Programação

  • Durante o semestre os alunos devem fazer uma proposta de projeto de experimento, de iniciativa própria, a ser executado pelos mesmos e ter seus resultados apresentados em forma de relatório científico e pôster, este último a ser apresentado para todo o IFUSP em uma semana dedicada para este fim. O espírito do projeto é fazer uma investigação científica de algum fenômeno natural que motive o grupo. 

    Cada projeto será proposto e executado por uma equipe que corresponde a TRÊS grupos de laboratório (seis alunos), de uma mesma turma. O tema do experimento é livre mas deve ser cientificamente consistente, utilizando o método científico como ferramenta investigativa e fazer uso das ferramentas e técnicas de tomada de dados e análise exploradas nas disciplinas experimentais do bacharelado do IFUSP. Encoraja-se que os grupos procurem laboratórios de pesquisa e docentes que possam orientar na execução dos projetos. Além disto, os equipamentos dos laboratórios didáticos estarão à disposição para uso, desde que não seja necessário modifica-los e/ou destruí-los.

    Até as datas de 30/9 (diurno) ou 2/10 (noturno), as equipes devem entregar uma proposta, por escrito, do projeto a ser executado. Esta proposta, de aproximadamente 3-4 páginas, deve conter:

    1. Título do projeto.
    2. Nome dos participantes e responsabilidade de cada um no projeto.
    3. Um breve resumo contendo os objetivos do projeto e resultados esperados.
    4. A fundamentação teórica que permita executar o projeto (não é necessário muitos detalhes).
    5. Uma descrição dos equipamentos a serem utilizados e técnicas de análise de dados.
    6. Uma estimativa do tempo necessário para execução do projeto.

    A partir desta proposta o professor responsável pelos alunos fará uma avaliação do projeto, se ele é factível, se os fundamentos são razoáveis e se não há risco para pessoas e/ou equipamentos. Pode ser necessário a apresentação de um segundo projeto ou de correções na proposta encaminhada, dependendo da avaliação do professor.

    A NÃO ENTREGA DA PROPOSTA DO PROJETO ACARRETA EM PERDA DE PONTOS NA AVALIAÇÃO FINAL DO GRUPO.

    Encoraja-se que o grupo execute o projeto durante todo o semestre. Contudo, as semanas de 10/11 a 28/11 serão exclusivamente dedicadas a este fim, não havendo atividades de experimentos regulares da disciplina.

    O grupo deve fazer um pôster, a ser impresso na gráfica do IFUSP, que será apresentado na semana de 1/12 a 5/12 para ser avaliado pela equipe de professores e monitores da disciplina. Ao final desta semana o grupo deve apresentar um relatório final do projeto ao professor para avaliação.

    Maiores detalhes serão discutidos durante as aulas da disciplina.