Programação
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Objetivo:
Introduzir o aluno ao mundo da análise econômica, destacando o modo de pensar do economista, seu vocabulário, as ferramentas à sua disposição, e aplicando-as a problemas da atualidade. Desenvolver a capacidade acompanhar o noticiário econômico e compreender a natureza das discussões envolvidas. Preparar e motivar o aluno para os cursos avançados que fará nos anos seguintes.
Habilidades a serem adquiridas:
Reconhecer a complexidade do sistema econômico e suas relações fundamentais
Utilizar o instrumental gráfico para análise dos problemas
Apreender o significado dos termos básicos da linguagem utilizada pelos economistas
Reconhecer introdutoriamente os temas principais tratados no curso de economia
Bibliografia
Manual: Introdução à Economia, N.G. Mankiw, Ed. Pioneira-Thomson Learning (M)
Alternativa: Introdução à Economia, B. Guimarães, C.E. Gonçalves, Editora Campus-Elsevier (A)
Acompanhamento: Economia sem Truques: O mundo a partir das escolhas de cada um, B. Guimarães, C. E. Gonçalves, amazon.com.br (EST)
Conteúdo
Introdução - [(M) Cap. 1-2; (A) Cap. 1; (EST) Cap. 1]
Interdependência e ganho de comércio - [(M) Cap. 3; (A) Cap. 18; (EST) Cap. 16]
As forças de mercado da Oferta e da Demanda - [(M) Cap. 4; (A) Cap. 2; (EST) Cap. 3, 6]
Elasticidade e aplicações - [(M) Cap. 5; (A) Cap. 4]
Oferta, demanda e políticas governamentais - [(M) Cap. 6; (EST) Cap. 8, 18]
Mercados, eficiência e bem-estar - [(M) Cap. 7, 8, 9]
Falhas de mercado - [(M) Cap. 10, 11; (A) Cap. 8, 10; (EST) Cap. 2, 9]
Tributos - [(M) Cap. 12; (A) Cap. 10, 20; (EST) Cap. 11, 13]
As decisões das empresas - [(M) Cap. 13, 14; (A) Cap. 3, 4; (EST) Cap. 5]
Estruturas de mercado - [(M) Cap. 15, 16, 17; (A) Cap. 3, 4]
Economia do mercado de trabalho - [(M) Cap. 18, 19; (A) Cap. 6; (EST) Cap. 4, 14]
Distribuição de renda - [(M) Cap. 20; (A) Cap. 9; (EST) Cap. 10, 15]
Quantificando a economia nacional - [(M) Cap. 22; (A) Cap. 11]
Calculando o custo de vida - [(M) Cap. 23]
Moeda e inflação - [(M) Cap. 27,28; (A) Cap. 12Método
Os temas serão abordados em aulas expositivas e em discussões em grupo, a partir de textos ilustrativos do assunto em discussão.
Haverá trabalhos individuais e em grupos. Alguns desses constituirão textos a serem entregues em papel. Em outros casos, além do texto, será solicitada a preparação de slides, que serão apresentados pelo(s) aluno(s) em aula.
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Avaliação
A avaliação será feita a partir de três provas escritas (com uma substitutiva) e de trabalhos. As provas terão peso idêntico e entrarão na média final com peso 0,8; os trabalhos, com peso 0,2.
As provas serão realizadas em 19 de abril, 26 de maio e 28 de junho. A prova substitutiva ocorrerá em 30 de junho e será aplicada apenas aos alunos que tenham, justificadamente, perdido uma das provas regulares.
Horário de atendimento do professor
O professor permanece na FEA diariamente, entre 8:00h e 17:00h, podendo ser procurado a qualquer tempo. Especificamente para atender aos alunos do curso, estará à disposição às 3ªs e 5ªs feiras, entre 14:00h e 15:00h, e às 4as feiras, entre 20:00h e 21:00h, no FEA2, 1º. Andar, Sala 107c.