Programação

  • PSI 2591 - PROJETO DE FORMATURA I

    Primeiro Semestre de  2017

    Prof. Dr. Antonio Carlos Seabra

    Prof. Dr. Marcelo Knörich Zuffo

    Objetivos:

    Esta disciplina visa orientar os alunos a elaborar, desenvolver e apresentar um projeto de trabalho específico na área Engenharia de Sistemas Eletrônicos. Na disciplina projeto de formatura I o objetivo é orientador os alunos a propor, conceber, projetar e apresentar uma prova de conceito em Engenharia de Sistemas Eletrônicos, tomando vantagem dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.


    Goals:

    This course aims to guide students to develop, develop and present a specific work project in the area of Electronic Systems Engineering. In the project graduation course,  the objective is to guide students to propose, design, design and present a proof of concept in Electronic Systems Engineering, taking advantage of the knowledge acquired during the course.

  • A01: 10/03/2017

    Tema: Aula inaugural.

    Apresentação da disciplina. Discutir Equipes e Projetos. Objetivos, Critérios de Avaliação, Datas e Produtos, Definição do Tema e Orientador(es).


  • A02: 17/03/2017

    Tema:  Metodologias Científica e de Engenharia. Necessidades do Cliente (Marketing) e Objetivos do Projeto

    Embora muito parecidas, a metodologia científica cria uma hipótese a ser provada e desenvolve o processo de prova dessa hipótese. Por sua vez, a metodologia de engenharia trata de um problema ou desafio e desenvolve o processo de escolha e implementação de uma solução para esse problema. Nesta aula discutiremos as semelhanças e a s diferenças dessas duas abordagens.

    • Neste vídeo, do curso "Engineering  Innovation and Design" do MIT, os professores Blade Kotelly e Joel E. Schindall apresentam o processo de projeto em 10 passos. Os alunos participam do curso apresentando argumentos contra ou a favor das propostas apresentadas pelos professores. A apresentação da aula 02 foi feita independentemente destes vídeos mas observe a similaridade de abordagem. Como mencionado no vídeo, boa ideias costumam se repetir independentemente ao longo da história.

    • Um bom design não depende apenas de tomadas de decisões técnicas, Neste vídeo, do curso "Engineering  Innovation and Design" do MIT, os professores Blade Kotelly e Joel E. Schindall mostram como grandes inovadores do século 20 abordaram o design inovador. Embora na disciplina estejamos enfocando muito mais os aspectos técnicos, é importante conhecermos todo o processo de criação, e perceber que podemos participar dele desde o início.

  • A03: 31/03/2017

    Tema: Especificação dos Requisitos do Cliente (de Marketing)

    Uma vez definido um foco para o projeto, devemos estabelecer claramente definir quais os requisitos, do ponto de vista do cliente, devem ser atendidos. Esses requisitos não são exatamente técnicos. Por exemplo "alertar o motorista se outro veículo estiver mais próximo que 1 metro". A isso chamamos de requisitos do cliente ou requisitos de marketing. Nesta aula apresentaremos as técnicas para definir claramente os requisitos do cliente (marketing), como declará-los formalmente e como declarar os objetivos do seu projeto.

  • A04: 05/05

    Tema: Entregável A2 em Projeto de Formatura 1. Requisitos de Engenharia

    Uma vez estabelecidos os requisitos do cliente (marketing) deve-se transformá-los em requisitos de engenharia do projeto. É a partir desse momento que o projeto começa a tomar corpo do ponto de vista técnico. Esta aula mostra como estabelecer os requisitos de engenharia à partir dos requisitos de marketing.

    • Uma vez definidas as necessidades do cliente e os objetivos do projeto, precisamos determinar os requisitos do sistema. Os requisitos de marketing são definidos a priori pelo cliente, cabendo à equipe técnica deteminar os requisitos de engenharia correspondentes e as especificações técnicas de cada um dos requisitos de engenharia. No vídeo a seguir trataremos desses assuntos.

    • Nesta atividade cada grupo deve fazer um primeiro detalhamento ESCRITO, que deve estar pronto para ser discutido na aula 5, contendo:

      1) Identificação do Problema (feito para o A1)

      2) Identificação das Necessidades do Cliente (feito para o A1) 

      3) Declaração de Necessidades do Cliente (feito para o A1)

      4) Declaração dos Objetivos do Projeto (feito para o A1)

      5) Pesquisa de levantamento da Situação (feito para o A1)

      6) Especificação de Requisitos de Engenharia (Elaborar para a aula 05)

      Para isso utilize o arquivo abaixo que contém um guia de elaboração desses itens. Espera-se que isso gere um documento de aproximadamente 2 páginas contendo os itens 1 a 4 acima. Neste momento a Identificação das necessidades envolve apenas os passos 1 e 2 contidos no guia. Na aula discutiremos com cada grupo o seu documento. Estima-se que vocês levem, em grupo, de 1 a 2 horas para elaborar o documento.

    • Este formulário deve ser preenchido individualmente por cada interessado no projeto após a definição e especificação técnica dos requisitos de engenharia. Ele serve de apoio para verificar se os requisitos de engenharia estão bem propostos.

  • A05 Parte 1: 12/05/2017

    Tema: Decomposição Funcional, Avaliação de Sistemas Eletrônicos.

