Programação

  • Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP)


    A Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP) é uma forma estruturada de analisar e solucionar problemas da rotina diária das organizações, também conhecida como QC Story, oriunda do movimento da Qualidade Total no Japão.


    ATENÇÃO: O primeiro passo para o desenvolvimento do projeto será o da aplicação do MASP

    Arquivos: 4 URLs: 3
  • Resolução de Problemas: como treinar um time orientado a soluções

    Rótulos: 2
  • "Case”: Locação de ferramentas e equipamentos

    Arquivo: 1 Tarefa: 1
  • Cursos Endeavor

    A Endeavor acredita que o empreendedorismo é a maior alavanca econômica para desenvolver um país, por isso trabalhamos para ajudar empreendedores a se tornarem cada vez melhores em um ambiente de negócios melhor.


    Os cursos da Endeavor são 100% gratuitos e por meio de aulas ministradas por alguns dos especialistas mais brilhantes do país, além de diversos cases de empreendedores e ferramentas práticas, esperamos te ajudar a levar seu negócio a outro patamar.

    ATENÇÃO: a realização dos dois cursos abaixo valem pontos na disciplina.


    URLs: 2
  • ANALISE SWOT

    URLs: 10 Rótulo: 1 Arquivos: 2
  • Termo de Abertura, Gráfico de Gantt e 5W2H

    Arquivos: 3 Rótulos: 5 URLs: 14
  • ANÁLISE SWOT


    Rótulos: 2
  • ORGANOGRAMA


  • DIAGRAMA DE ISHIKAWA


    Rótulos: 2
  • SCRUM


    Papeis desempenhados no Scrum e definições

     

    Papeis
     1)       Owner

    É o dono do processo, ele representa o cliente. Age como se fosse o cliente e avaliar se o produto satisfaz as necessidades do cliente

    • ·    Representa o Cliente
    • ·    Define
    • ·    Prioriza e,
    • ·    Organiza o Product Backlog
    2)     Scrum Master

    ·    Garante a compreensão do projeto pelo time e sua execução

    • Lidera
    • Verifica andamento do Sprint e o prazo da entrega
    • É responsável pela produtividade do time
    • É o facilitador

     

    3)       Time Scrum

    ·    Junto ao Scrum Master e ao Owner desenvolvem o projeto

    ·    São auto organizados e trans-funcionais.

     Definições

    4)        Product Backlog

    ·    Lista das funcionalidades que um produto (bem ou serviço) deve ter para que atenda as necessidades e desejos do cliente

     

    5)        Sprint

    ·    Reunião de planejamento a avaliação de ações

      

    Passos do Scrum

     

    1)        Defina o Product Backlog

    a)  Liste as funcionalidades que o produto deve ter (toma como base as definições do Owner)
    b)  Analise cada Backlog
    c)   Verifique as facilidades que são factíveis
    d)  Classifique as facilidades usando o Fibonacci Poker em pequena, média e grande prioridade.

     

    2)        Sprint

    a)  Faça reuniões periódicas (defina a periodicidades – use sistemas on line para se reunir)

    b)  Defina o Sprint Backlog (alvo principal a ser seguido no Sprint)

    c)   Defina o tempo de realização (use o Fibonacci Poker)

    d)  Estabeleça as responsabilidades

    e)  Torne o trabalho concreto

    f)    Crie um Scrumboard (Kanban) –

    A fazer, Fazendo, Feito (use o Trello)

     

    3)        Reuniões periódicas (na vida real são reuniões diárias de 15 min. em que as pessoas conversam de pé)

    a)  Defina um horário bom para todos (a presença de todos é imprescindível)

    b)  Faça rodadas objetivas

    ü O que fizemos?

    ü O vamos fazer?

    ü O que está impedindo a realização do Sprint?

    ü Registre as respostas.

     

    4)        Sprint Review - Dod[1] (15 min. as sextas no final da aula)

    a)        Quais foram as entregas da semana (somente o que foi de fato feito, não vale estamos terminando)

    b)        Use o Trello

    c)         Faça Feedback com a equipe

    d)        Redefina prazos (Fibonacci Poker)


    [1] Definition of Done


    =====================================================================================

    Fibonacci Poker

    Número

    0 = tarefa sem importância

    1, 2, 3, 5, 8, 13, 21 = importância atribuida à tarefa

    ? = não me sinto confortável para atribuir valor à tarefa

    Café = vamos tomar um café, estou cansado, quero raciocinar melhor (não dá para ter café o tempo todo, né? Use com parcimônia, Não fuja da responsabilidade)



    URLs: 5 Rótulo: 1 Questionário: 1
  • Entrega dos trabalhos finais

    Tarefa: 1
  • Tópico 13

    Destaque
    Questionário: 1
    • Um primeiro questionário foi preenchido com as suas expectativas em relação à metodologia SCRUM de trabalho. Agora, após as apresentações, queremos saber quais foram as suas impressões a respeito do método depois de utilizá-lo. Favor responder entre 06/07 e 13/07.