Programação
-
-
============================================================================================
-
Projeto Aprendizagem com Extensão
Detalhamento da metodologia, forma de apresentação do trabalho e avaliaçâo++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
-
Fórum aberto para discussão dos objetivos e escopo do projeto
-
Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP)
A Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP) é uma forma estruturada de analisar e solucionar problemas da rotina diária das organizações, também conhecida como QC Story, oriunda do movimento da Qualidade Total no Japão.
ATENÇÃO: O primeiro passo para o desenvolvimento do projeto será o da aplicação do MASP
Arquivos: 4 URLs: 3 -
Resolução de Problemas: como treinar um time orientado a soluções
Áreas de texto e mídia: 2 -
"Case”: Locação de ferramentas e equipamentos
Arquivo: 1 Tarefa: 1 -
Cursos Endeavor
A Endeavor acredita que o empreendedorismo é a maior alavanca econômica para desenvolver um país, por isso trabalhamos para ajudar empreendedores a se tornarem cada vez melhores em um ambiente de negócios melhor.
Os cursos da Endeavor são 100% gratuitos e por meio de aulas ministradas por alguns dos especialistas mais brilhantes do país, além de diversos cases de empreendedores e ferramentas práticas, esperamos te ajudar a levar seu negócio a outro patamar.ATENÇÃO: a realização dos dois cursos abaixo valem pontos na disciplina.
URLs: 2 -
ANALISE SWOT
URLs: 10 Área de texto e mídia: 1 Arquivos: 2 -
Termo de Abertura, Gráfico de Gantt e 5W2H
Arquivos: 3 Áreas de texto e mídia: 5 URLs: 14 -
ANÁLISE SWOT
Áreas de texto e mídia: 2 -
ORGANOGRAMA
-
DIAGRAMA DE ISHIKAWA
Áreas de texto e mídia: 2 -
SCRUM
Papeis desempenhados no Scrum e definições
Papeis
1) Owner
É o dono do processo, ele representa o cliente. Age como se fosse o cliente e avaliar se o produto satisfaz as necessidades do cliente
- · Representa o Cliente
- · Define
- · Prioriza e,
- · Organiza o Product Backlog
2) Scrum Master
· Garante a compreensão do projeto pelo time e sua execução
- Lidera
- Verifica andamento do
Sprint e o prazo da entrega
- É responsável pela
produtividade do time
- É o facilitador
3) Time Scrum
· Junto ao Scrum Master e ao Owner desenvolvem o projeto
· São auto organizados e trans-funcionais.
Definições
4) Product Backlog
· Lista das funcionalidades que um produto (bem ou serviço) deve ter para que atenda as necessidades e desejos do cliente
5) Sprint
· Reunião de planejamento a avaliação de ações
Passos do Scrum
1) Defina o Product Backlog
a) Liste as funcionalidades que o produto deve ter (toma como base as definições do Owner)
b) Analise cada Backlog
c) Verifique as facilidades que são factíveis
d) Classifique as facilidades usando o Fibonacci Poker em pequena, média e grande prioridade.2) Sprint
a) Faça reuniões periódicas (defina a periodicidades – use sistemas on line para se reunir)
b) Defina o Sprint Backlog (alvo principal a ser seguido no Sprint)
c) Defina o tempo de realização (use o Fibonacci Poker)
d) Estabeleça as responsabilidades
e) Torne o trabalho concreto
f) Crie um Scrumboard (Kanban) –
A fazer, Fazendo, Feito (use o Trello)
3) Reuniões periódicas (na vida real são reuniões diárias de 15 min. em que as pessoas conversam de pé)
a) Defina um horário bom para todos (a presença de todos é imprescindível)
b) Faça rodadas objetivas
ü O que fizemos?
ü O vamos fazer?
ü O que está impedindo a realização do Sprint?
ü Registre as respostas.
4) Sprint Review - Dod[1] (15 min. as sextas no final da aula)
a) Quais foram as entregas da semana (somente o que foi de fato feito, não vale estamos terminando)
b) Use o Trello
c) Faça Feedback com a equipe
d) Redefina prazos (Fibonacci Poker)
[1] Definition of Done
=====================================================================================
Fibonacci Poker
Número
0 = tarefa sem importância
1, 2, 3, 5, 8, 13, 21 = importância atribuida à tarefa
? = não me sinto confortável para atribuir valor à tarefa
Café = vamos tomar um café, estou cansado, quero raciocinar melhor (não dá para ter café o tempo todo, né? Use com parcimônia, Não fuja da responsabilidade)
URLs: 5 Área de texto e mídia: 1 Questionário: 1 - · Representa o Cliente
-
Entrega dos trabalhos finais
Tarefa: 1 -
Tópico 13
DestaqueQuestionário: 1-
Um primeiro questionário foi preenchido com as suas expectativas em relação à metodologia SCRUM de trabalho. Agora, após as apresentações, queremos saber quais foram as suas impressões a respeito do método depois de utilizá-lo. Favor responder entre 06/07 e 13/07.
-