    Uma vez definido o conceito do projeto, como decompomos a suas partes do ponto de vista técnico? Como garantimos que o que estamos fazendo está de acordo com os requisitos do cliente?

  • A05 parte2: 12/05/2017

    Tema: Modelos Comportamentais

    Muitas vezes a decomposição funcional precisa de uma linguagem mais apropriada para apresentar o conceito (solução) escolhido. Um caso marcante é quando parte da solução será implementada em software. Nesse caso os especialistas lançam mão de modelos comportamentais para projetar o software adequadamente. Dado seu grande poder, modelos comportamentais são cada vez mais utilizados em outros projetos de engenharia, não apenas de software. Veremos alguns tipos de modelos comportamentais, em especial o modelo UML que hoje é muito utilizado mesmo no projeto de circuitos integrados.

  • A08 - Segunda Entrega

    Os alunos tem o prazo de 31/05 a meia noite para o depósito da segunda entrega. O documento tem que ter identificado pelo GRUPO-AXX.a2 - Título . O número do projeto e o título estão na planilha em seções anteriores.

    O link para a marcação das apresentações encontra-se abaixo:
    http://doodle.com/poll/tuw7hxhs6fubgaqz
    As apresentações terão 10 minutos das 13:00 as 15:00.


  • A09: Terceira e Última Entrega

    Nesta última entrega combinamos:

    a) Os grupos terão até meia noite do dia 08/07 para entrega dos seguintes produtos:

    A3.a - Monografia FINAL do projeto do projeto em formato ABNT, com todo os insumos do projeto do projeto: título, resumo, palavras chaves, introdução, declaração da necessidade, declaração do problema, pesquisa circunstânciada na literatura, árvore dos objetivos, requisitos de marketing, requisitos funcionais, e não funcionais, descrição funcional, detalhamento da solução e conceito, riscos do projeto, cronograma, orçamento.

    A3.b. Poster conforme modelo anexo a esta seção

    a3.c apresentação em power point.

    As apresentações podem ser marcadas neste link abaixo

    http://doodle.com/poll/bh9yw5hmh4nxe2gp

    NESTA FASE É FUNDAMENTAL A PRESENÇA DO ORIENTADOR






  • A10: 13/05

    Tema: Elaboração de Documentação

    A Sra Ana Maria Badiali, bibliotecária da elétrica, explica como elaborar uma documentação nos padrões exigidos pela ABNT. O documento A2 deve ser apresentado no formato sugerido por ela.

    • Neste vídeo de 9 minutos, a Sra. Ana Maria Badiali, supervisora da Billblioteca de Engenharia elétrica da Poli/USP, explica como você deve formatar o Documento do Projeto de Formatura para que ele esteja de acordo com o padrão ABNT. Ela explica em detalhes como estruturar o documento, desde a capa até os apêndices e anexos.

    • Neste vídeo de 18 minutos, a Sra. Ana Maria Badiali, supervisora da Billblioteca de Engenharia elétrica da Poli/USP, explica como você pode acessar as bases de dados disponíveis para a comunidade USP. Você vai descobrir que pode ter acesso aos mais recentes resultados de pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo, incluindo todos os Congressos do IEEE, além de ter acesso a acervos de patentes.

    • Esta ficha de avaliação será utilizada pelos professores da disciplina para analisar o 2o relatório entregue. Ela contem os itens a serem avaliados e o peso de cada um. Notem que vocês devem incluir o relatório anterior (melhorado caso tenhamos feito observações) como parte inicial deste relatório.

      Notem também que esta avaliação contém mais itens que a anterior, e certamente levará mais tempo para ser feita. Como a ideia é vocês irem construindo o relatório ao longo do projeto (que em verdade vai até novembro) estamos enfatizando os itens que vocês devem prestar mais atenção agora para o projeto não dar errado.

      Assim, deem mais atenção agora à Especificação de Requisitos de Engenharia e à Geração de Conceitos (opções), mas vocês já devem fazer um esboço da Decomposição Funcional e do Gerenciamento do Projeto. Este último para vocês já avaliarem se não estão propondo algo impraticável no tempo e condições disponíveis.

      A Avaliação A2 (ou relatório 2) deverá ser entregue na secretaria do PSI até o dia 24/05.

  • A11: 03/05

    Tema: Entrega do relatório A2a e realização pelos alunos da apresentação A2b

    Vocês devem entregar a apresentação A2b na forma de slides PowerPoint ou PDF aqui no site até meia-noite de quinta feira, 02-06-2016. O grupo que não entregar no prazo não poderá fazer a apresentação.

    Dicas:

    Lembrem-se que a apresentação é de 5 minutos (em geral um slide de rosto com o nome do projeto e 5 ou 6 slides sobre o projeto) e que o professor fará mais 5 minutos de argumentação, visando colaborar no andamento de seu projeto.

    Treinem antes com o seu orientador para caber em 5 minutos!

    O relatório A2a e a apresentação A2b devem conter os itens que estamos abordando:

    - Necessidades do Cliente / Requisitos de Marketing

    - Objetivos a serem alcançados

    - Pesquisa de Levantamento da Situação

    - Requisitos de Engenharia

    - Opções (conceitos) e escolha da alternativa mais adequada

    - Decomposição funcional (ao menos até nível 1) incluindo modelos comportamentais se for o caso