Programação
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Prezad@s Participantes da ECO 5006 de 2017,
Bem vind@s ao curso de Ecologia Evolutiva Humana deste ano, em nível de pós graduação.
Nesta primeira aula foi apresentada uma introdução sobre Ecologia Evolutiva Humana: foco de estudo, origem e comentado sobre interdiscicplinaridade e interfaces de metodologias e referenciais teóricos.
Encontram-se anexados à presente mensagem, os arquivos de apoio a essa aula:
- slides usados em aula
- 3 trabalhos científicos para auxiliar a compreensão introdutória da Ecologia Evolutiva Humana, seu contexto, abordagens e perspectivas de trabalho.
(Sugiro a ordem de leitura dos trabalhos: Molina, Lui, Piva-Silva primeiro, depois aos que desejarem resgatar o histórico da EH: Begossi, e posteriormente, mas necessariamente: Bates e Tuker!!)
Um bom semestre a tod@s nós!
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s,
Em nossa segunda aula começamos nossa revisão de conceitos e processos ecológicos básicos.
Segue anexado arquivo de apoio com que trabalhamos nessa aula.
Segue também texto de apoio de Carmo, Dagnino e Johansen (2014) o qual relaciona conceitos estudados em aula à questão do consumo urbano de água no Brasil.
Carmo, Dagnino, Johansen Transição demográfica e transição do consumo urbano de água no Brasil. R. Bras. Est. Pop., Rio de Janeiro, v. 31, n.1, p. 169-190, jan./jun. 2014.
e: http://exame.abril.com.br/brasil/o-ranking-do-servico-publico-nas-100-maiores-cidades-do-brasil/
Durante a aula também continuaremos a assistir ao documentário de Sebastião Salgado: O Sal da Terra.
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s,
Na terceira aula concluimos o trabalho com o arquivo iniciado na aula anterior, revendo conceitos e processos ecológicos básicos.
Assitimos ao breve documentário:
http://www.updateordie.com/2016/06/11/pessoas-se-emocionando-com-sua-real-origem-atraves-do-dna/
e ao ted talk: https://www.ted.com/talks/geoffrey_west_the_surprising_math_of_cities_and_corporations?language=pt-br
A questão do início da próxima aula abrangerá uma reflexão sobre esses conteúdos acima descritos e das páginas 11 a 18 do artigo de Carmo, Dagnino e Johansen (2014) anexado à aula passada
Um cordial abraço,
SMGM
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Prezad@s participantes da Eco 5006-2017,
Na aula dessa semana pretendemos avançar em nossa revisão sobre ecologia e evolução (arquivo de apoio anexado) e concluir o documentário o Sal da Terra.
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s,
Planejamos finalizar nessa aula conceitos e processos ecológico-evolutivos e uma breve revisão de paleologia (arquivos de apoio anexados).
Também pretendemos rever a elaboração de projetos e relatórios científicos.
Um cordial abraço,
Silvia
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Prezad@s,
Nesta aula revimos a evolução hominínia em seus aspectos principalmente de biologia e morfologia, bem como possível árvore filogenética. Também assistimos a entrevista com o prof. Valter Neves do IB/USP.
(Arquivo de apoio anexado)
Um cordial abraço,
Silvia
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Prezad@s,
Nesta aula abordamos o estudo da evolução hominínea com ênfase na expansão do gênero Homo e em aspectos culturais e assistimos a parte do documentário Walking with Caveman, da BBC de Londres.
O arquivo de apoio está anexado a esta mensagem.
Anexo também dois artigos científicos complementares (leitura opcional) sobre neandertais localizado por Felipe Goulart Gonçalvez.
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s,
Nesta aula, complementamos o estudo da pré-história brasileira e iniciamos nosso estudo das estratégias alimentares humanas do ponto de vista da Ecologia (arquivo de apoio anexado).
Está anexada a essa aula também a primeira prova escrita que deverá ser devolvida em 17/05.
E ainda, está anexado como leitura complementar opcional o artigo da Nature referente ao provável recuo de 100 mil anos na ocupação humana da América.
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s,,
Nessa aula concluimos nossos estudos sobre estratégias de forrageio, apresentando exemplos de aplicação da teoria no estudo da ecologia alimentar de humanos na América do Sul.
Em seguida, iniciamos o estudo de Ecologia Cultural em sua interface com a Ecologia Evolutiva Humana. Estudamos modos de produção e modelos de subsistência.
Os arquivos de apoio estão anexados.
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s,
Nessa aula estudamos a interface da Ecologia Evolutiva Humana com a Ecologia Cultural: com ênfase nos sistemas de parentesco e residência e como esses se relacionam com os modos de produção.
O arquivo de apoio utilizado já foi anexado à aula passada.
Assitimos ao documentário "Camelos também choram", o qual será utilizado na questão do início da próxima aula. Seguem abaixo alguma informações relevantes ao nosso contexto de estudos, relacionadas a este documentáiro. Muito mais informações podem facilmetne ser encontradas na internet.
