opportunity for self-organization. Under each category, the cases generated a number of items for building resilience, and potential surrogates of resilience, that is, variables through which the persistence of SES emerging through change can be assessed. The following factors were robust across all five lagoon SES cases: learning from crisis, responding to change, nurturing ecological memory, monitoring the environment, and building capacity for self-organization and conflict management.
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Nesta seção do curso são discutidos os elementos econômicos associados ao uso e exploração de recursos naturais não renováveis.
Dinâmica de Exploração dos Recursos sem regulação
Regulação de exploração de recursos não renováveis
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Textos da Revista Tellus
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Deverão ser entregues dois trabalhos para avaliação final:
1- Relatórios sobre sustentabilidade dos Povos Indígenas no MS (Guarani, Kadiweu, Terena)
2- Respostas das 5 questões formulandas.
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Trabalho deverá seguir a abordagem de Ostrom e incluindo os videos da USP, os artigos sobre manejo de recursos e outros documentos. Os trabalhos podem ser feitos em grupos de 3 pessoas. Roteiro
1. Povos
2. Territórios
3. Uso dos Recursos Naturais
4. Potencial de Sustentanbilidade (Sócio-Econômica-Ambiental)
5. Conclusões
O Material enviado nesta pasta não corresponde aos objetivos combinados. Aguardo a refornulação do trabalho até 6 dezembro.
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Presença
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