Economia Monetária
Economia Monetária
Objetivos
Proporcionar ao aluno as ferramentas analíticas necessárias para analisar a política monetária e o funcionamento do banco central.
Bibliografia básica
CECCHETTI, Stephen G. Money, Banking, and Financial Markets – second edition. Boston: McGraw-Hill / Irwin, 2008.
1)Tópicos
1.1) Introdução
A moeda possui as funções básicas de ser, ao mesmo tempo, um intermediário de trocas; um denominador comum de preços (unidade de medida) e reserva de valor. Segundo o conceito tradicional sua oferta é dada pela disponibilidade de ativos financeiros de liquidez imediata, os chamados meios de pagamento.
1.2) Mercados financeiros
Estruturado objetivando controlar a liquidez da economia. Os papéis negociados servem como referência para a taxa de juros.
1.3) Instituições Financeiras
Instituição financeira é uma organização cuja finalidade é otimizar a alocação de capitais financeiros próprios e/ou de terceiros, obedecendo uma co-relação de risco, custo e prazo que atenda aos objetivos dos seus patrocinadores (no sentido da palavra inglesa stakeholder), incluindo pessoas físicas ou jurídicas que tenham interesses em sua operação
1.4) Banco Central e a Condução da Política Monetária
Entre as principais atribuições do Banco Central, destacam-se a condução das políticas monetária, cambial, de crédito e de relações financeiras com o exterior; a regulação e a supervisão das instituições que integram o Sistema Financeiro Nacional.
1.5) Finanças Internacionais e Política Monetária
Finanças Internacionais é uma das duas grandes subáreas da Economia Internacional. As relações econômicas internacionais entre os países têm aumentado cada vez mais pós 2ª Guerra Mundial. Esta integração se reflete não apenas num forte crescimento no volume e na diversidade de comércio internacional, mas também numa explosão nas transações financeiras internacionais
1.6) Teoria Monetária
Quando estamos falando de política monetária, estamos nos referindo às ações do governo no sentido de controlar as condições de liquidez da economia.