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O documentário Camelos Também Choram, de 2003 (vários prêmios além de indicação para o Oscar), foi o “TCC” de seus diretores: Byambasuren Davaa (descendente de pastores mongóis) e Luigi Falorni (italiano). Ambos pretendiam registrar a vida desse modo de produção e modelo de subsistência tão antigo entre humanos. Tudo que foi registrado de fato ocorreu enquanto estiveram entre os pastores.
O documentário foi inteiramente realizado no deserto de Gobi na Mongólia, onde enfrentaram tempestades de areia que manteve a equipe de filmagens dentro de abrigos por dias e dias seguidos.
Os pastores nômades filmados lutam com muitas dificuldades além dessas tempestades, como o risco de lobos das estepes devorarem os animais recém-nascidos e o êxodo de jovens. Foi necessária ajuda do governo mongol para localizarem uma família que reunisse quatro gerações ainda vivendo juntas e trabalhando no pastoreio de modo tradicional.
Janchiv, o patriarca da família, embora ouça rádio, se opõe a inovações como a televisão. Ugna, o pequeno menino que vai ao Centro Aimak deseja trazer a TV para o convívio da família. Seu irmão mais velho, Dude, já foi estudar na cidade, mas solicitou retornar ao convívio da família, decidindo-se por ser pastor e não assumir outra profissão.
O ritual HOOS cantado por Odgoo reflete o saber tradicional daquele grupo humano, no trato com animais, e também possui correlatos com outros sons associados a outros animais, como ovelhas.
O próprio instrumento musical tradicional, chamando Morin Khuur, uma rabeca de duas cordas, emite som extremamente parecido com o som dos camelos e é ensinado no Centro Aimak, juntamente com músicas ocidentais tocadas em um instrumento ocidental, como o piano e danças ocidentais. Também se constata que o próprio centro Aimak conter elementos da vida urbana ocidental entrelaçados no cotidiano com elementos tradicionais do local.
Observamos ainda, evidenciadas nos nomes do elenco, a estrutura familiar e as relações de parentesco no grupo de pastores:
Os mais idosos: Janchiv Ayurzana e Chimed Ohin
A segunda geração: Amgaabazar Gonson e Zeveljamz Nyam
Da terceira geração: Ikhbayar Amgaabazar e Odgerel Ayusch (“Odgoo”)
Da quarta geração os filhos:
Enkhbulgan Ikhbayar – Dude – que já estudou na cidade e retornou
Uuganbaatar Ikhbayar – o pequeno Ugna que deseja uma TV
Guntbaatar Ikhbayar – “Guntee”, a menininha que chora bastante durante as filmagens e em diversas cenas fica amarrada pela cintura dentro da habitação típica desses pastores do deserto (yurta)
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Silvia
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Prezad@s,
Nessa aula abordamos:
- conteúdos sobre sistemas de parentesco
- o importante assunto da Territorialidade
- Etnociências, com o destaque da metodologia qualitativa para a coleta de dados.
Os dois primeiros itens já constam em arquivo anexado em aula anterior.
O arquivo referente a etnociências encontra-se anexado à presente mensagem.
Também está anexado um breve arquivo complementar de leitura opcional, sobre os Tipos Psicológicos, de acordo com Jung. Para os que desejarem identificar o próprio tipo psicológico de acordo com essa teoria, o site inspiira.org (dois "is" no inpiira) oferece um teste gratuito de boa qualidade.
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s,
Nessa aula concluímos nosso estudo sobre etnociências e aprofundamos nossa revisão sobre pesquisa qualitativa e assistimos ao documentário: A grande dança", dos irmãos Foster.
Segue anexado arquivo de apoio sobre metologia de pesquisa qualitativa.
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s,
Nessa aula estudamos a interação genes, cultura e ambiente sob o ponto de vista da antropologia e como a visão sobre essa interação evoluiu ao longo do tempo na história humana. (arquivos 13a e 13b)
Em seguida foram apresentados os conceitos báscios relativos à Sociobiologia e à Sociobiologia Revista (arquivo 13c).
Seguem os arquivos de apoio anexados, lembrando que no arquivo 13b usado em aula, há também conteúdo complementar à aula, de leitura recomendada.
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s,
Nessa aula abordamos a interação genes cultura como um processo coevolutivo e a psciologia evolutiva (esta noarquivo interfaces-2. Neste arquivo há também dois temas complementares com leitura recomendada: a percepção ambiental e a psicologia ambiental.
Também está disponível arquivo sobre epigenética. (Em sala vimos fragmento de palestra com exemplos de epigenética. Nesse arquivo há outros exemplos e a compração da visão clássica da biologia evolutiva com a visão revolucionada pela epigenética).
Os arquivos de apoio encontram-se anexado.
Também discutimos a segunda prova. O arquivo da prova e os dois arquivos de slides a serem consultados para a prova encontram-se também anexados.
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s,
Nessa aula aboradaremos os temas de Biologia Cultural e Media Ecology.
Os arquivos de apoio estão anexados a essa mensagem.
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s,
Pretendemos assistir a um filme significativo no contexto da ecologia humana para facilitar a integração de conhecimentos estudados ao longo do curso - e usar como tópico de exemplos e discussões na 2a prova teórica.
Cordialmente,
Silvia