Programação

    • 1. Trazer um conjunto de critérios os quais julga necessários para avaliar um projeto de ensino de física.

      2. Liste um conjunto de conteúdos de física que, em sua opinião, são indispensáveis para um estudante do ensino médio.

    • MOREIRA, M.A. & AXT R. A questão das ênfases curriculares e a formação do professor de ciências. Cad. Cat. Ens. Fis., vol. 3, n.2,p. 66-78, 1986.

    • 1. Quais as concepções curriculares citadas pelos autores? Descreva cada uma delas sucintamente.

      2. Em sua opinião qual é a melhor ênfase curricular que pode ser adotada? E a pior? Explique por quê?

    • KRASILCHIK, M. O professor e o Currículo de Ciências. São Paulo EDUSP. p. 5-21, 1987.

    • 1. Descreva de forma sintética os principais objetivos do ensino médio durante os períodos analisados pela autora.

      2. Em que época os currículos estrangeiros começaram a ser importados na forma de projetos de ensino?

      3. Quais as razões, apontadas pela autora, para a tendência, em diversas nações, do desenvolvimento de projetos próprios em vez serem realizadas adaptações ou traduções de projetos estrangeiros?

    • ALVARENGA, B. Livro didático: análise e seleção. In Tópicos em Ensino de Ciências. Moreira & Axt (orgs.). Porto Alegre: Sagra. p. 18-46.1991.

    • 1. Em sua opinião quais são os principais problemas para se selecionar um livro texto?

      2. Descreva alguns dos critérios definidos pela autora para avaliação de um livro-texto.

      3. Dentre as propostas de trabalho para a análise de materiais didáticos qual você acha mais completa? Por quê?

    • FRACALANZA, Livros didáticos × Projetos de ensino. In O Livro Didático de Ciências no Brasil. Campinas: UNICAMP.127-152.2006

    • 1. Descreva a diferença entre “nível de fato” e “nível de propósito” segundo os autores do texto.

      2. Quais são os principais fatores citados pelos autores, que contribuíram para a pequena aceitação dos projetos brasileiros?

    • GASPAR, A., Cinqüenta Anos de Ensino de Física: Muitos Equívocos,Alguns Acertos e a Necessidade de Recolocar o Professor no Centro do Processo Educacional, Rev. Estudos da Educação, Ano 13, n. 21, 2004, p. 71-91

    • 1. Quais as razões apontadas para o fracasso do PSSC, Harvard, Nuffield, o PEF?

      2. Qual o papel do professor no projeto “Física Auto Instrutivo” (FAI)? E qual a percepção do autor com relação ao aprendizado dos alunos?

      3. Qual o único projeto que, na opinião do autor, não segue uma linha “construtivista”? Por quê?

      4. Segundo o autor qual o papel do professor dentro de uma visão vigotskiana?

    •  MEGID&FRACALANZA O livro didático de Ciências: problemas e soluções.In O Livro Didático de Ciências no Brasil. Camp.: UNICAMP.153-171.2006.

    • 1. Qual a crítica que os autores fazem aos critérios utilizados no PNLD (a partir de 1996) em relação aos critérios estabelecidos em 1994?

      2. Dos critérios utilizados no PNLD para a análise de livros didáticos de Ciências do Ensino
      Fundamental I, com quais concorda? Com quais discorda? Quais seriam desnecessários?

      3. Dos livros didáticos de física com que você já trabalhou, quais poderiam ser aprovados segundo os critérios enunciados no PNLEM?