Programação

  • Geral

    PSI 2591 - PROJETO DE FORMATURA I

    Primeiro Semestre de  2017

    Prof. Dr. Antonio Carlos Seabra

    Prof. Dr. Marcelo Knörich Zuffo

    Objetivos:

    Esta disciplina visa orientar os alunos a elaborar, desenvolver e apresentar um projeto de trabalho específico na área Engenharia de Sistemas Eletrônicos. Na disciplina projeto de formatura I o objetivo é orientador os alunos a propor, conceber, projetar e apresentar uma prova de conceito em Engenharia de Sistemas Eletrônicos, tomando vantagem dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.


    Goals:

    This course aims to guide students to develop, develop and present a specific work project in the area of Electronic Systems Engineering. In the project graduation course,  the objective is to guide students to propose, design, design and present a proof of concept in Electronic Systems Engineering, taking advantage of the knowledge acquired during the course.

  • A01: 10/03/2017

    Tema: Aula inaugural.

    Apresentação da disciplina. Discutir Equipes e Projetos. Objetivos, Critérios de Avaliação, Datas e Produtos, Definição do Tema e Orientador(es).


  • A02: 17/03/2017

    Tema:  Metodologias Científica e de Engenharia. Necessidades do Cliente (Marketing) e Objetivos do Projeto

    Embora muito parecidas, a metodologia científica cria uma hipótese a ser provada e desenvolve o processo de prova dessa hipótese. Por sua vez, a metodologia de engenharia trata de um problema ou desafio e desenvolve o processo de escolha e implementação de uma solução para esse problema. Nesta aula discutiremos as semelhanças e a s diferenças dessas duas abordagens.

  • A03: 31/03/2017

    Tema: Especificação dos Requisitos do Cliente (de Marketing)

    Uma vez definido um foco para o projeto, devemos estabelecer claramente definir quais os requisitos, do ponto de vista do cliente, devem ser atendidos. Esses requisitos não são exatamente técnicos. Por exemplo "alertar o motorista se outro veículo estiver mais próximo que 1 metro". A isso chamamos de requisitos do cliente ou requisitos de marketing. Nesta aula apresentaremos as técnicas para definir claramente os requisitos do cliente (marketing), como declará-los formalmente e como declarar os objetivos do seu projeto.

  • A04: 05/05

    Tema: Entregável A2 em Projeto de Formatura 1. Requisitos de Engenharia

    Uma vez estabelecidos os requisitos do cliente (marketing) deve-se transformá-los em requisitos de engenharia do projeto. É a partir desse momento que o projeto começa a tomar corpo do ponto de vista técnico. Esta aula mostra como estabelecer os requisitos de engenharia à partir dos requisitos de marketing.

  • A05 Parte 1: 12/05/2017

    Tema: Decomposição Funcional, Avaliação de Sistemas Eletrônicos.

    Uma vez definido o conceito do projeto, como decompomos a suas partes do ponto de vista técnico? Como garantimos que o que estamos fazendo está de acordo com os requisitos do cliente?

  • A05 parte2: 12/05/2017

    Tema: Modelos Comportamentais

    Muitas vezes a decomposição funcional precisa de uma linguagem mais apropriada para apresentar o conceito (solução) escolhido. Um caso marcante é quando parte da solução será implementada em software. Nesse caso os especialistas lançam mão de modelos comportamentais para projetar o software adequadamente. Dado seu grande poder, modelos comportamentais são cada vez mais utilizados em outros projetos de engenharia, não apenas de software. Veremos alguns tipos de modelos comportamentais, em especial o modelo UML que hoje é muito utilizado mesmo no projeto de circuitos integrados.

  • A08 - Segunda Entrega

    Os alunos tem o prazo de 31/05 a meia noite para o depósito da segunda entrega. O documento tem que ter identificado pelo GRUPO-AXX.a2 - Título . O número do projeto e o título estão na planilha em seções anteriores.

    O link para a marcação das apresentações encontra-se abaixo:
    http://doodle.com/poll/tuw7hxhs6fubgaqz
    As apresentações terão 10 minutos das 13:00 as 15:00.


    • A09: Terceira e Última Entrega

      Nesta última entrega combinamos:

      a) Os grupos terão até meia noite do dia 08/07 para entrega dos seguintes produtos:

      A3.a - Monografia FINAL do projeto do projeto em formato ABNT, com todo os insumos do projeto do projeto: título, resumo, palavras chaves, introdução, declaração da necessidade, declaração do problema, pesquisa circunstânciada na literatura, árvore dos objetivos, requisitos de marketing, requisitos funcionais, e não funcionais, descrição funcional, detalhamento da solução e conceito, riscos do projeto, cronograma, orçamento.

      A3.b. Poster conforme modelo anexo a esta seção

      a3.c apresentação em power point.

      As apresentações podem ser marcadas neste link abaixo

      http://doodle.com/poll/bh9yw5hmh4nxe2gp

      NESTA FASE É FUNDAMENTAL A PRESENÇA DO ORIENTADOR






    • A10: 13/05

      Tema: Elaboração de Documentação

      A Sra Ana Maria Badiali, bibliotecária da elétrica, explica como elaborar uma documentação nos padrões exigidos pela ABNT. O documento A2 deve ser apresentado no formato sugerido por ela.

    • A11: 03/05

      Tema: Entrega do relatório A2a e realização pelos alunos da apresentação A2b

      Vocês devem entregar a apresentação A2b na forma de slides PowerPoint ou PDF aqui no site até meia-noite de quinta feira, 02-06-2016. O grupo que não entregar no prazo não poderá fazer a apresentação.

      Dicas:

      Lembrem-se que a apresentação é de 5 minutos (em geral um slide de rosto com o nome do projeto e 5 ou 6 slides sobre o projeto) e que o professor fará mais 5 minutos de argumentação, visando colaborar no andamento de seu projeto.

      Treinem antes com o seu orientador para caber em 5 minutos!

      O relatório A2a e a apresentação A2b devem conter os itens que estamos abordando:

      - Necessidades do Cliente / Requisitos de Marketing

      - Objetivos a serem alcançados

      - Pesquisa de Levantamento da Situação

      - Requisitos de Engenharia

      - Opções (conceitos) e escolha da alternativa mais adequada

      - Decomposição funcional (ao menos até nível 1) incluindo modelos comportamentais se for o caso